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Dor de cabeça FAP Volvo V50 1.6

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    Dor de cabeça FAP Volvo V50 1.6

    Boas noites, antes de mais peço desculpa de estou a colocar na secção errada mas parece me a mais apropriada para a minha questão! Sou novo por aqui. Tenho andado desesperado e com uma dor de cabeça relativamente a uma Volvo V50, vou simplificar as coisas para que fique claro para quem percebe do assunto:

    - Desde Agosto/Setembro que me apareceu a primeira vez um aviso relativo à FAP/SafeMode na carrinha limitado às 3000rpm, liguei a máquina diagnostico e apaguei os erros, segui viagem. Nunca mais acendeu nada relativamente ao mesmo. A carrinha tinha 100.000 km nesta altura sensivelmente e é sobretudo citadina, mas no verão e após apagar os erros fiz algumas viagens com frequencia por acaso.
    - Acabaram-se as férias, voltou as rotinas citadinas, dia de natal decidi ir a Lisboa ter com a familia (sou de Coimbra) fiz a viagem em AE e regressei sem problemas. Há 2 semanas aprox. fiz novamente viagem neste caso especifico pretendia ir de Coimbra - Lamego. A meio da viagem ainda pela ip3 ancendeu-me a luz do motor e senti o safemode, parei em viseu e uma oficina simpatica la me apagou os erros sem custo algum (novamente a fap entupida, falha da função fap). No sentido Viseu - Lamego, cerca de 30 km depois , luz novamente acesa, motor limitado. Em Lamego antes de regressar para Coimbra voltei a apagar os erros lá numa oficina (os mesmos erros) e a meio caminho para cá, pimba, novamente. Tem neste momento 106 mil km. Deu me a entender que sempre que tentava fazer a auto reg. da fap não conseguia e então lá acendeu a luz e activava o safemode.

    - Questões que se coloco e ninguem me sabe responder:

    Será que tem falta do aditivo tão 'caro' que ajuda na reg. da fap? (é normal já não ter apos 106 mil km? Acho que nunca foi adicionado desde q foi comprada)
    Será que está entupida a Fap ao ponto de não conseguir regenerar ainda que tenha o aditivo?
    Será os dois casos acima? Falta de aditivo e fap entupida devido ao mesmo?

    PS: Fiz uma reg. forçada ligada à maquina ontem e não deu qualquer tipo de erro durante a reg. forçada, mas após sair da oficina poucos km depois, lá me acendeu novamente a luz e vira o disco e toca o mesmo.

    PS2: Tirar a fap tá fora de questão, a dona do carro não quer isso (além de ser bem mais caro para o que posso dispender de momento).

    Posto esta situação chata e após muito explorar, decidi amanhã arriscar uma decisão aconselhada por um senhor da Auto Sueco, comprar o tal liquido e ir a wurth comprar um produto qualquer milagroso que dizem limpar as faps e amanha ir aplicar os dois (o aditivo normal e o produto da wurth) e então fazer uma regeneração forçada. Desta maneira acho que irei limpar a FAP e , caso não tenha aditivo da fap (que não sei se tem ou não - minha grande dor de cabeça pois ninguem me diz a volvo leva-me 40 euros só para me responder a isto). Acham que a minha dor de cabeça vai acabar por uns tempos largos (durante pelo menos uns 20 mil km)?! Isto irá realmente resolver? Será que são necessários os 2 produtos ou basta me um ou outro!? Epa não sei mesmo!! Desculpem lá o testamento e espero que algum expert no assunto me saiba dar umas luzes!! Vou pagar bem menos por tudo, enquanto que remover a FAP (dar cabo do miolo + remover electronicamente) nunca fazia por menos de 300 e poucos euros na melhor das hipóteses. Estou a tentar a solução mais económica neste momento e que me evite o safemode durante uns tempos largos! Já não posso com o pesadelo de ir a andar e passado 50km lá me acende a luz/safemode.

    Informações da carrinha:

    Volvo V50 1.6d de 2006
    Fez revisões na AS até aos 40 mil km (só acrescentariam aditivo fap aos 60mil)
    Tem actualmente 108 mil km.
    Muito citadina mesmo, poucas viagens. Faz AE uma vez por mes se tanto
    Tem 1 vela queimada, mas a máquina permite fazer auto reg. com 1 vela queimada, pelo menos não dá erro nenhum.
    Editado pela última vez por RuivoM; 16 January 2014, 14:09.

