Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estalo na roda esquerda dianteira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estalo na roda esquerda dianteira

    Boas a todos.

    Tenho um problema que me está a aborrecer há alguns dias. Tenho um Fiat Punto 1.2 ELX e, como indicado no título, quando estou principalmente a tirar o carro da garagem e tenho de virar o volante completamente para a direita em marcha-a-trás, ouve-se um estalo considerável que vem da roda esquerda dianteira. O barulho é mesmo um estalo seco, nada de metal a roçar nem nada do género, é mesmo um "clonk". Para ser mais detalhado, se eu estiver com o carro parado e rodar o volante, o barulho não surge. É enquanto está em movimento. Sei que isto já me aconteceu em andamento mas não com a mesma frequência (sempre) que quando faço a manobra na garagem.

    Será que posso ter umas luzes sobre o que poderá ser o problema, para me preparar para o "estrago"?

    Cumprimentos.

    #2
    Poderá ter alguma coisa a ver com a caixa da direcção. Quando parti a do meu estalou...bem alto. Mas claro que não a tens partida, nem pouco mais ou menos. Passa por uma oficina e pergunta quais as possíveis origens. Até pode ter a ver com os triangulos

    Comentário


      #3
      Verifica se tens os foles da transmissão rasgados.

      Pode ser a transmissão, pode ser um casquilho como pode ser um plástico solto que bate

      Comentário


        #4
        Transmissão nas lonas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Verifica se tens os foles da transmissão rasgados.

          Pode ser a transmissão, pode ser um casquilho como pode ser um plástico solto que bate
          Fole bom não significa transmissão boa.

          Pode ser a transmissão nas lonas, ponteira de direcção, barras axiais... Tanta coisa.

          Claro, se estiver algum fole roto provavelmente será daí e mais fácil de detectar. Se não estiver nada roto, não quer dizer que o problema também não esteja lá

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
            Fole bom não significa transmissão boa.

            Pode ser a transmissão nas lonas, ponteira de direcção, barras axiais... Tanta coisa.

            Claro, se estiver algum fole roto provavelmente será daí e mais fácil de detectar. Se não estiver nada roto, não quer dizer que o problema também não esteja lá
            Sim eu sei. Mas para um leigo, é mais fácil detectar um fole roto que uma transmissão gripada.

            Comentário


              #7
              Ok pessoal, obrigado pelas respostas até agora.
              Eventualmente terei mesmo de o deixar numa oficina, até porque a inspecção é já em Fevereiro e não sei se este problema é suficiente para me reprovarem o carro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Webchuzz Ver Post
                Ok pessoal, obrigado pelas respostas até agora.
                Eventualmente terei mesmo de o deixar numa oficina, até porque a inspecção é já em Fevereiro e não sei se este problema é suficiente para me reprovarem o carro.
                Se tiveres um fole roto, sim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Se tiveres um fole roto, sim.
                  Um fole roto dá chumbo? De certeza?

                  Tenho ideia que já me passaram um carro assim, mas não me lembro se fizeram anotação ou não...

                  Comentário


                    #10
                    Ecoflex, as nossas IPO não são exemplo de rigor.

                    Comentário


                      #11
                      Um fole roto da para reprovar o carro. As rotulas é que não sei se fica só anotado ou chumba.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                        Ecoflex, as nossas IPO não são exemplo de rigor.
                        Não era isso que me estava a referir. Mas sim, se a nível técnico, esta situação dá direito a chumbo. Já vi que dá.

                        Sei que já me aconteceu sair de lá com o fole roto, mas deve ter-me avisado para o trocar e não anotou nada, ou anotou algo menor. Ainda nem sentia nada no carro, deve ter sido mesmo no inicio. O fole foi trocado de seguida e também os terminais da barra estabilizadora (esses já faziam barulho) e ficou impecável.

                        Comentário


                          #13
                          Deves ter a homocinética nas lonas. O fole pode não estar roto. Desde que não esteja, não tens problemas na IPO. Pode andar milhares de km assim (já andei num corsa B) ou partir amanhã. Quando partir, o carro fica sem força motriz, precisando de reboque para ir para a oficina.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                            Um fole roto da para reprovar o carro. As rotulas é que não sei se fica só anotado ou chumba.
                            Tenho ideia que não... Pelo menos o meu Corolla passou com essa anotação.

                            Comentário


                              #15
                              Boas a todos,

                              As minhas desculpas estar a desenterrar o tópico mas parece-me fazer mais sentido do que criar um novo.

                              O carro esteve entretanto na oficina e detectaram que o triângulo estava partido, por isso foi substituido.

                              Agora, surge mais uma dor de cabeça.
                              Quando estou a baixa velocidade (por exemplo, parar numa intersecção e virar), quando viro o volante para o lado direito e acelero, ouve-se um "toctoctoc" que aumenta gradualmente com a velocidade. O barulho surge apenas enquanto acelero, pois se for com balanço numa curva sem acelerar não se ouve nada.

                              Quais serão as suspeitas? Pesquisei um pouco e encontrei opiniões que indicavam junta homocinética, ponteira de direcção, ponteira de transmissão.

                              Sei que vocês não são bruxos nem tem bolas de cristal mas isto serve mesmo para saber a vossa opinião.

                              Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Junta homocinética = ponteira de transmissão

                                Normalmente é daí os estalos. Mas este é o limite da bola de cristal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Tenho ideia que não... Pelo menos o meu Corolla passou com essa anotação.
                                  Também acho que só dá direito a anotação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sabendo que é um punto mk1 eu aposto nas rotulas dos triângulos da suspensão ou então é os casquilhos centradores da caixa da direcção (uma peça em plástico que usa apenas para centrar o veio).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FabioAbreu Ver Post
                                      Um fole roto da para reprovar o carro. As rotulas é que não sei se fica só anotado ou chumba.

                                      Passei com um 33 1.5 TI em que as juntas homocinéticas estavam gripadas.
                                      Bastava virar o volante e arrancar com o carro para se ouvir aquilo a grilhoar.
                                      Nunca as troquei, já vinham assim do outro dono, mandei apenas meter foles novos e massa.
                                      Na inspecção sempre passou sem nenhum apontamento.
                                      Tive-o durante quatro anos sem qualquer problema, altura em que o troquei por um 145 tsf

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X