Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.9 tdi 130 explicaçao

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.9 tdi 130 explicaçao

    Boa noite,

    Na terça de manhã peguei no carro como de costume as 9h menos 15 da manhã e mal saiu de casa paro no semáforo, quando arranco vai um velho a minha frente vou a ultrapassa-lo como faço muitas vezes e como devem saber este carro tem um kick de turbo muito poderoso, e eu meto segunda a fundo e devia ter-me colado ao banco mas não, o motor subio linearmente sem dar aquele kick cheio de força, e depois ponho 3º e continuava igual, 2 km's depois encosto o carro, meto em ponto morto e levo as rotações as 3mil rpm's 3 veses, desligo o motor e arranco novamente meu espanto colei-me logo ao banco e fiquei logo todo contente e isto até hoje nunca mais aconteceu, que poderá ter sido?

    #2
    Entrou em safe mode por algum motivo. Já me aconteceu num motor desses. Desligas e voltas a ligar e fica bom. Se isso começar a acontecer mais vezes terás de descobrir a causa, que podem ser várias. No meu fez 3 ou 4 vezes em poucos dias e caso não voltou a repetir-se até hoje.

    Comentário


      #3
      Nao é querer alarmar mas no meu auris acontecia isso a frio, se acelerasse até as 2500rpm tava a rolar impecável, veio se a descobrir que era do turbo.

      Comentário


        #4
        Pelo que já pesquisei pode ser carvão no turbo se voltar a acontecer vou meter gasoleo do mais caro e puxar um pouco na auto estrada.

        Comentário


          #5
          A MAF alguma vez foi trocada?

          Comentário


            #6
            Acho que acontece o mesmo ao Leon de um amigo.
            Vai muito bem a acelerar como normalmente para manter o andamento e nisto o carro corta e fica a modos que ao relantim. Mesmo com o pedal ao fundo não desenvolve nada.
            Já foram umas 10 vezes que lhe aconteceu.

            Só volta ao normal ligando de novo o carro.
            O rapaz da oficina diz que em princípio precisa de uma peça qualquer que custa aproximadamente 200 euros.
            E de vez em quando creio que acende a luz da resistência.

            Não sei se é importante mas é um Leon FR TDI de 2003

            Comentário


              #7
              Isso não pode ter acontecido. O 1.9 TDI é conhecido por não dar problemas. Tinhas alguma coisa mole entre a sola dos sapatos e o acelerador?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                Pelo que já pesquisei pode ser carvão no turbo se voltar a acontecer vou meter gasoleo do mais caro e puxar um pouco na auto estrada.
                Não sei se não será completamente inútil, mas não custa tentar!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                  Acho que acontece o mesmo ao Leon de um amigo.
                  Vai muito bem a acelerar como normalmente para manter o andamento e nisto o carro corta e fica a modos que ao relantim. Mesmo com o pedal ao fundo não desenvolve nada.
                  Já foram umas 10 vezes que lhe aconteceu.

                  Só volta ao normal ligando de novo o carro.
                  O rapaz da oficina diz que em princípio precisa de uma peça qualquer que custa aproximadamente 200 euros.
                  E de vez em quando creio que acende a luz da resistência.

                  Não sei se é importante mas é um Leon FR TDI de 2003
                  egr ???

                  Comentário


                    #10
                    O meu irmão teve um Ibiza tdi de 110Cv de 2001 da empresa que chegava aos 130km/h e não passava daí. Desligava e voltava a ligar e ficava bom. O diagnóstico era o medidor de massa de ar. Poderá ser o caso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Isso não pode ter acontecido. O 1.9 TDI é conhecido por não dar problemas. Tinhas alguma coisa mole entre a sola dos sapatos e o acelerador?
                      O carro é do meu amigo.
                      Da 1a vez que aconteceu ele ia de chinelos, ontem não sei. Mas aconteceu. O caricato é que de todas as vezes que aconteceu eu ia com ele. Quando o gajo vai sozinho estranhamente não acontece.
                      Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                      egr ???
                      Também me lembrei disso, mas só por conhecer a sigla, mas não sei que significa.
                      Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                      O meu irmão teve um Ibiza tdi de 110Cv de 2001 da empresa que chegava aos 130km/h e não passava daí. Desligava e voltava a ligar e ficava bom. O diagnóstico era o medidor de massa de ar. Poderá ser o caso.
                      Isso é a MAF já aqui falada também no possível problema do carro do user que abriu o tópico? O é outra coisa?
                      É que o dono do carro pensa que será disso, do filtro de massa de ar, ou lá que é

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                        O meu irmão teve um Ibiza tdi de 110Cv de 2001 da empresa que chegava aos 130km/h e não passava daí. Desligava e voltava a ligar e ficava bom. O diagnóstico era o medidor de massa de ar. Poderá ser o caso.

