Viva pessoal!
tenho uma L200 Strada de 1996 e após uma ida ao "médido" veio de lá pior, pois ao fim de algum tempo em viagem (10/15 min) o ponteiro da temperatura começou a subir e quando me apercebi já estava bem perto do vermelho. No entanto não chegou a acender qualquer luz de aviso (se é que este modelo deste ano tem). Após parar o motor deu para perceber o fumo (vapor de água) que saía da zona por baixo daquele radiador pequeno que se situa por cima do motor (parecia sair de um pequeno tubo) e aquele ruido típico de algo com pressão a vazar. De qualquer forma tanto o fumo como o ruído não eram significativos. De notar que estava a chuver levemente o que ajudava a criar vapor de água. O cheiro a queimado era muito leve, quase inexistente.
Uma das intervenções que teve na oficina foi mudar o líquido de refrigeração e acredito que isto tenha algo que ver com o problema. Apercebi-me que a água do reservatório não estava quente e mesmo o radiador estava apenas morno, o que me levanta a dúvida se a água estaria a circular.
De qualquer forma o meu objectivo aqui não é tentar determinar a causa uma vez que a pickup já voltou para a oficina e estou a contar saber isto brevemente, é só para ajudar a enquadrar o contexto.
O que me interessa agora saber é qual a probabilidade de o sobre-aquecimento não ter sido grave e não ter deixado qualquer consequência, tal como a junta da cabeça queimada ou alguma deformação na cabeça do motor, algo que até no imediato não seja diagnosticável, mas que mais tarde possa dar problemas.
Li algures que até aprox. 35º graus acima da temperatura normal se não for prolongado não causaria dano, mas como posso eu saber até que temperatura chegou, sabendo que não chegou ao vermelho?
Para mim isto é importante porque preciso de saber se, apuradas as responsabilidades da oficina, eu devo exigir que façam a rectificação completa (por precaução) ou se isso pode até ser um tiro no pé uma vez que estaria a abrir o motor desnecessariamente e arriscar-me a que ficasse ainda pior.
Se por outro lado não exigir qualquer rectificação, mais tarde (diga-se, alguns anos) nunca poderá ser exigida qualquer responsabilidade se vier a dar problemas.
Todo o feedback de quem tenha experiência neste tema é bem vindo.
Obrigado!
tenho uma L200 Strada de 1996 e após uma ida ao "médido" veio de lá pior, pois ao fim de algum tempo em viagem (10/15 min) o ponteiro da temperatura começou a subir e quando me apercebi já estava bem perto do vermelho. No entanto não chegou a acender qualquer luz de aviso (se é que este modelo deste ano tem). Após parar o motor deu para perceber o fumo (vapor de água) que saía da zona por baixo daquele radiador pequeno que se situa por cima do motor (parecia sair de um pequeno tubo) e aquele ruido típico de algo com pressão a vazar. De qualquer forma tanto o fumo como o ruído não eram significativos. De notar que estava a chuver levemente o que ajudava a criar vapor de água. O cheiro a queimado era muito leve, quase inexistente.
Uma das intervenções que teve na oficina foi mudar o líquido de refrigeração e acredito que isto tenha algo que ver com o problema. Apercebi-me que a água do reservatório não estava quente e mesmo o radiador estava apenas morno, o que me levanta a dúvida se a água estaria a circular.
De qualquer forma o meu objectivo aqui não é tentar determinar a causa uma vez que a pickup já voltou para a oficina e estou a contar saber isto brevemente, é só para ajudar a enquadrar o contexto.
O que me interessa agora saber é qual a probabilidade de o sobre-aquecimento não ter sido grave e não ter deixado qualquer consequência, tal como a junta da cabeça queimada ou alguma deformação na cabeça do motor, algo que até no imediato não seja diagnosticável, mas que mais tarde possa dar problemas.
Li algures que até aprox. 35º graus acima da temperatura normal se não for prolongado não causaria dano, mas como posso eu saber até que temperatura chegou, sabendo que não chegou ao vermelho?
Para mim isto é importante porque preciso de saber se, apuradas as responsabilidades da oficina, eu devo exigir que façam a rectificação completa (por precaução) ou se isso pode até ser um tiro no pé uma vez que estaria a abrir o motor desnecessariamente e arriscar-me a que ficasse ainda pior.
Se por outro lado não exigir qualquer rectificação, mais tarde (diga-se, alguns anos) nunca poderá ser exigida qualquer responsabilidade se vier a dar problemas.
Todo o feedback de quem tenha experiência neste tema é bem vindo.
Obrigado!
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