Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alternador Peugeot 307 1.4 HDI ardeu

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alternador Peugeot 307 1.4 HDI ardeu

    Peugeot 307 1.4 HDI Navteq, 2004, 250.000 kms. revisões em dia e sempre no concessionário (LPM).

    Ontem, eram 07H00 da manhã, ía para a firma mais a minha mulher e após ouvir o noticiário na TSF desliguei o rádio. A minha mulher voltou a ligar o mesmo, mas a partir daí nunca mais se conseguiu desligar nem os comandos de volume ou outros funcionavam. Após 20 kms chegado ao local parei o carro e tirei a chave mas o rádio ficou sempre a funcionar.

    Desliguei o cabo do borne da bateria e voltei a ligar. Tudo bem, o rádio por fim desligou.

    Após 10 minutos, um cliente que vinha a chegar disse que estava um carro Peugeot a arder e a deitar muito fumo. Fui á rua e verifiquei ser o meu, abri o capot e vi o alternador arder. Desliguei o cabo do borne da bateria e lá conseguiu sem usar o extintor para não danificar mais ainda. (pena haver mais carros juntos porque deixava arder o carro todo e ficava assunto resolvido com o seguro, mas...)

    Á noite (17H30 +-) conseguiu sair da firma e arrisquei vir com o carro para casa (22 kms), liguei apenas as luzes de presença e apanhei boleia de um outro carro á minha frente para precaução, mas cheguei a casa. Desliguei o carro e ao voltar a ligar, já a bateria não tinha tensão para o arranque. Hoje de manhã pegou a 1ª. vez, mas á 2ª. já não conseguiu.

    Chamei um electricista amigo que me disse que só com um alternador novo cerca de 300,00€ (mas achava estranho arder assim?), dado que aquela marca não vende placas ou circuitos em separado. (alternador é um DENSO 9640623580 CL15)

    Já pesquisei em usados, encontrei muitos e inclusivé a 100 e 150 €, novos a 180 €, mas da Valeo e outros. No Ebay Uk foi onde encontrei os DENSO mas a + de 200£.

    Chamei o reboque hoje levou-me o carro para o parque e amanhã o vou colocar ou na LPM ou no electricista, mas primeiro tenho que falar com a LPM e saber se existe alguma solução mais económica.

    Alguém pode-me dar uma opinião?

    Obrigado,

    #2
    Help por favor!

    Comentário


      #3
      Que ajuda pretendes? Já fizeste o trabalho todo que é fazer a pesquisa... Alem do mais nem devias ter andado com o carro depois de ele estar a arder...

      Comentário


        #4
        Tive um caso parecido (alternador avariou, não ardeu) e depois de me terem dito que não tinha reparação (fica a dúvida), queriam 320€ por um reconstruido.

        No teu caso optava por um da sucata, geralmente dão 3 ou 6 meses de garantia ou veria se as marcas alternativas são compatíveis.

        De resto não há muito a fazer.

        Cumpts

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
          Peugeot 307 1.4 HDI Navteq, 2004, 250.000 kms. revisões em dia e sempre no concessionário (LPM).

          Ontem, eram 07H00 da manhã, ía para a firma mais a minha mulher e após ouvir o noticiário na TSF desliguei o rádio. A minha mulher voltou a ligar o mesmo, mas a partir daí nunca mais se conseguiu desligar nem os comandos de volume ou outros funcionavam. Após 20 kms chegado ao local parei o carro e tirei a chave mas o rádio ficou sempre a funcionar.

          Desliguei o cabo do borne da bateria e voltei a ligar. Tudo bem, o rádio por fim desligou.

          Após 10 minutos, um cliente que vinha a chegar disse que estava um carro Peugeot a arder e a deitar muito fumo. Fui á rua e verifiquei ser o meu, abri o capot e vi o alternador arder. Desliguei o cabo do borne da bateria e lá conseguiu sem usar o extintor para não danificar mais ainda. (pena haver mais carros juntos porque deixava arder o carro todo e ficava assunto resolvido com o seguro, mas...)

