Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dicas e cuidados a ter com a FAP (GOLF VI)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dicas e cuidados a ter com a FAP (GOLF VI)

    Boa noite caros "foristas"

    Adquiri recentemente um Golf VI (1,6 T.D.I 105 cv usado) com o qual estou muito satisfeito.

    Gostaria de saber, visto nunca ter manuseado uma viatura com FAP, quais os cuidados e dicas que devo ter para fazer com que a FAP dure sem quaisquer problemas.

    Agradeço desde já a vossa ajuda.
    Editado pela última vez por malukoo; 26 November 2013, 21:02. Razão: ortografia

    #2
    Andar o menos possível em cidade/trajectos curtos, o FAP gosta de estar quentinho e de fazer estrada

    Comentário


      #3
      E o que fazer quando não se não regenera?

      Comentário


        #4
        O normal é o carro fazer a gestão das regenerações, só quando está aflito é que acende a luz, quando acende a luz => Estrada => 20 min às 2000rpms deve ser suficiente... até a luz apagar...

        Se não resolver, tens que ir ao concessionário para forçar a regeneração.

        Comentário


          #5
          Regeneração forçada são cerca de 30 minutos a 3000rpms, paradinho na oficina...

          Comentário


            #6
            Já agora e aproveitando o tópico: porque é que não há mais malta a anular essa coisa?

            Comentário


              #7
              Há malta a anular a coisa...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                Já agora e aproveitando o tópico: porque é que não há mais malta a anular essa coisa?
                Minha opinião? Ok:

                1. Em % não há muitos com problemas.
                2. Alguns já pensaram nisso, mas só o farão (ou perspectivam essa anulação) quando efectivamente tiverem problemas.
                3. Outros têm medo das futuras IPOs.
                4. Muitos tiram como prevenção de problemas (ou pelo menos essa é a intenção), e para diminuir consumos e aumentar as performances.
                5. Anular só porque sim, sem haver problemas, custa um pouco, já que terás que dispender de umas centenas e até pode não ser necessário.
                6. Podes misturar alguns dos pontos anteriores.

                Não há fumo sem fogo, mas o FAP não é um bicho papão, é só mais um, entre muitos outros componentes caros e "sensiveis" que os diesel actuais têm. E para finalizar, a maioria dos problemas acontece em consequência de ignorância. Se todos os compradores de carros soubessem o que é um FAP e que tipo de cuidados é preciso ter com ele, não haveria metade dos registos de problemas.

                Comentário


                  #9
                  O meu ícone ligou e não desliga. Andei quase uma hora em auto estrada e forcei a marcha e não desligou. E agora?

                  Comentário


                    #10
                    Lá po raio dos FAP's

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                      O meu ícone ligou e não desliga. Andei quase uma hora em auto estrada e forcei a marcha e não desligou. E agora?
                      Quantos kms tem o carro?
                      Será que o venderam porque o FAP já estava marado??

                      Comentário


                        #12
                        Informo que tenho um familiar (primo) que tem um VW Golf VI 1.6TDI 105cv de 2010 que começou a ter problemas com o FAP logo aos 20000km

                        Entre 2 "estadias" na marca para resolver o problema...2 "visitas" a um mecânico da VW, mas que trabalha em casa, para aplicar um aditivo e forçar por computador a regeneração...e muitos kms em variantes a queimar gasóleo...resolveu dar €350 e anular a dita-cuja.

                        Posso desde já dizer que o somatório das 2 "estadias" na marca + 2 "visitas" ao mecânico + aditivos + gasóleo a andar às voltinhas já pagavam os €350 que ele gastou para a eliminar.

                        Infelizmente, ou não, visto que o carro supostamente é feito para nos servir e não para se servir de nós, durante a semana é usado para trajectos normais de um pai de família, casa-trabalho-casa 3+3km ; ir ao supermercado 1+1km ; levar o filho a casa dos pais 2+2km...sendo ao fim-de-semana usado para passeios e aí sim mais km rolados.

