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Clio 1.5 DcI - Não pega

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    Clio 1.5 DcI - Não pega

    Boas pessoal,

    Crio este tópico para tentar ajudar um colega meu e aproveito este topico para esclarecer dois problemas.

    Um amigo meu viu-me com o meu Clio2 ph2 1.2 16V veio ter comigo e perguntou-me como é que fecho a mala do carro sem o fecho central, e eu saí fora do carro na tentativa de encontrar uma fechadura para a mala e a verdade é que não existe! A mala não tem fecho para chave, nem nenhum trinco por dentro para trancar a mesma. O meu amigo está sem bateria no carro, ou sem pilha no comando ou com o fecho central avariado e não consegue trancar a mala... e ainda por cima o carro dorme na rua. Esta duvida serve tambem para mim porque posso ficar na mesma situação.


    A segunda questão leva ao problema propriamente, quando o meu colega falou que estava sem bateria eu prontamente disse que ia a casa dele dar lhe bateria com os meus cabos... Chego lá e ele disse me que o carro estava parado a 3 semanas (o carro era de um familiar que lhe deixou, visto que o verdadeiro dono emigrou, deixando lhe o carro ao cuidado) e veio com um bidão de gasoleo...
    Eu certifiquei me que era gasoleo antes de inventar um modo de o colocar no deposito, depois de 5 litros, e antes de lhe dar bateria fui ver o nivel de agua, estava dentro dos limites, o oleo é que nem estava roçar o minimo, eu falei que podia dar lhe bateria mas tinha que meter um oleo nem que fosse do mais rasca para o motor não gripar e obviamente nao circular com ele entretanto . Entro dentro do carro dou a chaves, nenhuma luz acende...
    Vai daí vi que era falta de bateria efectivamente, ligo os cabos carrego um bocado a bateria, entro no carro dele, dou a chaves as luzes acendem do quadrante ligam e eu pensei (prontos está safo) quando vou dar o inicio ao motor de arranque nao sucede nada... O carro não responde ao movimento da chaves... Desliguei os cabos da bateria e desliguei o meu carro, porque o problema alem de bateria seria outro... Entro novamente dentro do carro (sem a bateria a carregar) e dou as chaves e as luzes do quandrante já nao acendem novamente....
    Especialistas o que será? :

    -Bateria entregou a alma ao criador ? (os bornes estavam bem conectados)
    -Velas de incandescencia ?
    -Motor de Arranque?
    -Injectores?
    -Alguma coisa ?

    Gostava de ajudar o rapaz sem recorr€r a uma oficina, mas tambem não quero que ele gaste dinheiro e depois efectivamente não ser daí o problema...
    Já aconteceu a alguém isto que possa dar uma dica?

    Obrigado, desculpem o texto que já vai longo.
    Continuação de um bom dia.

    #2
    Bateria.

    Só que provavelmente a bateria do teu carro não é superior à do dCi e, dessa forma, o teu carro não é capaz de fornecer energia suficiente para colocar o carro a trabalhar.

    Podes no entanto, dar energia para o teu amigo fechar o carro com o fecho centralizado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      Bateria.

      Só que provavelmente a bateria do teu carro não é superior à do dCi e, dessa forma, o teu carro não é capaz de fornecer energia suficiente para colocar o carro a trabalhar.

      Podes no entanto, dar energia para o teu amigo fechar o carro com o fecho centralizado.
      Sim a bateria do dCi é de facto mais potente. Mas ainda assim eu carreguei durante um bom periodo...vou ver se pego na bateria que tenho la em casa encostada e coloco no carro dele para ver e o problema é daí.

      Comentário


        #4
        O motor de arranque não esboçou o mínimo sinal? E os ponteiros do quadrante baixaram enquanto deste à chave?

        Estou a achar estranho ser apenas a bateria e a bateria do 1.2 ser insuficente para fazer pegar o DCI...

        Será que as escovas do motor de arranque não estão presas? Experimentei a engatar o carro, carregar na embraiagem, empurrar 1m (por exemplo) e soltar a embraiagem. Depois dar à chave novamente...

        Comentário


          #5
          Arriscas-te é a fritar a parte eléctrica do teu carro.

          Um motor a gasolina é muito mais fácil de arrancar do que um motor a gasóleo, e a parte eléctrica está dimensionada de acordo.

          Se tentas arrancar um motor a gasóleo por "jump start" a partir de um carro a gasolina, arriscas-te a surpresas.

          O contrário seria pacífico, mas assim não.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Arriscas-te é a fritar a parte eléctrica do teu carro.

            Um motor a gasolina é muito mais fácil de arrancar do que um motor a gasóleo, e a parte eléctrica está dimensionada de acordo.

