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Qual oleo meter num clio??

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    Qual oleo meter num clio??

    Boas pessoal, sou novo no fórum e novinho nestas andanças de carros.. Tirei carta a semana passada e de hoje a 8 dias irei comprar um clio dci 1.5 comercial.. No entanto o antigo dono disse-me que o carro ficou parado por 1 ano de garagem e precisarei de mudar o óleo.. Alguém sabe qual é o mais aconselhável e preço do mesmo?
    Abraços

    #2
    E porque não perguntares no tópico indicado?

    http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-400.html

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      #3
      Desculpa amigo.. sou novo no fórum..

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        #4
        É so usar a pesquisa;)

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          #5
          Pergunta fácil de responder: Elf Evolution SXR 5W40 5Lt - TEXOLEO.com

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            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            Pergunta fácil de responder: Elf Evolution SXR 5W40 5Lt - TEXOLEO.com
            Nem é preciso ir tão caro...
            Tenho usado este: WOLF EXTENDTECH 5W40 HM 5LT - TEXOLEO.com

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              #7
              E desde quando é obrigatório meter mais que o 10W40 ?

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                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                E desde quando é obrigatório meter mais que o 10W40 ?
                Eu meto 10/40,tambem pelo facto de o meu bloco já ter sido aberto

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                  Eu meto 10/40,tambem pelo facto de o meu bloco já ter sido aberto

                  Comentário


                    #10
                    Eu meto 10w40 porque fui convencido na loja de peças...e não me tenho dado nada mal.
                    de qualquer modo tenho recebido excelentes criticas do wolf 5w40...Vai ser esse o proximo...daqui a uns 1000km's talvez

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                      Nao percebes.Eu faço-te um desenho.

                      Bloco aberto,reconstruido,retificado,tudo novo.Oleo 10/40(B4),onde está a duvida.


                      Ah.E para dizer que o meu mecanico,já foi um dos da força aerea.No inicio de carreira,antes de começar por conta propria.E não vão lá só "chocolateiras".E tambem é o da "familia"há longos anos.

                      E já foi reconstruido a uns 3 anos.E nem uma pinga gasta.

                      Onde esta a duvida
                      Editado pela última vez por andrepinto; 26 September 2013, 11:26.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                        Nao percebes.Eu faço-te um desenho.
                        Vamos por partes:

                        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                        Ah.E para dizer que o meu mecanico,já foi um dos da força aerea.No inicio de carreira,antes de começar por conta propria.E não vão lá só "chocolateiras".E tambem é o da "familia"há longos anos.
                        A falácia do argumento da autoridade dos sujeitos. Este argumento é o mais comummente usado para construir uma falácia. Aqui vai um artigo sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

                        O teu mecânico podia ser da NASA ou da Renova. Não sei o carro em questão, mas, e esquecendo o período de rodagem inicial de um reconstruído e suas vicissitudes inerentes, um 5w40 é, em grande (leia-se, enorme) parte dos casos, superior a um 5w40. Novamente, pode não ser o caso pois não sei o carro em questão. A não ser que tenhas alguma informação sobre o motor que não estejas a transmitir, nada disso justifica a obrigação de usar um 10w40, bem pelo contrário.


                        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                        E já foi reconstruido a uns 3 anos.E nem uma pinga gasta.
                        O não gastar uma pinga não diz absolutamente nada sobre ser melhor usares um 10w40 nessa aplicação. O nexo de causalidade é zero sem mais informações. Até podias usar 20w50 e ele não gastar uma pinga. O que diz esse facto sobre a qualidade do óleo? Pouco ou nada.

                        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                        Onde esta a duvida
                        A dúvida estava, e continua a estar, que o facto de um motor ser todo rectificado não diz nada sobre se dever usar lá 10w40 sem ter outra vicissitude desconhecida qualquer.

                        Mas pronto, se usar o 10w40 te mantém feliz, força. Não deve fazer mal (continuo sem saber qual é o carro). As pessoas aqui só estão a tentar ajudar.
                        Editado pela última vez por pedro19; 26 September 2013, 11:54.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                          Nao percebes.Eu faço-te um desenho.

                          Bloco aberto,reconstruido,retificado,tudo novo.Oleo 10/40(B4),onde está a duvida.


