Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Criar Ligação Colunas Traseiras CLIO II Fase 2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Criar Ligação Colunas Traseiras CLIO II Fase 2

    Bom dia a todos,

    Pretendia instalar umas colunas traseiras no meu carro (já que de origem não tem) infelizmente ao ver as ligações existentes reparei que não existia nenhuma para a instalação das futuras colunas. Dada a situação perguntava aos colegas do forum se alguém tem experiência em fazer este tipo de puxadas num CLIO, se sim como fizeram e se existe ai algum DIY de modo a que me possa guiar (confesso que não encontrei nenhuma documentação explicita na Internet como fazer isto).

    Pretendia fazê-la eu visto que queria poupar uns cobres no mecânico, como devem imaginar.

    Agradeço desde já,

    #2
    Viva, tens que colocar os cabos de coluna a partir da zona do autorádio, indo sempre por dentro dos plásticos que conseguires desmontar, por baixo dos tapetes, etc., até ao local da coluna. Se for de 5 portas pode ser mais complicado...

    Comentário


      #3
      1º ponto, Clio II de 3 ou 5 portas ?

      2º ponto, aonde queres colocar as colunas, no local original ou noutro ?

      3º ponto, dependendo de onde as queiras colocar, se calhar não tens de desmanchar nada. Mas só depois de responderes às duas primeiras questões é que o poderás saber.

      Comentário


        #4
        Boa noite PDCouto e DeCeli,

        DeCeli:
        O carro em questão é o clio de 5 portas 1.2 de 60 cv. O local onde pretendia inserir as colunas é no seu local original, ou seja numa zona que existe atrás dos bancos (http://www.pioneer.eu/images/product...er/rss-014.jpg).

        PDCouto:
        Consegues me dizer onde exactamente tenho de meter o cabo no autoradio? É uma coisa explicita ou é preciso ir por um esquema? Confesso que que quando o removi não me apercebi onde era, mas pode efectivamente ter-me passado

        Muito obrigado pela vossa ajuda!

        Comentário


          #5
          O local previsto para as colunas num Clio II de 5 portas, atrás, é nas portas. Com honrosa excepção para a versão base, a Authentique, que não tem sequer local para as mesmas nas portas de trás. Nem ali nem em qualquer outro ponto. Apenas trás as colunas da frente, bem como a sua cablagem.

          Não me parece que o local que indicas sirva esse propósito, apesar de ter toda a lógica ser aonde indicas. Pelo que me lembro, se espreitares por baixo, vais ver uma tira plástica, se há por lá locais de fixação de colunas, por detrás da tal tira, não me recordo.

          Resta-te a chapeleira, onde terás de fazer os furos. Um furador e uma boa faca chegam para abrir os buracos necessários.


          Passar os cabos é bastante fácil, ainda mais dado que não tens colunas nas portas de trás. Seja para colocar as colunas no local por ti assinalado ou na chapeleira.

          Podes passar os cabos por debaixo dos plásticos que estão por cima da alcatifa, junto das portas. Nesse local a alcatifa permite enfiar muito facilmente os cabos.

          Depois, levantas o assento do banco de trás e passas os cabos debaixo do plástico que está junto à porta, até que os consigas ter junto do local que escolheste ter as colunas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
            Boa noite PDCouto e DeCeli,

            DeCeli:
            O carro em questão é o clio de 5 portas 1.2 de 60 cv. O local onde pretendia inserir as colunas é no seu local original, ou seja numa zona que existe atrás dos bancos (http://www.pioneer.eu/images/product...er/rss-014.jpg).

            PDCouto:
            Consegues me dizer onde exactamente tenho de meter o cabo no autoradio? É uma coisa explicita ou é preciso ir por um esquema? Confesso que que quando o removi não me apercebi onde era, mas pode efectivamente ter-me passado

            Muito obrigado pela vossa ajuda!
            Esse esquema não é do Clio I?

            Eu tive um Clio IIB 5 portas e as colunas traseiras eram nas portas traseiras. Aliás a qualidade era "tão boa" que por vezes as tampas saiam quase sem lhes tocar.

            Já fiz esse trabalho 3 ou 4 vezes, o que sei é isto:

            O cabo deve de ir do auto rádio pela longarina - desaparafusas a protecção plástica ao longo da porta da frente e passas o cabo por baixo disso e do tapete, de forma que não fique sujeito a pressão.

            ACHO que podes empurrar o cabo, nem que uses uma guia de arame, por dentro do caminho de cabos já existentes que vão para dentro da porta de trás: mesmo sem vidros eléctricos pelo menos o cabo do interruptor de abertura de porta, para a iluminação, tens que ter.

