Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] – Problema(s) com Peugeot 206 1.4 HDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] – Problema(s) com Peugeot 206 1.4 HDI

    Boas,
    Comprei o meu carro em 2ª mão em Janeiro, Peugeot 206 1.4 HDI de 2002 e ele nunca andou o que deveria andar, pelo menos de forma constante.
    Na cidade, nem é muito lento mas às vezes custa a arrancar nos semáforos, mas o mais estranho é que por vezes na AE e o carro em 5ª, a fundo, a direito não passa dos 130km/h (e já a custo) e +/- das 3000rpm, isto é normal??? (claro que não!!!)
    Noto ainda que com o carro parado a trabalhar ao relanti, se carregar no acelerador devagar as rpm sobem normalmente, se lhe der uma pisadela forte as rpm sobem rápido mas existe um fosso entre as 1500 e as 2000 rpm.
    Existe uma situação ainda mais estranha que é o contador de quilómetros que faz a contagem decrescente da revisão, ou seja dos 20000Km para baixo, não conta normalmente, faz saltos na contagem o que origina que p.e. com 3000 km passados da revisão ele já tem a chave acesa e diz que eu já passei 800km da próxima revisão.
    Outra situação, por vezes o comando da chave pura e simplesmente não tranca… coloco o carro a trabalhar e volto a desliga-lo e o comando já tranca…
    Outra, por vezes quando desligo as luzes (médios) no comando elas demoram uns segundos mais para apagarem
    O pior de tudo é que todos os sintomas acontecem “ÀS VEZES” e o “ás vezes” não têm coincidido com as idas ao mecânico…

    A2 a subir:


    O carro já fez a revisão dos 180000Km e levou:
    Filtros:
    Óleo
    Ar
    Habitáculo
    Gasóleo

    Óleos:
    Motor
    Caixa de velocidades
    Direcção Assistida
    Travões

    Nas idas ao mecânico foi identificado na máquina de diagnósticos um problema com a MAF (debitometro), que já foi trocado e incompatibilidades nos captadores de travão e do acelerador que também já foram trocados (pelo mecânico!!)





    Foi colocada uma EGR Blancking Plate (pelo mecânico!!), pelo que da EGR não pode ser.




    O problema da velocidade melhorou, já não é tão frequente, mas esporadicamente volta e a máquina de diagnósticos não acusa nada…
    O que pode ser???

    • Centralina (se tiver problemas apareciam nos diagnósticos?)
    • Pressão do Turbo
    • Válvula do turbo (não sei se tem??)
    • Injectores
    • MAF (pela 2ª Vez???)
    • Catalizador
    • Bomba injectora

    ???
    Editado pela última vez por ricardojcluis; 10 October 2013, 00:55.

    #2
    Já não a primeira nem a segunda vez que neste fórum oiço falar nisto (não dar mais que 130). Não sei se foste tu nalguma das vezes...se a memória não me falha, acho que numa das vezes a reparação passou por injectores novos e turbo novo. Espero que não seja o teu caso.

    Comentário


      #3
      Queres um conselho.O Ecoflex tambem já mais ou menos a par da situação(mas comigo é um dci)tambem farta-se de ir para o estaleiro.

      Faz como eu,despacha o carroço,e vai buscar outro.Vai buscar um starlet.Caso não tenho crédito para comprares melhor
      Claro que isto é brincadeira.Mas quando começa aparecer "tombos" assim grandes,o melhor é mandar dar uma volta ao bilhar


      PS:Sim Eco tou mesmo a pensar em ir buscar um starlet,dos ultimos a sair.E mandar o megane dar uma volta ao bilhar

      Comentário


        #4
        O meu 206 1.4 Hdi também andou uns dias que do nada acedia a luz da injecção e entrava em safe mode. Não passava dos 130 (3000RPM) e era a EGR entupida. Foi limpa e até agora 5*


