Anúncio

Collapse
No announcement yet.

307SW: possível problema

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    307SW: possível problema

    O meu 307 SW 1.6 hdi 90cv a frio começa a soluçar e por duas vezes o motor calou-se. Numa das vezes apareceu a mensagem "pressão de óleo insuficiente".
    está na altura da revisão, vi o nível de óleo a quente e está a 3/4. Disseram que podia ser a bomba de óleo com alguma anomalia, qual a vossa opinião?

    #2
    Eu não esperaria pela altura de revisão para ver isso... é perigoso demais brincar com a pressão de óleo ou com o sistema de arrefecimento.

    Vê o nível de óleo a frio (esse motor ainda tem vareta? ) e adiciona um pouco se necessário, até ir à oficina.

    Comentário


      #3
      O depósito está quase cheio a frio, o que poderá ser?

      Comentário


        #4
        Pode ser um mau funcionamento da bomba de óleo, ou qualquer entupimento no circuito, chupador solto ou com fuga... mas, seja o que for, é coisa para não descurar 2ª feira!

        Comentário


          #5
          O óleo não se vê a quente? Tipo uns minutos depois de desligar?
          Editado pela última vez por Ecoflex; 28 September 2013, 18:58.

          Comentário


            #6
            Não vejo nenhuma poça de óleo. Terça tenho revisão marcada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              O óleo não se vê a quente? Tipo uns minutos depois de desligar?
              RTFM!

              A diferença não vai ser grande... senão tínhamos de estar algumas 4 horas na oficina só para controlar o nível após a mudança de óleo...

              Mas, sempre que possível (a menos que o manual indique o contrário!!!), deverá ser verificado a frio e com o carro parado numa superfície plana, tanto longitudinal como transversalmente (senão desvirtua a leitura).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                RTFM!

                A diferença não vai ser grande... senão tínhamos de estar algumas 4 horas na oficina só para controlar o nível após a mudança de óleo...

                Mas, sempre que possível (a menos que o manual indique o contrário!!!), deverá ser verificado a frio e com o carro parado numa superfície plana, tanto longitudinal como transversalmente (senão desvirtua a leitura).
                Tens que me explicar o que é RTFM

                O manual da Astra H diz que para se aferir o nível do óleo, o motor tem que estar à temperatura de funcionamento, mas desligado à pelo menos 5 minutos. Claro que também faz menção a uma zona plana. O que eu depreendi, e posso estar enganado, é que o meu não deve ser diferente dos outros, e como tal faço assim em todos. Já o série 1 também só deixa ver a quente e depois de 3 minutos parado, mas este tem que ser ligado (é pelo CB).

                Também não percebi essa das 4 horas...

                Comentário


                  #9
                  Ver o nivel de oleo, deve ser feita com o carro desligado a algum tempo, isto para a maior parte do oleo ja ter revertido ao carter, ao ligar o carro, o oleo é bombeado para o motor e desvirtua a leitura.

                  Mudar o oleo, depende da pessoa, ha quem goste de meter o carro a trabalhar 3 ou 4 minutos para o oleo ficar mais liquido e escoar com mais facilidade, ha quem diga que nao se deve fazer isto e simplesmente tirar o bujao que estando a maioria do oleo no carter ele sai todo à mesma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                    O meu 307 SW 1.6 hdi 90cv a frio começa a soluçar e por duas vezes o motor calou-se. Numa das vezes apareceu a mensagem "pressão de óleo insuficiente".
                    está na altura da revisão, vi o nível de óleo a quente e está a 3/4. Disseram que podia ser a bomba de óleo com alguma anomalia, qual a vossa opinião?
                    Se não há pressão de óleo, normalmente é uma de três coisas:

                    falta de óleo
                    circuito de óleo bloqueado
                    sensor com problemas

                    a 3.ª é inofensiva, as outras duas, gravíssimas.
                    Se andares com o carro (não recomendável) muita muita atenção à luz do óleo. Se acender encostar imediatamente e desligar o motor.

                    Comentário


                      #11
                      Ou eu muito me engano is isso é sinal de o chupador de óleo estar entupido com as famosas "lamas", causando esse problema!

                      Solução?
                      Tirar o carter fora e limpar aquilo tudo BEM limpo!

                      Este motor, DV6 tem a fama de criar lamas e por conseguência, o turbo pode ir à vida! (na net existe muita informação sobre este tópico. Aconselhava-te a pesquisar!)

                      Mas este motor para fazer as mudar de óleo, tem que ser via bujão, não pode ser através de sucção!
                      E mesmo através do modo tradicional, aínda fica lá perto de 200ml, senão mais de óleo velho.

