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Mudança do óleo motor

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    Mudança do óleo motor

    Mudança do óleo!

    Qual o método aconselhado e mais eficaz de fazer a drenagem do óleo do motor?
    Por aspiração (por cima) ou pelo cárter (por baixo)?


    #2
    A gravidade sempre funcionou bem.

    Comentário


      #3
      Pelo cárter e com o óleo quente. Deixar pingar bem (1/2 hora +/-)

      Comentário


        #4
        Se tiveres só um dos métodos ao teu alcance, o melhor é pelo cárter, no entanto eu como tenho ambos os métodos à minha disposição e utilizo ambos em simultâneo.

        1º tiro o bujão do cárter e deixo escorrer bem, depois aspiro tudo o seja possível aspirar, o "copo" do filtro do óleo, o radiador do óleo e por fim vou ao cárter para retirar qualquer resto que esteja ao alcance da bomba de vácuo

        Comentário


          #5
          Nada melhor que pelo carter, por aspiração é só para quem não quer sujar as mãozinhas e poupar no bujon do carter.

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            #6
            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
            Nada melhor que pelo carter, por aspiração é só para quem não quer sujar as mãozinhas e poupar no bujon do carter.
            Por burrice dos fabricantes,todos os geradores e MPP de todos os navios onde tenho trabalhado nos ultimos 25 anos o oleo é mudado por aspiração??!

            Comentário


              #7
              Há meninos que só se preocupam como é que a mudança de óleo é feita, mas depois são capazes de andar com o mesmo para além do razoável de tempo ou kilómetros.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                Se tiveres só um dos métodos ao teu alcance, o melhor é pelo cárter, no entanto eu como tenho ambos os métodos à minha disposição e utilizo ambos em simultâneo.

                1º tiro o bujão do cárter e deixo escorrer bem, depois aspiro tudo o seja possível aspirar, o "copo" do filtro do óleo, o radiador do óleo e por fim vou ao cárter para retirar qualquer resto que esteja ao alcance da bomba de vácuo
                Podes sempre ligar o motor 10 segundos SEM NUNCA ACELERAR para ele "cuspir" restos de óleo que tenha.

                Comentário


                  #9
                  Nao estou a ver a meterem um navio no elevador

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                    Podes sempre ligar o motor 10 segundos SEM NUNCA ACELERAR para ele "cuspir" restos de óleo que tenha.
                    Isso é que me custa muito... ligar o motor a seco...

                    Comentário


                      #11
                      Obviamente não se liga um motor a seco.

                      Comentário


                        #12
                        Eu pessoalmente prefiro deixar o oleo aquecer um bocado e depois tirar o bujon em baixo e deixar escorrer o oleo todo sem pressas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                          Isso é que me custa muito... ligar o motor a seco...
                          Como o motor frio, tens o motor "seco". E demora mais que 10 segundos a aquecer. E o óleo não sai todo em cada muda. Há sempre alguma parte 'agarrada' ao motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Obviamente não se liga um motor a seco.
                            Este procedimento que eu disse, é procedimento "oficial" em muitas marcas. Mais uma vez, volto a dizer que nestes 10 segundos o motor fica SEMPRE AO RALENTI!

                            Tal como o eblase disse, todos os dias de manhã quando ligas o motor, o mesmo também se encontra seco, especialmente lá em cima na cabeça e não é por ai que os motores morrem, apenas é preciso ter cuidado com as puxadelas a frio.

                            Comentário


                              #15
                              Preciosismos , nem precisa ser 10 segundos.

                              O máximo que me lembro que saiu depois dessa manobra, não deve chegar a 50ml.

                              Comentário


                                #16
                                Ligar o motor a seco?

                                Se um motor a 900 rpms de relanti trabalhar 10 segundos faz 150 rotações sem oleo, desde quando é que isso é saudavel para o motor?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Como o motor frio, tens o motor "seco". E demora mais que 10 segundos a aquecer. E o óleo não sai todo em cada muda. Há sempre alguma parte 'agarrada' ao motor.
                                  Sabes qual é a pressão de oleo debitado pela bomba logo após ligares o motor?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                    Este procedimento que eu disse, é procedimento "oficial" em muitas marcas. Mais uma vez, volto a dizer que nestes 10 segundos o motor fica SEMPRE AO RALENTI!

                                    Tal como o eblase disse, todos os dias de manhã quando ligas o motor, o mesmo também se encontra seco, especialmente lá em cima na cabeça e não é por ai que os motores morrem, apenas é preciso ter cuidado com as puxadelas a frio.
                                    Tens noção que ligar o motor de manhã é completamente diferente de colocar o motor a seco por 10 segundos?
                                    10 segundos num motor sem óleo é uma eternidade.
                                    Qualquer afirmação que diga para se colocar um motor a trabalhar sem óleo é por si só uma barbaridade e eu nem sou daqueles tipos picuinhas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esta é uma daquelas guerras bem antigas aqui do forum

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                        Este procedimento que eu disse, é procedimento "oficial" em muitas marcas.
                                        Diz-me quais para nunca sequer passar lá perto...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                          Sabes qual é a pressão de oleo debitado pela bomba logo após ligares o motor?
                                          Eu no meu ainda no motor de arranque já se apaga a luz, querendo dizer que já tenho pressão. Quando mudo o óleo demora muito mais, só por esta pequena amostra vê-se que são duas situações abundantemente distintas!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Seco?! Acho que devias ler aí algumas coisa sobre bombas de óleo, galerias e sistemas em geral

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                              Diz-me quais para nunca sequer passar lá perto...
                                              X 2, se apanhasse algum mecanico a fazer ao meu motor acho que engolia o oleo com filtro e tudo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                                Diz-me quais para nunca sequer passar lá perto...
                                                Devia ter colocado no meu post "acho que"... Tenho ideia de aqui há uns anos ter visto um manual de serviço oficial (da própria marca) em que referiam isso, mas não tenho 100% de certezas e não vou fazer o download de 50GB só para confirmar .

