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    Punto 55 ajuda

    Malta

    Carro: Punto 55

    Sintomas: Nao quer pegar, quando pega nao se aguenta a ralenti, sai fumo preto, barulho descomunal com o carro a trabalhar, perca de muita potencia em andamento, motor todo engasgado parece estar a trabalhar a 3 cilindros.

    Bobines, velas, cabos, distribuiçao e junta da cabeça (reparada) trocados a 25k km

    O meu diagnostico: Falta de compressao num cilindro, junta partida.


    Algum input?

    Um obrigado desde ja


    P.S: faz um barulho e um estremecer da panela pior que este ex

    Fiat Punto 55 erratic idling - YouTube

    #2
    Isso começou agora ou logo depois de trocar a junta da cabeça?

    Comentário


      #3
      Agora, em andamento

      Comentário


        #4
        Se o que referes está tudo a 100%, pode ser:

        -sensor da temperatura da agua que dá informação para a centralina é a ficha azul no colector de admissão, troca que é barata.
        -sensor de temperatura de ar na admissão localizado no monoponto (podes limpa com spray de travões às vezes resolve)
        -sensor da pressão absoluta do colector de admissão/monoponto
        -Motor de passo do monoponto (em alguns casos basta limpar)

        Em qualquer um deles após a substituição ou limpeza desligar a bateria 1 hora para fazer reset e limpar os erros.
        Editado pela última vez por DragonH; 22 December 2013, 19:32.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
          Se o que referes está tudo a 100%, pode ser:

          -sensor da temperatura da agua que dá informação para a centralina é a ficha azul no colector de admissão, troca que é barata. O sensor tem um ano e em caso de avaria da erro no quadrante
          -sensor de temperatura de admissão no monoponto (podes limpa com spray de travões às vezes resolve) Vou verificar se faz a leitura certa ligando a maquina
          -sensor da pressão absoluta do colector de admissão/monoponto Sensor MAP ?
          -Motor de passo do monoponto (em alguns casos basta limpar) Hum irei verificar entao

          Em qualquer um deles após a substituição ou limpeza desligar a bateria 1 hora para fazer reset e limpar os erros.
          Respostas a bold

          Comentário


            #6
            E velas poderá ser? E o mais barato de trocar

            Enviado do meu Lenovo P770 através de Tapatalk

            Comentário


              #7
              Coloca o motor a trabalhar e vai retirando cabo a cabo procurando qual aquele que não surte qualquer mudança no comportamento do motor.
              Quando o encontrares é porque é aí que tens o teu problema, seja cabo, seja vela ou seja o elemento que for antes destes.

              Se o motor não se aguentar ao relanti, pede a alguém que te suba a rotação do mesmo para uqe este se mantenha em funcionamento.

              É por aqui que tens que começar.

              Comentário


                #8
                Já tive uma situação idêntica(trabalhar a 3 cilindros, falta de potência, etc.) com excepção de grandes barulhos... Era a tampa do distribuidor. resolvido com 10€

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Coloca o motor a trabalhar e vai retirando cabo a cabo procurando qual aquele que não surte qualquer mudança no comportamento do motor.
                  Quando o encontrares é porque é aí que tens o teu problema, seja cabo, seja vela ou seja o elemento que for antes destes.

                  Se o motor não se aguentar ao relanti, pede a alguém que te suba a rotação do mesmo para uqe este se mantenha em funcionamento.

                  É por aqui que tens que começar.
                  Ja experimentei, todos os cabos faziam faisca

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                    Respostas a bold
                    1- Se tem um 1 ano não deve ser dai, no entante quando avaria não acende obrigatoriamente o sinal de injecção no quadrante.
                    2-Tira a caixa do filtro de ar e burrifa o sensor com spray de travões e desliga a bateria 1 hora para veres no que dá.
                    3- Sim sensor de MAP, ve também o tubo que faz a ligação normalmente fica ressequido e parte no lado do monoponto.
                    4- Motor de passo ve aqui como limpar: DIY - Ralenti instável no Punto Mk1 - Limpeza sensor ralenti

                    Pode ser também os contactos da posição da borboleta no monoponto, mas como nunca precisei de mexer nisso não sei bem quais os sintomas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      Coloca o motor a trabalhar e vai retirando cabo a cabo procurando qual aquele que não surte qualquer mudança no comportamento do motor.
                      Quando o encontrares é porque é aí que tens o teu problema, seja cabo, seja vela ou seja o elemento que for antes destes.

                      Se o motor não se aguentar ao relanti, pede a alguém que te suba a rotação do mesmo para uqe este se mantenha em funcionamento.