    #2
    Quanto às tuas perguntas, provavelmente a resposta é sim a todas elas.
    O aditivo é utilizado em alguns FAP's, não é em todos, atenção. Não sei se o FAP da tua carrinha leva ou não, é uma questão de pesquisares...
    O problema é que tu já inúmeras vezes ignoraste a luz avisadora do painel, ou seja, não fizeste a regeneração como a carrinha 'pedia'. Muito provavelmente, já tens uma percentagem elevada de resíduos acumulados no filtro.
    Se a tua possuir aditivo, tens que ir à marca para fazerem essa muda.
    A coisa menos normal aqui, digamos assim, é já teres feito uma regeneração forçada à máquina. Normalmente, e se a tua usar aditivo, na casa onde fazes a regeneração forçada, eles têm que meter esse tal aditivo para a limpeza ser feita. Logo, se a tua carrinha fez e continuou com o mesmo problema, o mais provável é ter que se substituir o FAP... Esperemos bem que não, pois (e agora vem a parte pior, e não te querendo assustar), a substituição do FAP custa mais de 1000 euros (dependendo de marca para marca, mas anda à volta desses valores).

    P.S- Se resolveres o problema, e respondendo-te à pergunta se a tua dor de cabeça depois acaba, penso que não irá durar muito tempo. Isto porquê? Porque percursos citadinos e carros possuidores de FAP são incompatíveis. Quando um carro com FAP está a regenerar, deve-se andar, pelos menos, 10 minutos a uma velocidade constante (talvez acima dos 70/80km/h) e acima das 2.000rpm. Ora, se fazes 90% dos percursos em cidade, é normal a carrinha não conseguir regenerar, pelo que está sempre a interromper as regenerações, ou seja, vai-se acumulando os resíduos e chega ao ponto a que chegaste.
    Solução para não interromperes as regenerações: quando sentires um leve cheiro a queimado, consumo instantâneo mais elevado que o normal, ventoinhas ligadas, vai para uma AE ou via-rápida e anda com a carrinha naqueles regimes que eu falei anteriormente.
    Editado pela última vez por xLeGaLiiZe; 16 January 2014, 01:12.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
      Quanto às tuas perguntas, provavelmente a resposta é sim a todas elas.
      O aditivo é utilizado em alguns FAP's, não é em todos, atenção. Não sei se o FAP da tua carrinha leva ou não, é uma questão de pesquisares...
      O problema é que tu já inúmeras vezes ignoraste a luz avisadora do painel, ou seja, não fizeste a regeneração como a carrinha 'pedia'. Muito provavelmente, já tens uma percentagem elevada de resíduos acumulados no filtro.
      Se a tua possuir aditivo, tens que ir à marca para fazerem essa muda.
      A coisa menos normal aqui, digamos assim, é já teres feito uma regeneração forçada à máquina. Normalmente, e se a tua usar aditivo, na casa onde fazes a regeneração forçada, eles têm que meter esse tal aditivo para a limpeza ser feito. Logo, se a tua carrinha fez e continuou com o mesmo problema, o mais provável é ter que se substituir o FAP... Esperemos bem que não, pois (e agora vem a parte pior, e não te querendo assustar), a substituição do FAP custa mais de 1000 euros (dependendo de marca para marca, mas anda à volta desses valores).
      Obrigado desde já pela resposta! Sim eu sei os custos da FAP, mas tendo em conta os KM da mesma acho que ainda é cedo para uma FAP danificada, o que me parece (e é isso q esperava uma resposta de alguem q percebesse mais aqui ou tivesse passado pelo mesmo) é que já não tem aditivo, então mesmo fazendo regeneração forçada como não tem lá aditivo, ele faz a reg. até ao fim mas não queima o suficiente para desentupir a fap. Sim sei que estes motores têm esse aditivo porque na oficina já me levantaram a carrinha e tem lá a 'caixa preta' na trazeira ao pé do depósito. A grande questão é se após 108 mil KM ainda lá sobra algum desse aditivo ou se já acabou por completo visto q ninguem me sabe dizer e a carrinha no painel não informa nada.

