Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sobre-aquecimento numa Mitsubishi L200

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sobre-aquecimento numa Mitsubishi L200

    Viva pessoal!

    tenho uma L200 Strada de 1996 e após uma ida ao "médido" veio de lá pior, pois ao fim de algum tempo em viagem (10/15 min) o ponteiro da temperatura começou a subir e quando me apercebi já estava bem perto do vermelho. No entanto não chegou a acender qualquer luz de aviso (se é que este modelo deste ano tem). Após parar o motor deu para perceber o fumo (vapor de água) que saía da zona por baixo daquele radiador pequeno que se situa por cima do motor (parecia sair de um pequeno tubo) e aquele ruido típico de algo com pressão a vazar. De qualquer forma tanto o fumo como o ruído não eram significativos. De notar que estava a chuver levemente o que ajudava a criar vapor de água. O cheiro a queimado era muito leve, quase inexistente.

    Uma das intervenções que teve na oficina foi mudar o líquido de refrigeração e acredito que isto tenha algo que ver com o problema. Apercebi-me que a água do reservatório não estava quente e mesmo o radiador estava apenas morno, o que me levanta a dúvida se a água estaria a circular.
    De qualquer forma o meu objectivo aqui não é tentar determinar a causa uma vez que a pickup já voltou para a oficina e estou a contar saber isto brevemente, é só para ajudar a enquadrar o contexto.

    O que me interessa agora saber é qual a probabilidade de o sobre-aquecimento não ter sido grave e não ter deixado qualquer consequência, tal como a junta da cabeça queimada ou alguma deformação na cabeça do motor, algo que até no imediato não seja diagnosticável, mas que mais tarde possa dar problemas.
    Li algures que até aprox. 35º graus acima da temperatura normal se não for prolongado não causaria dano, mas como posso eu saber até que temperatura chegou, sabendo que não chegou ao vermelho?
    Para mim isto é importante porque preciso de saber se, apuradas as responsabilidades da oficina, eu devo exigir que façam a rectificação completa (por precaução) ou se isso pode até ser um tiro no pé uma vez que estaria a abrir o motor desnecessariamente e arriscar-me a que ficasse ainda pior.
    Se por outro lado não exigir qualquer rectificação, mais tarde (diga-se, alguns anos) nunca poderá ser exigida qualquer responsabilidade se vier a dar problemas.

    Todo o feedback de quem tenha experiência neste tema é bem vindo.
    Obrigado!
    Editado pela última vez por sraul; 04 November 2013, 17:39.

    #2
    Hum, os 4d56 não gostam de aquecimentos desse tipo. Tenta determinar a razão para tal ter acontecido ( pelos sintomas ou termostato bloqueado ou a turbina da bomba de agua foi à vida). Não prevejo muita saúde para esse motor no futuro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por komodro Ver Post
      Hum, os 4d56 não gostam de aquecimentos desse tipo. Tenta determinar a razão para tal ter acontecido ( pelos sintomas ou termostato bloqueado ou a turbina da bomba de agua foi à vida). Não prevejo muita saúde para esse motor no futuro.
      Faltou referir que a ventoinha ligou, e manteve-se ligada mesmo depois de parar o motor até estabilizar a temperatura.

      É óbvio que terei que determinar a razão pois neste momento ainda está a aquecer e portanto não posso andar com ela até resolver a situação.

      Quando dizes que não prevês muita saúde no futuro, estás a falar caso não seja rectificado, certo? Será então mais seguro exigir a rectificação da cabeça?

      Comentário


        #4
        Intercooler? É voltar ao "médico" amanhã de manhã!

        Até pode ser uma abraçadeira mal apertada ou tubo roto...



        PS: Estas seriam as boas notícias... as más são as do costume: amadores a mudar o anticongelante... desculpa chamar de amadores, mas nem eu, que sou um curioso, o faço mal.
        Editado pela última vez por CL; 04 November 2013, 19:56.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Intercooler? É voltar ao "médico" amanhã de manhã!

          Até pode ser uma abraçadeira mal apertada ou tubo roto...