            Se tentas arrancar um motor a gasóleo por "jump start" a partir de um carro a gasolina, arriscas-te a surpresas.

            O contrário seria pacífico, mas assim não.
            desconhecia isso, podes por favor explicar melhor que cuidados a ter? podes mandar PM ou expor aqui sff.

            Comentário


              #7
              Certifica-te que os cabos aguentam a amperagem suficiente para ligar o outro carro.
              Certifica-te que chega a corrente ao outro carro.

              Tudo bem? Dás à chave e o que sucede? Um click? Motor de arranque.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                O motor de arranque não esboçou o mínimo sinal? E os ponteiros do quadrante baixaram enquanto deste à chave?

                Estou a achar estranho ser apenas a bateria e a bateria do 1.2 ser insuficente para fazer pegar o DCI...

                Será que as escovas do motor de arranque não estão presas? Experimentei a engatar o carro, carregar na embraiagem, empurrar 1m (por exemplo) e soltar a embraiagem. Depois dar à chave novamente...
                Não houve sinal absolutamente nenhum...
                Rodei a chave e nem um simples ruído o motor soltou...
                Foi o que eu disse ao rapaz que deviamos tentar fazer com que ele pegasse de empurrão... mas o carro está numa rua apertada, e naquele momento tinhamos carros atrás estacionados, até aqui tudo bem, não fosse a estrada ter uma inclinação considerável e o carro estar com a frente para a subida Vamos experimentar numa altura mais calma tipo noite ou assim e rezar para que não esteja nenhum carro atrás para fazermos a manobra em segurança. Depois na parte plana tentar pegar de empurrão, mas presinto que o problema não seja daí...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Certifica-te que os cabos aguentam a amperagem suficiente para ligar o outro carro.
                  Certifica-te que chega a corrente ao outro carro.

                  Tudo bem? Dás à chave e o que sucede? Um click? Motor de arranque.
                  Certifiquei-me de tudo nesse aspecto..Dou as chaves o carro acende as luzes todas do quadrante, fica pronto para dar a chave, rodo o ultimo terço que falta e nem clique nem nada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                    Não houve sinal absolutamente nenhum...
                    Rodei a chave e nem um simples ruído o motor soltou...
                    Foi o que eu disse ao rapaz que deviamos tentar fazer com que ele pegasse de empurrão... mas o carro está numa rua apertada, e naquele momento tinhamos carros atrás estacionados, até aqui tudo bem, não fosse a estrada ter uma inclinação considerável e o carro estar com a frente para a subida Vamos experimentar numa altura mais calma tipo noite ou assim e rezar para que não esteja nenhum carro atrás para fazermos a manobra em segurança. Depois na parte plana tentar pegar de empurrão, mas presinto que o problema não seja daí...
                    Eu não disse para por o carro a trabalhar de empurrão. O que eu disse pode ser feito com a chave desligada, só para o motor de arranque "descolar".

                    Comentário


                      #11
                      Motor de arranque. 90€ um novo ou as escovas que são mais baratas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                        desconhecia isso, podes por favor explicar melhor que cuidados a ter? podes mandar PM ou expor aqui sff.

                        O cuidado a ter é simples: não fazer pegar um carro a gasóleo a partir de um carro a gasolina.

                        O motor de arranque de um carro a gasóleo papa muito mais corrente do que o motor de arranque de um carro a gasolina.
                        Portanto, o circuito eléctrico de um carro a gasolina está dimensionado para menores correntes, inferiores às que o carro a Diesel necessita.

                        Pela explicação anterior é fácil perceber que o contrário é possível: podes fazer pegar um motor a gasolina a partir de um "jump start" de um carro a gasóleo, já que a corrente pedida pelo primeiro é facilmente suportada pelo último.



                        Alguns cabos de "jump start" não são adequados para carros a gasóleo, já que são demasiado finos para a corrente que pedem: a própria queda de tensão nos próprios cabos pode fazer com que não chegue energia suficiente ao outro lado...

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                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Motor de arranque. 90€ um novo ou as escovas que são mais baratas.
                          Se nem o clique ouve, pode ser do Bendix...

                          Comentário


                            #14
                            Podes ultrapassar essa falta de corrente se acelerares o carro (3000rpms chega).

                            Se estão a usar cabos dos chineses, pode estar aí outra explicação

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                              Podes ultrapassar essa falta de corrente se acelerares o carro (3000rpms chega).

                              Se estão a usar cabos dos chineses, pode estar aí outra explicação
                              Se fosse falta de corrente os ponteiros vinham abaixo e a intensidade da luz diminuia drasticamente quando ele desse à chave...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                Sim a bateria do dCi é de facto mais potente. Mas ainda assim eu carreguei durante um bom periodo...vou ver se pego na bateria que tenho la em casa encostada e coloco no carro dele para ver e o problema é daí.
                                A bateria pode estar completamente morta e não aceitar carga.