      Outra coisa é se esse produto da Wurth que dizem ser tão bom (é uma novidade qualquer) realmente irá fazer a limpeza do filtro obstruido. Estou a pensar em comprar o produto mais o aditivo amanhã e ir colocar os 2 a uma oficinal + fazer reg. forçada novamente a ver se limpa tudo.

      Será que estou a gastar dinheiro mal gasto?!

      Comentário


        #4
        Quanto a ter 108 mil km's e já ter o filtro danificado, são coisas independentes. Se estiveres constantemente a interromper as regenerações, acredita que até bem mais cedo possas ter problemas com o FAP.
        Normalmente a vida útil dos FAP's rondam os 150/200 mil km's, a tua carrinha já tem 108 mil. Juntando ao facto de teres interrompido inúmeras vezes as regenerações, é bem possível que o FAP esteja a dar 'as últimas'.
        Relativamente à muda do aditivo, eu até pensava que ele era mudado mais cedo, pelo que é bem provável ter que se renovar o aditivo.
        Sinceramente, desconheço esse tal produto. Normalmente, o FAP consegue limpar apenas com o aditivo que metem na marca, mas não tenho conhecimento suficiente neste aspecto para te responder em concreto.

        Comentário


          #5
          A Liqui Moly é que também tem um excelente produto de limpeza de FAP... procura bem e informa-te!

          LIQUI MOLY - Motor Oils, Additives, Car Care - The Oscar goes to ... the Diesel Particulate Filter Cleaner Kit from LIQUI MOLY

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
            A Liqui Moly é que também tem um excelente produto de limpeza de FAP... procura bem e informa-te!

            LIQUI MOLY - Motor Oils, Additives, Car Care - The Oscar goes to ... the Diesel Particulate Filter Cleaner Kit from LIQUI MOLY
            Pelo funcionamento desse produto, parece-me identico ao da Wurth, pelo que calculo que seja o mesmo. Isso é eficaz?

            Comentário


              #7
              A Liqui Moly é que também tem um excelente produto de limpeza de FAP... procura bem e informa-te!

              LIQUI MOLY - Motor Oils, Additives, Car Care - The Oscar goes to ... the Diesel Particulate Filter Cleaner Kit from LIQUI MOLY

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                #8
                lol meteste duas vezes o mesmo post!

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                  #9
                  O FAP. Se o nível do Eolys estiver baixo avisa no computador de bordo. Tens o FAP sujo demais. Aconselho tirar e limpar à mão. Há oficinas que fazem isso. Pagas mais mas sabes que fica limpo 100-150€ os valores de limpeza.
                  Mas não é tudo, após limpeza e se continuarem os percursos citadinos a curso prazo acontece o mesmo.
                  Se ligares à máquina saberás isso tudo, se o filtro está cheio/sujo, a quantidade de líquido que o carro tem e afins.
                  O pior de tudo é que a Volvo recomenda o atesto do líquido aos 60mil e a troca do FAP aos 100mil. Esta no livro do carro.
                  Editado pela última vez por felyzardo; 16 January 2014, 07:25.

                  Comentário


                    #10
                    Onde é que tem sido feitas as revisões à carrinha?

                    Isso tem levado óleo adequado ao FAP?

                    Comentário


                      #11
                      O que vou escrever não é simpático:

                      Com esse uso e quilometragem é bem possível que o FAP tenha entregue a alma ao criador e só reste trocar ou remover.
                      Adicionar o(s) líquidos(o) pode resolver ou não e mesmo que resolva, com esse tipo de utilização, vai voltar a acontecer. É tão certo como 2+2= 4!

                      Lamento não ter coisas boas para escrever.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Onde é que tem sido feitas as revisões à carrinha?

                        Isso tem levado óleo adequado ao FAP?
                        Ora aí está uma excelente questão... há muitas marcas, que na altura de concepção da viatura, não pensaram devidamente nisto.

                        Caso prático: Alfa Romeo 159 2.4JTdm (a minha). Vem no manual que o óleo para esta viatura, deverá ser um 5w40 com especificação FIAT N2. Ora este óleo, é tudo menos mid SAPS e não é recomendável a quem tem FAP (que era o meu caso até há pouco tempo, mas se soubesse desta informação antes, talvez não tivesse retirado... mas isso é outra história, avante!).

