Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ford Mondeo - Mensagem de "Mudar o óleo" tão cedo ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ford Mondeo - Mensagem de "Mudar o óleo" tão cedo ?

    Boa tarde pessoal,

    Como alguns de vós sabem eu tenho uma carrinha Mondeo 2.2 Tdci de 175cv de 2008, que comprei nova. No ano passado mandei fazer a regular mudança de óleo e filtro, que faço anualmente num concessionário Ford. Isto foi feito em Julho de 2013, com 68.000Kms.

    A carrinha tem neste momento 75.000Kms, e há precisamente uma semana apareceu no computador de bordo uma mensagem que diz, literalmente, "Mudar o óleo".

    Achei estranho, e logo que me foi possível verifiquei o nível do óleo. Estava a nível. Certinho com o máximo. Julguei que fosse algum "bug" do software, ou coisa que o valha, e que a mensagem desaparecesse. O facto é que não só não desaparece, como aparece sempre que ligo a ignição.

    Falei com o concessionário em questão, acerca da situação, uma vez que me parece estranho o carro estar a "pedir" para mudar o óleo apenas tendo passado meia duzia de meses, e somente 7.000kms.

    Foi-me dito que a dita mensagem teria a ver com "regenerações que não foram efectuadas com exito e que o óleo poderia estar contaminado com gasóleo, ou partículas", e que, por esse motivo, seria melhor mudar o óleo de novo, apesar da baixa quilometragem.

    De referir que a dita mensagem também dá para fazer reset, ligando a ignição, e carregando a fundo o pedal do travão e do acelerador, durante alguns segundos.

    Bem... eu confesso que a minha "arte" não é esta. Não é a mecânica. É mais a informática. Sou apenas um apaixonado pelos carros, tal como todos vós, mas achei estranho ( no minimo ) que um óleo com 6 meses e 7.000kms precise novamente de ser mudado, ainda para mais tendo em conta o custo do dito.

    Gostaria, por isso, de perguntar se algum de vós tem cohecimentos técnicos acerca desta matéria, e se de facto poderá ser mesmo como indicam no concessionário Ford, e se, por esse motivo, será mesmo mais indicado efectuar a mudança do óleo, tendo em conta o que foi dito, ou se o melhor será mesmo efectuar o reset ao sistema e fazer a mudança apenas em Julho deste ano ( 1 ano após - como habitualmente ).

    Agradeço antecipadamente as respostas, e o tempo que me dispensarem, e desejo-vos a todos um excelente fim de semana !

    Abraço !

    #2
    Em principio deve ser como te disseram, ou seja, a contaminação do óleo. Nessa medida o melhor que tens a fazer é mesmo trocar o óleo e o respectivo filtro.

    Algo comum de acontecer (há casos bem piores que o teu) para quem faz percursos curtos no quotidiano.

    Comentário


      #3
      Ou realmente abortaste muitas regenerações ou então quando mudaste o óleo não colocaram óleo que cumprisse as normas necessárias (carros com FAP necessitam de óleos de qualidade superior). Não serias o primeiro a levar com o tão nostálgico óleo 10w40...

      Comentário


        #4
        Fap fap fap

        Comentário


          #5
          Isso é o microcontrolador que está programado para ao fim de x abortagens de regeneraçao lançar esse aviso. Nao sei se tem sensor para analisar o oleo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
            Ou realmente abortaste muitas regenerações ou então quando mudaste o óleo não colocaram óleo que cumprisse as normas necessárias (carros com FAP necessitam de óleos de qualidade superior). Não serias o primeiro a levar com o tão nostálgico óleo 10w40...
            Não Joaorif... o que eles meteram no concessionário posso assegurar que foi o óleo absolutamente correcto e indicado para este motor, ou seja 5W30 da Ford.

            Comentário


              #7
              Troca o óleo o quanto antes. Pode haver contaminação e o tal sensor está a trabalhar bem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Troca o óleo o quanto antes. Pode haver contaminação e o tal sensor está a trabalhar bem.
                Pois, o meu receio é precisamente esse Eblase. Acho que neste domingo nem vou andar com a carrinha. Ando noutro. E na segunda vou logo mudar o óleo. É que eu sou apaixonado por esta carrinha

                Comentário


                  #9
                  Já agora :

                  FORD Fórmula F 5W30 5Lt - TEXOLEO.com

                  Deves pagar um pouco mais na marca...

                  Comentário


                    #10
                    Isto das regenerações abortadas e contaminação do oleo tem muito que se lhe diga. A marca estudou tão bem isto que até posto que pensou nas contaminações do oleo forçadas para seu próprio benefício.

                    Onde é que já se viu inventar-se uma FAP para poluir menos quando ao fim ao cabor tem que se fazer mais X km, gastar mais combustivel e poluir mais para se completar a regeneração, se não o fizermos temos que andar a trocar de oleo de 5000 em 5000km, isto é que é poupar.,

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Isto das regenerações abortadas e contaminação do oleo tem muito que se lhe diga. A marca estudou tão bem isto que até posto que pensou nas contaminações do oleo forçadas para seu próprio benefício.

