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Carro desligou-se em andamento várias vezes, o que poderá ser ?

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    Carro desligou-se em andamento várias vezes, o que poderá ser ?

    Ontem circulava em AE pacatamente com o meu Suzuki Grand itara 2,0i a uns 120 km/h, quando numa descida ao reacelerar senti o carro como que a soluçar e de repente desligou-se mesmo.

    Desligou-se, quer dizer continou a trabalhar, mas deixou de obedecer ao acelerador e o conta-rotações ficou no 0, depois na sequencia de umas desacelerações e acelerações, voltou a ligar e a desligar novamente, isto umas 4 ou 5 vezes.

    Pensei mesmo que ía parar e comecei a encostar-me na faixa da direita, mas acabou por se aguentar e chegar a casa.

    O carro é de 1998 e tem 141 mil km (fez uma revisão há uns 300 km) tem sido de uma fiabilidade à prova de bála.

    O que poderá ter originado isto ?

    #2
    Humm, bomba de gasolina com problemas, mau contacto na bomba? Quando andava, andava normalmente ou notavas alguma perda de potência? Se andava normalmente, pode ser simplesmente um mau contacto algures entre a bateria e a bomba de gasolina.

    Comentário


      #3
      Mas ele agora liga ou não?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
        Mas ele agora liga ou não?
        Nos últimos 4 ou 5 km antes de chegar a casa estava normal, embora eu fosse a conduzir com "pézinhos de lã"

        Comentário


          #5
          E se acelerasses, tinhas a sensação que ele voltava a perder potência?

          Comentário


            #6
            Pode ser muita coisa, por isso deve voltar ao mecânico para rever o problema.

            Desde problemas de massa, bomba de gasolina (ou filtro) como já mencionaram, sensor da borboleta, injetores... o "distribuidor"...

            Comentário


              #7
              parece-me ar no circuito de alimentação!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                E se acelerasses, tinhas a sensação que ele voltava a perder potência?
                Como referi, depois a prioridade era chegar a casa, não fiz muitas experiências, mas no fundo era quase como um carro a soluçar com demasiado acelerador, só que neste acaso cortava completamente o motor.

                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                Pode ser muita coisa, por isso deve voltar ao mecânico para rever o problema.

                Desde problemas de massa, bomba de gasolina (ou filtro) como já mencionaram, sensor da borboleta, injetores... o "distribuidor"...
                Sim ! tenho que tratar disso, a ver se chega lá

                Comentário


                  #9
                  Eu também suspeito que seja algo no circuito da alimentação. Filtro de combustível entupido (Se dizes que ele veio da revisão e têm-no trocado na devida altura, não deve ser), bomba de combustível ferrada (tenta pedir para fazer um teste de compressão ao circuito de alimentação, se for muito baixo, pode ser a bomba) ou injectores a necessitar limpeza (Em cargas elevadas o débito não é o suficiente e "abafa" com demasiado ar a entrar e pouco combustível).

                  Comentário


                    #10
                    Algum sensor....

                    Comentário


                      #11
                      Que tipo de combustivel usas ?

                      Comentário


                        #12
                        baterial solta a fazer massa?

                        Comentário


                          #13
                          eu aposto em distribuição ou alternador, algo electrico!

                          tens algum alarme no carro?

                          Comentário


                            #14
                            O Braz é capaz de ter razão, bomba ou injectores deve ser a causa do problema.

                            Eu experimentava a dar umas voltas ao quarteirão a ver como se porta novamente.