                      É por aqui que tens que começar.
                      Aconselho a fazer o que o MadDragon escreveu, com o motor a trabalhar vai tirando um cabo de cada vez e vê se há algum que não "responde".
                      Nesses carros é comum uma das bobines de ignição (são duas) ir ao ar, ficando a trabalhar a dois cilindros. Se ao fazeres o teste dos cabos, vires que há duas velas que não "respondem", provavelmente será de uma das bobines. É uma para os cilindros 1 e 4, e a outra para os cilindros 2 e 3.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                        Aconselho a fazer o que o MadDragon escreveu, com o motor a trabalhar vai tirando um cabo de cada vez e vê se há algum que não "responde".
                        Nesses carros é comum uma das bobines de ignição (são duas) ir ao ar, ficando a trabalhar a dois cilindros. Se ao fazeres o teste dos cabos, vires que há duas velas que não "respondem", provavelmente será de uma das bobines. É uma para os cilindros 1 e 4, e a outra para os cilindros 2 e 3.
                        Também pode ser feito de outra maneira mais simples, desligar a ficha da bobine, uma de cada vez.
                        Se o carro não pegar com uma desligada é porque a que está ligada está estragada (não da faisca), por ordem inversa quando se liga unicamente a boa o carro comporta-se da mesma forma que as 2 ligadas.
                        Mais simples e menos perigoso.
                        Editado pela última vez por DragonH; 23 December 2013, 07:45.

                        Comentário


                          #13
                          Como está o estado da água do circuito de refrigeração (cor e nível)?

                          Aposto nas bobines.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                            Ja experimentei, todos os cabos faziam faisca
                            Os cabos fazem faísca e as velas?

                            Comentário


                              #15
                              Há um ponto importante a considerar no meio disto tudo: fumo preto.

                              Significa à partida que existe combustivel nao queimado pelo que terá que haver algo de errado na ignição.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Há um ponto importante a considerar no meio disto tudo: fumo preto.

                                Significa à partida que existe combustivel nao queimado pelo que terá que haver algo de errado na ignição.
                                Sim faz fumo preto, pouco mas faz, nunca fez.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                  Os cabos fazem faísca e as velas?
                                  Sim os cabos todos faziam, como vejo se as velas fazem?

                                  Comentário


                                    #18
                                    O fumo preto é que realmente é estranho, não estou a ver do que seja.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                      O fumo preto é que realmente é estranho, não estou a ver do que seja.
                                      Nem tu nem eu companheiro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                        Sim os cabos todos faziam, como vejo se as velas fazem?
                                        Tira as velas uma de cada vez, deixa estar o cabo ligado, enconta a rosca da vela ao bloco do motor e dà à chave.

                                        Vê se faz ou não faísca.

                                        Procedimento para 2 pessoas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                          O fumo preto é que realmente é estranho, não estou a ver do que seja.
                                          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                          Nem tu nem eu companheiro
                                          Fumo preto é combustivel mal queimado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Como está o estado da água do circuito de refrigeração (cor e nível)?

                                            Aposto nas bobines.
                                            Nivel adequado, cor ainda esta boa

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                              Fumo preto é combustivel mal queimado.
                                              Mal queimado seriam velas correcto?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                Mal queimado seriam velas correcto?
                                                Se já verificaste os cabos e estes estão bem, o passo agora seria ver as velas porque se não queimam o combustivel...fumo preto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se todos os cabos têm corrente cheira-me a velas. Possivelmente até podes ter duas queimadas.
                                                  O meu antigo Cinquecento de um dia para o outro decidiu queimar duas velas, cilindros 1 e 4. Nem sequer tinha força para fazer uma subida ligeira no final da rua. Possivelmente queimaram por algum defeito na bobine destes dois cilindros, mas mudei as duas velas e não deu mais chatisse até vender o carro, quase quatro anos depois.

                                                  PS: as velas que queimaram nem 500km tinham na altura.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vou trocar as velas, vou comprar a fiat porque o preço das de ca fora é ela por ela

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vais trocar de velas e o problema pode não ser das mesmas.

                                                      Se não souberes como as testar aí que remédio tens que comprar outras, mas se puderes fazer são uns trocos que podes poupar na eventualidade do problema não estar nas mesmas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                        Vais trocar de velas e o problema pode não ser das mesmas.

                                                        Se não souberes como as testar aí que remédio tens que comprar outras, mas se puderes fazer são uns trocos que podes poupar na eventualidade do problema não estar nas mesmas.
                                                        Sim sei testar, explicaste o procedimento em cima. Tiro o cabo e desenrosco a vela, depois coloco o cabo na vela e encosto a mesma ao bloco, dou a chave e vejo se ela faz faisca.

                                                        Correcto?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                                                          Sim sei testar, explicaste o procedimento em cima. Tiro o cabo e desenrosco a vela, depois coloco o cabo na vela e encosto a mesma ao bloco, dou a chave e vejo se ela faz faisca.

                                                          Correcto?
                                                          Correcto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Tira as velas uma de cada vez, deixa estar o cabo ligado, enconta a rosca da vela ao bloco do motor e dà à chave.

                                                            Vê se faz ou não faísca.

                                                            Procedimento para 2 pessoas.


                                                            E assim fica um buraco aberto por onde sai a mistura ar/combustível enquanto se dá à chave... Não é um nadinha arriscado?

                                                            Comentário

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