                        Vantagens notadas por ele depois da eliminação:
                        Acabou regenerações, safe modes, trabalhar a 3 cilindros, etc...
                        Melhor resposta do motor (nota-se mais solto o carro)
                        Menos uma peça bem dispendiosa na manutenção do carro

                        Desvantagens notadas por ele depois da eliminação:
                        Aparecimento do fumo normal dos diesel (nada de preocupante)
                        Ter de estacionar o carro de frente na garagem de casa para não ficar com o interior da mesma com o famoso pó preto dos diesel


                        Cumprs
                        Editado pela última vez por Vipauer; 09 December 2013, 09:32.

                        Comentário


                          #13
                          Por que continuam a dizer "a" FAP? Também dizem "a" filtro, é?

                          Comentário


                            #14
                            Já agora, ficam os seguintes tópicos:




                            http://forum.autohoje.com/boxes/8313...anutencao.html

                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...generacao.html

                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...articulas.html



                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...rar-o-fap.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Por que continuam a dizer "a" FAP? Também dizem "a" filtro, é?
                              Editado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Minha opinião? Ok:

                                Não há fumo sem fogo, mas o FAP não é um bicho papão, é só mais um, entre muitos outros componentes caros e "sensiveis" que os diesel actuais têm. E para finalizar, a maioria dos problemas acontece em consequência de ignorância. Se todos os compradores de carros soubessem o que é um FAP e que tipo de cuidados é preciso ter com ele, não haveria metade dos registos de problemas.
                                "Se todos os compradores de carros soubessem o que é um FAP e que tipo de cuidados é preciso ter com ele"..nem compravam nenhum carro com tal porcaria. Ter que andar a servir o carro porque sim, e ir a passea-lo só porque o menino tem que forçar uma regeneração..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                                  O meu ícone ligou e não desliga. Andei quase uma hora em auto estrada e forcei a marcha e não desligou. E agora?
                                  Poderá ser um problema(relativamente comum) no sensor G450, que mede a diferença de pressão entre a entrada e a saída do FAP, se tiveres um cabo de diagnóstico(VAG-COM, VCDS, etc) consegues verificar se há erro no G450(40€)

                                  G450 => 076906051A => ORIGINAL AUDI VW DIFFERENZDRUCKSENSOR 076906051A NEU G450 PARTIKELFILTER SENSOR | eBay

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                    Infelizmente, ou não, visto que o carro supostamente é feito para nos servir e não para se servir de nós, durante a semana é usado para trajectos normais de um pai de família, casa-trabalho-casa 3+3km ; ir ao supermercado 1+1km ; levar o filho a casa dos pais 2+2km...sendo ao fim-de-semana usado para passeios e aí sim mais km rolados.
                                    é normal que o carro tenha dado problemas... acabas-te de descrever o melhor dos cenários para o FAP dar problemas. Com esses km's diários o motor nem chega aquecer. ou seja a probabilidade de dar problemas e altíssima.
                                    porque eu ca em casa tenho um polo com FAP e ate agora (67000km) a luz do FAP nunca acendeu, mas também o carro faz cerca de 100 km diários (50+50), onde o motor aquece e a probabilidade de haver problemas no FAP diminui muito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                      "Se todos os compradores de carros soubessem o que é um FAP e que tipo de cuidados é preciso ter com ele"..nem compravam nenhum carro com tal porcaria. Ter que andar a servir o carro porque sim, e ir a passea-lo só porque o menino tem que forçar uma regeneração..
                                      Claro que isso vai de encontro ao que referi acerca da ignorância ou da mal informação, em carros diesel da actualidade. Tens o meu exemplo que em 219 mil kms, se não fosse este fórum, nem sabia o que era o FAP.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                        Informo que tenho um familiar (primo) que tem um VW Golf VI 1.6TDI 105cv de 2010 que começou a ter problemas com o FAP logo aos 20000km

                                        Entre 2 "estadias" na marca para resolver o problema...2 "visitas" a um mecânico da VW, mas que trabalha em casa, para aplicar um aditivo e forçar por computador a regeneração...e muitos kms em variantes a queimar gasóleo...resolveu dar €350 e anular a dita-cuja.