                          Ah.E para dizer que o meu mecanico,já foi um dos da força aerea.No inicio de carreira,antes de começar por conta propria.E não vão lá só "chocolateiras".E tambem é o da "familia"há longos anos.

                          E já foi reconstruido a uns 3 anos.E nem uma pinga gasta.

                          Onde esta a duvida
                          Continuo com as duvidas todas.

                          O que é que o bloco do motor já ter sido aberto tem a haver com a viscosidade "obrigatoria" imposta por ti?

                          Idependentemente de já ter sido aberto ou não, nada tem a haver com a viscosidade de óleo que leva, aliás, depois de ter sido rectificado, dependendo do motor até deve levar um óleo mais fino...

                          Não é preciso ser o melhor mecânico do mundo para saber disso, basta ir acompanhando o tópico dos óleos que já vi que não o fazes, ou se o fazes ainda não aprendeste nada!

                          O desenho que fizeste não faz sentido absolutamente nenhum...
                          Editado pela última vez por FabioAbreu; 27 September 2013, 00:54.

                          Comentário


                            #14
                            Mais um desgraçado com um clio..
                            É, eu também uso o 10W40 no meu.

                            Comentário


                              #15
                              Eu não percebo o uso de um 10w40 ou superior num clima como o nosso, preferem utilizar um óleo mais "grosso" para não gastar pinga de óleo fazendo com que o motor não seja tão bem lubrificado como num 5w30 lol

                              Os males não vem agora, mas esperem uns 200 mil km para o verem as touches a cantar entre outros ao utilizarem óleos grossos
                              Editado pela última vez por Brunofig; 26 September 2013, 20:47.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                Eu não percebo o uso de um 10w40 ou superior num clima como o nosso, preferem utilizar um óleo mais "grosso" para não gastar pinga de óleo fazendo com que o motor não seja tão bem lubrificado como num 5w30 lol

                                Os males não vem agora, mas esperem uns 200 mil km para o verem as touches a cantar entre outros ao utilizarem óleos grossos
                                O 10W40 ou 5W30 é relativo. Falando em carros que conheço e tu também, no clio é aconselhavel um 5W40 ou mesmo 10W40 e não é aconselhavel um 5W30. Nos Zetec já é aconselhavel antes um 5W30 e não um 5W40 ou 10W40 (se bem que o manual diz que se pode usar em alternativa)

                                Se usar um 10W40, no clio não tem problema, até é uma viscosidade indicada pelo manual. Não é só pelo clima como referes

                                Andam no mesmo clima, mas são motores diferentes e viscosidades diferentes!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                  O 10W40 ou 5W30 é relativo. Falando em carros que conheço e tu também, no clio é aconselhavel um 5W40 ou mesmo 10W40 e não é aconselhavel um 5W30. Nos Zetec já é aconselhavel antes um 5W30 e não um 5W40 ou 10W40 (se bem que o manual diz que se pode usar em alternativa)

                                  Se usar um 10W40, no clio não tem problema, até é uma viscosidade indicada pelo manual. Não é só pelo clima como referes

                                  Andam no mesmo clima, mas são motores diferentes e viscosidades diferentes!
                                  Claro, entendo, foi falha minha, pois queria comprar um 10w40 com um 5w40 e não 5w30

                                  Eu, na minha opinião, um carro que leva um 10w acaba por ter mais desgaste que um 5w, porque o que mais "mói" num motor, principalmente aqueles que só fazem percursos citadinos, são os arranques a frio, e um 10w acaba por ser mais grosso logo no arranque e, acaba por não ter logo aquela pressão inicial como um 5w. Eu notei isso na Focus cá de casa, a luz do óleo com o 10w apagava após 2 segundos e meio, e com o 5w é pouco menos que 1 segundo, e nota-se também no trabalhar e dá-me a sensação que ainda assim ficou com um trabalhar fanhoso a nível de válvulas por andar com esse óleo, mas isso já são teorias da conspiração minhas

                                  Mas também é a minha opinião e penso que tenha a sua lógica

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um 5W40 é "superior" a um 10W40, no entanto pelo que me tenho apercebido no tópico dos óleos e me informei no mesmo acerca de um Fiesta 1.1 de 96, o ideal para aquele motor é mesmo um 10W40, mesmo podendo usar um 5W50 (teoricamente superior a frio e quente).

                                    PS: Podiam transferir este tópico para o tópico dos óleos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                      Nao percebes.Eu faço-te um desenho.