                        Aperceberam-se disto mais tarde (facto é que a indústria dos lubrificantes também evoluíu) e agora recomendam um 5w30 mid SAPS com certificação ACEA C2, no mínimo (que já era o recomendado para as unidades 2.0JTdm e 1.9JTdm) Justificação: mais compatível com FAP e maior poder de lubrificação da turbina - isto no caso da Alfa.

                        Além do que vais fazer (limpeza ou mesmo substituição do FAP), convém ter em atenção este ponto.

                        Comentário


                          #13
                          Se nunca foi atestado o aditivo do FAP (EOLYS), este pode ser um dos problemas. É suposto ser atestado, como dizes, a cada 60.000km por isso já está bem em falta.
                          No entanto o que o aditivo faz é baixar a temperatura a que o FAP consegue regenerar. Ou seja, tenho ideia que mesmo sem o aditivo poderá ser possível a regeneração, mas com certeza só em condições mais dificeis de atingir em cidade.
                          Se mesmo com regenrações forçadas a coisa não está a ir lá, provavelmente pode mesmo ser o filtro a dar as últimas.

                          Se tiveres de optar pela substituição do filtro, fora da marca há algumas casas que o fazem por valores bem mais acessíveis (na casa dos 350~400 eur). Quanto à qualidade destes filtros, não sei ajudar mt.

                          Comentário


                            #14
                            Após ler o post e levando em conta a opinião da dona da carrinha, eu nessa situação, pensava mais seriamente na alternativa de eliminar definitivamente a fap.
                            Tentava explicar descrever o problema melhor á dona do veiculo e vantagens e desvantagens da acção.
                            É pior andares com o veiculo sem reparar (o liquido), do que o usares sem a fap.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado desde já por todas as respostas, vou tentar ser breve quanto a algumas informações que até já tinha colocado no post original:

                              - A carrinha tem 108 km e creio que NUNCA terá sido adicionado aditivo da FAP desde a sua compra visto que as revisões não foram feitas na marca.
                              - Creio que este modelo de carrinha não avise no CB que lhe faz falta o aditivo da FAP corrijam-me se estiver errado, pois com a kilometragem que tem e nunca tendo adicionado o aditivo da FAP com mais de 100 mil km, é normal que ainda lá tenha algum?!
                              - Na Volvo disseram-me que mesmo fazendo cidade acham estranho a FAP ter ido à vida com os KM que tem e que parece mais um entupimento devido à falta do tal EOLYS.

                              A minha dúvida consiste em saber se comprando apenas o EOLYS irá ajudar a que regeneração seja feita ou preciso já mesmo de limpar a FAP e se estes produtos milagrosos que se vêem agora por aí novos (de injectar para a FAP um liquido qualquer) funcionam mesmo. É isso que estava a pensar fazer daqui a bocado visto que é de todas a solução mais barata e mais prática parece-me.

                              PS: Maldita a hora que inventaram as faps...

                              Comentário


                                #16
                                Os FAP estão lá por um motivo... em algumas situações é chato, mas é o que é. Não te esqueças que também estás a falar de um carro com >7 anos e que só agora o filtro está a dar problemas. 7 anos com condução maioritária em cidade, com 108000kms, sem o atesto devido de aditivo (que devia ter sido aos 60000km) e só agora dá problemas, não me parece nada mal tendo em conta o bicho papão que toda a gente faz dos FAP.

                                Eu penso que não perdes nada em atestar o aditivo e tentar fazer uma regeneração. Se funcionar, óptimo, tens filtro para mais algum tempo (não vai durar para sempre, é óbvio). Se não funcionar e tiveres de trocar o filtro, em todo o caso terias de atestar o aditivo, portanto não perdeste nada.
                                Se estiveres interessado em colocar um da concorrência, como já referi, já me deram orçamentos de ~350 eur para um Volvo 1.6d.