          PS: Estas seriam as boas notícias... as más são as do costume: amadores a mudar o anticongelante... desculpa chamar de amadores, mas nem eu, que sou um curioso, o faço mal.
          Eu também pensei nessa hipótese mas achei que seria pouco provável uma vez que não notei perda de líquido no reservatório. Mas como não percebo muito disto...

          Se temos amadores na oficina da marca, então há algo de muito errado mesmo :|

          Comentário


            #6
            Possivelmente ficou mal sangrado, se o radiador está morno é porque a água quente do bloco não chega lá. Alguma coisa está errada, volta onde foste ou procura um sitio onde saibam realmente o que fazer..

            Comentário


              #7
              Os motores 4d56 sempre tiveram fama de serem quentinhos, e principalmente não terem muita saúde depois de um aquecimento mais sério. O facto de a ventoinha ter ligado apenas quer dizer que o sensor de temperatura estava bom. A rectificação não te resolver nada se estalou a cabeça. No entanto se não o deixas-te chegar ao vermelho, poderás estar safo dessa mazela. Agora se foi na oficina da marca, ui aperta com eles. Isso é uma pedunculada das grandes. Além de ser uma operação básica, deviam ter feito um test-drive a confirmar que estava tudo ok.

              Comentário


                #8
                Também aponto no facto de ter sido mal sangrado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                  Estas seriam as boas notícias... as más são as do costume: amadores a mudar o anticongelante... desculpa chamar de amadores, mas nem eu, que sou um curioso, o faço mal.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado a todos pelo feedback.
                    A minha principal dúvida agora é saber até que ponto foi grave o aquecimento, mesmo não tendo chegado ao vermelho (isto pelo que eu me apercebi, andou lá perto mas foram apenas uns minutos). Duvido que dê para fazer algum tipo de diagnóstico neste momento. Por isso não sei até que ponto deve mesmo ser feita a rectificação da cabeça e mudança da junta.
                    Há quem diga que pelo sim pelo não deve ser feita, e que só depois de abrir é que se vê se queimou. Mas também não queria estar a abrir o motor por excesso de zelo, e isso criar outros problemas.

                    Comentário


                      #11
                      mais um motivo para agora 'deixares andar' e ires vendo os níveis dos liquidos assim como estar atento ao ponteiro da temperatura.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que se não estragou nada, mais vale não mexeres (junta da cabeça, cabeça, etc). Se deu barraca, em principio vai dar sinal em breve (ex.: gastar água, óleo, misturar água e óleo, ...).

                        Se eu estivesse nos teus sapatos, solicitava à Mitsubishi para:

                        1. colocar o carro em condições de circular
                        2. passar uma declaração em como, devido a uma falha na operação de manutenção realizada por eles, o carro aqueceu. Como tal, durante um período de x meses (por exemplo 6), vais testar o carro numa utilização regular e, caso se verifique qualquer anomalia relacionada com o aquecimento referido (ex.: gastar óleo, água, cabeça rachada, etc) a Mitshubishi se responsabiliza pelo arranjo

                        Não sei se é viável, se a Mitsubishi concordará ou até se consideras uma hipotese, mas acho que era uma boa solução para o teu caso.

                        Boa sorte na resolução

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                          mais um motivo para agora 'deixares andar' e ires vendo os níveis dos liquidos assim como estar atento ao ponteiro da temperatura.
                          Alguém sabe se este modelo tem alguma luz de aviso quando atinge a temperatura máxima, além do ponteiro no vermelho?

                          Comentário


                            #14
                            Não têm. Só mais uma coisa, se a cabeça estalou\rachou, a rectificação não te vai fazer nada. A rectificação é efectuada quando o motor "agarra". Sinceramente não estou a perceber o drama, se a operação foi efectuada num representante oficial eles têm mais que obrigação de te porem isso como deve ser. Podem te chatear com o argumento que a manutenção não tem sido efectuada numa oficina oficial ( se for este o caso), mas tu tens que contra-argumentar que a viatura foi para lá em condições normais de funcionamento e após a intervenção deles não ficou. Se a coisa começar a correr para o torto, vai juntado o máximo de informação que puderes e faz uma exposição à marca.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X