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Há alguma site onde possa calcular qual é o caminho mais económico?

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    Há alguma site onde possa calcular qual é o caminho mais económico?

    gggagagaag
    Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 11:48.

    #2
    Isso pode dar-te o valor das portagens mas não dá o do consumo do teu carro, nem prevê a forma como tu vais conduzir. Consegues andar de forma fluída nos dois percursos? Se sim, penso que o tempo que precisarás terá pouca diferença, e na nacional gastarás menos. A AE costuma penalizar os consumos por praticarmos velocidades mais elevadas.

    Mas se pela nacional andares em pára-arranca, tendo em conta o tempo e o combustível extra que isso pode custar, talvez valha a pena usar AE.

    Comentário


      #3
      configuraste bem o via michelin? valor do combustível e cilindrada do carro?

      podes ver se há diferença aqui SAPO Mapas
      Editado pela última vez por TRLOURENCO; 16 September 2013, 18:09.

      Comentário


        #4
        Não vai ser um site que te vai dar uma estimativa muito acertada do trajecto mais económico, pois existe vários factores a ter em conta que influenciam os gastos tanto em AE como em EN. Um site calcula sempre com base numa velocidade constante de 90km/h em EN livre, 50km/h dentro das localidades e 120km/h nas AE's e dá quase sempre a EN como o percurso mais poupado, a não ser que do ponto A ao ponto B seja muito mais perto por AE... todos os outros factores que influenciam directamente os consumos não são tidos em conta num cálculo nos sites pelas razões que acabei de apontar, como por exemplo, transito, semáforos, subidas e descidas... o que na teoria é bonito, na prática não é tido em conta e já se pode transformar numa grande diferença. Por exemplo, um trajecto de 20 km por EN (ou até mesmo por AE) que é muito favorável a bons consumos (grandes rectas, terreno plano e com poucos obstáculos), feito na hora de ponta com filas frequentes de 10 km, os consumos sobem em flecha do que fora da hora de ponta onde se faz consumos bem baixos.

        Vejamos as hipóteses sempre considerando que não tenhas um pé muito pesado:

        - Se o total do trajecto que falas por EN não for muito acidentado, não tenha muito trânsito e não tenha muitos obstáculos que te faça abrandar ou parar muitas vezes (semáforos, cruzamentos, rotundas, passadeiras...), é sempre mais económico fazer tudo por EN do que fazer o percurso em AE, porque não só poupas em portagem como também em combustível, pois o consumo do carro será sempre menor a uma velocidade média de 80-90kms/h (um carro a 120km/h gasta sempre mais).

        - Se o total do trajecto que falas por EN te obrigar a pára-arranca constantes, um caos em trânsito ou com subidas consideráveis, para além de uma perca de tempo considerável, o consumo dispara a ponto de em termos de despesa ser "ela por ela", compensa ir pela AE a fazer consumos idênticos a 120km/h, mesmo pagando os tais € 1,40 de portagem. O diferencial de despesa será residual, ganhas em tempo, poupas a mecânica e a tua valiosa paciência.

        - Se o trajecto que falas por EN tiver uma metade que se anda com bastante liberdade e outra metade que é um caos em trânsito, muito sinuoso, que te obrigue a uma condução praticamente citadina (com consumos a condizer), mais vale fazer a parte da EN que está livre (para poupar em portagem e consumos) e a outra metade por AE para compensar a perda de tempo que seria fazer a mesma metade por EN.

        No fundo, tudo se baseia mais nas condições de circulação em EN, ou seja, se tiver boa liberdade nos factores que falei em cima, em termos de €€€ gastos é sempre mais compensador ir por EN, mas como nem sempre esses factores se conseguem reunir, em AE essa diferença fica anulada e compensa mais ir pela AE, porque para gastar os mesmos €€€ é mais rápido pela AE.

        O melhor é mesmo testares tu o consumo que fazes nesse trajecto específico tanto em EN como em AE com o teu carro e a tua condução e verificares se em média o que poupas em consumo e portagem pela EN compensa no que gastas mais a maior velocidade e na portagem em AE.

        Ajuda-nos muito se especificares aqui qual é esse trajecto específico, quer em EN quer em AE, pois dizer que são apenas 29 km não chega para nada (na teoria ganha sempre por EN).
        Editado pela última vez por blindness2005; 16 September 2013, 21:46.

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