                                Em relação aos líquidos de limpeza não sei dizer se funcionam ou não, mas estou a pensar fazer essa limpeza ao meu quando fôr altura de fazer o atesto do EOLYS (lá para os 120.000km).
                                Editado pela última vez por joaopmsantos; 16 January 2014, 15:20.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu tenho o mesmo motor que tu (1.6 HDI ou TDCI como lhe queiram chamar) e um dos factos para fazer desaparecer mais rapido ou mais lento os eolys é a quantidade de combustível que é atestado, ou seja, cada vez que é retirado o tampão do combustivel ele assume que vais atestar, e injeta um x de eolys ora, se metes 10 € ele injeta se meteres 70 ele injeta.

                                  A diferença tá facil de ver, pode não ser o teu caso pois se só agora com 100k tens problemas é porque tens posto combustível em abundância.

                                  Mas tal como tu tb em faço alguma cidade, viagens de 2/3 km 2 vezes por dia e sempre que faço uns 25 km sinto logo a regeneração, nota-se logo no consumo e prestação do mesmo.

                                  Conselho, aos fim-de-semana dá um passeio fora de cidade de preferencia em estrada aberta, não é preciso andar depressa, basta andar ali perto das 3k rotações continuamente

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que já disseram tudo, mas vou tentar esquematizar e esclarecer umas dúvidas.

                                    1. Se sabes que o aditivo era para levar aos 60 mil Kms, porque é que não o foi? Em princípio devia avisar no CB, quando o nivel estivesse baixo, mas não tenho uma V50, por isso não sei. No manual deve (ou devia) esclarecer este ponto. Já o leste?

                                    2. Está mais que demonstrado que FAPs e cidade com percursos curtos, não combinam. Digo-te até mais...este é dos melhores FAPs para cidade e deves acender uma velinha em Fátima pelo facto de ter feito quase 8 anos e 106 mil kms sem problemas. O mais normal seria tê-lo feito bem mais cedo.

                                    3. A solução mais económica é mesmo retirá-lo e eliminá-lo electronicamente, mas eu preferia trocar por outro.

                                    4. Que óleo é que tem levado? Muito importante saberes isto, porque se estás a usar um óleo inadequado tens que rever a tua manutenção.

                                    5. O FAP é "Filtro Activo de Particulas", logo é masculino, não é A FAP.

                                    6. Não sei se alguém te consegue fazer futurologia com o teu caso, mas temo que o FAP está tenha ido desta para melhor. E se assim for, só terás que te martirizar a ti, já que não foi por falta de aviso, e nem sequer cumpriste com o plano do mesmo. Tenho ideia que o 1.6 Ford/PSA aconselha substituição do FAP aos 120 mil kms, mas são raros os casos em que isso acontece, já que com os devidos cuidados, duram mais umas dezenas de kms.

                                    7. Precisas de ter um diagnóstico correcto, porque se tens o FAP nas couves tens mesmo que o eliminar ou trocar por outro, logo nem vale a pena estares a investir com limpezas com liquidos para o efeito. Portanto o meu conselho vem nesta base, em primeira instância.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Obrigado por todas as respostas dadas e posto tudo isto decidi jogar pelo seguro e convencer a dona do carro da melhor solução, não é a mais económica mas é a 100% segura (a mais economica seria tentar mandar limpar). Vou remover o FAP (partir miolo + remoção electronica) e visto que vou ter que mexer na centralina, quem sabe não lhe acrescente mais uns 20 cv para ajudar aos consumos, penso que não irá colocar muito em risco a vida do turbo (ela tem 110cv estava a pensar colocar 130cv aprox). Há uma casa cá nos arredores de Coimbra com muito bom feedback no que diz respeito a isto e uma coisa é certa: os problemas do FAP acabam definitivamente (espero eu!) e sim, só removo o miolo para não ter problemas na inspecção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RuivoM Ver Post
                                        Obrigado por todas as respostas dadas e posto tudo isto decidi jogar pelo seguro e convencer a dona do carro da melhor solução, não é a mais económica mas é a 100% segura (a mais economica seria tentar mandar limpar). Vou remover o FAP (partir miolo + remoção electronica) e visto que vou ter que mexer na centralina, quem sabe não lhe acrescente mais uns 20 cv para ajudar aos consumos, penso que não irá colocar muito em risco a vida do turbo (ela tem 110cv estava a pensar colocar 130cv aprox). Há uma casa cá nos arredores de Coimbra com muito bom feedback no que diz respeito a isto e uma coisa é certa: os problemas do FAP acabam definitivamente (espero eu!) e sim, só removo o miolo para não ter problemas na inspecção.
                                        Ao preço que me fizeram por isso, considero ser a opção mais económica... Já lá vão 2000km e ainda bem que o fiz.

