Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar Condicionado "Entupido"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ar Condicionado "Entupido"

    Boa noite pessoal,


    Segue um vídeo de algo estranho que de vez em quando acontece.. e de vez em quando passa e fica tudo normal..




    Como podem reparar quando as ventoinhas do ar condicionado ouvem-se trabalhar e funcionam efectivamente. Porém, em modo normal, nenhuma ventilação deita ar para o habitáculo. Quando ponho em modo "recirculação" aí sim, arrefece/aquece e deitar ar para o habitáculo.


    Quando volto a passar para modo normal ouve-se uma espécie de "tampão" a fechar as condutas e deixa de deitar ar apesar das ventoinhas continuarem a trabalhar.


    Fazem ideia do que possa ser? Ele aquece e arrefece bem. Filtros estão limpos e não tenho nada a entupir o radiador na dianteira do carro...


    Obrigado,


    Abraço,
    Tiago Matias

    #2
    Se calhar o fluxo de ar está orientado para o vidro ou para os "péses".

    Comentário


      #3
      Não, não deita em nenhuma saída. E ouve-se perfeitamente uma espécie de "tampão" a bloquear as saídas mal meto em modo normal..

      Comentário


        #4
        Bom dia

        Veja se não tem nada a obstruir a entrada de ar da ventilação.

        Comentário


          #5
          Eu acho isso normal.

          No meu carro, aliás em todos os que tive, isso era assim. Em recirculação, o ar a entrar no habitáculo é "mais violento" e as funções de aquecer ou arrefecer continuam a trabalhar. Já no modo normal, o ar a entrar é muito menos, e sim, ouve-se uma espécie de tampão a actuar que não é nem mais nem menos que o selector a escolher o sitio de onde vem o ar.

          Comentário


            #6
            Mas nao sai ar rigorosamente nenhum!!! Nao é sair menos.. Nao sai mesmo nada.

            A entrada de ar costuma ser por baixo dos limpa para-brisas certo?

            O carro é um Skoda Octavia.

            Comentário


              #7
              Começa por ver os fusíveis do ventilador.

              Em último caso, entregou a alma ao criador e há que o reparar ou substituir.

              Comentário


                #8
                Bem, estive a investigar melhor e pelo que me parece, analisando a entrada de ar é que a ventoinha funciona a todo o gás, o motor de ventilação também, mas o ar não está a ser sugado do exterior por aqui:



                Junto a isso está um sensor da qualidade do ar que deve bloquear a entrada de ar se o ar estiver muito poluído. Deste modo parece-me que das duas uma, ou é o sensor que está estragado e não deixa activar os flaps desse "air intake" para entrar ar, ou esse "air intake" tem os flaps estragados e não se movem. (Isto presumindo eu que tem efectivamente flaps e abre e fecha).

                Os flaps interiores entre recirculação e ar exterior não devem ser porque se ouve uma clara passagem de um modo para o outro quando toco no botão, simplesmente não quer sugar é ar do exterior.

                Resumindo e baralhando, alguém me consegue confirmar se essa entrada de ar exterior tem ou não flaps que possam estragar-se?
                Se ligar o VAGCOM a isto será que consigo ver o problema se residir no sensor da qualidade do ar ou da entrada de ar?

                Abraço,
                Tiago Matias

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por TiagoMatias Ver Post
                  Bem, estive a investigar melhor e pelo que me parece, analisando a entrada de ar é que a ventoinha funciona a todo o gás, o motor de ventilação também, mas o ar não está a ser sugado do exterior por aqui:



                  Junto a isso está um sensor da qualidade do ar que deve bloquear a entrada de ar se o ar estiver muito poluído. Deste modo parece-me que das duas uma, ou é o sensor que está estragado e não deixa activar os flaps desse "air intake" para entrar ar, ou esse "air intake" tem os flaps estragados e não se movem. (Isto presumindo eu que tem efectivamente flaps e abre e fecha).

                  Os flaps interiores entre recirculação e ar exterior não devem ser porque se ouve uma clara passagem de um modo para o outro quando toco no botão, simplesmente não quer sugar é ar do exterior.

                  Resumindo e baralhando, alguém me consegue confirmar se essa entrada de ar exterior tem ou não flaps que possam estragar-se?
                  Se ligar o VAGCOM a isto será que consigo ver o problema se residir no sensor da qualidade do ar ou da entrada de ar?

                  Abraço,
                  Tiago Matias

                  Boas.

                  A situação não é normal, eu tenho o mesmo problema na minha octavia.

                  Apesar de andar a literalmente a passar-me com o facto de não ter ventilação exterior no carro, já sei mais ao menos o que se está a passar. Deixo os sintomas do meu caso:

                  - Modo 'ECON' deixou de funcionar - não entra ar exterior apesar do ventilador trabalhar, nem mesmo com o reciclyng ligado.

                  - Em modo automático umas vezes entra ar, outras fica fechado - em modo reciclyng entra sempre.

                  - Quando o ar se fecha por livre e espontânea vontade, se ligar o limpa para brisas o ar abre por uns segundos - coisa mais estranha nunca vi!

                  Bom, o ano passado, no verão, fui à marca fazer um diagnostico ao ar condicionado pois a minha mulher achava que não dava frio - eu sempre achei que o frio que vinha era mais que suficiente e, ao contrário de outros carros, não enregelava!

                  O diagnostico deu o compressor já danificado (não sei como se ainda dá frio) e um servo - os flaps internos de fechar e abrir os fluxos de ar - avariado - orçamento de cerca de 900 euros de arranjo. Como para mim ainda estava tudo ok, não despendi o dinheiro e deixei andar.

                  Mas, como o problema piorou e definitivamente deixei de ter ventilação interna, a menos que ande com o reciclyng ligado, ou com o limpa para brisas ligado, fui ontem à marca para agendar um arranjo daquela treta (mas não vou mudar o compressor que ainda dá frio).
                  Segundo um técnico com quem falei - pois as recepcionistas não sabiam como descrever o problema, dada a incoerência da avaria - existem 8 servos eléctricos (flaps) que controlam o sistema de ventilação, mais uma meia dúzia de sensores alguns dos quais interligados com os sistemas automáticos de luz e chuva (que permitem determinar se existe propensão a humidade e variação de temperaturas).

                  Conclusão: estes carros modernos são na realidade um verdadeiro 'monte de m#rd@' prestes a rebentar nas nossas mãos.

                  Gosto muito da minha Octavia (2.0 TDI Elegance), talvez dos carros mais equilibrados que já passaram pelas minhas mãos - preço, mecânica, espaço, qualidade - mas a realidade é que daqui para a frente vou tentar comprar carros com o mínimo de m#rd@s electrónicas...
                  Editado pela última vez por jb010171; 23 August 2014, 13:27.

                  Comentário


                    #10
                    Até que enfim alguém que me percebe. Quantos mais extras eléctricos mais avarias difíceis de detetar. Eu quando comprei a minha focus SW 1.6 tdci tinha duas à escolha pelo mesmo preço mas a com mais extras tinha mais km, 30 mil de diferença nem pensei duas vezes fiquei com a que tinha menos marquices e menos km. Sinceramente só gostava de ter cruise control. Abraço e tudo corra pelo melhor e mais em conta.

                    Comentário


                      #11
                      Se interessar: o problema foi resolvido.

                      - Substituição do flap, na skoda 115,00 + IVA + Mão de Obra + analise = 219,00 €

                      O Climatronic não ficou como novo, mas a 90% (Precisa mudar o compressor pois já não 'gela' os ocupantes apesar de dar ainda frio)

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X