Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Junta da colaça

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Junta da colaça

    Ola pessoal


    Depois do problema do radiador da sofagem agora chegou o mais temido. A junta da colaça foi ao ar e está a libertar água pelo tubo de escape.!!!


    A minha questão é, não vou colocar isto num mecânico, pois não há guito. Será que se faz cá por casa arranjando a ferramenta certa (chave dinanometrica e chave de angulos, etc) ?


    Alguém já trocou nestes ibizas?


    É o ibiza 6k1 de 1996. Motor 1.04 AAU.


    Digam algo!


    Abraço

    #2
    não deve ser muito difícil com a ferramente certa, mas conta sempre que tens de mandar facejar a culassa

    Comentário


      #3
      Deves sempre gastar em material e facear a cabeça à volta de 250 euros, contando que compras material de boas marcas.

      Depois tens de ter a chave de binário e/ou chave de ângulo se for necessário. A isto tudo ainda temos de juntar se sabes bem o que estás a fazer pois é preciso desarmar a distribuição do motor e voltar a montar (por vezes requer apertos diferentes por o tensor ter sido já armado) e outros pormenores como chaves para bloquear as polies ou o veio de excêntricos. É preciso ainda limpar muito bem os restos da junta velha no bloco com lixa fina e WD40, além de não poder ser limpo de qualquer forma pois podemos "viciar" a superfície do bloco.

      Se vens perguntar se é fácil fazer..........já deste a resposta à tua pergunta: não o faças em casa ou arranja algum amigo com experiência.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
        Deves sempre gastar em material e facear a cabeça à volta de 250 euros, contando que compras material de boas marcas.

        Depois tens de ter a chave de binário e/ou chave de ângulo se for necessário. A isto tudo ainda temos de juntar se sabes bem o que estás a fazer pois é preciso desarmar a distribuição do motor e voltar a montar (por vezes requer apertos diferentes por o tensor ter sido já armado) e outros pormenores como chaves para bloquear as polies ou o veio de excêntricos. É preciso ainda limpar muito bem os restos da junta velha no bloco com lixa fina e WD40, além de não poder ser limpo de qualquer forma pois podemos "viciar" a superfície do bloco.

        Se vens perguntar se é fácil fazer..........já deste a resposta à tua pergunta: não o faças em casa ou arranja algum amigo com experiência.
        A resposta começa logo por aí , sabes mudar uma distribuiçao? provavelmente nao entao nao o faças sozinho vais ficar numa condiçao pior do que estás.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
          A resposta começa logo por aí , sabes mudar uma distribuiçao? provavelmente nao entao nao o faças sozinho vais ficar numa condiçao pior do que estás.

          Boas. Pior não fica de certeza, visto que ele vai deixar de andar mais tarde ou mais cedo ;) E quem não arrisca não petisca. Não sei mt de mecânica é verdade, mas as coisas não são assim tão complicadas.
          Os apertos é o mais simples pois o Autodata diz quais são. ;)

          Quanto ao resto conto com o apoio dos colegas do forum com as suas experiências ;)

          Abraços

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Geocompi Ver Post
            Boas. Pior não fica de certeza, visto que ele vai deixar de andar mais tarde ou mais cedo ;) E quem não arrisca não petisca. Não sei mt de mecânica é verdade, mas as coisas não são assim tão complicadas.
            Os apertos é o mais simples pois o Autodata diz quais são. ;)

            Quanto ao resto conto com o apoio dos colegas do forum com as suas experiências ;)

            Abraços
            Os colegas do forum dão-te umas palmadinhas via internet, pouco mais.
            Coloca isso no mecânico.

            É que se fores tu a fazê-lo nem vai ficar melhor nem pior, não fica sequer.

            Já agora, como diagnosticaste que a junta cedeu?
            Pela água a sair do escape?

            Comentário


              #7
              Trabalhar a 3 cilindros a frio por vezes. Carro a aquecer.

              Porém há algo que não me convence. Não estou a perder água de reservatório!

              Abraço

              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Os colegas do forum dão-te umas palmadinhas via internet, pouco mais.
              Coloca isso no mecânico.

              É que se fores tu a fazê-lo nem vai ficar melhor nem pior, não fica sequer.

              Já agora, como diagnosticaste que a junta cedeu?
              Pela água a sair do escape?

              Comentário


                #8
                Então continua a fazer assim diagnósticos, ainda por cima sem dinheiro para gastar.

                Se a água não desaparece do depósito, como é que pode estar a sair pelo escape? Eu vou-te explicar: chama-se condensação e é normal.