                            Comentário


                              #15
                              Estranho é o conta rotações ter ido a zero, mesmo com o carro a trabalhar. Não parece indiciar falha mecânica, mas sim eléctrica/electrónica.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                Estranho é o conta rotações ter ido a zero, mesmo com o carro a trabalhar. Não parece indiciar falha mecânica, mas sim eléctrica/electrónica.
                                É verdade ! embora com os seus 15 aninhos não seja um carro muito "electrónico"

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso tem bomba mecânica? Se não andas muito com o carro pode ser ar no circuito de combustível.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Isso tem bomba mecânica? Se não andas muito com o carro pode ser ar no circuito de combustível.
                                    Ultimamente anda pelo menos 2 vezes por semana.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não acendeu nenhuma luz de check do motor ?
                                      Como está a bateria e os bornes de ligação da mesma?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                        Estranho é o conta rotações ter ido a zero, mesmo com o carro a trabalhar. Não parece indiciar falha mecânica, mas sim eléctrica/electrónica.
                                        Isso deve ter sido a sensação de movimento do motor que levou o V7 a pensar que o motor estava a trabalhar... se numa descida, levares o carro engatado e tirares a chave da ignição, o motor parece estar a trabalhar normalmente se não olhares para o painel de instrumentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se o ponteiro da rotação vai a zero em andamento isso é quase de certeza um curto-circuito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Depois de uma consulta ao mecânico nada conclusiva os sintomas persistem, embora só se revelem de vez em quando.

                                            Não poderá ser a embraiagem ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Centralina kaput.

                                              Já vi esses sintomas.
                                              Normalmente é uma de duas coisas:
                                              - Bateria
                                              - Centralina

                                              Bateria não pode ser, porque o carro ia em andamento.
                                              Nesse caso seria o alternador pifado, mas aí o motor ia mesmo abaixo (sem faísca nas
                                              velas não há nada para ninguém).
                                              Já vi vários carros com a bateria em baixo onde o painel de instrumentos fica totalmente
                                              marado (tipo conta-rotações a mexer com o motor desligado).

                                              Sobra a centralina a dar as últimas.
                                              Aconteceu o mesmo no Citroën ZX 1.1, onde os ponteiros também ficaram marados, e
                                              depois soluços, até que certo dia parou de vez.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As vezes que se tem manifestado agora passam essencialmente por soluçar e perder momentanêamente a força.

                                                Tratando o acelerador com muito "cuidado" e progressividade lá se acerta e continua.

                                                Ser a centralina, seria mau, porque é uma coisa bastante cara de substituir, ainda para mais num carro com um valor comercial já bastante baixo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  As vezes que se tem manifestado agora passam essencialmente por soluçar e perder momentanêamente a força.
                                                  Tratando o acelerador com muito "cuidado" e progressividade lá se acerta e continua.
                                                  Ser a centralina, seria mau, porque é uma coisa bastante cara de substituir, ainda para mais num carro com um valor comercial já bastante baixo.
                                                  O mesmo que se passou com o ZX.

                                                  No dia em que "morreu" pegou a descer a rua.
                                                  Ainda consegui ir com ele até ao fundo da rua (700m), entre funcionar e "morrer",
                                                  e "morreu" definitivamente no final da rua.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sensor da cambota, repara se esses sintomas só se manifestam com o motor quente. E quando acontecer para o carro desliga e tenta por a trabalhar se custar a pegar pode ser o sensor da cambota

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais um voto para uma má ligação de massa no sistema eléctrico. Quando isto acontece os problemas frequentemente são intermitentes, como os que relatas, e a electrónica (painel de instrumentos, etc...) fica doida. Reciprocamente, problemas intermitentes normalmente têm origem eléctrica.

                                                      Já tive um problema no Clio que fazia umas coisas manhosas quando inclinado e era uma má ligação de massa num... farolim (vê lá tu!).

                                                      Devias levar o carro a um electricista, não a um mecânico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                                        Sensor da cambota, repara se esses sintomas só se manifestam com o motor quente. E quando acontecer para o carro desliga e tenta por a trabalhar se custar a pegar pode ser o sensor da cambota
                                                        Isso acontece, ontem fui às comprar e 1/2 hora depois de ter parado o carro, ele custou bastante a pegar novamente.

                                                        Por outro lado os sintomas normalmente não se manisfestam nos primeiros 2/3 km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vê o estado da bateria. Que idade é que a dita tem ?

                                                          Centralina não deverá ser.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Verifica o sensor da cambota , não custa muito...
                                                            Se te dás com o inglês lê isto... http://www.ehow.com/about_5860665_ba...-symptoms.html

                                                            Comentário

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