        No teu caso não sei o que poderá estar a por o carro em safe mode. Não acende nenhuma luz de erro?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
          O meu 206 1.4 Hdi também andou uns dias que do nada acedia a luz da injecção e entrava em safe mode. Não passava dos 130 (3000RPM) e era a EGR entupida. Foi limpa e até agora 5*


          No teu caso não sei o que poderá estar a por o carro em safe mode. Não acende nenhuma luz de erro?
          Não acende nada!
          A EGR está tapada, e na maquina de diagnosticos do mecanico não aparece erro nenhum...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
            Não acende nada!
            A EGR está tapada, e na maquina de diagnosticos do mecanico não aparece erro nenhum...
            Vai a um mecanico,ou peugeot,e vês o que te dizem.

            Se for muito o "tombo",tens aqui a solução.

            Anúncios grátis, classificados grátis: carros usados, motas usadas, casas, apartamentos e produtos usados de ocasião - CustoJusto.pt
            http://www.olx.pt/
            Standvirtual - O Nº1 em Carros Usados, Carros Baratos

            A não ser que gostes muito do carro.Eu tenho um dci 80cv 2004,e com 155.000kms e já vai de "bela"

            Comentário


              #7
              AE com ele e depois diz o resultado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                Não acende nada!
                A EGR está tapada, e na maquina de diagnosticos do mecanico não aparece erro nenhum...
                Eu percebi que anulaste a EGR. Já agora qual foi o motivo para tal? E foi só anulada fisicamente ou também na centralina?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                  AE com ele e depois diz o resultado
                  Já experimentei isso e ficou na mesma, umas vezes dá-lha a pancada, outras não...
                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                  Eu percebi que anulaste a EGR. Já agora qual foi o motivo para tal? E foi só anulada fisicamente ou também na centralina?
                  O mecânico disse que estava a começar a ficar entupida e que mais cedo ou mais tarde iria ser necessário ou limpa-la a fundo ou uma nova, em alternativa poderia ser bloqueada... foi o que foi feito. Neste motor não é necessário mexer na centralina para bloquear a EGR, é só fisicamente, com a chapa!

                  Comentário


                    #10
                    Já vi um caso aqui no forum igual ao teu (motor e tudo)... Problema no turbo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vascoh Ver Post
                      Já vi um caso aqui no forum igual ao teu (motor e tudo)... Problema no turbo
                      Também já vi esse tópico, era o turbo e dois injectores, mas o meu caso é ligeiramente diferente, porque o carro não está sempre assim, isto acontece esporadicamente. Também já notei que com a temperatura ambiente mais fria o carro porta-se melhor do que com calor.
                      Contudo essa é uma das hipóteses, bem como algum fio partido na cablagem ou as que já tinha referido:
                      Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post

                      • Centralina (se tiver problemas apareciam nos diagnósticos?)
                      • Pressão do Turbo
                      • Válvula do turbo (não sei se tem??)
                      • Injectores
                      • MAF (pela 2ª Vez???)
                      • Catalizador
                      • Bomba injectora

                      ???

                      Comentário


                        #12
                        Em relação ao INDICADOR DE MANUTENÇÃO, já alguém teve um problema semelhante?
                        Estive a reler o manual do carro e na pagina 20 explica o respectivo funcionamento. pela indicação do meu mostrador o carro já passou da quilometragem para fazer nova revisão. "Sempre que se ligar a ignição e durante 5 segundos, a chave de manutenção e a quilometragem ultrapassada piscam. Ao ligar a ignição e durante 5 segundos o ecrã indica a chave de manutenção e a quilometragem a piscar, 5 segundos depois da ligação da ignição, o conta-quilómetros passa ao funcionamento normal e a chave permanece acesa. O ecrã indica a quilometragem total ou diária"

                        O que o meu carro esta a fazer é que fiz a revisão aos 181000Km, ele está com 189000Km e já fiz reset ao indicador de manutenção 3 vezes e já vai para a 4ª!