                      Onde é que já se viu inventar-se uma FAP para poluir menos quando ao fim ao cabor tem que se fazer mais X km, gastar mais combustivel e poluir mais para se completar a regeneração, se não o fizermos temos que andar a trocar de oleo de 5000 em 5000km, isto é que é poupar.,
                      Não vamos exagerar...

                      Que o sistema devia ser mais "amigo do dono", isso não há dúvida. Mas olha que as voltas ocasionais para completar a regeneração são uma gota de poluição, comparada com carros que não têm FAP. E isso de substituir de 5 em 5 mil kms é uma excepção à regra.

                      O meu exemplo: faço cerca de 25-30 mil kms/ano, num carro com FAP, nunca tive nenhum problema com isso. Se não fosse o meu gosto por automóveis, temo que nem hoje saberia o que era um filtro de particulas. Nunca foi trocado o óleo entre revisões, nunca me acendeu a luz do FAP, nem foi preciso qualquer regeneração forçada. Já conta com 222 mil Kms.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                        Já agora :

                        FORD Fórmula F 5W30 5Lt - TEXOLEO.com

                        Deves pagar um pouco mais na marca...
                        Isso é de certeza Jorge. Mas será este o mesmo que utilizam na marca ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Não vamos exagerar...

                          Que o sistema devia ser mais "amigo do dono", isso não há dúvida. Mas olha que as voltas ocasionais para completar a regeneração são uma gota de poluição, comparada com carros que não têm FAP. E isso de substituir de 5 em 5 mil kms é uma excepção à regra.

                          O meu exemplo: faço cerca de 25-30 mil kms/ano, num carro com FAP, nunca tive nenhum problema com isso. Se não fosse o meu gosto por automóveis, temo que nem hoje saberia o que era um filtro de particulas. Nunca foi trocado o óleo entre revisões, nunca me acendeu a luz do FAP, nem foi preciso qualquer regeneração forçada. Já conta com 222 mil Kms.
                          O meu problema deve estar mesmo aí. Faço cerca de 12.000 por ano, e só sai da garagem ao Domingo. Mas foi a 1ª vez que me mandou mudar o óleo entre mudas.

                          Comentário


                            #14
                            E ainda por cima não podemos fazer muita cidade... é só contra indicações. Poluimos mais para terminar a regeneração, gasta-se mais dinheiro em combustivel e quando a FAP dá problemas é um balurdio para resolver o problema. Não sei quem é que ganha com esta invenção, a atmosfera pouco deve ganhar, o cliente certamente não ganha nada com isto, apenas chatices, perdas de tempo e perdas de dinheiro!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                              E ainda por cima não podemos fazer muita cidade... é só contra indicações. Poluimos mais para terminar a regeneração, gasta-se mais dinheiro em combustivel e quando a FAP dá problemas é um balurdio para resolver o problema. Não sei quem é que ganha com esta invenção, a atmosfera pouco deve ganhar, o cliente certamente não ganha nada com isto, apenas chatices, perdas de tempo e perdas de dinheiro!
                              E então se as coisas estão boas para se perder dinheiro...

                              Comentário


                                #16
                                O ambiente ganha com o FAP em carros que fazem muitos km's. Ai não há problemas e corre tudo na perfeição.

                                Em carros que fazem poucos kms parece-me ser mais ecológico não ter. Não se gasta a energia e material para fazer e colocar o FAP. Não se gasta combustíel a mais para regenerar e não se polui com as trocas constantes de óleo e filtro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                  O meu problema deve estar mesmo aí. Faço cerca de 12.000 por ano, e só sai da garagem ao Domingo. Mas foi a 1ª vez que me mandou mudar o óleo entre mudas.
                                  Esclarecido... muda o óleo quanto antes, certifica-te que é realmente o correcto e prepara-te para de vez em quando ires "esticar mais as pernas" a esse excelente motor senão vais entrar em despesas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Anula o FAP nunca mais tens chatices.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                      Isso é de certeza Jorge. Mas será este o mesmo que utilizam na marca ?
                                      5w30 não há outro ford...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                        O meu problema deve estar mesmo aí. Faço cerca de 12.000 por ano, e só sai da garagem ao Domingo. Mas foi a 1ª vez que me mandou mudar o óleo entre mudas.
                                        O problema não está na saida apenas ao Domingo nem nos 12 mil Kms/ano, mas sim no tipo de percurso que fazes. Se saísses só ao Domingo e fizesses 100 Kms de cada vez, não havia problema.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bom dia pessoal,

                                          Fui hoje de manhã ao concessionário deixar uma "nota preta", mas lá mudei de novo o óleo e o respectivo filtro.

                                          Já agora deixo aqui o valor dos gastos, caso possa ajudar alguém :

                                          Mão de obra - 25.20
                                          Anilha - 2.25
                                          Filtro - 12.70
                                          Óleo 5W30 - 100.04 ( 6.1 lts )

                                          Acrescentando o IVA deu a bela, e módica, quantia de 172.90€

                                          Foi em quanto me ficou a brincadeira...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            O ambiente ganha com o FAP em carros que fazem muitos km's. Ai não há problemas e corre tudo na perfeição.