                                Outra coisa que me esqueci de perguntar: o teu amigo abriu o carro como ?

                                Se foi com o fecho centralizado, abriu as portas todas; se apenas entrou abrindo a porta do condutor, não abriu mais nenhuma e por consequente, a porta da mala está fechada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa Noite. Há algum tempo atrás sucedeu comigo algo parecido e foi mesmo a bateria com problemas. Na altura um colega com carro igual (DCI) tentou também com cabos e não fomos bem sucedido. Um eletricista que passou no local disse na altura que não é fácil um DCI receber carga para arrancar porque tem um sistema electrónico que complica muito a vida a quem o tenta. E o facto é que não conseguimos. Só com a bateria nova foi possível arrancar de novo. Verificou-se depois que a bateria tinha entrado em "curto" e alertaram-me que usar cabos com o terminal negativo desses cabos ligado diretamente ao borne da bateria descarregada é má politica. O que deverá ser sempre tentado é ligar a ponta do cabo que vai da bateria que está a dar carga a um ponto de massa desse carro e não ao terminal negativo dessa bateria. Por isso a minha recomendação é que antes de tentares outras hipóteses de avaria tentes por no lugar da bateria que está descarregada uma outra (mesmo que seja mais fraca) que te dará logo ideia de ser ou não problema de bateria. Dessa forma conseguirás também abrir /fechar o carro com o fecho central.
                                  Cumprimentos e desculpa lá o testamento

                                  Comentário


                                    #18
                                    Troca a bateria e experimenta...Pode não aceitar carga visto que esteve parado muito tempo. Se mesmo assim não funcionar, vê se está tudo bem com as ligações elétricas do motor de arranque.

                                    Se depois disto não houver sinal do motor de arranque, troca-o.

                                    Comentário


                                      #19
                                      uma vez estava a desenrascar um vizinho porque o seu mercedes a gasoleo se encontrava sem bateria, encostei-lhe o meu ax 1100 com a sua bateria de 45 amperes ou lá quantos são e um sr. que passou alertou-nos que o mercedes nunca pegaria por o meu carro ser a gasolina. passado um minuto lá ia o vizinho a subir a rua no seu mercedes
                                      se os cabos forem suficientemente bons e estiverem bem ligados e o carro dador estiver com o motor ligado e ligeiramente acelerado, penso que umas 1500rpm devem chegar, não há razão para não pegar

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        uma vez estava a desenrascar um vizinho porque o seu mercedes a gasoleo se encontrava sem bateria, encostei-lhe o meu ax 1100 com a sua bateria de 45 amperes ou lá quantos são e um sr. que passou alertou-nos que o mercedes nunca pegaria por o meu carro ser a gasolina. passado um minuto lá ia o vizinho a subir a rua no seu mercedes
                                        se os cabos forem suficientemente bons e estiverem bem ligados e o carro dador estiver com o motor ligado e ligeiramente acelerado, penso que umas 1500rpm devem chegar, não há razão para não pegar
                                        Lembro-me de andar numa S124 250 TD (com motor 2.0) que estava equipada com uma bateria de 45A.

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                                          #21
                                          Pois, o mais certo é ser a bateria que foi o que eu disse logo, ou então motor de arranque...

                                          Mais informo que ao dar corrente ao dci, acelerei o meu carro (entre as 2.000-3.000), os cabos só tiveram até a data duas utilizações e comprei-os no Continente mas penso que não será daí o problema comprei os melhores que estavam lá a venda na altura...

                                          Vou colocar lá uma bateria extra que tenho em casa e experimentar, caso contrário vai ter de ser chamado um mecanico

                                          Obrigado a todos pelas contribuições, assim que puder acrescento mais info.

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                                            #22
                                            Isso também pode ser um dos sensores de posição de arvore de cames.

                                            Se o motor de arranque rodasse seria o da direita (lado do pendura), como não roda poderá ser o da esquerda.

                                            Quanto às batrias "fracas", no meu 307 1.6 hdi também vinha uma de 45A quando o comprei e sempre pegou à primeira.

                                            Na primeira vez que precisei de dar à chave mais de uma vez (substituição do filtro de gasoleo) fiquei logo sem bateria...

                                            Noutra vez deixei o carro 5 minutos com os 4 piscas ligados e voltou a acontecer. Ainda por cima numa rua de sentido único com cerca de 20 cms para cada muro das casas. E o carro não pega de empurrão!

                                            Agora está lá uma de 67 e é uma diferença abismal!

                                            Comentário

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