                      E não fazer intervalos de 20000km! Isso é só em condições ideais, sem trânsito e percursos pequenos.
                      As mudas convem ser a cada 12500km no maximo, cada 15000km.

                      Eu tenho também uma 307 e o MEU plano de muda é a cada 12500km, porque eu conto com o tempo de condução em para arranca e os percursos curtos (que fazem mais mal que se pensa!) não 20000km!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Tens que me explicar o que é RTFM

                        Também não percebi essa das 4 horas...
                        RTFM = Read The Fucking Manual

                        4 horas no mínimo! Que é para se ter a certeza que todo o óleo desceu para o cárter e arrefeceu o suficiente para não se ter de contabilizar o aumento de volume com a temperatura... sempre pode dar um erro de algum mm na vareta!

                        Sim... eu costumo ver o óleo no dia seguinte a uma longa viagem, se o carro estiver estacionado numa rua plana como está agora. Em Almada nunca vejo o nível pq aquilo, à porta de casa, tem alguns 15º de inclinação...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                          Ou eu muito me engano is isso é sinal de o chupador de óleo estar entupido com as famosas "lamas", causando esse problema!

                          Solução?
                          Tirar o carter fora e limpar aquilo tudo BEM limpo!

                          Este motor, DV6 tem a fama de criar lamas e por conseguência, o turbo pode ir à vida! (na net existe muita informação sobre este tópico. Aconselhava-te a pesquisar!)

                          Mas este motor para fazer as mudar de óleo, tem que ser via bujão, não pode ser através de sucção!
                          E mesmo através do modo tradicional, aínda fica lá perto de 200ml, senão mais de óleo velho.

                          E não fazer intervalos de 20000km! Isso é só em condições ideais, sem trânsito e percursos pequenos.
                          As mudas convem ser a cada 12500km no maximo, cada 15000km.

                          Eu tenho também uma 307 e o MEU plano de muda é a cada 12500km, porque eu conto com o tempo de condução em para arranca e os percursos curtos (que fazem mais mal que se pensa!) não 20000km!
                          Nos ca de casa, a Focus fiz ando a fazer a pouco mais de 15.000km, a C5 é anualmente porque o meu pai pouco mais de 10.000km faz por ano.

                          Mas é por isso que digo que este motor, apesar de ter alguns problemas, nao deixa de ser fiavel, conheço 2 casos de comerciais com a versao de 110cv (307 e 207) em que levam porrada a torto e a direito, sempre em cidade e fazem revisoes passado os 20.000km, o 307 ja leva 200.000km sem avarias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                            O meu 307 SW 1.6 hdi 90cv a frio começa a soluçar e por duas vezes o motor calou-se. Numa das vezes apareceu a mensagem "pressão de óleo insuficiente".
                            está na altura da revisão, vi o nível de óleo a quente e está a 3/4. Disseram que podia ser a bomba de óleo com alguma anomalia, qual a vossa opinião?
                            Se é mesmo como descreves aqui, penso que não ha mal nisso, porque quando um motor se "cala" de repente e tem computador de bordo da esse erro, se não esperimenta, com ele engatado e travado largar a enbraiagem para ele se "calar" de repente e ve o erro que da.
                            Estou a dizer isto, porque ja aconteceu comigo, por descuido largar a embraiagem com o carro travado e ele para e da esse erro.

                            Comentário


                              #15
                              Meu amigo, fiquei 320 reais mais pobre por causa disso.

                              É sujeira acumulada no cárter e no pescador(o chupador) de óleo e na bomba, mesmo que no bocal de abastecimento do óleo esteja tudo limpo.

                              Nada como encostar o carro na oficina e mandar tirar o cárter fora e a tampa de válvulas e fazer uma descarbonização completa.

                              É mais seguro, vá por mim

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Ver o nivel de oleo, deve ser feita com o carro desligado a algum tempo, isto para a maior parte do oleo ja ter revertido ao carter, ao ligar o carro, o oleo é bombeado para o motor e desvirtua a leitura.

                                Mudar o oleo, depende da pessoa, ha quem goste de meter o carro a trabalhar 3 ou 4 minutos para o oleo ficar mais liquido e escoar com mais facilidade, ha quem diga que nao se deve fazer isto e simplesmente tirar o bujao que estando a maioria do oleo no carter ele sai todo à mesma.
                                No série 1 não dá (a leitura é por CB e só mesmo com o carro ligado). Na astra o manual diz 5 minutos após desligar e à temperatura de funcionamento. Eu também pensava que se tinha que esperar algumas horas para todo o óleo escoar....Não sei se é assim em todos os casos...

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X