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Dúvida: Aumento da pressão do turbo

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    Dúvida: Aumento da pressão do turbo

    Viva foristas,

    Tenho um Ford Escort 1.8TD e estou a pensar aumentar a pessão do turbo, nada de excessivo, apenas para tornar o carro mais rentável. Sei os procedimentos correctos para o fazer em condições, oferecer mais tensão à mola da wastegate, puxando o veio do actuador.

    A questão é: se eu retirar o tubo de vácuo da wastegate, significa que a wastegate não vai funcionar? Se sim, significa que o turbo vai dar toda a pressão que pode?

    Não quero fazer isto, mas surgiu esta dúvida.

    #2
    Se quiseres aumentar significamente a pressão do turbo não te esqueças que também tens de aumentar o debito de combustível se não quiseres causar "knock". Convém também instalar um manómetro de pressão do turbo para estares sempre de olho na situação.

    Comentário


      #3
      Queres a pressão máxima para ele partir logo a seguir? Isso tem de ser regulado senão ele fazia pressão até partir.

      Penso que já deves ter mexido na bomba e por isso é que queres aumentar um pouco a pressão, correcto? Isso dá 2 ou 3 voltas e não vale a pena mexer mais porque depois já começas a estragar demasiado.

      Além disso, antes de mexeres tens de meter um manómetro da pressão do turbo para saberes o que estás a fazer.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
        Se quiseres aumentar significamente a pressão do turbo não te esqueças que também tens de aumentar o debito de combustível se não quiseres causar "knock". Convém também instalar um manómetro de pressão do turbo para estares sempre de olho na situação.
        Sendo um carro a gasóleo nunca vai fazer auto detonação não é?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
          Se quiseres aumentar significamente a pressão do turbo não te esqueças que também tens de aumentar o debito de combustível se não quiseres causar "knock". Convém também instalar um manómetro de pressão do turbo para estares sempre de olho na situação.
          Sim, o aumento de débito já foi feito. Ainda tenho que comprar um manómentro para controlar a pressão.

          Já agora, o que é knock? Estamos sempre a aprender.
          Editado pela última vez por AndreEmidio; 10 October 2013, 20:50.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
            Queres a pressão máxima para ele partir logo a seguir? Isso tem de ser regulado senão ele fazia pressão até partir.

            Penso que já deves ter mexido na bomba e por isso é que queres aumentar um pouco a pressão, correcto? Isso dá 2 ou 3 voltas e não vale a pena mexer mais porque depois já começas a estragar demasiado.

            Além disso, antes de mexeres tens de meter um manómetro da pressão do turbo para saberes o que estás a fazer.

            Cumprimentos.
            Não, atenção, não quero que ele faça pressão máxima! Surgiu esta dúvida de se ao desligar o tubo de vácuo da WG, se ele iria fazer pressão máxima. Aí já seria para estragar.
            Apenas quero aumentar o suficiente, como disse no primeiro post, para tornar mais rentável. Não quero "açu"

            Sim, já aumentei o débito. Para concluir é mesmo aumentar a pressão do turbo. Já tinha estipulado dar no máximo 3 voltas e já é suficiente.

            Obrigado pelas dicas!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post

              Já agora, o que é knock? Estamos sempre a aprender.
              É auto-detonação, quando a pressão dentro do cilindro aumenta a temperatura e faz detonar (antes do tempo) o combustível que entrou com o ar no ciclo de admissão. Como nos motores Diesel a entrada de combustível é que inicia a explosão (no ponto morto superior, ou perto) isso não acontece nestes motores.
              Editado pela última vez por Papi; 11 October 2013, 11:25.

              Comentário


                #8
                Tens de colocar então o manómetro, nem que seja uma coisa temporária e que entre pelos vidros das portas só para testar.

                Comentário


                  #9
                  Se retiras o tubo de vacuo o turbo nao faz pressao. Pelo menos na geometria variavel é assim

                  Comentário


                    #10
                    Então não pode a explosão também ocorrer antes de tempo (ainda no tempo da compressão) ?

                    Eu não estou muito familiarizado com os motores diesel por isso peço desculpa se disse alguma barbaridade.

