Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda - Luz do ABS Citroen C3 1.4 HDI (2004)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda - Luz do ABS Citroen C3 1.4 HDI (2004)

    Boas,

    apesar de já acompanhar o fórum há algum tempo este é o 1º post que publico, pois estou com um problema no meu C3 (1.4 HDI de 2004).

    Há cerca de uma semana (quando na noite anterior estava tudo impecável) ao dar à chave de manhã para irtrabalhar, a luz do ABS (deu aqueles 3 bips como quando acende a luz da reserva) acendeu e não voltou a apagar. Levei-o a um mecânico meu conhecido, que o ligou à máquina e fez o seguinte despiste:

    Na máquina dava a indicação que uma das rodas da frente estava a rodar a 640 km/h (estranho) e dava ainda a indicação de não estar lá sequer uma das rodas de trás (estranhíssimo).
    Por sorte ele tinha lá outro C3 e experimentou trocar os sensores. Os meus sensores no outro C3 funcionaram perfeitamente, já o meu com os sensores do outro continuou a dar a mesma coisa.
    Portanto a conclusão mais óbvia é que teria a ver com a centralina/modulo ABS, no entanto este mecânico disse que não tinha conhecimentos para mexer nisso.

    Posto isto a minha questão é:

    Primeiro, se me podem indicar alguém de confiança (zona de Lisboa/Santarém) que repare este tipo de módulos e não me leve os olhos da cara?

    Entretanto encontrei no Olx módulos ABS para C3 em 2ª mão por 65€ com garantia de 3 meses (dizem eles). Valerá a pena arriscar comprar um destes, e substituir, sem ter um diagnóstico mais aprofundado? (É que p.e. há uns meses o carro da patroa teve um problema com a luz do airbag que não apagava, e só por fazerem o teste levaram-me 70€...)

    Levar à marca deve ser um balúrdio, certo?

    O que fariam no meu lugar?

    Obrigado,
    CR

    #2
    É a bateria a dar as últimas

    Trocas a baterias e mandas o mecânico dar uma curva.

    Comentário


      #3
      É verdade que uma bateria com baixa voltagem pode provocar o acendimento da luz do ABS. O carro pega bem? Quanto tempo tem a bateria?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
        É verdade que uma bateria com baixa voltagem pode provocar o acendimento da luz do ABS. O carro pega bem? Quanto tempo tem a bateria?
        É da bateria de certeza. Já passei por isso, assim como já foi várias vezes relatado no fórum.

        Comentário


          #5
          bom dia na minha opinião deves ir á Citroen falar com o chefe oficina ou atendedor colocares o problema e de certeza que alguém vai dar uma dica pelo menos os preços no caso de ser sensor ou o módulo; alguns colegas do fórum dizem que pode ser a bateria não me parece no entanto mede a bateria no mecânico que trocou os sensores com o motor a trabalhar ao Relanti tem de marcar no voltímetro 12,50/12,80 ás 3000 RPM tem de marcar mais ou menos 13,50/13,80 ao colocar o motor a trabalhar se marcar menos de 10 volts tens que substituir a bateria ou ver o motor de arranque.....mas o teu mecânico sabe fazer essa medições.....
          Editado pela última vez por veterano; 08 October 2013, 11:33.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
            É da bateria de certeza. Já passei por isso, assim como já foi várias vezes relatado no fórum.
            Pode nao ser porque o C3 da maria quando ficou sem bateria, nao acusou esse problema.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
              Pode nao ser porque o C3 da maria quando ficou sem bateria, nao acusou esse problema.
              Pois pode não ser, mas é mais barato testar outra bateria que pagar um diagnóstico na marca

              Também é conhecido esse erro associado ao sensor do travão. Já custa mais uns euros.

              Comentário


                #8
                Como já referido, uma bateria que não esteja nas melhores condições, poderá ser a causa para tal (mas isto, transversal à maioria dos carros de há uns anos a esta parte... por causa da electrónica embarcada).


                Quanto à escolha da bateria, ter em conta que as mesmas tem duas ordens de grandeza.

                Já agora, aqui fica o seguinte a explicar:




                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                As baterias tem duas ordens de "grandeza"/potência e que são:

                - Letra "Ah" que equivale à amperagem hora e que é indicada por dois digitos seguido das letras, exemplo: "44 Ah"

                - Letras "A" que é a capacidade de arranque e que é indicada por três dígitos seguidos das letras, exemplo "600 A"

                O problema é que muitas baterias não trazem a capacidade de arranque indicadas nas mesmas.