                                        FAP off + EGR off (ambas electronica e fisicamente) = ~300€

                                        Não te arrependes!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para mim essa é a solução fácil. Já te disse várias vezes que arranjas substituição do filtro por valores semelhantes. Mas é só mais um.
                                          Pode ser que daqui a algum tempo chegues à conclusão que tens de gastar dinheiro duas vezes, se te entalarem numa IPO.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RuivoM Ver Post
                                            Obrigado por todas as respostas dadas e posto tudo isto decidi jogar pelo seguro e convencer a dona do carro da melhor solução, não é a mais económica mas é a 100% segura (a mais economica seria tentar mandar limpar). Vou remover o FAP (partir miolo + remoção electronica) e visto que vou ter que mexer na centralina, quem sabe não lhe acrescente mais uns 20 cv para ajudar aos consumos, penso que não irá colocar muito em risco a vida do turbo (ela tem 110cv estava a pensar colocar 130cv aprox). Há uma casa cá nos arredores de Coimbra com muito bom feedback no que diz respeito a isto e uma coisa é certa: os problemas do FAP acabam definitivamente (espero eu!) e sim, só removo o miolo para não ter problemas na inspecção.
                                            É uma opção (ilegal), mas resolve. E resposta para isto aqui em baixo?

                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Acho que já disseram tudo, mas vou tentar esquematizar e esclarecer umas dúvidas.

                                            1. Se sabes que o aditivo era para levar aos 60 mil Kms, porque é que não o foi? Em princípio devia avisar no CB, quando o nivel estivesse baixo, mas não tenho uma V50, por isso não sei. No manual deve (ou devia) esclarecer este ponto. Já o leste?

                                            2. Está mais que demonstrado que FAPs e cidade com percursos curtos, não combinam. Digo-te até mais...este é dos melhores FAPs para cidade e deves acender uma velinha em Fátima pelo facto de ter feito quase 8 anos e 106 mil kms sem problemas. O mais normal seria tê-lo feito bem mais cedo.

                                            3. A solução mais económica é mesmo retirá-lo e eliminá-lo electronicamente, mas eu preferia trocar por outro.

                                            4. Que óleo é que tem levado? Muito importante saberes isto, porque se estás a usar um óleo inadequado tens que rever a tua manutenção.

                                            5. O FAP é "Filtro Activo de Particulas", logo é masculino, não é A FAP.

                                            6. Não sei se alguém te consegue fazer futurologia com o teu caso, mas temo que o FAP está tenha ido desta para melhor. E se assim for, só terás que te martirizar a ti, já que não foi por falta de aviso, e nem sequer cumpriste com o plano do mesmo. Tenho ideia que o 1.6 Ford/PSA aconselha substituição do FAP aos 120 mil kms, mas são raros os casos em que isso acontece, já que com os devidos cuidados, duram mais umas dezenas de kms.

                                            7. Precisas de ter um diagnóstico correcto, porque se tens o FAP nas couves tens mesmo que o eliminar ou trocar por outro, logo nem vale a pena estares a investir com limpezas com liquidos para o efeito. Portanto o meu conselho vem nesta base, em primeira instância.

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                                              #23
                                              E ir à volvo para resolver o problema, não era solução? Talvez mais dispendiosa, mas provavelmente a mais segura...

                                              E se o erro do FAP não tiver nada a ver com o FAP? Lembro-me que no Citroen C4 (com o mesmo motor) os tipos usavam o mesmo código de erro para coisas completamente diferentes... Supostamente por falta de espaço na centralina...

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                                                #24
                                                ~Tira essa porcaria fora ...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  É uma opção (ilegal), mas resolve. E resposta para isto aqui em baixo?
                                                  1. Sim, soube que era preciso mudar aos 60.000 km depois de ter tido o problema, primeiro porque a carrinha é da minha mãe e é algo que tendo em conta que um utilizador normal de um carro diariamente (que não perceba nada de mecanica nem saiba da existencia do FAP) fazendo as revisões periodicamente em outras oficinas que não a da Volvo (afinal de contas nem toda a gente consegue pagar revisões na marca!).

