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Motor a bater por todo o lado...

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    Motor a bater por todo o lado...

    Boas pessoal.

    O que se passa é o seguinte:

    Temos um carro familiar, é um Citroen Xantia 2.0 16V 155cv de 1993, e como o carro estava aqui parado comecei a levá-lo para onde estudo neste momento, o q é sensivelmente a 3km de onde moro. Sou um recém-encartado, mas o carro sempre foi bem tratado, no sentido em q não houve ninguém a esganiçar o motor nem nada do género, sempre fomos muito cuidadosos com o carro. Houve um ou dois dias que puxei um bocadinho mais pelo "bicho", mesmo ele não estando habituado a andar a tantas rotações. Passado uns dias comecei a ouvir uns barulhos estranhos no motor, mas não liguei pois era algo muito ligeiro e as pessoas diziam-me que era só impressão minha. O que acontece é que isto tem vindo a agravar ao longo do tempo, e tenho notado que o carro também tem aquecido muito mesmo em viagens curtas e sem puxar.

    O motor parece que está a bater por todo o lado... Antes era só a partir de X rotações mas agora até se dá conta mesmo só a por o carro a trabalhar. Só não faz barulho ao relanti...

    Pode ser um sintoma de junta queimada? O carro pega, anda sem problemas, sebem que tenho notado uma grande perda de rendimento, parece que perdeu a "energia" que tinha. Notei que na tampa do óleo existe uma espécie de líquido viscoso nas paredes da entrada e mesmo no tubo em si, há possibilidade de se ter misturado água no circuito de óleo? Quais é que são as consequências? Tou mesmo ás cegas nisto. Sinceramente até tenho medo de tirar o carro do sítio...

    O motor tem 160.000km, é relativamente novo para um carro com 21 anos...

    Para terem uma ideia melhor do que se trata, fiz um vídeo a retratar o "bater" do motor:

    https://www.youtube.com/watch?v=J4-TlhVFpUE

    Alguém tem alguma ideia do que se trata?

    Desde já, agradeço a vossa atenção.

    #2
    Será algo deste género?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
      Será algo deste género?

      Antes demais, obrigado pela resposta ;)

      Sim, é isso mesmo, é fotocópia ! Até parece que está colado... Até tenho medo de voltar a por o carro a trabalhar ! E aproveito também para dizer que a temperatura que se vê quando ponho o carro a trabalhar, no vídeo, foi depois de ter feito uma viagem de apenas 2 km...

      Comentário


        #4
        Fazes bem em ter medo de o voltar a pôr a funcionar... a menos que seja de casa para a oficina (porque fdd já ele está).


        Não consegui perceber bem. Que luzinha amarela é aquela? É a que tem um motor no meio?
        Editado pela última vez por CL; 27 March 2014, 17:13.

        Comentário


          #5
          tens passagem de água para o óleo, e parecem ser umas touches a bater (eventualmente por falta de lubrificação decente)

          Leva isso ao mecanico quanto antes

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CL Ver Post
            Fazes bem em ter medo de o voltar a pôr a funcionar... a menos que seja de casa para a oficina (porque fdd já ele está).


            Não consegui perceber bem. Que luzinha amarela é aquela? É a que tem um motor no meio?
            É mesmo isso que vou ter de fazer... A luz que está acessa é a luz da injecção electrónica. Acende sempre que o ponho a trabalhar mas depois apaga-se normalmente quando o carro acaba de levantar (quando está pronto a circular, este é dos carros q tem suspensão hidropneumática, que sobe e desce)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dashskullsasq Ver Post
              tens passagem de água para o óleo, e parecem ser umas touches a bater (eventualmente por falta de lubrificação decente)

              Leva isso ao mecanico quanto antes
              Então isso quer dizer que a junta já era... Achas que o arranjo fica muito caro? Pelo que aparenta ser? Espero é não ter o motor pronto a ir para a sucata...

              Comentário


                #8
                A junta vai ser das coisas mais baratas aí...

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                  #9
                  Boas
                  Vê o nível de óleo.... mas na minha opinião tens 1 ou 2 bielas a bater ( bronzes) de impulso também pode ser os bronzes de apoio da cambota..... acho que deves parar de imediato o carro e pedires a opinião de um técnico... mas se o carro fosse meu não colocava mais o motor a funcionar.