                                      Bloco aberto,reconstruido,retificado,tudo novo.Oleo 10/40(B4),onde está a duvida.


                                      Ah.E para dizer que o meu mecanico,já foi um dos da força aerea.No inicio de carreira,antes de começar por conta propria.E não vão lá só "chocolateiras".E tambem é o da "familia"há longos anos.

                                      E já foi reconstruido a uns 3 anos.E nem uma pinga gasta.

                                      Onde esta a duvida
                                      Um motor ser reconstrutor em nada faz alterar a viscosidade recomendada. Isto porque para ficar um trabalho bem feito as folgas do motor terão de respeitar os tolerancimentos originais, logo, mantém-se tudo.

                                      Essa recomendação do 10w40, se for um 1.5dci, põe-me a pensar que é um mecânico antigo e que não foi reciclando as suas bases teóricas ao longo dos anos. E como tu bem disseste, foi mecânico da Força Aérea, não de automóveis.

                                      Do teu testo retiro que:

                                      - o mecânico usa ideias ultrapassadas em termos de lubrificantes
                                      - usas vezes de mais o "e...". Parece a malta nas conversas que se vai lembrando de argumentos e vai despejando à medida que lhe vêm à ideia.

                                      Mas o que interessa é que os carros rolem sem problemas e sem ser preciso andar a abrir motores. Para isso é que devemos ter estes cuidados na escolha dos óleos
                                      Editado pela última vez por bernardoR; 27 September 2013, 01:51.

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                                        #20
                                        Eu também nunca entendi essa dos consumos de óleo e as viscosidades. Se um motor consome óleo (e não usa uma graduação inferior à mínima necessária), alguma rectificação tem de ser feita mecânicamente.
                                        Eu tenho um R19 (mínimo de 15w40) que já andou com 20w40 (brevemente), 15w40, 10w40 e 5w40 e o motor nunca gastou pinga de óleo.
                                        Tenho um 146 (mínimo 10w40) que já andou com essa, com 15w40 e agora anda com 5w50. Até agora nem gota...


                                        Como o Pedro19 disse e bem, um 5w40 é melhor que um 10w40 pois oferece melhor protecção a frio. Aliás, ao preço que os óleos 5w40 andam (100% sintéticos), nem entendo como alguém pode preferir usar um 10w40 (semi-sintético) que custa praticamente o mesmo.

                                        Ainda por cima num motor com turbo, onde o óleo 5w40 dará uma protecção muito melhor a frio... Tudo bem que o óleo 10w40 chega e sobra (ou será que a Renault alterou a graduação do óleo dos 1.5 DCi para 5w40 ?), mas quando a diferença monetária é tão pequena... Se há coisa em que acho que não se deve poupar é no óleo .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                          Eu também nunca entendi essa dos consumos de óleo e as viscosidades. Se um motor consome óleo (e não usa uma graduação inferior à mínima necessária), alguma rectificação tem de ser feita mecânicamente.
                                          Eu tenho um R19 (mínimo de 15w40) que já andou com 20w40 (brevemente), 15w40, 10w40 e 5w40 e o motor nunca gastou pinga de óleo.
                                          Tenho um 146 (mínimo 10w40) que já andou com essa, com 15w40 e agora anda com 5w50. Até agora nem gota...


                                          Como o Pedro19 disse e bem, um 5w40 é melhor que um 10w40 pois oferece melhor protecção a frio. Aliás, ao preço que os óleos 5w40 andam (100% sintéticos), nem entendo como alguém pode preferir usar um 10w40 (semi-sintético) que custa praticamente o mesmo.

                                          Ainda por cima num motor com turbo, onde o óleo 5w40 dará uma protecção muito melhor a frio... Tudo bem que o óleo 10w40 chega e sobra (ou será que a Renault alterou a graduação do óleo dos 1.5 DCi para 5w40 ?), mas quando a diferença monetária é tão pequena... Se há coisa em que acho que não se deve poupar é no óleo .

                                          Para alem da vantagem a frio, o ser mais fluído (menos esforço para bombagem pela bomba), os 5w40 têm bases de qualidade e durabilidade superior a um 10w40 equivalente. Já li um período de troca com 10w40 de 20 em 20.000kms (acho que foi num motor a gasolina de um Renault), mas o que não faltam são "n" indicações de 20 e 30.000 kms para 5w40. Por alguma razão será...
                                          Provavelmente será por os 5w40 serem 100% sintéticos (na teoria pelo menos), e os 10w40 não, logo terão propriedades inferiores.