                                                Mas apesar de não ter 100% de certezas do que li, parece que há aqui pessoal no forum que já fez a mesma coisa...

                                                Encontrei este video no youtube:
                                                Engine Running NO OIL - NO SUMP - Seized Soild on Camera - YouTube

                                                Resumo:
                                                Um carro que de uma maneira ou de outra ia para a sucata e o gajo queria divertir-se com ele e descobrir quanto tempo o motor funcionava sem óleo. Então ele tirou-lhe o carter, a tampa das válvulas e ligou o motor e meteu o motor por volta das 3500 RPM's (pelo menos foi o que percebi do video).

                                                Durou 7 minutos. Pelo que percebi, no fim de arrefecer um bocado ainda o conseguiu ligar e o motor rodou mais um pouquinho de nada parando novamente.

                                                Por isso, 10 segundos ao ralenti não me parece que vá matar o motor. Os vossos posts lembram-me aquele tópico com um video da linha de montagem da Dacia com um trabalhador a afinar as portas e o pessoal todo escandalizado pela maneira como ele as afinava .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                  Devia ter colocado no meu post "acho que"... Tenho ideia de aqui há uns anos ter visto um manual de serviço oficial (da própria marca) em que referiam isso, mas não tenho 100% de certezas e não vou fazer o download de 50GB só para confirmar .

                                                  Mas apesar de não ter 100% de certezas do que li, parece que há aqui pessoal no forum que já fez a mesma coisa...

                                                  Encontrei este video no youtube:
                                                  Engine Running NO OIL - NO SUMP - Seized Soild on Camera - YouTube

                                                  Resumo:
                                                  Um carro que de uma maneira ou de outra ia para a sucata e o gajo queria divertir-se com ele e descobrir quanto tempo o motor funcionava sem óleo. Então ele tirou-lhe o carter, a tampa das válvulas e ligou o motor e meteu o motor por volta das 3500 RPM's (pelo menos foi o que percebi do video).

                                                  Durou 7 minutos. Pelo que percebi, no fim de arrefecer um bocado ainda o conseguiu ligar e o motor rodou mais um pouquinho de nada parando novamente.

                                                  Por isso, 10 segundos ao ralenti não me parece que vá matar o motor. Os vossos posts lembram-me aquele tópico com um video da linha de montagem da Dacia com um trabalhador a afinar as portas e o pessoal todo escandalizado pela maneira como ele as afinava .
                                                  Durou claro, mas achas que passado nem que sejam uns 30 seg não fica com danos? é que o óleo não serve apenas para lubrificar, serve de refrigerante interno, e sem o poder lubrificante do óleo o aquecimento localizado dá-se em segundos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                                    Devia ter colocado no meu post "acho que"... Tenho ideia de aqui há uns anos ter visto um manual de serviço oficial (da própria marca) em que referiam isso, mas não tenho 100% de certezas e não vou fazer o download de 50GB só para confirmar .

                                                    Mas apesar de não ter 100% de certezas do que li, parece que há aqui pessoal no forum que já fez a mesma coisa...

                                                    Encontrei este video no youtube:
                                                    Engine Running NO OIL - NO SUMP - Seized Soild on Camera - YouTube

                                                    Resumo:
                                                    Um carro que de uma maneira ou de outra ia para a sucata e o gajo queria divertir-se com ele e descobrir quanto tempo o motor funcionava sem óleo. Então ele tirou-lhe o carter, a tampa das válvulas e ligou o motor e meteu o motor por volta das 3500 RPM's (pelo menos foi o que percebi do video).

                                                    Durou 7 minutos. Pelo que percebi, no fim de arrefecer um bocado ainda o conseguiu ligar e o motor rodou mais um pouquinho de nada parando novamente.

                                                    Por isso, 10 segundos ao ralenti não me parece que vá matar o motor. Os vossos posts lembram-me aquele tópico com um video da linha de montagem da Dacia com um trabalhador a afinar as portas e o pessoal todo escandalizado pela maneira como ele as afinava .

                                                    Se fores contra um passeio se calhar o carro continua a andar.
                                                    Mas será que já não tens o carro todo empenado?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se querem fazer a ultima mudança de oleo no carro tudo bem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cá pra mim... é plo bujon!

                                                        Até em casa fujo do aspirador... quanto mais no carro que é só ir ó bujon...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se o facto de colocar o motor a trabalhar aquando da mudança de óleo danificasse o motor não teria a minha Starvan chegado aos 750.000 sem gastar pinga de oleo, sempre o fiz por cerca de 5/6 seg, e mais de 120 vezes pois faço a mudança a cada 6.000, tem a vantagem de vazar o filtro de óleo e não sujar tanto aquando do retirar o filtro, mas ok Toyota é Toyota e pode não se aplicar a carros de statusfriend

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Será que faz mal???

                                                            Se o facto de colocar o motor a trabalhar aquando da mudança de óleo danificasse o motor não teria a minha Starvan chegado aos 750.000 sem gastar pinga de oleo, sempre o fiz por cerca de 5/6 seg, e mais de 120 vezes pois faço a mudança a cada 6.000, tem a vantagem de vazar o filtro de óleo e não sujar tanto aquando do retirar o filtro, mas ok Toyota é Toyota e pode não se aplicar a carros de statusfriend

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