Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engasgos a baixa rotação - Peugeot 207

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engasgos a baixa rotação - Peugeot 207

    No 207 cá de casa, há pouco tempo comecei a notar que a baixas rotações, tipo entre as 1500 e as 1900, quando acelero com algum vigor, o carro soluça. Em médias rotações, desenvolve bem e sem quaisquer hesitações.

    Tem 50.000 kms, velas foram mudadas há cerca de 3000. Andou sempre em cidade e percursos curtos. O combustível é sempre de marca conceituada (se é que isso interessa, que não creio) e é o 1.4 Vti, a gasolina portanto. Falta confirmar se isso acontece a frio e a quente (a frio tenho a certeza que faz isso)

    EGR suja?

    #2
    O meu não tem EGR e sei que é a sonda lambda de regulação (tem 146 mil km e 7 litros bebidos de anticongelante com uma junta de cabeça a dar passagem durante mais de 10 mil km...) Um dia que me lembre hei-de comprá-la no ebay...

    Mas isso pode acontecer por muitos mais factores... mas 50 mil km ainda não estará em garantia?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CL Ver Post
      O meu não tem EGR e sei que é a sonda lambda de regulação (tem 146 mil km e 7 litros bebidos de anticongelante com uma junta de cabeça a dar passagem durante mais de 10 mil km...) Um dia que me lembre hei-de comprá-la no ebay...

      Mas isso pode acontecer por muitos mais factores... mas 50 mil km ainda não estará em garantia?
      Não, já tem 5 anos. Lembrei-me de lhe ir dar um esticão valente à AE, para lhe tirar o "carvão", mas não sei se fará efeito.

      Comentário


        #4
        Do que me lembre:

        - velas ok? (já disseste que têm poucos kms, mas são as indicadas? convém confirmar)

        - borboleta de admissão suja? tenho na família um carro com 60.000 e já acendeu a luz de erro porque precisa de ser limpa. Só faz cidade também, claro. Menos de 10€ com um spray descarbonizante (limpa-carburadores ou limpa-travões por exemplo), 10 minutos e resolves isso.

        - filtro de ar e respectivas condutas ok? Mesmo depois de se ver o estado do filtro e limpeza da caixa, convém ver se está tudo direito à volta. Uma vez o tubo da MAF desencaixou ligeiramente, e a pequena entrada de ar pela abertura criada serviu para me pôr o carro a engasgar, e aumentou com a vibração até não me deixar ligar. Foi só encaixar em termos e tudo ok

        - sonda lambda estragada ou cablagem com falha? são poucos quilómetros para um caso destes, mas tirar a dúvida não faz mal...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
          Não, já tem 5 anos. Lembrei-me de lhe ir dar um esticão valente à AE, para lhe tirar o "carvão", mas não sei se fará efeito.
          Se é um carro que faz muita cidade, muitos trajectos curtos, não se perdia nada (depois de ter o motor bem quente).

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos.

            Com a manutenção do carro está tudo em dia. O filtro de ar é relativamente recente, as velas são novas, etc.

            No entanto, lembrei-me de uma coisa: filtro do combustível Ainda é o de origem. Será que descobri a pólvora?

            Já agora, falando um pouco mais sobre os ditos engasgos. Já experimentei e acontecem bem mais frequentemente a frio do que a quente. Sempre abaixo das 2000 rpm e apenas em acelerações, utilizando carga do acelerador a mais de 50%. Isto é, usando o acelerador com pé leve, o carro está perfeito. Quando se acelera com mais vigor abaixo das 2000 rpm, é que ele engasga.

            Continuo a achar que, se não for o filtro do combustível, será carvão...

            Comentário


              #7
              Mas já viste a EGR?

              Se o filtro do combustivel é de origem, eu trocava-o ONTEM.

              Comentário


                #8
                Com 50.000 kms não vejo essa urgência de troca. Até porque já vi manuais onde em determinados veículos a troca era feita de 80 ou 100.000. Mas se a manutenção está em dia, é porque ainda não chegou a altura de trocar o filtro

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                  Com 50.000 kms não vejo essa urgência de troca. Até porque já vi manuais onde em determinados veículos a troca era feita de 80 ou 100.000. Mas se a manutenção está em dia, é porque ainda não chegou a altura de trocar o filtro
                  Eu não sei o que diz o manual do carro em questão, mas 30 mil Kms é o aconselhamento que dou, e velas (depende do tipo), mas as mais usuais, devem ser trocadas também nesta quilometragem.

