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URGENTE - Avaria Opel Corsa 1.3 CDTI - 2004

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    URGENTE - Avaria Opel Corsa 1.3 CDTI - 2004

    Bom dia!

    Tenho um Opel Corsa 1.3 CDTI de 2004, com 217.000 Km.
    O carro tem apresentado, desde há cerca de 2 anos, um problema que ainda não conseguiram diagnosticar, apesar de já ter ido para a Opel 2 vezes.
    A situação é a seguinte:
    Por vezes, o carro não pega, apesar do motor de arranque funcionar e da bateria ter carga. O estranho é que, quando isso acontece, no painel de instrumentos o conta-quilómetros não acende. Depois do carro ligar, demora uns 2 segundos até se desligar sozinho e só retirando os cabos da bateria, voltando a ligá-los durante uns minutos, o carro volta a pegar como se não se tivesse passado nada.
    Porém, nem sempre pega e já cheguei a ter o carro parado durante dois dias, sempre a pôr e a tirar os cabos da bateria na expectativa de o conseguir ligar, mas sem sucesso.

    Até voltar a pegar, o estranho é que depois de tirar e pôr, passados uns minutos, os cabos da bateria, por vezes, mesmo sem a chave na ingnição, as luzes do painel de instrumentos mantém-se acesas, por vezes só as do lado direito, outras vezes todas, incluindo as dos piscas. Tudo funciona no carro, desde rádio a vidros eléctricos, passando pelo fecho centralizado, pelos piscas, etc, apesar de, por exemplo, os piscas, estando a funcionar, não dão indicação no painel de instrumentos, onde aparecem sempre ligados. Só não faz o mais importante, que é trabalhar, pois apesar de dar sinal de arranque, parece que o gasóleo não passa e o carro não liga.
    Só volta a pegar quando o conta-quilómetros se acende.

    Tenho semanas em que isto me acontece uma ou duas vezes, mas o carro chega a estar 6 meses sem que nada disto aconteça. No entanto, aconteceu na segunda-feira e ainda não o consegui ligar desde então.
    Na Opel, para além de tudo o que já substitui e da fortuna que já gastei dizem-me que o próximo passo é mudar a centralina. Mas também já me disseram que se fosse esse o problema, o carro não passava meses sem problema nenhum e que aquilo aparentava ser uma falha qualquer relacionada com a codificação da chave, que terá um chip algures no compartimento do motor e que ganhará humidade e corta o gasóleo, por isso é que o carro não pega.
    O que acham que poderá ser? Já alguém teve um problema similar?

    Desculpem o texto tão grande, mas não sei o que fazer. Já levei o carro a alguns mecânicos, inclusive electricistas, já o levei à marca (onde foi sempre assistido, com todas as revisões em dia), uns dizem que será uma coisa, outros que poderá ser outra, mas já lhe mudei tudo menos a centralina e os injectores e o carro continua a apresentar este problema, por vezes durante várias vezes numa ou duas semanas, outras vezes fica meses a funcionar perfeitamente, para depois voltar a aparecer, normalmente quando o tempo está mais húmido (ainda que também me tenha acontecido em pleno Verão).

    Desde já o meu obrigado a todos!

    #2
    Originalmente Colocado por mepp Ver Post

    Desculpem o texto tão grande, mas não sei o que fazer. Já levei o carro a alguns mecânicos, inclusive electricistas, já o levei à marca (onde foi sempre assistido, com todas as revisões em dia), uns dizem que será uma coisa, outros que poderá ser outra, mas já lhe mudei tudo menos a centralina e os injectores e o carro continua a apresentar este problema, por vezes durante várias vezes numa ou duas semanas, outras vezes fica meses a funcionar perfeitamente, para depois voltar a aparecer, normalmente quando o tempo está mais húmido (ainda que também me tenha acontecido em pleno Verão).

    Desde já o meu obrigado a todos!
    Desconfio, (espero estar errado), que já deste a resposta...

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      #3
      Além de lamentar a situação que estás a passar, faz-me muita confusão andar a trocar peças sem saber o que é e se resolve, especialmente se são peças caras. Mais ainda, quando nem a própria marca sabe o que é após tentativa e erro. Se trocares a centralina e se o problema se mantiver (espero que não) o que é que se pode dizer e fazer depois...é uma treta.

      Boa sorte.

      Comentário


        #4
        Greetings!

        Por vezes as fichas que ligam nas caixas de fusiveis e outras não são grande coisa.
        Já experimentaste desligar as fichas e ver se não existem pinos em estado esquisito?
        Deixa wd40 nas fichas que resolve problemas de corrosão etc e não é condutor de electricidade.
        Depois nas fichas na zona do motor (por cima e não nos contactos) onde apanha com mais humidade dá-lhes um bom banho de spray protector de contactos eléctricos (também chamado verniz).

        Faz o mesmo nos bornes da bateria.
        Basicamente tudo o que seja eléctrico.
        Se o teu carro dorme na rua já deverias ter feito isso antes.

        Um abraço e boa sorte

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mepp Ver Post
          Tenho um Opel Corsa 1.3 CDTI de 2004, com 217.000 Km.
          O carro tem apresentado, desde há cerca de 2 anos, um problema que ainda não conseguiram diagnosticar, apesar de já ter ido para a Opel 2 vezes.


          Desculpem o texto tão grande, mas não sei o que fazer. Já levei o carro a alguns mecânicos, inclusive electricistas, já o levei à marca (onde foi sempre assistido, com todas as revisões em dia), uns dizem que será uma coisa, outros que poderá ser outra, mas já lhe mudei tudo menos a centralina e os injectores e o carro continua a apresentar este problema, por vezes durante várias vezes numa ou duas semanas, outras vezes fica meses a funcionar perfeitamente, para depois voltar a aparecer, normalmente quando o tempo está mais húmido (ainda que também me tenha acontecido em pleno Verão).
          Não consigo perceber isto. Uma pessoa compra um carro novo, faz todas as revisões na marca, e quando tem um problema fora do comum, o concessionário não faz nada para ajudar?

          Como já referiram poderá ser efectivamente a centralina. Mas sendo esse o caso, é complicado estar a trocar e ficar igual.

          Na minha opinião, podes começar por testar ou pesquisar uma coisa simples: se o motor liga com o quadrante desligado. Existem carros que sim, outros não. Neste caso, caso seja o quadrante avariado, faz sentido o que referiste.

          Comentário


            #6
            Já mudaste a parte eléctrica do canhão da chave? Isso não passa de um interruptor, mas se soubesses os problemas que já tive num carro por causa disso.....

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