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Mensagem erro "Pressão oleo insuficiente"

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    Mensagem erro "Pressão oleo insuficiente"

    Bom dia,

    O meu pai tem um G.Punto Sport de 09 com 82.000kms. O carro teve a maior parte do seu uso em AE e cidade e raramente se puxou a serio por ele.

    Na sexta ele andou com o carro e estava tudo normal, mas ontem ao liga-lo apareceu a mensagem "pressão oleo motor insuficiente" e o motor esta a fazer um "matraquear"
    Falei com um amigo que tem maquina de diagnóstico e ele não encontrou quaisquer erros na centralina.

    O estranho é que em relanti essa mensagem aparece mas basta acelerar um pouco que a luz do oleo e a mensagem apagam de imediato, mas voltam a acender assim que paramos de acelerar.

    Acho estranho a bomba de oleo avariar assim de um dia para o outro, mas não faço ideia do que possa ser.
    Alguma ideia?

    #2
    Como detetar os problemas da baixa pressão do óleo num carro | Amolgadelas

    Vê isto.

    Incluía aqui a bomba de óleo.

    Comentário


      #3
      Já viram o nivel do óleo?

      P.S. esses carros "gostam" do óleo sempre no máximo.

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        #4
        Conhecendo os italianos como conheço, essa msg quando aparece já está o mal feito... provavelmente vais ter de abrir o motor e ver os bronzes, não ligues mais o carro até ser visto por um mecânico pois corres o risco de danificar a cambota e aí vai o motor para o lixo! Isso normalmente acontece quando anda com menos oleo do que devia, ou levou oleo fracos/desadequados ao motor e desgasta os bronzes...

        Comentário


          #5
          Se a mensagem aparecesse isolada e dado que uma bomba de óleo avariar é coisa rara, diria que o sensor de pressão de óleo estava danificado porém o matraquear evidencia tudo.
          Não voltes a ligar esse motor enquanto não resolveres o problema.

          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
          Conhecendo os italianos como conheço, essa msg quando aparece já está o mal feito... provavelmente vais ter de abrir o motor e ver os bronzes, não ligues mais o carro até ser visto por um mecânico pois corres o risco de danificar a cambota e aí vai o motor para o lixo! Isso normalmente acontece quando anda com menos oleo do que devia, ou levou oleo fracos/desadequados ao motor e desgasta os bronzes...
          Mas isso só acontece nos italianos?

          Comentário


            #6
            Não acontece só nos italianos, mas conhecendo-os eu bem, essa msg é algo que sinto muito medo que apareça sempre que entro num dos meus italianos... Pois são um pouco propícios a essa questão, principalmente os TS!
            Qual é o motor do GP? se for a gasolina ainda deriva dos FIRE e esse motor não costuma ter problemas com pressões de oleo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
              Conhecendo os italianos como conheço, essa msg quando aparece já está o mal feito... provavelmente vais ter de abrir o motor e ver os bronzes, não ligues mais o carro até ser visto por um mecânico pois corres o risco de danificar a cambota e aí vai o motor para o lixo! Isso normalmente acontece quando anda com menos oleo do que devia, ou levou oleo fracos/desadequados ao motor e desgasta os bronzes...
              No meu caso o mal foi ter comprado italiano, ele sempre fez isso principalmente quando o deixo ir abaixo.

              Comentário


                #8
                Ao desligar não conta, pois aí é normal ficar sem pressão de óleo...

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                  #9
                  O Punto que o Van fala é um 1.3 MJeT de 90 Cv.

                  Ele sempre levou óleo com a norma recomendada e a tempo e horas? É que pode dar-se o caso de a bomba ter borras

                  Comentário


                    #10
                    O pessoal devia adquirir o hábito de controlar os níveis dos fluídos pelo menos uma vez por mês.

                    Depois acontecem surpresas destas.

                    Eu apontaria para a bomba de óleo mas claramente já houve aí peças a sofrerem com a falta de pressão, nomeadamente a parte superior do motor (touches).

                    Comentário


                      #11
                      Eu ia mais para a parte de baixo danificada... A bomba de óleo não tem como avariar, pode é partir a engrenagem e quando parte nota-se bem! Como disse aponto para nível de óleo baixo, ou óleos fracos ao longo dos km do carro, consequentemente foi desgastando os bronzes até á bomba de óleo não conseguir criar pressão suficiente a ralenti devido ás folgas excessivas nos bronzes... Pois quando acelera ele diz que o erro desaparece, a explicação não deve fugir muito disto... Agora também não é muito comum nos JTD's

