Boa noite pessoal,
Pode parecer uma perguntar parva, principalmente de quem anda sempre atento no mundo automóvel, mas ando com esta dúvida que ainda não consigo esclarecer.
Tenho um Fiesta 1.25 ZETEC de 1999 (ano de transição, mas ainda é o "antigo modelo") e o que se passa é o seguinte (mas para já deixo uma foto do quadrante para irem percebendo o que vou dizendo)
Com o tempo frio, ele demora uns 7 / 10 minutos a sair do tracinho preto mesmo em andamento.
Se for a circular em estrada nacional / AE a 70 / 90, ele dificilmente sai do tracinho preto, só sai quando aumento o ritmo para os 140 em que já entra na zona do "agrafo" e fica a meio caminho da letra N.
Só mesmo em para arranca é que a temperatura entra na zona "Normal" e vai oscilando entre o N e o O, se for andando, parado vai continuando a subir até ao L, dispara a ventoinha, e desce para o A (mas neste caso só mesmo estando em para-arranca durante 20 minutos mas caso comece a andar vai descendo até ao N (em descidas volta ao tracinho preto). Ou seja, o motor só atinge os 80º quando anda na zona do R.
E vocês perguntam, então o que este marmelo quer?
O que a malta dos Fiestas tem dito é que isto é normal, mas eu na minha humilde opinião não acho que o funcionamento do motor seja abaixo dos 80º quando no Fiesta com restyling o ponteiro mentem-se a meio nos 82º.
Eu julgo que o termostato esteja "bloqueado" em aberto, mas eu espero uma opinião de quem percebe mais da "Poda", porque infelizmente não tive a oportunidade de ver como era em novo e nem os meus pais se lembram como era o deles.
Obrigado!
Pode parecer uma perguntar parva, principalmente de quem anda sempre atento no mundo automóvel, mas ando com esta dúvida que ainda não consigo esclarecer.
Tenho um Fiesta 1.25 ZETEC de 1999 (ano de transição, mas ainda é o "antigo modelo") e o que se passa é o seguinte (mas para já deixo uma foto do quadrante para irem percebendo o que vou dizendo)
Com o tempo frio, ele demora uns 7 / 10 minutos a sair do tracinho preto mesmo em andamento.
Se for a circular em estrada nacional / AE a 70 / 90, ele dificilmente sai do tracinho preto, só sai quando aumento o ritmo para os 140 em que já entra na zona do "agrafo" e fica a meio caminho da letra N.
Só mesmo em para arranca é que a temperatura entra na zona "Normal" e vai oscilando entre o N e o O, se for andando, parado vai continuando a subir até ao L, dispara a ventoinha, e desce para o A (mas neste caso só mesmo estando em para-arranca durante 20 minutos mas caso comece a andar vai descendo até ao N (em descidas volta ao tracinho preto). Ou seja, o motor só atinge os 80º quando anda na zona do R.
E vocês perguntam, então o que este marmelo quer?
O que a malta dos Fiestas tem dito é que isto é normal, mas eu na minha humilde opinião não acho que o funcionamento do motor seja abaixo dos 80º quando no Fiesta com restyling o ponteiro mentem-se a meio nos 82º.
Eu julgo que o termostato esteja "bloqueado" em aberto, mas eu espero uma opinião de quem percebe mais da "Poda", porque infelizmente não tive a oportunidade de ver como era em novo e nem os meus pais se lembram como era o deles.
Obrigado!
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