                Sendo que o mais importante na hora de colocar o carro a trabalhar, será a capacidade de arranque (quanto maior melhor) e não a amperagem hora.

                Sendo o teu motor o 1.9SDI, os requisitos mínimos são: 70Ah e 640A (como já tinha referido acima)

                Agora acredito é que a tua capacidade de arranque possa estar enfraquecida.

                Em todo o caso e na procura de baterias, tenta ver se as mesmas tem as duas ordens de grandeza.

                É que poderá ter uma bateria com 74AH e 600A e outra com 70AH e 680A.

                A mais adequada e que terá mais potência para colocar o carro a trabalhar, será a de 70Ah e 680A.



                in: http://forum.autohoje.com/boxes/9217...ca-ou-nao.html

                Comentário


                  #9
                  Muito Obrigado pelas respostas

                  Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                  É verdade que uma bateria com baixa voltagem pode provocar o acendimento da luz do ABS. O carro pega bem? Quanto tempo tem a bateria?
                  Sim, o carro pega bem, mas a bateria já tem uns anitos, deve estar na altura de ser trocada. Já a última bateria também nunca teve "sintomas" de que estivesse a fraquejar, aliás até tinha acabado de fazer uma viagem de 50km quando deixo o carro ir a baixo numa subida e a bateria nesse instante literalmente morreu (o travão de pé deixou logo de funcionar, nem as portas trancava, nada).

                  Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                  bom dia na minha opinião deves ir á Citroen falar com o chefe oficina ou atendedor colocares o problema e de certeza que alguém vai dar uma dica pelo menos os preços no caso de ser sensor ou o módulo; alguns colegas do fórum dizem que pode ser a bateria não me parece no entanto mede a bateria no mecânico que trocou os sensores com o motor a trabalhar ao Relanti tem de marcar no voltímetro 12,50/12,80 ás 3000 RPM tem de marcar mais ou menos 13,50/13,80 ao colocar o motor a trabalhar se marcar menos de 10 volts tens que substituir a bateria ou ver o motor de arranque.....mas o teu mecânico sabe fazer essa medições..... - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/1226...post1067573349
                  Ir à marca é uma possibilidade, mas o diagnóstico só por si já não deve sair barato... Vou tentar fazer esse teste com o voltímetro, obrigado


                  Entretanto falaram-me de uma oficina Electricar, perto do palácio de Queluz, alguém conhece?

                  Comentário


                    #10
                    Qualquer oficina tem voltímetro e testa isso. Não tens nenhum amigo ou familiar que empreste uma bateria para veres isso?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                      Qualquer oficina tem voltímetro e testa isso. Não tens nenhum amigo ou familiar que empreste uma bateria para veres isso?
                      Tenho um voltímetro no trabalho, hoje não sei se consigo mas o mais tardar amanhã de manhã já faço o teste.

                      Comentário


                        #12
                        Boas pessoal,

                        fiz o teste à bateria e estava tudo ok pelo que deixei o carro hoje de manhã na tal Electricar, e ligaram agora a dizer que afinal era dos sensores! Um estava sujo e outro "interrompido", é estranho o primeiro mecânico não ter dado logo com isso, mas pronto está resolvido é o que interessa...No final do dia já vou buscá-lo.
                        Mais uma vez obrigado pela ajuda

                        Comentário


                          #13
                          não dês é 640km/h....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cdrusso Ver Post
                            Muito Obrigado pelas respostas



                            Sim, o carro pega bem, mas a bateria já tem uns anitos, deve estar na altura de ser trocada. Já a última bateria também nunca teve "sintomas" de que estivesse a fraquejar, aliás até tinha acabado de fazer uma viagem de 50km quando deixo o carro ir a baixo numa subida e a bateria nesse instante literalmente morreu (o travão de pé deixou logo de funcionar, nem as portas trancava, nada).



                            Ir à marca é uma possibilidade, mas o diagnóstico só por si já não deve sair barato... Vou tentar fazer esse teste com o voltímetro, obrigado


                            Entretanto falaram-me de uma oficina Electricar, perto do palácio de Queluz, alguém conhece?

                            Se for uma que está numa esquina entre duas ruas, conheço e são competentes.

                            EDIT: só agora vi que já lá foste

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                              não dês é 640km/h....
                              Acho que nem atirado duma ribanceira ele atingia essa velocidade

                              Já agora posso só acrescentar que o custo da reparação foi 80€.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X