                Tenho impressão que vai-te sair muito mais barato ires ao mecânico resolver o problema do que tu mesmo a fazer em casa.

                Cumprimentos.

                Comentário


                  #9
                  Geocompi, o problema é que as probabilidades de gastares dinheiro em proveito de nada sao elevadas...
                  Primeiro nao tens a certeza de que a junta esteja mesmo queimada.
                  Mesmo que esteja só em material já gastas algum dinheiro, depois se nao ficar tudo certinho nunca mais vai trabalhar.
                  Nao sou daquele que diz "nao sabes nao mexe" pois eu faço muitas coisas mas tambem tenho bases e alguma formaçao para isso, mas para o que queres fazer é muito complexo para que nao tem um minimo de experiencia.

                  Comentário


                    #10
                    A junta da colaça queimada tras outros sintomas tambem O oleo vai se sumindo com uma velocidade brutal, o carro faz uma fumarada por vezes branca, outras azul.

                    O trabalhar em 3 cilindros pode nao ter a ver com a colaça.

                    No meu carro tambem me diagnosticaram a junta da colaça queimada, mas o carro nao faz fumo e esta a trabalhar em 3 cilindros tambem. Resultado? Tem 1 (ou varias) valvulas de um cilindro lixada. E certo que a reparar iria ter de levar as juntas todas do motor e mais algumas, mas uma coisa nao tem nada a ver com a outra.

                    O simples facto de estar a trabalhar em 3 cilindros pode ser apenas uma vela ou uma bobine avariada. Vai ao mecanico e poupas muitoooooooooooo dinheiro. O preço das velas ou uma bobine nao tem nada a ver com o valor de uma reparaçao de um motor.

                    Comentário


                      #11
                      Se nunca mexeste... esquece! Tens enorme probabilidade de fazer maior estrago e perder 1 mês de volta do carro. Ou não precisas dele e podes dedicar-te a isso nas horas vagas?


                      Se decidires seguir em frente, e embora tenhas acesso ao Autodata, sugiro arranjar um manual da Haynes (ou o de fábrica, se puderes).

                      O Haynes tem tudo... só não faz as coisas por ti!
                      Editado pela última vez por CL; 18 March 2014, 18:25.

                      Comentário


                        #12
                        Boas pessoal. Obrigado pelo apoio :D Eu também tenho o manual da Haynes ;) e o do ibiza. Tenho paciência para mexer nisto. Só falta o tempo.

                        Eu não tenho muito medo de mexer. Ainda aogra desmontei o tablier todinho para lhe trocar a sofagem e foi tudo ao sítio. O motor é outra responsabilidade. Mas estou disposto a assumi-la. E a aprender com este :D

                        Comentário


                          #13
                          Bem se estás mesmo disposto a ir em frente, só resta tentar ajudar com algumas dicas.
                          Com as maos sujas nao é facil mas uma maquina fotografica ajudar-te nas duvidas na montagem das peças.
                          Na distribuiçao faz marcas na correia e todas as polies de preferencia com uma tinta dificil de apagar aquele corrector branco serve desde que nao laves nada.
                          Só resta desejar-te boa sorte com isso.
                          Mas vê lá bem isso se é mesmo da junta....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Geocompi Ver Post
                            Trabalhar a 3 cilindros a frio por vezes. Carro a aquecer.

                            Porém há algo que não me convence. Não estou a perder água de reservatório!

                            Abraço
                            o carro está a aquecer como?

                            Comentário


                              #15
                              Se calhar tens o termostato avariado em modo fechado e o carro aquece..... e queres logo desmontar o motor??????

                              Comentário


                                #16
                                Boas :D

                                Pois tb já pensei nisso! Mas o estranho é a água do escape só começar agora a sair. Ainda não há mistura de óleo com água nem água com óleo. Nestes últimos dias o carro tem pegado certinho.

                                Ele substituiu o cabo de alta tensão que liga a bobine e o distribuidor e substituiu o radiador da sofagem recentemente.

                                Antes de substituir o radiador ele estava sempre a aquecer porque a água ia saindo para o banco do pendura e aquilo ficava rapidamente sem água, e começava a deitar "fumo" - vapor de água.

                                A ventoinha não está a disparar.

                                Os tubos parecem todos à mesma temperatura, por vezes parece-me que o de baixo que liga ao radiador do motor está menos quente que os outros (o que já me fez inclinar para o termostato).

                                Aquilo começava a aquecer e a deitar a água por fora do reservatório por uns buracos que tem lá tapados por um plástico.