                                            Em carros que fazem poucos kms parece-me ser mais ecológico não ter. Não se gasta a energia e material para fazer e colocar o FAP. Não se gasta combustíel a mais para regenerar e não se polui com as trocas constantes de óleo e filtro.
                                            Em carros que fazem poucos km's é comprar com motor a gasolina

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                              Bom dia pessoal,

                                              Fui hoje de manhã ao concessionário deixar uma "nota preta", mas lá mudei de novo o óleo e o respectivo filtro.

                                              Já agora deixo aqui o valor dos gastos, caso possa ajudar alguém :

                                              Mão de obra - 25.20
                                              Anilha - 2.25
                                              Filtro - 12.70
                                              Óleo 5W30 - 100.04 ( 6.1 lts )

                                              Acrescentando o IVA deu a bela, e módica, quantia de 172.90€

                                              Foi em quanto me ficou a brincadeira...

                                              Xiiiii... 100€ por 6L de Oleo... no outro dia comprei para a S-Max do meu sogro, 6L na texoleo por 38€... e mais 35€ pelos filtros Bosch(Oleo,Ar e Gasoleo)... e 20€ para a mão de obra... ficou tudo por 93€.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TGSG Ver Post
                                                Xiiiii... 100€ por 6L de Oleo... no outro dia comprei para a S-Max do meu sogro, 6L na texoleo por 38€... e mais 35€ pelos filtros Bosch(Oleo,Ar e Gasoleo)... e 20€ para a mão de obra... ficou tudo por 93€.
                                                Pois é isso mesmo TGSG... acho que foi a ultima vez que me apanharam lá para mudar filtros e óleo.

                                                Mas a tanga é sempre a mesma : "O óleo que nós aqui temos não se encontra em mais lado nenhum. É especifico para os concessionários Ford, etc etc etc "

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Puxa, 173€ por uma mudança de óleo + filtro

                                                  É um preço dentro do normal para um concessionário, mas acho um exagero para um serviço tão simples e rápido:

                                                  - 6L Ford Formula F 5W30 + Filtro + Anilha = <50€

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                    Puxa, 173€ por uma mudança de óleo + filtro

                                                    É um preço dentro do normal para um concessionário, mas acho um exagero para um serviço tão simples e rápido:

                                                    - 6L Ford Formula F 5W30 + Filtro + Anilha = <50€
                                                    É verdade Farang... ainda estou a bater mal..

                                                    Mas como queria era ver a coisa resolvida, meti-me no carro, e fui mudar o óleo o quanto antes. Além de que só agora é que tomei conhecimento da Texoleo, porque confesso que não conhecia.

                                                    Por acaso confrontei o fulano do concessionário com estes preços da Texoleo e já sabes qual é a reacção :

                                                    "Isso são óleos ´falcatruados´, porque só assim se explicam essas diferenças de preços etc etc... aqui usamos óleos especificos que não se encontram no mercado, e que não se conseguem comprar lá fora, etc etc"

                                                    .... enfim, o habitual... tristeza
                                                    Editado pela última vez por FACC; 03 February 2014, 18:16.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para a próxima compras o material e fazes tu, ou vais ao ManelGT pagas 20€(ou menos) para te fazerem o serviço, no concessionário é um verdadeiro roubo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                                                        É verdade Farang... ainda estou a bater mal..

                                                        Mas como queria era ver a coisa resolvida, meti-me no carro, e fui mudar o óleo o quanto antes. Além de que só agora é que tomei conhecimento da Texoleo, porque confesso que não conhecia.

                                                        Por acaso confrontei o fulano do concessionário com estes preços da Texoleo e já sabes qual é a reacção :

                                                        "Isso são óleos ´falcatruados´, porque só assim se explicam essas diferenças de preços etc etc... aqui usamos óleos especificos que não se encontram no mercado, e que não se conseguem comprar lá fora, etc etc"

                                                        .... enfim, o habitual... tristeza
                                                        Se calhar esse individuo está a esta hora a teclar: TEXOLEO.com - Deixe de comprar o seu óleo ao preço do ouro

                                                        Vi no site da Texoleo o porquê dos preços mais baixos:

                                                        O Porquê dos preços baixos - TEXOLEO.com

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                                                          Para a próxima compras o material e fazes tu, ou vais ao ManelGT pagas 20€(ou menos) para te fazerem o serviço, no concessionário é um verdadeiro roubo...
                                                          "Roubo" é a palavra certa mesmo !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                            Se calhar esse individuo está a esta hora a teclar: TEXOLEO.com - Deixe de comprar o seu óleo ao preço do ouro

                                                            Vi no site da Texoleo o porquê dos preços mais baixos:

                                                            O Porquê dos preços baixos - TEXOLEO.com

                                                            É o mais certo ! :D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X