          Á noite (17H30 +-) conseguiu sair da firma e arrisquei vir com o carro para casa (22 kms), liguei apenas as luzes de presença e apanhei boleia de um outro carro á minha frente para precaução, mas cheguei a casa. Desliguei o carro e ao voltar a ligar, já a bateria não tinha tensão para o arranque. Hoje de manhã pegou a 1ª. vez, mas á 2ª. já não conseguiu.

          Chamei um electricista amigo que me disse que só com um alternador novo cerca de 300,00€ (mas achava estranho arder assim?), dado que aquela marca não vende placas ou circuitos em separado. (alternador é um DENSO 9640623580 CL15)

          Já pesquisei em usados, encontrei muitos e inclusivé a 100 e 150 €, novos a 180 €, mas da Valeo e outros. No Ebay Uk foi onde encontrei os DENSO mas a + de 200£.

          Chamei o reboque hoje levou-me o carro para o parque e amanhã o vou colocar ou na LPM ou no electricista, mas primeiro tenho que falar com a LPM e saber se existe alguma solução mais económica.

          Alguém pode-me dar uma opinião?

          Obrigado,
          Marcus, a reparação do alternador vai depende sempre do estado em que se encontra o mesmo. Podes colocar umas fotos para avaliar melhor?
          Sobre a possivel reparação, a grande maioria tem sempre peças de desgaste e não é necessário a compra de um novo. Excepto claro se o "fogo" afectou o estator e queimou o verniz o que inviabiliza logo... só pelo trabalho.
          O do meu Renault 19 é de origem e só mudo as escovas.... nem todos são iguais..

          Um alternador novo para o teu Peugeot 307 1.4HDI custa 150~180€ NOVO.
          LAUBER Alternador DF Polia de correia trapezoidal estriada (11.1674) - CITROËN, FIAT, LANCIA, PEUGEOT, SUZUKI
          Alternador para o seu PEUGEOT 307 (3A/C) 1.4 HDi (68Cv)

          Agora deves ter em atenção do porquê disso ter acontecido. Bateria é a de origem? Quanto tempo tem? O borne ficou bem fixo..?

          Como fotos era mais fácil..

          Comentário


            #6
            Andaste com o carro DEPOIS dum incendio no alternador ????????

            Comentário


              #7
              Caraças, até os alternadores já se incendeiam? Isso está no limiar do defeito criminoso!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NAmaral Ver Post
                Andaste com o carro DEPOIS dum incendio no alternador ????????
                Andou 25 kms, mas com o cabo do alternador á bateria desligado e isolado (alternador estava OFF). Pode andar assim segundo disse o electriccista, embora que a bateria alimente A/C, ABS, direção assistida e outras.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Como fotos era mais fácil..
                  Editado pela última vez por Marcus; 16 December 2013, 08:06.

                  Comentário


                    #10
                    Menos mal. Com sorte só avariou a parte de desgaste. Desmanchar e ver em concreto o que danificou e parece-me ter recuperação.

                    Falta saber o que provocou.. se a bateria, rádio..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Menos mal. Com sorte só avariou a parte de desgaste. Desmanchar e ver em concreto o que danificou e parece-me ter recuperação.

                      Falta saber o que provocou.. se a bateria, rádio..
                      Tudo começou com o desligar e voltar a ligar o rádio. Possivelmente entrou em curto ou foi o alternador que já estava em curto e deu origem ao problema do rádio. Ou possivelmente quando liguei e desliguei e voltei a ligar o cabo da bateria no borne!

                      Vamos lá saber...

                      Cpts,

                      Comentário


                        #12
                        Há alguns relatos de peugeots 307 a pegarem fogo...poderá ser do alternador?

                        Comentário


                          #13
                          Sou só eu que acho estranho que um alternador arda quando não está a funcionar? Se não está a funcionar, não deveria passar corrente, não deveria ter aquecimento, muito menos arder.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Sou só eu que acho estranho que um alternador arda quando não está a funcionar? Se não está a funcionar, não deveria passar corrente, não deveria ter aquecimento, muito menos arder.
                            Fiz essa pergunta ao electricista e a resposta foi que qualquer alternador tem sempre tensão (corrente) da bateria daí estar em carga permanente.