                                Deixou-se a tampa sem aperto (ou seja estava fechada mas sem pressão) e ele não ferveu mais até agora!

                                É isto!!


                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Se calhar tens o termostato avariado em modo fechado e o carro aquece..... e queres logo desmontar o motor??????

                                Comentário


                                  #17
                                  Esquece a água a sair pelo escape. Nem um motor com a junta da colaça lixada deita água pelo escape.

                                  Vê a questão da ventoinha.
                                  Mesmo com o termostato a funcionar, sem ventoinha e em percursos citadinos o motor aquece demasiado.

                                  Depois passa para o termostato.
                                  Se este for barato até podes já trocá-lo.

                                  No que toca ao funcionamento a 3 cilindros, tens que ver as velas e todo o sistema de ignição.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas vês vapor de água a sair pelo escape ou água no estado líquido? É que se for a junta da cabeça a água sai em vapor (fumo branco). Se é água em estado líquido, são vulgares condensações!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Mas vês vapor de água a sair pelo escape ou água no estado líquido? É que se for a junta da cabeça a água sai em vapor (fumo branco). Se é água em estado líquido, são vulgares condensações!
                                      Não é bem assim.

                                      Tanto podes ver água a sair em estado líquido, como podes ver algum fumo branco com tempo húmido e frio, em motores perfeitamente saudáveis.

                                      De resto, também acho que o diagnóstico foi feito de forma precipitada, mas não deixo de ficar espantado com o medo gigante da maior parte dos users no que toca a pôr mãos à obra.

                                      Se se tem interesse, se se gosta e se tem as ferramentas necessárias e um plano B caso haja algum impedimento, qual é mesmo o problema? Estamos a falar de um motor simples de um Ibiza...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                        De resto, também acho que o diagnóstico foi feito de forma precipitada, mas não deixo de ficar espantado com o medo gigante da maior parte dos users no que toca a pôr mãos à obra.
                                        Já fiz muitos trabalhos de mecanica e aprendi duas coisas:

                                        - sabe-se e mexe-se;
                                        - não se sabe e mexe-se mas há que estar preparado para o pior.

                                        A troca da junta da colaça tem muitas manhas.
                                        Teoricamente qualquer trabalho é desapertar e apertar parafusos.
                                        O problema é quando nos aparecem situações à frente que não contamos e ou não sabemos dar a volta ou tentamos dar a volta e fazemos asneira.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          Já fiz muitos trabalhos de mecanica e aprendi duas coisas:

                                          - sabe-se e mexe-se;
                                          - não se sabe e mexe-se mas há que estar preparado para o pior.

                                          A troca da junta da colaça tem muitas manhas.
                                          Teoricamente qualquer trabalho é desapertar e apertar parafusos.
                                          O problema é quando nos aparecem situações à frente que não contamos e ou não sabemos dar a volta ou tentamos dar a volta e fazemos asneira.
                                          Claro, é evidente! Eu não fiz muitos, mas o que faço...só faço depois de ter lido 3-4x mais info do que aquela de que necessitaria para fazer o trabalho.

                                          Se demoro muito mais do que um mecânico profissional? É evidente. Se, no meu caso, a aprendizagem compensa e a poupança também (porque até agora correu relativamente bem? Sem dúvida.

                                          Mas, claro, trocar uma junta da cabeça não é exactamente fazer uma mudança de óleo (e mesmo isso há quem consiga fazer mal). Daí eu dizer que é preciso ter realmente gosto, ler muuuuuito acerca do assunto, não deixar nenhuma ponta solta e, porque não, ter alguém disponível para resolver aquele detalhe em que encalhámos ou dar-nos uma luz.

                                          Fazer só porque não se quer gastar o dinheiro a pagar a um profissional é, neste caso, é um disparate. Não vai ficar bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                            Claro, é evidente! Eu não fiz muitos, mas o que faço...só faço depois de ter lido 3-4x mais info do que aquela de que necessitaria para fazer o trabalho.

                                            Se demoro muito mais do que um mecânico profissional? É evidente. Se, no meu caso, a aprendizagem compensa e a poupança também (porque até agora correu relativamente bem? Sem dúvida.

                                            Mas, claro, trocar uma junta da cabeça não é exactamente fazer uma mudança de óleo (e mesmo isso há quem consiga fazer mal). Daí eu dizer que é preciso ter realmente gosto, ler muuuuuito acerca do assunto, não deixar nenhuma ponta solta e, porque não, ter alguém disponível para resolver aquele detalhe em que encalhámos ou dar-nos uma luz.