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                        Eu ia mais para a parte de baixo danificada... A bomba de óleo não tem como avariar, pode é partir a engrenagem e quando parte nota-se bem! Como disse aponto para nível de óleo baixo, ou óleos fracos ao longo dos km do carro, consequentemente foi desgastando os bronzes até á bomba de óleo não conseguir criar pressão suficiente a ralenti devido ás folgas excessivas nos bronzes... Pois quando acelera ele diz que o erro desaparece, a explicação não deve fugir muito disto... Agora também não é muito comum nos JTD's
                        Um video do som do motor ia ajudar a esclarecer quem tem razão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                          Eu ia mais para a parte de baixo danificada... A bomba de óleo não tem como avariar, pode é partir a engrenagem e quando parte nota-se bem! Como disse aponto para nível de óleo baixo, ou óleos fracos ao longo dos km do carro, consequentemente foi desgastando os bronzes até á bomba de óleo não conseguir criar pressão suficiente a ralenti devido ás folgas excessivas nos bronzes... Pois quando acelera ele diz que o erro desaparece, a explicação não deve fugir muito disto... Agora também não é muito comum nos JTD's
                          Não me parece.

                          De certeza que o matraquear vem das touches como já foi dito.
                          As cabeças são logo as primeiras a sofrer com a baixa de pressão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                            Conhecendo os italianos como conheço, essa msg quando aparece já está o mal feito... provavelmente vais ter de abrir o motor e ver os bronzes, não ligues mais o carro até ser visto por um mecânico pois corres o risco de danificar a cambota e aí vai o motor para o lixo! Isso normalmente acontece quando anda com menos oleo do que devia, ou levou oleo fracos/desadequados ao motor e desgasta os bronzes...
                            Em motores JTD ou CDTi não conheço casos de desgaste prematuro dos bronzes da cambota, já em motores DCi da Renault basta deixar passar a Kilometragem da revisão e é vê-los a ir para a oficina com o motor a falhar. O ultimo foi um jovem que comprou uma carrinha Renault a prestações e resolveu esticar o prazo da revisão pois os Euros eram poucos, quando lhe disse qual era problema e custos, quase chorou no meu ombro, tive pena mas o serviço no motor já estava feito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                              Conhecendo os italianos como conheço, essa msg quando aparece já está o mal feito... provavelmente vais ter de abrir o motor e ver os bronzes, não ligues mais o carro até ser visto por um mecânico pois corres o risco de danificar a cambota e aí vai o motor para o lixo! Isso normalmente acontece quando anda com menos oleo do que devia, ou levou oleo fracos/desadequados ao motor e desgasta os bronzes...
                              Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                              O Punto que o Van fala é um 1.3 MJeT de 90 Cv.

                              Ele sempre levou óleo com a norma recomendada e a tempo e horas? É que pode dar-se o caso de a bomba ter borras
                              O carro foi comprado novo e durante os 2 anos de garantia o carro fez sempre as revisões na Fiat.
                              Depois da garantia acabar, deixamos de fazer as revisões na marca. É um amigo do meu pai que tem assitido o carro mas eu levo sempre o oleo e o Filtro. Compro os filtros na Fiat e o oleo tem sido sempre o Selenia 5w-40 Wide Range (igual ao que sempre levou na Fiat).

                              Na Fiat ia lá de 20.000 em 20.000 e cá fora não temos deixado sequer chegar aos 20.000.

                              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                              O pessoal devia adquirir o hábito de controlar os níveis dos fluídos pelo menos uma vez por mês.

                              Depois acontecem surpresas destas.

                              Eu apontaria para a bomba de óleo mas claramente já houve aí peças a sofrerem com a falta de pressão, nomeadamente a parte superior do motor (touches).
                              Não sei como chegaste a essa conclusão, mas gostava de saber como chegaste à conclusão que não se vêm os niveis..

                              Bem, os niveis são verificados 1x por semana, desde que o carro é novo.
                              O oleo está praticamente no máximo na vareta.

                              Se o carro tem os bronzes danificados, porque é que ele um dia funciona bem sem ruidos e no dia seguinte ao ligar aparece o erro e esta com matraquear?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                Se o carro tem os bronzes danificados, porque é que ele um dia funciona bem sem ruidos e no dia seguinte ao ligar aparece o erro e esta com matraquear?
                                Se fosse bronzes estragados fazia sempre, pois estando lá a folga faz sempre e só piora até gripar de vez. Sendo um matraquer que só faz às vezes só ouvindo o "barulho" e verificar donde ele vem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Se fosse bronzes estragados fazia sempre, pois estando lá a folga faz sempre e só piora até gripar de vez. Sendo um matraquer que só faz às vezes só ouvindo o "barulho" e verificar donde ele vem.
                                  O barulho que ele faz é muito parecido ao das toches hidráulicas a bater quando não enchem/não chega o oleo.
                                  E o estranho é que não é as vezes que faz. Ele Sexta trabalhava como sempre trabalhou e ontem começou a fazer esse barulho.

                                  Mesmo quando se acelera e a mensagem de erro desaparece, o barulho continua.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                    O barulho que ele faz é muito parecido ao das toches hidráulicas a bater quando não enchem/não chega o oleo.
                                    E o estranho é que não é as vezes que faz. Ele Sexta trabalhava como sempre trabalhou e ontem começou a fazer esse barulho.