                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                        Isso é a MAF já aqui falada também no possível problema do carro do user que abriu o tópico? O é outra coisa?
                        É que o dono do carro pensa que será disso, do filtro de massa de ar, ou lá que é


                        Sim, o MAF é o medidor da massa do ar.

                        Já mais acima, tinha questionado se o mesmo já alguma vez foi trocado.

                        É que os sintomas, enquadram-se dentro do problema da falha do mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          De manhã falei com o dono e ele diz que não sabe. Comprou o xanato em 2a mão e não sabe se aquilo alguma vez foi trocado.
                          Mas acho que na próxima semana vai ao mecânico para ver.

                          Obrigado pela ajuda

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                            Boa noite,

                            Na terça de manhã peguei no carro como de costume as 9h menos 15 da manhã e mal saiu de casa paro no semáforo, quando arranco vai um velho a minha frente vou a ultrapassa-lo como faço muitas vezes e como devem saber este carro tem um kick de turbo muito poderoso, e eu meto segunda a fundo e devia ter-me colado ao banco mas não, o motor subio linearmente sem dar aquele kick cheio de força, e depois ponho 3º e continuava igual, 2 km's depois encosto o carro, meto em ponto morto e levo as rotações as 3mil rpm's 3 veses, desligo o motor e arranco novamente meu espanto colei-me logo ao banco e fiquei logo todo contente e isto até hoje nunca mais aconteceu, que poderá ter sido?
                            A Ferrari já tem este motor?

                            Comentário


                              #15
                              Só a ferrari é que cola ao banco...
                              Mais valia tares calado deve ser o teu Ford

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FordSempre Ver Post
                                A Ferrari já tem este motor?
                                Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                Só a ferrari é que cola ao banco...
                                Mais valia tares calado deve ser o teu Ford



                                Pessoal, tenham lá calma.

                                Não ganham nada com essas respostas e ainda se arriscam a levar um puxão de orelhas.

                                Comentário


                                  #17
                                  toda a gente sabe que o pd130 é um motor muito explosivo as 1900 RPM's, mas ainda têm a lata de vir aqui dizerem isso.
                                  E eu nem disse que era o motor disse que era o kick do turbo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
                                    toda a gente sabe que o pd130 é um motor muito explosivo as 1900 RPM's, mas ainda têm a lata de vir aqui dizerem isso.
                                    E eu nem disse que era o motor disse que era o kick do turbo!


                                    Haverá quem goste e quem não goste do kick e afins.

                                    Sem esquecer claro, também o termo de comparação... etc.

                                    Portanto, não vale entrar nessas guerras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O mais certo é ser MAF, os sintomas enquandram-se. Quantos km tem o carro? Sabes se ja levou a MAF (caso seja carro comprado usado)?

                                      Uma oficina consegue perceber o que é. Pelo sim, pelo nao, trocava o filtro de gasoleo, ar e oleo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                                        Não sei se não será completamente inútil, mas não custa tentar!
                                        não é inútil, se for carvão no turvo eu EGR e não MAF, resulta e nem precisa de ser do gasóleo premium, com qualquer um tem o mesmo efeito, sempre que o meu começa a entrar em safe mode ou noto que está com perdas de potência, lá faço a habitual viagem Trofa-Braga-Trofa pela A3 com o pedal a fundo e o carro volta ao normal e eu volto a ficar com um sorriso na cara
                                        já agora, o meu é o 1.9TDI 110 (o turbo é o mesmo do PD 130)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Podem andar com o pedal a fundo, mas cuidado com a velocidade. Andar em 4ª a fundo tem o mesmo efeito que em 5ª ou em sexta, e a segurança é maior para todos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                            não é inútil, se for carvão no turvo eu EGR e não MAF, resulta e nem precisa de ser do gasóleo premium, com qualquer um tem o mesmo efeito, sempre que o meu começa a entrar em safe mode ou noto que está com perdas de potência, lá faço a habitual viagem Trofa-Braga-Trofa pela A3 com o pedal a fundo e o carro volta ao normal e eu volto a ficar com um sorriso na cara
                                            já agora, o meu é o 1.9TDI 110 (o turbo é o mesmo do PD 130)
                                            No caso de EGR, a fundo, esta está fechada, não adiantando fazê-lo desta forma. Actualmente, já se encontram carros, em que, mesmo a fundo, a EGR já não fecha totalmente. EGR com carvão, é limpá-la mesmo, não há volta a dar.

