Boas,
Sou detentor de um 147 a gasolina (1.6 TS de 120CV). Já algum tempo tenho notado que o ponteiro da temperatura dos motor oscila muito, isto é, ao circular andas na casa dos 60ºC e quando paro num semáforo sobe ligeiramente mas nunca atingindo os 90ºC. Tudo isto em circuitos curtos até ao trabalho (5 km), porque num viagem longa (30km) o ponteiro tende a normalizar perto dos 80ºC mas mais uma vez num atinge a temperatura ideal.
A minha dúvida consiste em saber se será o termostato que foi à vida ou não anda a trabalhar bem. Tenho fortes indícios que seja este o problema mas sem certeza.
Já em relação ao liquido do radiador, sendo que a Alfa Romeo aconselha o Paraflu, notei hoje quando estava a encher o deposito do mija-mija que está muito perto do mínimo. Como comprei o carro em 2º mão não sei se o que está lá dentro é mesmo Paraflu, por isso tenho medo em atestar o deposito, visto que não se deve misturar afim de evitar reacções e consequente danificação do radiador.
Caso o problema da temperatura seja mesmo provocado pelo termostato, inevitavelmente terei de o substituir e purgar todo o liquido de refrigeração, mas o problema é que não tenho a certeza em relação à primeira questão, condicionando assim qualquer troca de Paraflu.
Já ocorreu esta situação da temperatura a alguém?
Sou detentor de um 147 a gasolina (1.6 TS de 120CV). Já algum tempo tenho notado que o ponteiro da temperatura dos motor oscila muito, isto é, ao circular andas na casa dos 60ºC e quando paro num semáforo sobe ligeiramente mas nunca atingindo os 90ºC. Tudo isto em circuitos curtos até ao trabalho (5 km), porque num viagem longa (30km) o ponteiro tende a normalizar perto dos 80ºC mas mais uma vez num atinge a temperatura ideal.
A minha dúvida consiste em saber se será o termostato que foi à vida ou não anda a trabalhar bem. Tenho fortes indícios que seja este o problema mas sem certeza.
Já em relação ao liquido do radiador, sendo que a Alfa Romeo aconselha o Paraflu, notei hoje quando estava a encher o deposito do mija-mija que está muito perto do mínimo. Como comprei o carro em 2º mão não sei se o que está lá dentro é mesmo Paraflu, por isso tenho medo em atestar o deposito, visto que não se deve misturar afim de evitar reacções e consequente danificação do radiador.
Caso o problema da temperatura seja mesmo provocado pelo termostato, inevitavelmente terei de o substituir e purgar todo o liquido de refrigeração, mas o problema é que não tenho a certeza em relação à primeira questão, condicionando assim qualquer troca de Paraflu.
Já ocorreu esta situação da temperatura a alguém?
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