                                          Sobre os casos que apresentas, este ano decidi fazer uma experiência para tirar duvidas (nesta caso será mais para confirmar a ideia que um óleo mais fino que o minimo exigido, de qualidade, que respeite as viscosidades que o fabricante recomenda, não me irá fazer andar a pintar as ruas de óleo ):

                                          - Seat Cordoba Vario 1.6 AKL (101cv) + Shell Helix Ultra AV-L 5w30 (sim, é um 5w30 que respeita as normas VAG mais actuais, a 504.00 e 507.00) + 15.000 kms, conforme é indicado para intervalo de mudas, que é o que respeito. Nem mais, nem menos.

                                          Como até agora não me gastou óleo entre mudas, com 5w40, decidi fazer esta experiência a ver que diferenças noto, para o bem ou para o mal. Assim ao menos tenho uma pequena base prática onde assentar as ideias que vou retendo do que leio.

                                          O que não faltam são carros com o 1.6 SR que já passaram os 200.000 e só deve ter lá entrado 10w40, mas se há a possibilidade de ter algo que pelo menos na teoria só trará vantagens, porque não?!
                                          Como é lógico vou andar todas as semanas em cima do nível do óleo, e se tiver um ligeiro gasto não ficarei alarmado tendo em conta a idade do projecto do motor, onde nessa altura poucos ou nenhuns carros usavam 5w30 como base recomendada pelo fabricante

                                          (no fim vou expor esta minha experiência no tópico dos óleos, para o bem ou par o mal)

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                            Eu também nunca entendi essa dos consumos de óleo e as viscosidades. Se um motor consome óleo (e não usa uma graduação inferior à mínima necessária), alguma rectificação tem de ser feita mecânicamente.
                                            Eu tenho um R19 (mínimo de 15w40) que já andou com 20w40 (brevemente), 15w40, 10w40 e 5w40 e o motor nunca gastou pinga de óleo.
                                            Tenho um 146 (mínimo 10w40) que já andou com essa, com 15w40 e agora anda com 5w50. Até agora nem gota...


                                            Como o Pedro19 disse e bem, um 5w40 é melhor que um 10w40 pois oferece melhor protecção a frio. Aliás, ao preço que os óleos 5w40 andam (100% sintéticos), nem entendo como alguém pode preferir usar um 10w40 (semi-sintético) que custa praticamente o mesmo.

                                            Ainda por cima num motor com turbo, onde o óleo 5w40 dará uma protecção muito melhor a frio... Tudo bem que o óleo 10w40 chega e sobra (ou será que a Renault alterou a graduação do óleo dos 1.5 DCi para 5w40 ?), mas quando a diferença monetária é tão pequena... Se há coisa em que acho que não se deve poupar é no óleo .
                                            Tenho ideia que alterou, mas não posso precisar se foi para 5W40.

                                            Atenção quando referes "consumo de óleo" como algo a ser rectificado. É que todos os motores gastam óleo, podemos é não ver isso na vareta, pela contaminação de combustivel (e não me estou a reportar aos casos de FAP, mas sim a todos). A questão fulcral é mesmo "em que quantidade gasta óleo?"

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Tenho ideia que alterou, mas não posso precisar se foi para 5W40.

                                              Atenção quando referes "consumo de óleo" como algo a ser rectificado. É que todos os motores gastam óleo, podemos é não ver isso na vareta, pela contaminação de combustivel (e não me estou a reportar aos casos de FAP, mas sim a todos). A questão fulcral é mesmo "em que quantidade gasta óleo?"
                                              Claro, mas se nem é "medível" na vareta não vale a pena preocupar-nos com isso. No manual do R19 até diz que pode haver um consumo de 1 L aos 10.000km com óleo 15w40, mas a verdade é que nunca verifiquei nada disso com essa graduação nem com outra qualquer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                Claro, mas se nem é "medível" na vareta não vale a pena preocupar-nos com isso. No manual do R19 até diz que pode haver um consumo de 1 L aos 10.000km com óleo 15w40, mas a verdade é que nunca verifiquei nada disso com essa graduação nem com outra qualquer.
                                                Essa situação do manual é para a marca se defender. Há casos absurdos, tipo 1L de óleo a cada 1000 ou 1500 Kms. Como é óbvio ninguém vê nada de normal nestes casos...