                        O procedimento para repor o indicador de manutenção fiz tal e qual é explicado no livro de manutenção (pg 21):


                        Se você mesmo efectuar a sua revisão, o processo de reposição a zero é o seguinte:
                        – desligar a ignição,
                        – carregar no botão 1 e mantê-lo premido,
                        – ligar a ignição. O ecrã quilométrico começa uma retrocontagem de 10 segundos.
                        – manter o botão 1 premido durante 10 segundos, o ecrã indica [= 0] e a chave de manutenção desaparece.

                        Como se resolve este mistério?



                        Outra duvida, neste modelo, numa travagem de emergência as luzes avisadoras (piscas) não se deviam ligar automaticamente?
                        Editado pela última vez por ricardojcluis; 11 October 2013, 14:43.

                        Comentário


                          #13
                          Todos os problemas que puseste como causa deviam ser acusados no diagnóstico. E alguém que perceba mesmo do assunto sabe ler o problema no diagnóstico.
                          Quanto à EGR, acho praticamente impossível não ser preciso anular o seu funcionamento na ECM.. É que o que descreves até parece o comportamento do carro quando a EGR está a trabalhar. O problema da velocidade acontece só por vezes? É muito frequente?
                          O fosso ao ralenti ficou resolvido com a MAF?

                          Quanto ao indicador da manutenção, tenho 2 PSA's cá em casa (1 é um Peugeot 206 1.4HDi mas de 2006) e acho que ninguém olha para eles. Simplesmente vamos apontando a contagem de km's a quando da manutenção.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Barret Ver Post
                            Todos os problemas que puseste como causa deviam ser acusados no diagnóstico. E alguém que perceba mesmo do assunto sabe ler o problema no diagnóstico.
                            Pois, se calhar o melhor é pedir uma 3ª opinião...

                            Originalmente Colocado por Barret Ver Post
                            Quanto à EGR, acho praticamente impossível não ser preciso anular o seu funcionamento na ECM.. É que o que descreves até parece o comportamento do carro quando a EGR está a trabalhar.
                            Não fui eu que fiz o serviço, isto foi o que me foi dito...

                            Originalmente Colocado por Barret Ver Post
                            O problema da velocidade acontece só por vezes? É muito frequente?
                            O fosso ao ralenti ficou resolvido com a MAF?
                            Sim, só às vezes é que acontece e é indiferente ser em cidade ou em autoestrada ou até o gasóleo que estou a usar (já me aconteceu com Repsol, Repsol e10, galp, Bp, jumbo...)
                            Desde que a MAF foi substituída passou a ser menos frequente acontecer.
                            Fosso foi atenuado, deixou de ser tão grande, mas continua lá

                            Originalmente Colocado por Barret Ver Post
                            Quanto ao indicador da manutenção, tenho 2 PSA's cá em casa (1 é um Peugeot 206 1.4HDi mas de 2006) e acho que ninguém olha para eles. Simplesmente vamos apontando a contagem de km's a quando da manutenção.
                            eu tambem tenho uma folha onde aponto todas as intervenções, mas assim a chave fica sempre no mostrador... e os quilómetros piscam sempre que se dá à chave!!!

                            Comentário


                              #15
                              Palpita que a EGR foi mal anulada porque esse sintoma é mesmo da EGR entupida. Não sei quanto pagaste para anular a EGR, mas no caso destes HDI é fácil e eficaz limpar. Eu paguei 60€ pela limpeza e diagnóstico, e ficou impecável.

                              Quanto ao indicador da manutenção o meu sempre funcionou 5* mas não faço a mínima ideia do que esteja a causar esse conflito no teu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                Palpita que a EGR foi mal anulada porque esse sintoma é mesmo da EGR entupida. Não sei quanto pagaste para anular a EGR, mas no caso destes HDI é fácil e eficaz limpar. Eu paguei 60€ pela limpeza e diagnóstico, e ficou impecável.