                  Dito isto, claro que tudo aguenta mais, mas também temos que saber que tipo de tratamento queremos dar ao carro. Um filtro ou outra coisa do género, que custa 15 ou 20 €, na maioria dos casos, faz sentido estar a esticar a corda? Outra coisa é a manutenção em dia....mesmo em concessionários tenho dificuldade em perceber o que é isso, já que exemplos não faltam de má qualidade nos serviços prestados.

                  Comentário


                    #10
                    Devemos respeitar os intervalos preconizados. Se eles existem, por alguma razão é. Devemos é ir controlando tudo que for possível, e se se fizer uma utilização mais intensiva, aí sim aplicar períodos mais curtos de troca de componentes.

                    Um filtro de combustível que tenha de "prazo" 100.000, é puro desperdício trocá-lo aos 30.000, ainda para mais em quilometragens de motor baixas, já que o depósito nem tempo teve de ganhar impurezas a sério para entupirem/obstruírem o filtro.

                    E ligar o carro à máquina para ver erros ou fazer uma leitura em tempo real de valores?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                      Devemos respeitar os intervalos preconizados. Se eles existem, por alguma razão é. Devemos é ir controlando tudo que for possível, e se se fizer uma utilização mais intensiva, aí sim aplicar períodos mais curtos de troca de componentes.

                      Um filtro de combustível que tenha de "prazo" 100.000, é puro desperdício trocá-lo aos 30.000, ainda para mais em quilometragens de motor baixas, já que o depósito nem tempo teve de ganhar impurezas a sério para entupirem/obstruírem o filtro.

                      E ligar o carro à máquina para ver erros ou fazer uma leitura em tempo real de valores?
                      Bernardo, uma coisa é o que diz o manual e as indicações que lá vêm. Outra coisa é a realidade. Às vezes, as duas coisas podem coincidir, não digo que não, mas olha que não é assim tão linear confiar nos prazos que estão descritos no manual. Dito isto, e em modo de curiosidade, não sei se existe algum filtro do combustivel que dure 100 mil Kms (não estou a falar o que diz o manual...).

                      P.e., tens N carros em que o manual diz para trocares o filtro do ar a cada 60 mil Kms ou 4 anos, quando ao fim de 1 ano e 15 mil Kms, olhas para o filtro e só vês "preto" (e não é utilização intensiva, seja lá o que isso quer dizer). Filtro do gasóleo ao fim de 30 mil Kms deves ter lá 5% ou 10% que ainda filtra alguma coisa...Velas, depende do tipo de velas, mas o tipo mais usado é a cada 30 mil Kms. Deves conhecer muitas marcas que diz que o óleo da caixa é vitalicio e depois...é como te disse, acredita, a melhor manutenção é aquela em tu olhas para o manual e depois adaptas ao teu carro/utilização, e posso garantir-te que os meus carros levam uma manutenção bem mais rigorosa do que se seguissem o manual (já o disse por diversas vezes). Até o óleo não faço mais de 1 ano, quando tenho um carro cá em casa que diz para trocar a cada 2 (se visses o estado do óleo - que é dos melhores - ao fim de 1 ano, percebias o que quero dizer e o porquê da troca antecipada). Eu não sigo o manual, mas tiro de lá referências importantes, e tudo o que altero, altero por antecipação baseado no bom senso mecânico (se é que isto existe).

                      Cumps.

                      Comentário


                        #12
                        Quando falas em filtros de ar (motor ou habitáculo), podes reparar que esses no manual têm a referência que se a utilização for intensiva ou por zonas com mais poeiras, deve-se antecipar a troca. Mas para o caso, a conversa era sobre o filtro de gasolina.