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                                                  #25
                                                  Greetings!

                                                  Deves usar um 5w40 e trocar o óleo em intervalos de 15.000km.
                                                  Não interessa muito a marca apenas que seja 5w40.

                                                  Se andares com um 10w40 (bom para carros dos anos 90 sem turbo) podes vir a ter problemas com o turbo por lubrificação insuficiente na altura do arranque.
                                                  Para além do carro ficar mais ruidoso.

                                                  Não sei onde vives mas podes comprar o 5w40 do Hiper Leclerc.
                                                  5lt 19,90€. É um óleo muito aconselhado nas revistas francesas. Há quem diga que é fabricado pela Motul (boa marca).
                                                  bfb22583cabcff9a9161a05c5808176d.jpg

                                                  Ou 5w40 da marca Uso no Jumbo por 22,90€. (Deve ser Galp porque parece que é embalado cá.)

                                                  Em muitas casas de peças encontras óleo 5w40 a 25€.

                                                  Se andares sempre no red line podes ir para os óleos mais caros como Castrol Edge e etc que se encontram por 39,90€.
                                                  Mas como tiraste a carta recentemente ainda não deves andar nas corridas da ponte.

                                                  Nos primeiros 5m de andares com o carro tenta não passar das 2000 rpm, para dares saúde ao motor.

                                                  Antigamente as oficinas Renault andavam todas contentes a cobrar uns 80€ por óleo 10w40 (Elf Competition STI) para 30.000km.
                                                  O resultado foi o motor ter ganho muito má fama.
                                                  Mete 5w40 mesmo do mais barato e muda filtro de óleo a cada 15.000 km. (Filtro de ar podes mudar em intervalos de 30.000km. Só antes se andarem muito por zonas não alcatruadas).

                                                  Os mecânicos gostam de aconselhar 10w40 para teres de lá ir mudar o óleo mais cedo aos 10.000km.
                                                  Mesmo que dê cabo do turbo a "longo" prazo.
                                                  Sempre ganham mais a cobrar mão de obra.

                                                  Óleo 10w40 5lt custa 15 a 17€. A diferença não é quase nada e sai muito mais caro depois...

                                                  Boa sorte

                                                  Cumprimentos


                                                  Originalmente Colocado por DiiogoS Ver Post
                                                  Boas pessoal, sou novo no fórum e novinho nestas andanças de carros.. Tirei carta a semana passada e de hoje a 8 dias irei comprar um clio dci 1.5 comercial.. No entanto o antigo dono disse-me que o carro ficou parado por 1 ano de garagem e precisarei de mudar o óleo.. Alguém sabe qual é o mais aconselhável e preço do mesmo?
                                                  Abraços
                                                  Editado pela última vez por pgainf; 28 September 2013, 02:51.

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                                                    #26
                                                    Esse aqui

                                                    Atende a norma RN 0700 e 0710




                                                    Total Quartz 9000 API SM 5w40 Fully Sintetic

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                                      Greetings!

                                                      Deves usar um 5w40 e trocar o óleo em intervalos de 15.000km.
                                                      Não interessa muito a marca apenas que seja 5w40.

                                                      Se andares com um 10w40 (bom para carros dos anos 90 sem turbo) podes vir a ter problemas com o turbo por lubrificação insuficiente na altura do arranque.
                                                      Para além do carro ficar mais ruidoso.

                                                      Não sei onde vives mas podes comprar o 5w40 do Hiper Leclerc.
                                                      5lt 19,90€. É um óleo muito aconselhado nas revistas francesas. Há quem diga que é fabricado pela Motul (boa marca).
                                                      [ATTACH=CONFIG]117827[/ATTACH]

                                                      Ou 5w40 da marca Uso no Jumbo por 22,90€. (Deve ser Galp porque parece que é embalado cá.)

                                                      Em muitas casas de peças encontras óleo 5w40 a 25€.

                                                      Se andares sempre no red line podes ir para os óleos mais caros como Castrol Edge e etc que se encontram por 39,90€.
                                                      Mas como tiraste a carta recentemente ainda não deves andar nas corridas da ponte.

                                                      Nos primeiros 5m de andares com o carro tenta não passar das 2000 rpm, para dares saúde ao motor.

