Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empenamento sistemático de Discos - alguem me pode ajudar??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empenamento sistemático de Discos - alguem me pode ajudar??

    Antes de mais, e dado que sou novo por aqui, cumprimentos aos foristas.

    Espero obter alguns esclarecimentos/dicas/possíveis explicações para um problema que me aflige há algum tempo relativamente aos discos de travão do meu carro.

    Tenho um seat ibiza 1.2 de 2006 que tem uma tendência crónica para empenar os discos de travão.

    Já vai no 3ª jogo de discos e 2.º de pastilhas em apenas 2 anos. Basicamente duram cerca de 5-6 meses até começar a notar novamente o empenamento através de vibração em travagem a alta velocidade (+100) e também aquela sensação de rodas quadradas qd travo suavemente a baixa velocidade (no para arranca do trânsito por exp).

    Já fui a 2 oficinas diferentes, onde substituiram discos, calços e pastilhas (das duas ultimas vezes) e onde sempre me disseram que a causa mais provável é o tipo de condução ou então lavagem das rodas com discos ainda quentes.
    Da 2ª vez que mudei os discos, o mecânico dessa nova oficina disse ainda que podia ser da qualidade dos discos anteriores e como tal colocou uns da marca Bosch, supostamente bons.

    Ora, eu tenho sempre o cuidado de não lavar o carro após viagens longas ou esforço maior nos travões. Costuma até lavar o carro numa estação de seviço a 5km de casa, pelo que nunca faço grandes distâncias até lá chegar e msm assim costumo esperar 5-10 min antes de mandar água para a zona das rodas.
    Relativamente á condução, constumo ter uma condução bastante defensiva, sem acelerações ou travagens bruscas e utilizando muito a caixa para reduzir a velocidade (especialmente desde a 2ª mudança de travões). Além disso, os trajectos que faço normalmente são dentro de lisboa ou então até oeiras pela A5, pelo que também não costumo ter que esforçar os travões em descidas prolongadas ou em estradas de serra.

    Em termos de alinhamento o carro não está a 100% (guina muito ligeiramente para a direita, mas nada de especial), mas está bastante aceitável.
    Mesmo em travagem não mostra tendência para mudar de trajectória, o que me leva a crer que a travagem está equilibrada entre ambas as rodas.

    Começo a achar que o carro padece de um problema crónico no sistema de travagem que ninguém parece conseguir resolver.
    Alguém tem alguma ideia do que possa ser ou conhece algum problema deste género neste modelo??

    Agradeço desde já quaisquer suguestões/ideias, etc

    Obrigado.

    #2
    Sabes qual a marca dos discos? eu tambem me contece na minha laguna. os meus são da Bremo, fui a loja onde comprei e trocaram-me os discos por novos 3000 km igual ja pensei e reclamar directamente a bremo.

    Comentário


      #3
      por acaso não tens pequenas folgas nas ponteiras ou sinoblocos

      Comentário


        #4
        Os casquilhos ou sinoblocos foram substituidos da ultima vez que mudei os discos em junho passado.
        Isso também me foi dado como possivel razão para os discos anteriores terem empenado.
        Já me disseram que este modelo tem tendência para criar folgas nos sinoblocos, mas parece-me demasiado forçado terem sido a causa de empenamento destes discos e do conjunto anterior.

        Poderá ser alguma coisa noutros componentes do sistema de travagem ou da roda?

        Eu tive um acidente há cerca de 3 anos em que toda a parte da suspensão/eixo da frente do lado direito teve que ser substituida, mas depois de reparado o carro ficou alinhado e sem folgas. Relativamente a isso, até o mecânico da última oficina em que mudei os discos (que não é a mesma onde o caro foi reparado), disse-me que não viu nada de errado ali (além dos ditos casquilhos) e que não deveria ser por causa disso.

        Para além disso, o carro está alinhado e não tem nenhum tipo de comportamento estranho que me leve a crer que tem problemas a esse nível.

        Comentário


          #5
          A marca dos meus atuais é Bosch.

          Os meus tambem só devem ter 5000-6000 Km e já estão empenados de novo. Os anteriores acho que nem a 4000 Km chegaram, mas esse não eram Bosch (não me lembro da marca sinceramente).

          Comentário


            #6
            Como é que está esse rolamento? Manga de eixo empenada?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
              Como é que está esse rolamento? Manga de eixo empenada?
              Vou ver isso quando o levar (espero eu que pela ultima vez) a uma outra oficina.

              Já agora.. recomendam alguma em particular (norauto / bosch, etc..)?

              Queria evitar oficinas da marco já que é sempre os olhos da cara

              Obrigado pelas dicas pessoal.

              Comentário


                #8
                A rodagem foi bem feita?
                O pneu está calibrado?
                Alguma folga nos casquilhos?

                Não tenho queixas da brembo/bosch/valeo/ate/trw.

                Comentário


                  #9
                  Os discos são sólidos? Há hipótese barata de substituir por uns ventilados?

                  Comentário


                    #10
                    Eu tive um problema semelhante num Corsa D 1.3 cdti. Os discos empenavam uns atrás dos outros e, de repente, isso deixou de acontecer. Fiz 'n' reclamações na Opel (embora o carro fosse de empresa) e, houve uma substituiç\ao qualquer em que os discos deixaram de empenar. Agora, o que eles fizeram de diferente, não faço ideia.

                    Comentário


                      #11
                      Como fazes o acamamento dos discos e pastilhas? Ou seja os primeiros 1000 kms? Penso que o problema poderá estar ai... le este artigo, esta em ingles mas foi o que encontrei: Instructions for bedding in your brakes

                      Comentário


                        #12
                        Discos e pastilhas de freio não devem ser demasiadamente exigidos(andar em modo esportivo ou frear bruscamente) entre os 200 km e 500 km assim que os instalam, pois as peças estão se assentando. Nos manuais de instruções são enfáticos nisso.

                        Uma das causas do empenamento é a aplicação de água diretamente nos discos. Como você diz que, do lava-jato(Car Wash no BR)para sua casa é 5 km de distância, é um trajeto suficiente que os mesmos entrem em temperatura normal de trabalho, e o fato de jogar água nos mesmos causa a dilatação térmica, daí o empenamento. Outra causa pode ser andar em locais alagados. Ou falha na manufatura da peça.

                        Como seu percurso é urbano, geralmente dentro de Lisboa e nas rodovias próximas, é tempo suficiente que os discos entrem na temperatura normal de trabalho.

                        Discos da marca Bosch são excelentes. Ao invés de lavar o carro num car-wash, lave na sua casa sem usar o carro antes.

                        Comentário


                          #13
                          Aqui textos acerca do assunto e em português

                          http://economia.terra.com.br/carros-...ceb0aRCRD.html

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                            Como é que está esse rolamento? Manga de eixo empenada?
                            Exactamente!

                            Comentário


                              #15
                              Não há desalinhamento entre pinça e disco?

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X