                                            Já no turbo, não faço ideia se ajuda ou não.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              No caso de EGR, a fundo, esta está fechada, não adiantando fazê-lo desta forma. Actualmente, já se encontram carros, em que, mesmo a fundo, a EGR já não fecha totalmente. EGR com carvão, é limpá-la mesmo, não há volta a dar.

                                              Já no turbo, não faço ideia se ajuda ou não.
                                              então nesse caso no meu carro o problema era carvão no turbo, porque sempre que faço aquilo, resulta

                                              mas por exemplo, uma vez o problema era com a MAF (que milagrosamente voltou a funcionar) e ir com o carro puxar para a AE já não resultava aliás, quando entrava na AE bastava passar +/- os 100Km/h sem puxar quase nada que entrava logo em safe mode... andei ali mais de 1 mês que os únicos limites de velocidade que não cumpria era alguns limites de 50Km/h fora das cidades...

                                              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                              Podem andar com o pedal a fundo, mas cuidado com a velocidade. Andar em 4ª a fundo tem o mesmo efeito que em 5ª ou em sexta, e a segurança é maior para todos.
                                              por isso é que aquele troço de AE era perfeito, com muitas subidas para puxar por ele forte sem precisar de ir a velocidades muito altas
                                              mas descidas, é só manter uma velocidade não muito alta...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Carvão na geometria do turbo.

                                                É normal acontecer no PD130.

                                                O pessoal ouve falar de "TDI" e aponta logo para a MAF, mas nestes motores não é uma peça problemática.

                                                Não te adianta meteres gasóleos XPTO que não resolve o problema. Podes é fazer um percurso mais longo ou puxar-lhe pela rotação para a geometria do turbo virar totalmente para um lado a ver se o carvão sai.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje já puxei até 180 por ele, num pouco de auto-estrada mas nunca mais me tinha acontecido, mas puxei por sim ou por não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já tive que mudar uma MAF, mas antes de o fazer não resolvia nada desligar e voltar a ligar o motor.

                                                    No caso em concreto do user que abriu o tópico, já resolve.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Isso podem ser várias causas.

                                                      Já me aconteceu parecido num Ibiza 6k2 TDi 110cv stock com mais de 200 mil kms. O carro dum momento para o outro ficou sem força, dava 130km/h a descer e custava a lá chegar, a diferença é que mesmo desligando o carro o problema mantinha-se. Viu-se Maf's, tubagens do Intercooler, EGR, quando no fim era a geometria presa e o turbo carbonizado. Deu-se uma limpeza em tudo, tubagens, colectores, turbo e ficou uma maravilha.

                                                      Eu diria que os 200 mil kms serão uma boa meta para rever certos componentes neste tipo de carros, já vi EGR's que metiam medo, colectores em que o carvão acumulado ocupava quase o espaço todo de cada colector, enfim. Eu não tenciono ficar com o meu TDI até muito para lá dos 200 mil kms, mas caso tenha de ser, tenciono mandar limpar esse tipo de componentes para assegurar a saúde do bicho.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                                        então nesse caso no meu carro o problema era carvão no turbo, porque sempre que faço aquilo, resulta
                                                        Provavelmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Leon do meu amigo foi para a oficina. Resultado: Cabo do acelerador. Quase 200€ de despesa

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mais 1 safe mode mas so me aconteceu passado uns messes.
                                                            E é sempre de manhã quando pego nele.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X