                                                      Antigamente as oficinas Renault andavam todas contentes a cobrar uns 80€ por óleo 10w40 (Elf Competition STI) para 30.000km.
                                                      O resultado foi o motor ter ganho muito má fama.
                                                      Mete 5w40 mesmo do mais barato e muda filtro de óleo a cada 15.000 km. (Filtro de ar podes mudar em intervalos de 30.000km. Só antes se andarem muito por zonas não alcatruadas).

                                                      Os mecânicos gostam de aconselhar 10w40 para teres de lá ir mudar o óleo mais cedo aos 10.000km.
                                                      Mesmo que dê cabo do turbo a "longo" prazo.
                                                      Sempre ganham mais a cobrar mão de obra.

                                                      Óleo 10w40 5lt custa 15 a 17€. A diferença não é quase nada e sai muito mais caro depois...

                                                      Boa sorte

                                                      Cumprimentos
                                                      A marca do óleo não interessa muito? Ainda mais que uma marca de qualidade, interessa também a norma que o óleo tem de respeitar e não referes isso ;)

                                                      Pelo que tenho aprendido no Fórum, não é a viscosidade do óleo que altera a quilometragem entre mudas, mas sim, o motor.

                                                      Aqui encontras óleos de qualidade aos preços de óleos do Hiper que falas, nem precisas de sair de casa para comprar!
                                                      TEXOLEO.com - Deixe de comprar o seu óleo ao preço do ouro

                                                      Vai passando no tópico dos óleos, eu também estava um bocado, ou muito desatualizado.

                                                      Editado pela última vez por FabioAbreu; 28 September 2013, 09:32.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                                        Greetings!

                                                        Deves usar um 5w40 e trocar o óleo em intervalos de 15.000km.
                                                        Não interessa muito a marca apenas que seja 5w40.

                                                        Se andares com um 10w40 (bom para carros dos anos 90 sem turbo) podes vir a ter problemas com o turbo por lubrificação insuficiente na altura do arranque.
                                                        Para além do carro ficar mais ruidoso.

                                                        Não sei onde vives mas podes comprar o 5w40 do Hiper Leclerc.
                                                        5lt 19,90€. É um óleo muito aconselhado nas revistas francesas. Há quem diga que é fabricado pela Motul (boa marca).
                                                        [ATTACH=CONFIG]117827[/ATTACH]

                                                        Ou 5w40 da marca Uso no Jumbo por 22,90€. (Deve ser Galp porque parece que é embalado cá.)

                                                        Em muitas casas de peças encontras óleo 5w40 a 25€.

                                                        Se andares sempre no red line podes ir para os óleos mais caros como Castrol Edge e etc que se encontram por 39,90€.
                                                        Mas como tiraste a carta recentemente ainda não deves andar nas corridas da ponte.

                                                        Nos primeiros 5m de andares com o carro tenta não passar das 2000 rpm, para dares saúde ao motor.

                                                        Antigamente as oficinas Renault andavam todas contentes a cobrar uns 80€ por óleo 10w40 (Elf Competition STI) para 30.000km.
                                                        O resultado foi o motor ter ganho muito má fama.
                                                        Mete 5w40 mesmo do mais barato e muda filtro de óleo a cada 15.000 km. (Filtro de ar podes mudar em intervalos de 30.000km. Só antes se andarem muito por zonas não alcatruadas).

                                                        Os mecânicos gostam de aconselhar 10w40 para teres de lá ir mudar o óleo mais cedo aos 10.000km.
                                                        Mesmo que dê cabo do turbo a "longo" prazo.
                                                        Sempre ganham mais a cobrar mão de obra.

                                                        Óleo 10w40 5lt custa 15 a 17€. A diferença não é quase nada e sai muito mais caro depois...

                                                        Boa sorte

                                                        Cumprimentos
                                                        Actualmente é fabricado pela WOLF.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Greetings!

                                                          Obrigado pelo seu comentário.
                                                          Nos carros sem FAP o mais importante é mesmo a viscosidade.
                                                          Com carros com FAP (2006 em diante) é preciso ter cuidado para que o óleo não dê cabo do filtro de particulas.
                                                          Resumindo procurar por indicações como C3 e etc.

                                                          No caso do DiiogoS a marca durante uns 8 anos aconselhava internamente nas suas oficinas da marca o óleo mais ranhoso e cobrava-o a 'preço de ouro'.
                                                          Elf Competition STI 10W40 para 30.000km.