                                                  2. Não sei especificar que oleo levou da ultima vez, mas sei que foi colocado numa oficina da Midas ou Norauto, portanto creio que eles lá devem saber o que fazem.

                                                  Só ultimamente (há 8 mil KM para cá aprox) é que tenho sido eu a tratar da carrinha, porque até lá, a minha mãe (tipica mulher sem querer ser machista) enquanto a carrinha desse para andar, era o que importava. Quer lá ela saber do que precisa ou deixa de precisar, quando acendia uma luz lá pegava no tlf e lá me ligava a pedir ajuda. Da ultima vez foi Safe Mode devido a uma fuga no tubo do intercooler que se fossemos nós (homens) a andar com o carro provavelmente já teriamos topado pelo barulho.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu estive para comprar uma V50 com esse motor e desisti a partida por causa da FAP. Além de manutenção tem validade e não sabendo com 100% de certeza quantos kms são tenho ideia que andam a volta dos 120.000km.

                                                    Se andam a fugir a marca e deixaram de fazer a manutenção correcta até durou muito tempo.

                                                    Essa resposta de nem toda a gente poder fazer assim revisões na marca ou gastar 300€ para solucionar um problema é curiosa para quem anda num carro que custou 30.000€. No segmento havia a custar menos 5.000€ o que dava para muitos anos de manutenção. São prioridades.
                                                    Editado pela última vez por rogerAjacto; 17 January 2014, 21:44.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não concordo nada com a tua teoria e pode ser injusta: eu não faço revisões na marca, não pelo preço, mas porque confio mais na "minha" Bosch Car Service do que na concessão oficial... além disso, por mais €€ que se tenha, ser roubado a olhos vistos e "comer" com isso, simplesmente não faz o meu feitio...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
                                                        Não concordo nada com a tua teoria e pode ser injusta: eu não faço revisões na marca, não pelo preço, mas porque confio mais na "minha" Bosch Car Service do que na concessão oficial... além disso, por mais €€ que se tenha, ser roubado a olhos vistos e "comer" com isso, simplesmente não faz o meu feitio...
                                                        Nemo, o que disseste não tem nada a ver com aquilo que o o Roger escreveu...

                                                        Já agora, concordo com os 2

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RuivoM Ver Post
                                                          1. Sim, soube que era preciso mudar aos 60.000 km depois de ter tido o problema, primeiro porque a carrinha é da minha mãe e é algo que tendo em conta que um utilizador normal de um carro diariamente (que não perceba nada de mecanica nem saiba da existencia do FAP) fazendo as revisões periodicamente em outras oficinas que não a da Volvo (afinal de contas nem toda a gente consegue pagar revisões na marca!).

                                                          2. Não sei especificar que oleo levou da ultima vez, mas sei que foi colocado numa oficina da Midas ou Norauto, portanto creio que eles lá devem saber o que fazem.

                                                          Só ultimamente (há 8 mil KM para cá aprox) é que tenho sido eu a tratar da carrinha, porque até lá, a minha mãe (tipica mulher sem querer ser machista) enquanto a carrinha desse para andar, era o que importava. Quer lá ela saber do que precisa ou deixa de precisar, quando acendia uma luz lá pegava no tlf e lá me ligava a pedir ajuda. Da ultima vez foi Safe Mode devido a uma fuga no tubo do intercooler que se fossemos nós (homens) a andar com o carro provavelmente já teriamos topado pelo barulho.
                                                          1. A pergunta era porque é que não abasteceram o Eolys....

                                                          2. O óleo é muito importante, com ou sem FAP, mas com este toma uma importância maior. É fundamental saberes se o óleo é o recomendado para o motor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            Essa resposta de nem toda a gente poder fazer assim revisões na marca ou gastar 300€ para solucionar um problema é curiosa para quem anda num carro que custou 30.000€. No segmento havia a custar menos 5.000€ o que dava para muitos anos de manutenção. São prioridades.
                                                            ...A vida dá muitas voltas...Pelos variadíssimos motivos, pode acontecer quem estava bem em 2006 estar hoje mais apertado...e assim, como dizes, ter de definir novas prioridades...

                                                            Comentário

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