            No rádio: certamente terás uma ficha que liga ao rádio. dessa ficha saiem cabos, podem é não estar ligados o que será o caso das colunas traseiras. É aí que tens que fazer a ligação, com os respectivos terminais. Verifica em esquemas que encontras na net, ou até pela cor dos cabos, o que tens que ligar e aonde. Caso o rádio não tenha saída para traseiras - só se for um mesmo básico - podes liga-las em paralelo com as da frente, mas perdes o efeito Fader.

            Compra cabo a mais e tenta comprar um cabo decente, é pouco mais caro e pode fazer a diferença. Respeita o positivo negativo: tocam na mesma, mas se existe + e - nas colunas, há que respeitar.

            Ferramentas: jogo de chaves torx, ferro de soldar e solda (prefiro acabar os terminais com solda do que a crú, devido a condutibilidade e resistência nos terminais), terminais (ver quais precisas, se não encontrares compras 4 machos + 4 fêmeas, de acordo com a espessura do cabo), algum arame grosso (de 220V), fita isoladora, e claro, colunas!

            Nota: os cabos de dois condutores têm sempre uma marcação para distinguir um do outro, ou cor diferente.

            Comentário


              #7
              Caros DeCeIi e PDCouto,

              Realmente o meu carro é a versão Authentique, pareceu-me ser realmente o único sitio lógico onde inserir as colunas...mas vou realmente averiguar melhor a questão.
              Penso que este esquema seja do clio I sim, a zona é exactamente igual à imagem...com a diferença que realmente não existe as perfurações. Através desta zona consegue-se igualmente a alguns cabos, que penso que sejam relativos aos faróis.

              Numa primeira instância vou tentar arranjar uma artimanha para inserir a coluna neste local, já que parece-me ser o sitio mais dissimulado já que a solução da chapeleira tem o inconveniente de não a poder tirar caso precise.

              Muito obrigado pela a vossa ajuda, vou me meter ao trabalho quando tiver algum tempo livre.

              Uma ultima questão antes que me esqueça, a nível de cabo aconselham-me alguma loja onde posso comprar o material (zona de lisboa/online)? Queria como dizes comprar uma coisa com alguma qualidade, mas sinceramente estou um bocado a leste nesta questão.

              Obrigado mais uma vez PDCoutoe DeCeIi

              Comentário


                #8
                Porque não compras numa sucata uns interiores de umas portas com o porta colunas?

                Cabos de coluna, em qualquer casa de artigos eléctricos, não vás ao barato... 5 m devem chegar.

                Sent from my ST25i using Tapatalk 2

                Comentário


                  #9
                  Bem...sinceramente nem ponderei essa questão, mas ficaria um bocado mais caro certo?

                  Mas realmente é uma questão de se ver!
                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                    Bem...sinceramente nem ponderei essa questão, mas ficaria um bocado mais caro certo?

                    Mas realmente é uma questão de se ver!
                    Obrigado.
                    ...penso que também permitiria umas colunas de maior diâmetro, ou seja, melhores. Isso deve ser baratíssimo na sucata!

                    Comentário


                      #11
                      E a nivel de montagem, será relativamente simples? Vou passar durante a semana numa socata perto da minha localidade para ver preços...parece-me realmente ter bastantes vantagens essa tua solução realmente!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                        E a nivel de montagem, será relativamente simples? Vou passar durante a semana numa socata perto da minha localidade para ver preços...parece-me realmente ter bastantes vantagens essa tua solução realmente!
                        ...com jeitinho trazes já com colunas e cabos!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por snpalex14 Ver Post
                          Bem...sinceramente nem ponderei essa questão, mas ficaria um bocado mais caro certo?

                          Mas realmente é uma questão de se ver!
                          Obrigado.
                          Para além da compra das colunas, terias de comprar as forras das portas. E pior que isto, passar os cabos pelo pilar entre as portas, de forma a colocares os cabos das colunas no passa cabos das portas de trás.

                          Dá mais trabalho.

                          As colunas das portas do Clio são de 13 cm.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                            ...com jeitinho trazes já com colunas e cabos!
                            A qualidade das colunas de origem não vale um chavelho e são de cone de papel, que se estraga que é uma coisa fantástica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              A qualidade das colunas de origem não vale um chavelho e são de cone de papel, que se estraga que é uma coisa fantástica.
                              ...siga para umas blaupunkt!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X