                            O preço de um novo na Peugeot custa 725,00 + IVA, se for um recondicionado custa 475,00 + IVA.

                            Assim coloquei-o num electricista local e pessoa amiga(?) que já o desmontou e está aguardar uma placa rectificadora, embora que ainda não seja certo ser da rectificadora, mas se for apenas isso não passa muito dos 100,00 €!!! vamos aguardar pela prenda de Natal.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Há alguns relatos de peugeots 307 a pegarem fogo...poderá ser do alternador?
                              Também li por aqui no fórum, haver muitos Peugeot 307 que arderam, mas havia diferentes opiniões quanto ás causas e nenhuma conclusiva.

                              Eu durante anos e devido á actividade profissional, vi arderem (ou já consumado) centenas de viaturas mas de marcas diferentes, só recentemente apareceram os casos dos MB, mas parece que ficou por aí.

                              Na passada Sexta Feira aqui na minha zona, um Volvo CX60 novo, ardeu na sua totalidade. Não sei pormenores!

                              Quanto ao meu foi pena não ter ardido por completo, na minha apólice da seguradora está um valor estabelecido em €€€ e com continuidade ainda mais 2 anos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Marcus Ver Post

                                Assim coloquei-o num electricista local e pessoa amiga(?) que já o desmontou e está aguardar uma placa rectificadora, embora que ainda não seja certo ser da rectificadora, mas se for apenas isso não passa muito dos 100,00 €!!! vamos aguardar pela prenda de Natal.
                                Do que eu conheço de um alternador, a placa rectificadora deveria impedir qualquer tipo de corrente da bateria para o alternador (só permite a passagem no sentido contrário). Se um dos rectificadores se fanou, pode muito bem ter provocado esse efeito. Ainda assim, acho estranho o fusível não rebentar antes de começar um incêndio: é para isso que o fusível lá está!

                                Verifica se alguém não andou a inventar com os fusíveis...

                                Comentário


                                  #17
                                  Olha as peugeots a pensarem que são mercedes

                                  Já não é a primeiro caso que vejo aqui no FAH de peugeots recentes a arderem assim do nada,uma ardeu por completo desde do motor atingindo a frente do habitaculo,tambem na altura de por o carro a trabalhar,por isso pode estar relacionado.
                                  Editado pela última vez por andrepinto; 16 December 2013, 16:57.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Do que eu conheço de um alternador, a placa rectificadora deveria impedir qualquer tipo de corrente da bateria para o alternador (só permite a passagem no sentido contrário). Se um dos rectificadores se fanou, pode muito bem ter provocado esse efeito. Ainda assim, acho estranho o fusível não rebentar antes de começar um incêndio: é para isso que o fusível lá está!

                                    Verifica se alguém não andou a inventar com os fusíveis...
                                    A corrente que vai do alternador para a bateria não passa por fusiveis. Nem podia, dado que chega atingir muitos Amp a tensão que o alternador produz. (estou a falar pela boca do electricista ou técnico).
                                    Já agora fica mais umas fotos que tirei agora

                                    1.jpg
                                    2.jpg
                                    3.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                      Andou 25 kms, mas com o cabo do alternador á bateria desligado e isolado (alternador estava OFF). Pode andar assim segundo disse o electriccista, embora que a bateria alimente A/C, ABS, direção assistida e outras.
                                      Marcus, não quero nem vou dar-te um ralhete, mas não podes levar a mal a critica de teres andado com o carro nessas condições. Tu próprio referes que vinhas de mínimos, sem ABS e sem DA. Não deixaste de arriscar alguma coisa, quanto muito não seja de uma coima por circulares de minimos.

                                      Não sei, nem me interessa o porquê de o teres feito, isso só a ti diz respeito, mas não dá para considerar que fizeste bem. Só isso.