                                            Fazer só porque não se quer gastar o dinheiro a pagar a um profissional é, neste caso, é um disparate. Não vai ficar bem.

                                            Boas malta.

                                            Eu realmente o que tenho feito tenho aprendido e tem corrido bem :D Claro que pergunto mt, vejo mts videos, tento sempre evitar o erro.
                                            Vou ver os diferentes passos que falam.

                                            Ao retirar o termostato, é necessário fazer algo em especial? (temporariamente claro)

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na minha conta já tenho as seguintes intervenções:

                                              - Troca da correia de distribuição e bomba de água
                                              - Troca de amortecedores
                                              - Troca de embraiagem e bomba secundária (na verdade era esta que estava a verter, mas não sabia o estado do resto antes de retirar, por isso, substitui também o prato e o disco que estavam impecáveis)
                                              - Troca de pastilhas
                                              - Troca de discos (do meu irmão neste fim de semana)
                                              - Troca de filtros
                                              - Mudanças de óleo

                                              A próxima intervenção vai ser também a troca da junta da cabeça, com a troca da distribuição (já que vai ter de sair, troca já, apesar de ainda estar dentro do prazo).

                                              Não sou mecânico. Mas se fosse a prestar atenção a comentários do tipo "É que se fores tu a fazê-lo nem vai ficar melhor nem pior, não fica sequer." nunca fazia nada na vida.

                                              Tenho o manual de oficina que ajuda muito. Preparo-me com bastante antecedência. Claro que no momento há imprevistos que se vão resolvendo conforme aparecem. Já tive de pedir ajuda em casos pontuais... Tem esse recurso de reserva.

                                              Se achas que consegues, reune a informação toda, planeia e faz...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Viva,

                                                eu também sou a favor de a pessoa se puder e conseguir ir fazendo e aprendendo.

                                                Neste caso especifico acho um pouco precipitado o diagnóstico. Não digo que não esteja queimada ou antes até podre devido à idade do carro, mas contudo isso merece um diagnóstico mais profundo.

                                                Boa sorte com o carro.

                                                Edit: essa água do escape é praticamente impossível ser da junta. A sério.
                                                Editado pela última vez por Vocsa; 19 March 2014, 22:35.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ola pessoal.

                                                  Ontem lá coloquei mãos à obra. Toca a tirar o tubo junto ao radiador e a água completamente com ferrugem mas sem óleo :D
                                                  Tirei o termostato e coloquei-o numa panela com água a ferver para ver se abria. Não abriu!!! Tirei-o temporariamente

                                                  Deixei o carro aquecer novamente aos 92º e a ventoinha não dispara :S

                                                  Sugestões?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Geocompi Ver Post
                                                    Ola pessoal.

                                                    Ontem lá coloquei mãos à obra. Toca a tirar o tubo junto ao radiador e a água completamente com ferrugem mas sem óleo :D
                                                    Tirei o termostato e coloquei-o numa panela com água a ferver para ver se abria. Não abriu!!! Tirei-o temporariamente

                                                    Deixei o carro aquecer novamente aos 92º e a ventoinha não dispara :S

                                                    Sugestões?

                                                    1 - ver os fusiveis;
                                                    2 - ver a ficha da ventoinha se está ligada;
                                                    3 - colocar o motor da ventoinha a trabalhar directamente á bateria a ver se o motor não pifou;
                                                    4 - no caso de estar tudo bem nos últimos 3 pontos, ver a válvula termostatica da ventoinha.
                                                    Nos meus carros situava-se no radiador.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como coloco diretamente a trabalhar a ventoiha?
                                                      A ficha esta direita.

                                                      Obrigado :D

                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      1 - ver os fusiveis;
                                                      2 - ver a ficha da ventoinha se está ligada;
                                                      3 - colocar o motor da ventoinha a trabalhar directamente á bateria a ver se o motor não pifou;
                                                      4 - no caso de estar tudo bem nos últimos 3 pontos, ver a válvula termostatica da ventoinha.
                                                      Nos meus carros situava-se no radiador.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ligam 2 fios na ventoinha, um é corrente outro é massa, se ligares directo a uma bateria logo ves se trabalha

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma bateria normal de carro?

                                                          Abraço

                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          ligam 2 fios na ventoinha, um é corrente outro é massa, se ligares directo a uma bateria logo ves se trabalha

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            SIm, uma bateria normal.

                                                            Antes disso tira a ficha e lá uma lixadela só para garantir.
                                                            Depois testa se o motor da ventoinha funciona.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X