                        Neste caso, vou-te dar os dois exemplos cá de casa: eu, que tenho uma cordoba que faz 15.000/ano e que lhe faço uma revisão anual onde troco o óleo e os 4 filtros. Outro familiar meu, que tem uma octavia que faz cerca de 30.000/ano e só troca os filtos pelo plano de manutenção. Resultado: o filtro de gasolina anda lá quase 6 vezes o que anda o meu, e ao fim de 310.000 nunca existiu qualquer problemas. Olhei para um filtro meu de gasolina e outro dessa octavia (ambos ao saírem, para trocar por novos) e estavam iguais. Eles estão pretos, mas é porque são peças de mecanismos sujos, são feitas para trabalharem sujos, porque o material que filtra a gasolina esteve sempre em condições a fazer o que é devido.
                        Se estivéssemos a falar de filtros de ar, aí concordo contigo.

                        Mas acho estranho essa "sujidade" que vês nas coisas que mudas. Vou trocar os filtros agora este mês, mas os que lá estão de sujidade extrema e "preto", nada têm. O óleo tem 1 ano/14.000kms e continua dourado (uns tons mais escuro claro, mas nada de preto). Se tens um diesel não podes dizer que por o óleo estar preto está, mau, já que 100kms depois da revisão, já está dessa cor! Que critérios mais usas para classificar o óleo como assim tão mau?

                        Eu sou defensor da manutenção preventiva e da constante verificação do estado das coisas (no que toca aos filtros de ar, até costumo aspirar as condutas de ar de amos frequentemente, e nunca deixo lá estar nada de terras, folhas, etc), mas também tento ser coerente, ao ponto de não exagerar nos custos de manutenção por estar a trocar componentes que não necessitam. Os componentes têm os seus períodos de funcionamento e margens de segurança.

                        Quanto à valvulina, sim nisso concordo contigo. Cá em casa usa-se a marca psicológica de a cada 100.000 trocar. Fizemos isso na Cee'd na revisão dos 100.000 e notou-se logo diferença. Ficou logo mais suave e macia.

                        Acima de tudo é uma questão de sermos nós o dono do nosso carro - controlamos tudo, saber sempre o que se passa, fazermos o que entendermos com ele- mas não o deixarmos ser o dono da nossa carteira (seja por 1 ou 1000€)

                        Comentário


                          #13
                          Eu vou mais uma vez recomendar o mesmo:

                          - cabos de velas
                          - rotor de distribuição
                          - tampa do distribuidor
                          - bobine de ignição

                          Digo isto porque já sofri muito com isto (inclusivamente fiquei a pé porque os soluços conseguiram mandar-me o carro abaixo e ele não pegava de forma nenhuma) e era o rotor avariado.

                          Acontece especialmente quando chove ou quando o tempo está mais húmido? Se sim, era precisamente o que acontecia comigo.

                          Também começou apenas com soluços. Depois de quente trabalhava maravilhosamente.

                          Comentário


                            #14
                            Na minha também noto uns pequenos soluços a frio, mas como tenho o stress na sonda lambda (tenho 2 originais cá em casa e dá-me sempre o erro de como se estivesse em falha, cheira-me a cablagem traçada) não sei se será disso também, mas obrigado por me dares mais uma possível causa, mesmo que a resposta não tenha sido para mim

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                              .....
                              Diria que pelo teu testemunho não temos apenas a valvulina como ponto em comum. O que dizes que fazes, faço eu com os meus carros, e o que o meu relato não refere são os pormenores e como tu não conheces os 2 carros nem os percursos realizados, acabas por te intrigar das coisas. Mas eu explico, ponto por ponto:

                              O Toledo 1.6 a gasolina que tive recomendava trocar o filtro do ar (o do habitáculo era 2 anos ou 30 mil Kms) a cada 4 anos ou 60 mil Kms. A pergunta fica: qual é o filtro do ar que dura 60 mil Kms ou 4 anos? Eu não conheço. Fazia 15 mil Kms ano, e trocava todos (óleo, ar e habitáculo) e a cada 30 mil Kms juntava o da gasolina (este nunca o vi, mas o do ar ao fim de 1 ano/15 mil Kms estava preto assim como o do habitáculo).

                              A valvulina troco a cada 100 mil Kms ou 4 anos. O liquido dos travões troco a cada 2 ou 3 anos, no máximo.