                                        Posso desde já dizer que o somatório das 2 "estadias" na marca + 2 "visitas" ao mecânico + aditivos + gasóleo a andar às voltinhas já pagavam os €350 que ele gastou para a eliminar.

                                        Infelizmente, ou não, visto que o carro supostamente é feito para nos servir e não para se servir de nós, durante a semana é usado para trajectos normais de um pai de família, casa-trabalho-casa 3+3km ; ir ao supermercado 1+1km ; levar o filho a casa dos pais 2+2km...sendo ao fim-de-semana usado para passeios e aí sim mais km rolados.

                                        Vantagens notadas por ele depois da eliminação:
                                        Acabou regenerações, safe modes, trabalhar a 3 cilindros, etc...
                                        Melhor resposta do motor (nota-se mais solto o carro)
                                        Menos uma peça bem dispendiosa na manutenção do carro

                                        Desvantagens notadas por ele depois da eliminação:
                                        Aparecimento do fumo normal dos diesel (nada de preocupante)
                                        Ter de estacionar o carro de frente na garagem de casa para não ficar com o interior da mesma com o famoso pó preto dos diesel


                                        Cumprs
                                        Esse trajecto para o FAP é ruinoso, mas deixo 2 ressalvas:

                                        1. trabalhar a 3 cilindros? Ou parece que está a trabalhar a 3 cilindros? Nunca ouvi que o FAP a regenerar faz trabalhar a 3 cilindros.

                                        2. Há outra desvantagem, ou potencial desvantagem, que é as futuras IPOs. Ainda é uma incógnita se daqui a uns tempos haverá ou não controlo sobre as emissões das particulas que supostamente deviam ser filtradas pelo FAP. Se assim houver, vai ser uma "tourada no campo pequeno" para quem já removeu o FAP.

                                        Comentário


                                          #21
                                          1. Sim, não fica a trabalhar em 3 cilindros mas trabalha de uma maneira tão desconchavada que parece 3 cilindros.

                                          2. Isso é uma questão que o pessoal ainda está a fazer uma aposta tipo poker...a ver no que vai dar. Mas caso entre alguma norma em que verifiquem isso...basicamente está muiiiiiita gente lixada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Tens o meu exemplo que em 219 mil kms, se não fosse este fórum, nem sabia o que era o FAP.
                                            Vês que isto é bom? Se não fosse isto nem sabias que tinhas um problema!

                                            Agora já sabes que tens um carro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Claro que isso vai de encontro ao que referi acerca da ignorância ou da mal informação, em carros diesel da actualidade. Tens o meu exemplo que em 219 mil kms, se não fosse este fórum, nem sabia o que era o FAP.
                                              Claro, mas o teu modo de utilização vai de encontro ao ideal para o FAP.

                                              Exemplo forçado:

                                              Imagina que os carros não se davam bem com o frio. Imagina que para o carro andar tinha que estar uma hora ligado a aquecer. Tu estavas todo contente porque vivias nos trópicos onde estavam sempre 20 e tal graus e nem sabias de tal limitação. Um que viva nos paises Nórdicos não ia achar lá muita piada. Agora imagina que quando o comprou nem sabia disto.

                                              A questão é que os carros são para nos servir a nós, faça a utilização que fizer dele ( dentro de certos limites ) só tem que cumprir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Continua a santa ignorância... Deixem de comprar carros a disel FAP/DPF para "ir ás compras" que isso passa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas o carro tem que dar para ir ás compras e para andar 5km por dia se eu quiser. Ou vou ter que comprar carro para trajetos curtos, outro para trajetos medios e outro para ir o algarve duas vezes por ano ?! Quem idealizou a Fap deve ser cá engenheiro, o cliente gasta mais dinheiro e polui mais para fap funcionar em condições, fantastico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                    Claro, mas o teu modo de utilização vai de encontro ao ideal para o FAP.

