Caros colegas, precisava de uma ajuda de quem conheça melhor a mecânica Citroen que eu (o carro em causa é um Saxo 1.1i de 1998)...
O que se passou foi o seguinte: viagem de cerca de 15/20km, em AE, velocidade de cerca de 120km/h nesse percurso. Isto com temperaturas no exterior de cerca de 10/12º. De repente e do nada, luz de temperatura do motor acessa e motor parou (simplesmente desligou).
Quem conduzia o carro encostou à berma (isto aconteceu logo após uma praça de portagem, pelo que conseguiu encostar no parque de estacionamento com o balanço que o carro do carro), accionou a assistência em viagem e aguardou. Com isto o carro arrefeceu, e após algum tempo (+/- meia hora), e depois de ver que todos os liquidos estavam normais, ligou o carro, que pegou normalmente. Como nada apontava para problemas no motor, seguiu viagem, mas a um ritmo mais lento (70/80km/h), tendo feito mais cerca de 60km sem qualquer problema(cancelando entretanto a assistência em viagem, que ainda não tinha chegado).
O que vos pergunto: o que poderá ter provocado isto? existe alguma ligação entre a luz da temperatura do motor acender e com isso originar um safe-mode da centralina, levando ao desligar do carro?
Estes carros, sendo de 1998, já têm leitura por OBDII? Para tentar despistar se existe algum sensor marado (leitura por exemplo com ELM327 e o Torque-Pro)?
Muito obrigado pelas vossas opiniões
O que se passou foi o seguinte: viagem de cerca de 15/20km, em AE, velocidade de cerca de 120km/h nesse percurso. Isto com temperaturas no exterior de cerca de 10/12º. De repente e do nada, luz de temperatura do motor acessa e motor parou (simplesmente desligou).
Quem conduzia o carro encostou à berma (isto aconteceu logo após uma praça de portagem, pelo que conseguiu encostar no parque de estacionamento com o balanço que o carro do carro), accionou a assistência em viagem e aguardou. Com isto o carro arrefeceu, e após algum tempo (+/- meia hora), e depois de ver que todos os liquidos estavam normais, ligou o carro, que pegou normalmente. Como nada apontava para problemas no motor, seguiu viagem, mas a um ritmo mais lento (70/80km/h), tendo feito mais cerca de 60km sem qualquer problema(cancelando entretanto a assistência em viagem, que ainda não tinha chegado).
O que vos pergunto: o que poderá ter provocado isto? existe alguma ligação entre a luz da temperatura do motor acender e com isso originar um safe-mode da centralina, levando ao desligar do carro?
Estes carros, sendo de 1998, já têm leitura por OBDII? Para tentar despistar se existe algum sensor marado (leitura por exemplo com ELM327 e o Torque-Pro)?
Muito obrigado pelas vossas opiniões
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