                              Agora o caso que te falei do óleo estar miserável, é de um 116i (revisões a cada 2 anos ou 30 mil Kms) em que ao fim de 1 ano está completamente contaminado de gasolina, o cheiro não engana. Claro que a utilização do carro é péssima, já que 90 % são percursos de 3/4 Kms. Mas a questão não é essa...é que o CB não pede a revisão ao fim de 1 ano e já está a precisar, como é notório. Se eu seguisse esta indicação, estaria a não preservar o motor, e não é isso que pretendo. Os filtros do ar e do habitáculo (e claro o do óleo) também troco todos os anos, apesar de carro só pedir revisões a cada 2 anos. Acho o custo miserável para a manutenção de um carro, e como tal não poupo nestas coisas, até porque lá em casa somos todos dados a alergias e prefiro ter o filtro do habitáculo sempre em boas condições. O do ar vai por arrasto. O da gasolina, neste carro, não dá para trocar, está no depósito ou qualquer coisa assim, é uma treta.

                              A questão do filtro do gasóleo estar preto, era na minha carrinha Astra 1.7 CDTI e já lá estava há mais de 50 mil Kms (na outra revisão não se trocou porque só tinha rolado pouco mais de 20 mil Kms). Agora dizes que é normal estar preto. Então porque é que não estava preto em toda a área, e apresentava ainda um resto de "superficie branca"? Ao fim de 2 anos e 50 mil Kms já devia estar todo preto ou não? Nesta fase faço 30 mil Kms ano e 15 €/ano para um filtro do combustivel não me parece um custo inacessivel.

                              E é óbvio que o carro não é dono da nossa carteira, nem tão pouco o mecânico. Mas verdade seja dita, o que nós os 2 fazemos e estamos a dizer, tem muito pouco a ver com planos de manutenção em manuais de carros. Era só isso que te estava a dizer, que com cabeça no sitio, conseguimos fazer uma manutenção melhor e ainda que seja pelo mesmo dinheiro da marca (na maioria das vezes ainda se consegue poupar dados os custos exagerados das concessionárias), vale sempre a pena. Esta "técnica" uso-a há 6 anos e com 4 carros diferentes, não tenho qualquer razão de queixa.

                              E termino como comecei, acho que temos a mesma atitude perante a manutenção dos nossos carros.

                              Comentário


                                #16
                                Entendi o que querias dizer agora. Esclarecido e de acordo

                                Comentário


                                  #17
                                  Bobines de ignição! Foram mudadas e ficou novo!

                                  O filtro do combustível na revisão foi visto e disseram que ainda estava muito bom, não sendo necessário mudar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Era de prever. O clio do meu colega aconteceu o mesmo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boa noite Homer,

                                      Ando à cerca de 4/5 meses à procura da resolução para o teu problema também tenho cá um na garagem de casa e está exactamente igual e também é um 1.4 VTI. Só trocas-te as bobines ? Quando custou cada uma ? Foram novas que compras-te ?
                                      No diagnóstico não dava erro nenhum ? eu tenho o usado pela marca e não me dá nada :s

                                      A seguir a este problema ainda tenho outro. O carro faz um barulho parece que tem o escape furado quando acelero um pouco ao relanti. E ao andar pelas 2000 rpms parece que tem um filtro cónico até já me perguntaram se tinha alterado o carro lool, faz um barulho mesmo grosso. Nunca tives-te estes sintomas ? Já me analisaram a linha de escape e não está furada.

                                      Desde já obrigado !
                                      Editado pela última vez por LinkX; 10 January 2014, 00:58.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Olá a todos,tenho um Peugeot 207 1.4 95cv a gasolina,aparece sistema de anti poluição com defeito,já estou saturado das idas aos mecanicos e das suas teorias e ninguem me resolve o assunto.Alguma dica?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jimy Ver Post
                                          Olá a todos,tenho um Peugeot 207 1.4 95cv a gasolina,aparece sistema de anti poluição com defeito,já estou saturado das idas aos mecanicos e das suas teorias e ninguem me resolve o assunto.Alguma dica?
                                          Conheço quem tenha um igual, e já teve essa luz acesa. No caso dele, foi o catalisador que entregou a alma ao criador.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É isso, cat e sonda lambda costumam fazer dar esse aviso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas, tenho um carro igual.
                                              Tive o mesmo problema e na peugeot detetaram falha na eletroválvula de comando.
                                              Não me recordo ao certo do valor da substituição mas foi barata, desde então passou quase um ano e nunca mais acendeu a luz.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X