                                Quanto ao indicador da manutenção o meu sempre funcionou 5* mas não faço a mínima ideia do que esteja a causar esse conflito no teu.
                                O problema não tem nada haver com a EGR, o carro já estava assim antes dela ser anulada. O processo de anulação da EGR neste motor, não necessita de intervenção ao nível da centralina. Vê aqui Guide: Fitting Egr Blanking Plate 1.6Tdci Engine - Ford Focus Guides - Ford Owners Club - Ford Forums

                                Comentário


                                  #17
                                  Quanto aos travões e os pisca pisca:

                                  - à partida, esse já tem o sistema de acendimento dos piscas

                                  O que pode acontecer é ainda não teres travado suficientemente a fundo para isso acontecer.

                                  O meu exemplo:

                                  Peugeot 307 1.4hdi 2001: pisca pisca a toda a hora, em travagens mais fortes! Era uma festa!

                                  Citroen C4 1.6hdi 2007: o pisca pisca apenas acendeu uma vez, eu até já pensava que o carro não tinha o sistema, no entanto, numa verdadeira travagem "a fundo" e com "reforço" de força no pedal no meio da travagem para a frente os piscas acenderam! Mas foi mesmo uma travagem de emergência!

                                  Quanto à situação do comando na chave: para mim, estás a ficar sem pilha no comando, o meu C4 ao fim de 6 anos estava a começar a fazer isso.

                                  Motor: o meu 307 só fez 98.000km lá em casa, mas sempre se portou exemplarmente bem! Boa sorte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quais são os sintomas de um catalisador entupido, a entupir ou com deformação por temperatura? e os sintomas são permanentes ou intermitentes?
                                    Será o catalisador a dar as ultimas e por isso não acusa nada na maquina? como posso verificar isso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,
                                      Para fazer uma actualização, já fui a outro mecanico que ligou o carro à maquina, e não apareceram erros... (geralmente é bom quando não aparecem erros, mas no meu caso preferia que aparececem...)

                                      Outro dado:
                                      Aconteceume uma coisa estranha (OUTRA..) no outro dia de manhã ao arrancar nuns semaforos, puxei a primeira (entre as 2500 e as 3000rpm) , e então senti o carro a ficar bom e a desenvolver normalmente, por acaso ia a olhar para o retrovisor e vi ficar uma nuvem preta lá a tras...
                                      Será que tenho o mesmo catalizador entupido?? ou algum entupimento no escape? (é que o carro a trabalhar não faz fumo, quando está com a "pancada"...)
                                      Como se verifica? existe algum diagnóstico que se possa fazer?
                                      Como se desentope? (existe outra solução que não seja um novo)
                                      Um catalizador entupido neste motor dá erros na centralina?


                                      Obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto ao catalisador, experimenta retirar e fazer um corte para ver o interior!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Queres um conselho,tenta despachar o carroço,e vai buscar com o dinheiro que te derem.Preferencia a gasolina.


                                          Não percebo este pessoal farta-se de enterrar dinheiro no carro,em vez de ir buscar outro.

                                          Ou serei eu que penso de outra maneira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um carro com o mesmo motor que levou válvula EGR aos 250.000 km, os sintomas eram pequenas hesitações/solavancos na entrega da potência, principalmente em 2ª e 3ª velocidade, mas sempre passou dos 130 km/h.

                                            Até que de um momento para o outro, o carro pegava, custava muito a subir de rotação e logo de seguida o motor ia abaixo, deitava também uma grande fumarada branca.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por leandropinhao Ver Post
                                              Tenho um carro com o mesmo motor que levou válvula EGR aos 250.000 km, os sintomas eram pequenas hesitações/solavancos na entrega da potência, principalmente em 2ª e 3ª velocidade, mas sempre passou dos 130 km/h.

                                              Até que de um momento para o outro, o carro pegava, custava muito a subir de rotação e logo de seguida o motor ia abaixo, deitava também uma grande fumarada branca.
                                              e era o quê??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quase resolvido!!!!

