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[Ford Fiesta 1.25] Afinal qual é a temperatura normal? - Resolvido

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    [Ford Fiesta 1.25] Afinal qual é a temperatura normal? - Resolvido

    Boa noite pessoal,

    Pode parecer uma perguntar parva, principalmente de quem anda sempre atento no mundo automóvel, mas ando com esta dúvida que ainda não consigo esclarecer.

    Tenho um Fiesta 1.25 ZETEC de 1999 (ano de transição, mas ainda é o "antigo modelo") e o que se passa é o seguinte (mas para já deixo uma foto do quadrante para irem percebendo o que vou dizendo)



    Com o tempo frio, ele demora uns 7 / 10 minutos a sair do tracinho preto mesmo em andamento.

    Se for a circular em estrada nacional / AE a 70 / 90, ele dificilmente sai do tracinho preto, só sai quando aumento o ritmo para os 140 em que já entra na zona do "agrafo" e fica a meio caminho da letra N.

    Só mesmo em para arranca é que a temperatura entra na zona "Normal" e vai oscilando entre o N e o O, se for andando, parado vai continuando a subir até ao L, dispara a ventoinha, e desce para o A (mas neste caso só mesmo estando em para-arranca durante 20 minutos mas caso comece a andar vai descendo até ao N (em descidas volta ao tracinho preto). Ou seja, o motor só atinge os 80º quando anda na zona do R.

    E vocês perguntam, então o que este marmelo quer?

    O que a malta dos Fiestas tem dito é que isto é normal, mas eu na minha humilde opinião não acho que o funcionamento do motor seja abaixo dos 80º quando no Fiesta com restyling o ponteiro mentem-se a meio nos 82º.

    Eu julgo que o termostato esteja "bloqueado" em aberto, mas eu espero uma opinião de quem percebe mais da "Poda", porque infelizmente não tive a oportunidade de ver como era em novo e nem os meus pais se lembram como era o deles.

    Obrigado!

    #2
    Não vejo onde está a duvida.

    Já tive o anterior o mk3 e era esse o nivel do ponteiro,esclarecido?Se chegar ao vermelho já é mau(muito).

    Mas se tiveres duvidas podes sempre recorrer ao teu mecanico e verificares se está ou não bloqueado.

    Comentário


      #3
      Tens o termostato aberto.

      O ponteiro deve ficar a meio.



      Teoria válida para os mk3, mk 3,5 e mk4.

      O estranho nessa situação toda é ele aquecer ao ponto de disparar a ventoinha. Com o termostato aberto teoricamente não deveria acontecer. Vê lá como anda o líquido, se tem ferrugem, etc.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
        Não vejo onde está a duvida.

        Já tive o anterior o mk3 e era esse o nivel do ponteiro,esclarecido?Se chegar ao vermelho já é mau(muito).

        Mas se tiveres duvidas podes sempre recorrer ao teu mecanico e verificares se está ou não bloqueado.
        A dúvida é que não acho normal um motor "moderno" andar com uma temperatura de funcionamento tão baixa principalmente quando no restyling o mesmo carro com o mesmo motor tem a temperatura "adequada", 82º.

        Ele irá ao mecânico, sim, só queria ver se o pessoal conseguia tirar a dúvida antes de me meter em despesas.

        Comentário


          #5
          Testa o termostato

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
            Tens o termostato aberto.

            O ponteiro deve ficar a meio.

            (foto removida, para não sobrecarregar a página)

            Teoria válida para os mk3, mk 3,5 e mk4.

            O estranho nessa situação toda é ele aquecer ao ponto de disparar a ventoinha. Com o termostato aberto teoricamente não deveria acontecer. Vê lá como anda o líquido, se tem ferrugem, etc.
            Muito obrigado Marco, afinal tenho mesmo razão

            Ele só dispara a ventoinha quando atinge os 102º, final da letra L do meu quadrante, o que acho bastante, dado que está muito perto do "redline".

            O liquido anda bom, é verde, o especifico da Ford e foi trocando o ano passado quando trocou-se a distribuição, e mantem-se sem ponta de ferrugem.

            Estive a ver na factura e quando o meu pai na altura o levou à Ford eles simplesmente trocaram o "Emissor de temperatura" e não o termostato como pensava que tinha sido

            Comentário


              #7
              O termostato é barato. Aconselho-te a meteres um original.

              Existem uns da QH muito usados pelos mecânicos e que custam uns 10€ mas esquece isso. Original é melhor e dura muito mais. Pode custar uns 20€ ou pouco mais mas não te arrependes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                O termostato é barato. Aconselho-te a meteres um original.