                    Comentário


                      #11
                      Como pode ocorrer se não tens combustível e apenas ar no cilindro?

                      Comentário


                        #12
                        Quer aumentar a pressão da turbina? Simples, coloca uma de maior vazão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                          Quer aumentar a pressão da turbina? Simples, coloca uma de maior vazão.
                          Mas não quero fazer essa alteração, para aquilo que quero este turbo serve para o efeito.
                          A pressão a mais que vou colocar não compromete nem o motor nem o turbo.
                          Apenas quero que o carro tenha mais disponibilidade em subidas e ultrapassagens.

                          Comentário


                            #14
                            Esse é de que ano? tem intercooler?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                              Mas não quero fazer essa alteração, para aquilo que quero este turbo serve para o efeito.
                              A pressão a mais que vou colocar não compromete nem o motor nem o turbo.
                              Apenas quero que o carro tenha mais disponibilidade em subidas e ultrapassagens.
                              Eu não sei ai como fazem, mas aqui no Brasil, quando o carro é turbinado de origem(diesel e principalmente gasolina), colocam uma turbina maior, ou então chipam o carro(fazem a reprogramação da ECU).

                              Então invista num bom intercooler, que resfria o sistema e reprograme a ECU, se quer mais vazão de sua turbina.

                              Ou simplesmente reprograme, ou como dizemos aqui, "chipa" o carro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                Esse é de que ano? tem intercooler?
                                Era o que ia perguntar!
                                Não consegues apenas manter a pressão máxima durante mais tempo? Para se aguentar melhor em altas rotações?
                                Quanto à wastegate, se ela actua a vácuo, se tiras não funciona. Quanto à segunda pergunta já não te sei dizer. Mas com o aumento do regime as perdas de carga também vão aumentando, o turbo a usar em determinado motor já está mais ou menos dimensionado para o caudal/pressão máxima de gases do mesmo, portanto já deve funcionar perto do máximo. Digo eu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Barret Ver Post
                                  Era o que ia perguntar!
                                  Não consegues apenas manter a pressão máxima durante mais tempo? Para se aguentar melhor em altas rotações?
                                  Quanto à wastegate, se ela actua a vácuo, se tiras não funciona. Quanto à segunda pergunta já não te sei dizer. Mas com o aumento do regime as perdas de carga também vão aumentando, o turbo a usar em determinado motor já está mais ou menos dimensionado para o caudal/pressão máxima de gases do mesmo, portanto já deve funcionar perto do máximo. Digo eu.
                                  Este fim de semana vou colocar as tubagens sobre pressão (0.7bar) para ver se tenho alguma fuga de ar.

                                  O que se passa também é que quando o carro está frio, puxa bem (dentro daquilo que é). Não puxo a frio como é sabido das consequências, mas a quente parece que já não tem o mesmo "boost", digamos. Reparei neste fenómeno.

                                  Eu associei que se retirasse o tubo de vácuo, a wastegate não abria e, portanto, iria fazer a pressão máxima. Mas isto foi uma dúvida que surgiu, não algo que iria fazer

                                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                  Esse é de que ano? tem intercooler?
                                  É de '96 e sim, tem intercooler. No sítio mais estúpido.

                                  Portanto, a designação do carro é Ford Escort 1.8TD 90CV Boss.

                                  Imagem exemplo:


                                  Originalmente Colocado por adenilson707 Ver Post
                                  Eu não sei ai como fazem, mas aqui no Brasil, quando o carro é turbinado de origem(diesel e principalmente gasolina), colocam uma turbina maior, ou então chipam o carro(fazem a reprogramação da ECU).

                                  Então invista num bom intercooler, que resfria o sistema e reprograme a ECU, se quer mais vazão de sua turbina.

                                  Ou simplesmente reprograme, ou como dizemos aqui, "chipa" o carro.
                                  Reprogramar a ECU (centralina) é impossível, este carro não tem

                                  Sim, aqui fazem o mesmo, colocam turbos maiores/melhores e intercoolers para melhores resultados. Mas como te disse, apenas quero incrementar o rendimento do carro, sem fazer grandes investimentos.

                                  Comentário

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