                                                Ora meus amigos digam-me lá qual é a probabilidade de se trocar um componente com avaria por outro novo e esse vir com defeito? pode acontecer normalmente...certo?

                                                E se eu vos disser que me aconteceu por duas vezes com a MAF... é preciso ter mesmo muita sorte!!!

                                                A MAF estava de facto avariada e dava os tais erros na maquina de diagnósticos e foi colocada uma nova que ao fim de pouquíssimos quilómetros ficou marada mas nem sempre apareciam erros na maquina. Como tal foi trocada para confirmar. Veio outra e os problemas, como não eram permanentes, pareciam ter ficado resolvidos. Mas não ficaram, o carro começou a deixar de andar tal como com a 1ª MAF, resultado ... carro ligado à maquina e nada de erros...!
                                                Passou por 2 maquinas de diagnóstico que não acusaram nada, só à 3ª é que foi detectado um erro "valor baixo".
                                                Agora ando com uma emprestada enquanto não vem a da garantia e 5*****!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricardojcluis Ver Post
                                                  Ora meus amigos digam-me lá qual é a probabilidade de se trocar um componente com avaria por outro novo e esse vir com defeito? pode acontecer normalmente...certo?

                                                  E se eu vos disser que me aconteceu por duas vezes com a MAF... é preciso ter mesmo muita sorte!!!

                                                  A MAF estava de facto avariada e dava os tais erros na maquina de diagnósticos e foi colocada uma nova que ao fim de pouquíssimos quilómetros ficou marada mas nem sempre apareciam erros na maquina. Como tal foi trocada para confirmar. Veio outra e os problemas, como não eram permanentes, pareciam ter ficado resolvidos. Mas não ficaram, o carro começou a deixar de andar tal como com a 1ª MAF, resultado ... carro ligado à maquina e nada de erros...!
                                                  Passou por 2 maquinas de diagnóstico que não acusaram nada, só à 3ª é que foi detectado um erro "valor baixo".
                                                  Agora ando com uma emprestada enquanto não vem a da garantia e 5*****!
                                                  Eu não percebo nada disto nem quero agoirar, mas não será algo que faz avariar a MAF?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Na verdade existia mais uma coisa avariada.....
                                                    O Catalisador nas couves....





                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                      Queres um conselho,tenta despachar o carroço,e vai buscar com o dinheiro que te derem.Preferencia a gasolina.


                                                      Não percebo este pessoal farta-se de enterrar dinheiro no carro,em vez de ir buscar outro.

                                                      Ou serei eu que penso de outra maneira.
                                                      Se isto fosse um país a sério, talvez torcessem a língua antes de dizerem coisas destas.

                                                      Já agora, não sei se o dono ainda anda por aqui, mas quanto dá o teu 206, para tirar aqui a pinta a uma coisa?
                                                      Editado pela última vez por DeathWish; 11 August 2014, 14:47.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                                        Se isto fosse um país a sério, talvez torcessem a língua antes de dizerem coisas destas.

                                                        Já agora, não sei se o dono ainda anda por aqui, mas quanto dá o teu 206, para tirar aqui a pinta a uma coisa?
                                                        Já agora um bom desenterranço.

                                                        O dono não sei se anda,mas o autor do post a que respondeste anda.

                                                        Ah,já tive um DCI,e também dava streses,simples troquei por um convencional e simples a gasolina,5 anos mais velho por acaso.Também para 20kms diários chega perfeitamente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu vi que anda, caso contrário não faria sentido responder ao post.

                                                          O tom com que o post foi feito roçava o incentivo a burlar um terceiro, daí o meu post, apenas e só, nada pessoal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                                            Eu vi que anda, caso contrário não faria sentido responder ao post.

                                                            O tom com que o post foi feito roçava o incentivo a burlar um terceiro, daí o meu post, apenas e só, nada pessoal.
                                                            E os stands também não burlam?São santos,os particulares também são santos?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X