                Existem uns da QH muito usados pelos mecânicos e que custam uns 10€ mas esquece isso. Original é melhor e dura muito mais. Pode custar uns 20€ ou pouco mais mas não te arrependes.
                Tal como eu estava a pensar, prefiro dar mais uns cobres e ter uma coisa em condições que não me dê chatices. Mais uma vez, obrigado pela ajuda

                Comentário


                  #9
                  Para estares na temperatura normal, o ponteiro tem de estar entre o "R" e o "M".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Para estares na temperatura normal, o ponteiro tem de estar entre o "R" e o "M".
                    Ou seja, entre os ~82º (R) e os ~92º (M). Bem me parecia que sim, mas nada como esclarecer as dúvidas, muito obrigado!

                    Mesmo assim dificilmente sai-me dos 7l / 7.5 aos 100 km, imagino com o termostato em condições, se baixar 0.5l já fico contente

                    Comentário


                      #11
                      Grande maioria do carros os termostastos abrem entre os 95 a 102 graus, pelo que descreve esta dentro da normalidade. pode fazer o seguinte para testar sem desmontar. Mantanha o carro a trabalhar ao relenti ate a ventoinha disparar, quando disparar veja onde esta o ponteiro se estiver até meio esta tudo bem é porque o termotasto abre e fecha. Atenção enquanto espera verefique se não sobe de mais.
                      Se tiver avariado na posição aberto o ponteiro não sobe e almenta o consumo de combustivel o que não me parece pela foto.
                      Se tiver avariado na posição de fechado ai sim vc vai ver o ponteiro a subir ao maximo o que deve evitar.
                      No caso do seu abre ao 82 graus em espanha com entrega em Portugal custa 8,28 c/iva inc + 5,qualquer coisa de envio
                      O sensor de temperatura do seu anda entre 90 / 95 graus aciona a ventoinha.
                      http://www.oscaro.es/interruptor-de-temperatura-ventilador-del-radiador-ford-fiesta-iv-95-1-25-i-16v-75cv-1103-12790-2606-gthttp:


                      //www.oscaro.es/termostato-refrigerante-ford-fiesta-iv-95-1-25-i-16v-75cv-316-12790-2606-gt


                      Aqui fica dois links onde pode ver as peças os preços e os dados tecnicos.
                      Alguma duvida disponha
                      Editado pela última vez por lcferrei; 20 January 2014, 23:09.

                      Comentário


                        #12
                        Bruno, o meu nunca anda assim. Está sempre a meio e num ápice chega lá. Aquece bastante rápido mesmo. Se não aquecer é termostato, se for apenas erro de leitura é sensor de temperatura.

                        O meu anda a fazer menos de 7L a gasolina (6.7L / 6.8L) e o ultimo deposito a GPL (maior consumo do que a gasolina) foi de 7.8L.
                        Editado pela última vez por FabioAbreu; 21 January 2014, 00:40.

                        Comentário


                          #13
                          o ka 1.3 da minha mãe em 13 anos só o ouvi 1 vez... o do fiesta idem...

                          tenho a ideia dos Ford serem bons na refrigeração do motor...

                          Comentário


                            #14
                            Não querendo fazer off-topic hoje levei o meu pópo ao médico porque a minha temperatura em andamento na nacional o carro fica como tivesse acabado de ligar. Frio. O mecanico diz que o carro pode n ter termostato dai o radiador arrefecer.. Mas em cidade o carro aquece e a aventuinha dispara quando o ponteiro chega ao limite de segurança..

                            O carro é uma renault scenic 1.6 8v

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por isaacar Ver Post
                              Não querendo fazer off-topic hoje levei o meu pópo ao médico porque a minha temperatura em andamento na nacional o carro fica como tivesse acabado de ligar. Frio. O mecanico diz que o carro pode n ter termostato dai o radiador arrefecer.. Mas em cidade o carro aquece e a aventuinha dispara quando o ponteiro chega ao limite de segurança..

                              O carro é uma renault scenic 1.6 8v
                              Pode ser isso, ou estar sempre aberto. Outra hipótese é o sensor da temperatura (tanto para ti como para o autor do tópico), mas o termostato parece o mais provável.

                              Comentário


                                #16
                                O meu Micra K11 andou com esse problema há pouco tempo. O comportamento era exactamente o descrito em ambos os casos, e o problema era efectivamente o termóstato que estava preso aberto.
                                É uma coisa simples de substituir e não muito cara.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Post
                                  o ka 1.3 da minha mãe em 13 anos só o ouvi 1 vez... o do fiesta idem...

                                  tenho a ideia dos Ford serem bons na refrigeração do motor...

                                  Nao é precisamente isso !