                                    Mesmo quando se acelera e a mensagem de erro desaparece, o barulho continua.
                                    A msg desaparece porque conforme as rpm´s vão subindo a bomba vai criando mais pressão, o barulho não desaparece porque o dano já lá está...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                      A msg desaparece porque conforme as rpm´s vão subindo a bomba vai criando mais pressão, o barulho não desaparece porque o dano já lá está...
                                      E o motor fica danificado durante a noite sem ele trabalhar?
                                      É que não foi uma situação crescente, de se ir ouvindo o barulho.. É uma situação de estacionar o carro na garagem e ele fazer um som normal e no dia seguinte ao ligar ele fazer barulho.

                                      Nem nunca vi um carro que fizesse tanto barulho de touches de um dia para o outro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode sim acontecer de um dia para o outro.

                                        A uns anos atras tive um carro em que uma biela veio apanhar ar de um momento para o outro sem nenhum aviso nem mudanca de barulho do motor.

                                        Simplesmente aconteceu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                          Pode sim acontecer de um dia para o outro.

                                          A uns anos atras tive um carro em que uma biela veio apanhar ar de um momento para o outro sem nenhum aviso nem mudanca de barulho do motor.

                                          Simplesmente aconteceu.


                                          Com um carro igual e com mais do dobro dos quilometros ca em casa, foi logo acontecer no que esta mais novo..
                                          Assim sendo, vai recambiado para a oficina

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu iria ver, antes do mais, o nível do óleo.

                                            Depois, iria verificar quando foi a última vez que o carro mudou o óleo e que óleo levou.


                                            Uma má lubrificação não implica que a avaria seja forçosamente de uma bomba de óleo. Falta de óleo ou óleo incorrecto, podem ocasionar o mesmo tipo de anomalia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Eu iria ver, antes do mais, o nível do óleo.

                                              Depois, iria verificar quando foi a última vez que o carro mudou o óleo e que óleo levou.


                                              Uma má lubrificação não implica que a avaria seja forçosamente de uma bomba de óleo. Falta de óleo ou óleo incorrecto, podem ocasionar o mesmo tipo de anomalia.
                                              Como disse em cima, o oleo está quase no máximo. Vejo o nivel todas as semanas e ontem vi-o novamente.
                                              O oleo usado é o que é colocado na marca e igual ao que trás de origem: Selenia 5-40 Wide Range. Não sou eu que o troco mas sou eu que compro o oleo e levo-o. Fico a ver o oleo a ser trocado e trago logo o carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há pouco tempo também tive esse aviso no meu stilo multijet mas não houve qualquer alteração no ruído do motor. Era a válvula de pressão do óleo.
                                                Editado pela última vez por filipeleca; 03 February 2014, 15:55.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A resposta ha-de andar algures ou na ma utilização ou na qualidade fraca dos materiais. Se excluis a ma utilização sobra a má qualidade do produto a vir ao de cima.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    pressiona o óleo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu aposto na válvula de pressão do óleo avariada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Desenterrando este topico, pareceu-me justo fazê-lo para conseguir saber feedback do dono do carro

                                                        -Mesmo sintoma, "falta pressao oleo" e desta vez o carro entrou em safe-mode e nao desenvolve enquanto nao apagar o erro.
                                                        -Oleo Ok, trocado ha 2mil kms, inclusive corrente distribuiçao trocada nessa data
                                                        -Velas trocadas
                                                        -E neste caso em concreto o erro ja tinha acontecido ha quase 2 anos atras, e troquei o sensor e ficou resolvido. Mas agora voltou novamente o erro.

                                                        Algum feedback do dono deste topico?

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                                                          #29
                                                          Nestes casos seria bom passar numa oficina ou caso haja possibilidade de o fazer em casa, medir sempre a pressão do óleo.

                                                          Digo isto porque calhou uma grande fava a um colega meu com o carro do irmão dele, um Corsa 1.3 Cdti.

                                                          O carro já acendia a luz do óleo, para despistar foram mudar os filtros e por um óleo adequado.

                                                          Depois disso a luz nunca mais apagou, foi verificado o filtro de óleo e estava limpo se marcas de óleo, chegaram mesmo a tirar a tampa do filtro e o carro a trabalhar não saia oleo.

                                                          O carro sofreu uma reparação à pouco tempo com troca do kit de distribuição (corrente), pode ter sido uma má reparação ou falha da bomba de óleo.

                                                          Dado haver alguns relatos, é sempre bom verificar a pressão do óleo.

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                                                            #30
                                                            No meu também aparece-me as vezes a tal mensagem mas é num Alfa Romeo MiTO 1.6Jtd mas mal acende se apaga logo e nem sequer noto nenhum barulho esquisito.

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