                                                          As pessoas quando ficaram fartas dos problemas de motor perceberam que era melhor usar 5w40 e mudar o óleo a cada 15.000km.

                                                          Já a Opel teve o mesmo problema com os multijet onde dizia para utilizar óleo para 50.000km

                                                          In 2002 Opel also introduced the Opel Long Life Service Oils (starting from the Vectra model year 2002), a variable oil change interval that can reach 30 thousand km or 2 years for petrol engines (specification GM-LL-A-025) and 50 thousand km or 2 years for diesels 2.0 and 2.2 DTI (GM-LL-B-025).


                                                          No meu carro que é um Fiat Multijet a marca recomendava um óleo da Selénia WR (marca da Malásia) que era um 10w40 semi-sintéctico muito caro, para 30.000km.
                                                          Entretanto há poucos anos o Selénia WR passou a ser 5w40 e agora já deve ser sintéctico. (Outro exemplo: O 5w30 da Ford é apenas semi-sintético)
                                                          Eu meto sintéctico 5w40 e troco a cada 15.000km. Chama-me borrego mas prefiro pagar óleo que trocar de motor quando o carro tiver mais kilometragem.

                                                          O óleo do Leclerc quando era fabricado pela Motul ou Total tinha a norma da Opel para 50.000km (boa norma para ter de mudar segmentos).
                                                          Agora que é fabricado pela Wolf talvez não a tenha. Mas para 15.000km deixa de ser importante.
                                                          Acho que da última vez que olhei para a embalagem este tinha a norma da Mercedes MB 229.3 que significa 'para carros diesel ou gasolina, 30.000km'.

                                                          Nem todas as marcas de óleo vão pagar para meter as normas das marcas de automóveis todas no rótulo.
                                                          A norma da renault para o DiogoS será RN710 que basicamente significa:
                                                          Motores Diesel ou Gasolina sem filtro de particulas para intervalos de 30.000km.

                                                          Se é para andar os 30.000km ou 50.000km da marca é meter o óleo mais caro possivel...
                                                          Não se esqueçam da ferradura na grelha da frente e despachem o bicho antes que dê problemas.
                                                          O típico trocar de carro a cada 4 anos.

                                                          Guia para ler rótulos dos garrafões de óleo:
                                                          How to read a label? - SOS Oil

                                                          Cumprimentos

                                                          ps. O site Texoleo é fixe e compra-se a muito bom preço mas nem toda a gente gosta de ter de ficar em casa à espera da transportadora e pagar portes.
                                                          Uma visita pelo Hiper por vezes é mais confortável.
                                                          Se viverem longe de Hipers transportadora faz todo o sentido.

                                                          Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                                          A marca do óleo não interessa muito? Ainda mais que uma marca de qualidade, interessa também a norma que o óleo tem de respeitar e não referes isso ;)

                                                          Pelo que tenho aprendido no Fórum, não é a viscosidade do óleo que altera a quilometragem entre mudas, mas sim, o motor.

                                                          Aqui encontras óleos de qualidade aos preços de óleos do Hiper que falas, nem precisas de sair de casa para comprar!
                                                          TEXOLEO.com - Deixe de comprar o seu óleo ao preço do ouro

                                                          Vai passando no tópico dos óleos, eu também estava um bocado, ou muito desatualizado.

                                                          Editado pela última vez por pgainf; 28 September 2013, 14:08.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O oleo ford 5W30 é semi-sintetico? Tenho um Ford e recentemente coloquei o Ford Formula F 5W30 o qual indica no garrafão que e sintetico.

                                                            A texoleo, dois ou três dias está a encomenda em casa, no local de trabalho ou loja de um amigo. Ultimamente tenho mandado vir de lá, muito mais escolha do que em Hipers e marcas conceituadas ao mesmo preço ou as vezes até mais barato.

                                                            Concordo contigo, quando as marcas aconselham mudas muito prolongadas de óleo.

                                                            Tenho um clio 1.2, faz perto de 30.000km anuais, faço praticamente 3 mudas de óleo por ano (5W40 de 10 em 10mil km), quando o manual técnico indica mudas bem mais prolongadas... Enfim

                                                            Se acontecer algo sei que não foi por desleixo meu.

                                                            Comentário

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