                                  O Bom de tudo é que nos Fords os termoestatos colam sempre no modo "ABERTO" o que é muito melhor que se colasse fechado e lá ia a temperatura bater no vermelho num apice .

                                  Mesmo no Ford Ka e nos fiestas mk3 1.1 e 1.3 a temperatura tem de ir logo para meio , a maioria deles nem saiem do minimo e ficam sempre lá , ou seja andam todos com o termoestato colado em modo "ABERTO"

                                  No meu fiesta mk3 1.3 mudei isso , e passado 1km já estava a meio e a ventoinha já a disparar .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Pode ser isso, ou estar sempre aberto. Outra hipótese é o sensor da temperatura (tanto para ti como para o autor do tópico), mas o termostato parece o mais provável.

                                    Problema resolvido. Um termostado novo. O que tinha abria cedo demais, logo o carro não aquecer

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes de mais, um grande obrigado a todos. Tal como o MarcoSPinto, nto e FabioAbreu disseram que ele tem de estar no meio, e verdade seja dita, depois de 70€ largados, entre o termostato, mão de obra e liquido refrigerante, ele agora anda nos 92º entre a letra R e M.






                                      Quando o mecânico começou a desmontar ligou-me a perguntar se podia abrir o motor para procurar o termostato, é que ele não estava no housing e estava com receio que andasse a deriva no bloco Obviamente estou a brincar, isto tudo para dizer que ele andava sem termostato. Só de saber que fui negligente ao ponto de andar 1 ano e 12 mil km sem ele a acreditar no pessoal que dizia que este motor tinha uma boa dissipação térmica, eu sempre achei estranho...

                                      Por isso é que ele aquecia quase até ao vermelho, pudera, não tinha o termostato a regular e a centralina entrava em safe mode e disparava a ventoinha. Agora sim, aquece até aos 92º e não passa dai, a ventoinha aciona logo e o termostato abre.

                                      Agora vamos esperar pelos consumos, já o atestei para averiguar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                        Antes de mais, um grande obrigado a todos. Tal como o MarcoSPinto, nto e FabioAbreu disseram que ele tem de estar no meio, e verdade seja dita, depois de 70€ largados, entre o termostato, mão de obra e liquido refrigerante, ele agora anda nos 92º entre a letra R e M.






                                        Quando o mecânico começou a desmontar ligou-me a perguntar se podia abrir o motor para procurar o termostato, é que ele não estava no housing e estava com receio que andasse a deriva no bloco Obviamente estou a brincar, isto tudo para dizer que ele andava sem termostato. Só de saber que fui negligente ao ponto de andar 1 ano e 12 mil km sem ele a acreditar no pessoal que dizia que este motor tinha uma boa dissipação térmica, eu sempre achei estranho...

                                        Por isso é que ele aquecia quase até ao vermelho, pudera, não tinha o termostato a regular e a centralina entrava em safe mode e disparava a ventoinha. Agora sim, aquece até aos 92º e não passa dai, a ventoinha aciona logo e o termostato abre.

                                        Agora vamos esperar pelos consumos, já o atestei para averiguar
                                        Agora até vai aos 185kmh :D

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                          Nao é precisamente isso !

                                          O Bom de tudo é que nos Fords os termoestatos colam sempre no modo "ABERTO" o que é muito melhor que se colasse fechado e lá ia a temperatura bater no vermelho num apice .

                                          Mesmo no Ford Ka e nos fiestas mk3 1.1 e 1.3 a temperatura tem de ir logo para meio , a maioria deles nem saiem do minimo e ficam sempre lá , ou seja andam todos com o termoestato colado em modo "ABERTO"

                                          No meu fiesta mk3 1.3 mudei isso , e passado 1km já estava a meio e a ventoinha já a disparar .

                                          Isto acontece com todos os Ford em geral ?

                                          Tenho andado ultimante com um mondeo 1.8TD , e sempre estranhei estranho que em estrada o ponteiro da temperatura tivesse dentro da margem de "Normal" mas encostado ao frio, somente em cidade sobe para quase meio do "Normal".

                                          Isso seria um razao para se notar um aumento dos consumos?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fontinha Ver Post
                                            Isto acontece com todos os Ford em geral ?

                                            Tenho andado ultimante com um mondeo 1.8TD , e sempre estranhei estranho que em estrada o ponteiro da temperatura tivesse dentro da margem de "Normal" mas encostado ao frio, somente em cidade sobe para quase meio do "Normal".

                                            Isso seria um razao para se notar um aumento dos consumos?


                                            também aí, é indício de que o termostato viu melhores dias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tive um ford escort e a temperatura no inverno andava quase sempre no minimo

                                              Comentário

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