                                      Boa sorte para a resolução do caso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Exactamente ecoflex, nao era eu que ia pegar no carro depois de ter visto o alterador a arder.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                          foto:>>> [ATTACH]119345[/ATTACH]

                                          Isso parece ter sido a fixação das escovas e parte electronica a ir ao bife, talvez te safes só comprando o regulador que traz esses componentes todos.
                                          Se fôr só isso, tiveste muita sorte.
                                          Eu no teu caso mandava era o electricista dar vista de olhos ao autoradio e ás ligações ao mesmo, pois parece que foi o unico aparelho a dar sinal de mal-função.
                                          Pode ter sido esse aparelho a despoletar os acontecimentos, tambem não custa nada mandar ver se existe problema ou não.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Só mudando aí a ponte, escovas é que se pode ver se afectou o estator. Se afectou, procura um usado e muda os 'consumíveis'. Ou 150€ um novo...... faz as contas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Marcus Ver Post
                                              A corrente que vai do alternador para a bateria não passa por fusiveis. Nem podia, dado que chega atingir muitos Amp a tensão que o alternador produz. (estou a falar pela boca do electricista ou técnico).
                                              Então muda de electricista!


                                              Falando a sério: eu não sei como é o caso particular do teu Peugeot, mas o normal é os carros terem um fusível (de 60, 100 ou mais ampéres) entre o alternador e a bateria. São uns matacões aparafusados como este (o aspecto pode variar, mas é sempre um matacão solidamente apertado com parafusos):



                                              Em qualquer diagrama de funcionamento aparece um fusível entre o alternador e a bateria:



                                              A bateria é o rectângulo à esquerda.
                                              O alternador (juntamente com os díodos e o regulador) é o rectângulo grande em baixo.
                                              O alternador liga à bateria pelo fusível de 175A (tão grande ele é que lhe chamam MEGAfuse ).

                                              Comentário


                                                #24
                                                E segundo me recordo, esse mesmo fusível está em cima da bateria no cabo positivo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mas nem todos os carros têm esse fusível, nos meus nunca vi nada disso

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Marcus, não quero nem vou dar-te um ralhete, mas não podes levar a mal a critica de teres andado com o carro nessas condições. Tu próprio referes que vinhas de mínimos, sem ABS e sem DA. Não deixaste de arriscar alguma coisa, quanto muito não seja de uma coima por circulares de minimos.

                                                    Não sei, nem me interessa o porquê de o teres feito, isso só a ti diz respeito, mas não dá para considerar que fizeste bem. Só isso.

                                                    Boa sorte para a resolução do caso.
                                                    diariamente vejo centenas de carros a circularem de mínimos, se o autor do tópico fosse multado por isso devia ser uma estreia nacional

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                      diariamente vejo centenas de carros a circularem de mínimos, se o autor do tópico fosse multado por isso devia ser uma estreia nacional
                                                      A mim pouco me interessa se é estreia nacional ou não, mas é ilegal fazê-lo e dá direito a coima. Os minimos servem apenas para sinalizar um carro estacionado, ou à espera que passe o comboio. Acho que não têm outra função...Gostava de perceber como é que um policia "olha para o lado" quando de noite se circula de minimos, mas isso também não interessa nada.

                                                      Nem a propósito desta conversa, no Domingo vou buscar o sogro ao AE de Lisboa e atrás de mim vinha um carro só com um médio. Assim que parámos os 2, na zona de recolha dos passageiros, oiço um apito da policia (estão lá sempre), pensei que fosse para mim, mas foi chatear o tipo por só ter 1 médio a funcionar. Se o multou ou não, isso não sei, já que me vim embora, mas...

                                                      A questão da coima dos mínimos era a de menor importância...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        E segundo me recordo, esse mesmo fusível está em cima da bateria no cabo positivo.
                                                        Depende dos carros. Lembro-me de trocar num Toyota em que estava numa caixa de fusíveis, embora bem próxima da bateria, sim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aconteceu-me uma avaria no alternador, mas havia risco de incendio porque tinha uma fuga de gasolina num tubo qualquer e acho que o alternador fazia umas faiscas e podia dar-se um incendio
                                                          Nao fazia ideia que havia alternadores tao caros. Tive de fazer uma reconstrução do meu de origem (fui a varias sucatas e nao havia nada, para variar) e custou-me 140 paus.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X