                                                    Exemplo forçado:

                                                    Imagina que os carros não se davam bem com o frio. Imagina que para o carro andar tinha que estar uma hora ligado a aquecer. Tu estavas todo contente porque vivias nos trópicos onde estavam sempre 20 e tal graus e nem sabias de tal limitação. Um que viva nos paises Nórdicos não ia achar lá muita piada. Agora imagina que quando o comprou nem sabia disto.

                                                    A questão é que os carros são para nos servir a nós, faça a utilização que fizer dele ( dentro de certos limites ) só tem que cumprir.
                                                    Indigo, sabes que há muitas formas de olhar para a mesma situação, como é óbvio e o FAP, ou o olhar para o FAP não é excepção a isso. O que te estou a dizer é simples, e está espelhado em tudo o que compramos: compramos o que melhor serve os nossos pressupostos. Ora, um FAP para percursos curtos não é o melhor para os nossos pressupostos (os da carteira), e quem adquire um veiculo com FAP para um uso destes, ou o faz por casmurrice ou por ignorância (eu era um ignorante em FAPs, não frequentava o FAH, e comprei um com FAP, mas como dizes o meu percurso é favorável e como tal, não tenho tido problemas com isso, tive sorte, reconheço).

                                                    Isto é como tudo, também temos pessoas que compram diesel para fazer 5 mil kms/ano quando sabem que isso não faz muito sentido, ainda assim, fazem-no. Ou pessoal que gosta tanto de ottos que mesmo fazendo 20 mil Kms/ano nem querem saber de diesel (este foi o meu exemplo durante 2 anos e só troquei por diesel porque comecei a fazer quase 30 mil/ano). Não estando arrependido do que fiz, se voltasse atrás, provavelmente iria ponderar colocar GPL no meu otto (Toledo 1.6 com 12 anos e 232 mil kms a precisar de 1500 € imediatos de manutenção). Investia esses 3 mil € e ficava com um carro mais versátil, mais velho e mais barato de manter. Enfim, opções.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                      Mas o carro tem que dar para ir ás compras e para andar 5km por dia se eu quiser. Ou vou ter que comprar carro para trajetos curtos, outro para trajetos medios e outro para ir o algarve duas vezes por ano ?! Quem idealizou a Fap deve ser cá engenheiro, o cliente gasta mais dinheiro e polui mais para fap funcionar em condições, fantastico.
                                                      Isto está mais que debatido Scutar...o problema não são os trajectos curtos, são a predominância deles em detrimento dos outros. Eu também faço inúmeros trajectos pequenos, mas em % se calhar são 10/15% do total dos kms que faço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Isto é como tudo, também temos pessoas que compram diesel para fazer 5 mil kms/ano quando sabem que isso não faz muito sentido, ainda assim, fazem-no. Ou pessoal que gosta tanto de ottos que mesmo fazendo 20 mil Kms/ano nem querem saber de diesel (este foi o meu exemplo durante 2 anos e só troquei por diesel porque comecei a fazer quase 30 mil/ano). Enfim, opções.

                                                        E ainda há aqueles casmurros que não largam o gasolinas velho nem que lhes espetem 35 mil km todos os anos...

                                                        Mas não há pachorra para ir passear FAP's à volta do quarteirão ou para pensar se são percursos curtos, médios ou longos... é dar à chave e ala que se faz tarde! ;)
                                                        Editado pela última vez por CL; 09 December 2013, 22:10.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                          Mas o carro tem que dar para ir ás compras e para andar 5km por dia se eu quiser. Ou vou ter que comprar carro para trajetos curtos, outro para trajetos medios e outro para ir o algarve duas vezes por ano ?! Quem idealizou a Fap deve ser cá engenheiro, o cliente gasta mais dinheiro e polui mais para fap funcionar em condições, fantastico.
                                                          Meu caro, mesmo num diesel sem FAP, fazer esse tipo de percursos é garantido que vai ter (outros) problemas! Só carros a gasolina é que lidam melhor com trajectos curtos.

                                                          Cada um sabe de si, mas comprar um carro diesel e fazer poucos KM´s é, para mim, "contra-natura" e desperdicio.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            if in doubt... flat out!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X