                  Comentário


                    #10
                    isso vai dar trabalho a pôr direito, ou andou com o mesmo óleo tempo demais ou andou sem óleo na minha opinião, essa pasta que está na tampa de óleo também está no radiador? sou mais um da opinião de que deves levar isso a um mecanico de preferencia de reboque, quanto mais trabalhar maior será o estrago

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                      ... e como o carro estava aqui parado comecei a levá-lo para onde estudo neste momento, o q é sensivelmente a 3km de onde moro....
                      quanto tempo esteve parado?
                      quando recomeçou a circular foi feita revisão, pelo menos mudança de óleo e filtro?
                      essas viagens de 3 kms não são muito saudáveis para o motor

                      Comentário


                        #12
                        O melhor é oficina, para ser reparado. Porque isso não está em bom estado.

                        Comentário


                          #13
                          Depois de ver e ouvir o vídeo só te posso dizer uma coisa: esse motor já era pois tem as bielas a bater.

                          Se não andares mais com ele pode ser que ainda se consiga rectificar a cambota e recuperar o motor mas não vai sair barato. Seja como for, entre reparar esse e comprar um usado vai sair sempre dispendioso.

                          O motor tem óleo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                            Boas pessoal.

                            O que se passa é o seguinte:

                            Temos um carro familiar, é um Citroen Xantia 2.0 16V 155cv de 1993, e como o carro estava aqui parado comecei a levá-lo para onde estudo neste momento, o q é sensivelmente a 3km de onde moro. Sou um recém-encartado, mas o carro sempre foi bem tratado, no sentido em q não houve ninguém a esganiçar o motor nem nada do género, sempre fomos muito cuidadosos com o carro. Houve um ou dois dias que puxei um bocadinho mais pelo "bicho", mesmo ele não estando habituado a andar a tantas rotações. Passado uns dias comecei a ouvir uns barulhos estranhos no motor, mas não liguei pois era algo muito ligeiro e as pessoas diziam-me que era só impressão minha. O que acontece é que isto tem vindo a agravar ao longo do tempo, e tenho notado que o carro também tem aquecido muito mesmo em viagens curtas e sem puxar.

                            O motor parece que está a bater por todo o lado... Antes era só a partir de X rotações mas agora até se dá conta mesmo só a por o carro a trabalhar. Só não faz barulho ao relanti...

                            Pode ser um sintoma de junta queimada? O carro pega, anda sem problemas, sebem que tenho notado uma grande perda de rendimento, parece que perdeu a "energia" que tinha. Notei que na tampa do óleo existe uma espécie de líquido viscoso nas paredes da entrada e mesmo no tubo em si, há possibilidade de se ter misturado água no circuito de óleo? Quais é que são as consequências? Tou mesmo ás cegas nisto. Sinceramente até tenho medo de tirar o carro do sítio...

                            O motor tem 160.000km, é relativamente novo para um carro com 21 anos...

                            Para terem uma ideia melhor do que se trata, fiz um vídeo a retratar o "bater" do motor:

                            https://www. youtube.com/watch?v=J4-TlhVFpUE

                            Alguém tem alguma ideia do que se trata?

                            Desde já, agradeço a vossa atenção.

                            Eliminando barulhos parasitas, parece que o barulho é mecânico. Tira a vareta e tira uma foto ao final desta. Tira a tampa do óleo do motor e tira outra foto. Volta cá e posta as mesmas para dissipar.

                            Se tivesses ferramentas, tiravas as velas para fora e tinhas a resposta definitiva.

                            Pelo sim, pelo não, esse motor não devia ser ligado até descortinar o motivo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JPinto95 Ver Post
                              Boas pessoal.

                              O que se passa é o seguinte:

                              Temos um carro familiar, é um Citroen Xantia 2.0 16V 155cv de 1993, e como o carro estava aqui parado comecei a levá-lo para onde estudo neste momento, o q é sensivelmente a 3km de onde moro. Sou um recém-encartado, mas o carro sempre foi bem tratado, no sentido em q não houve ninguém a esganiçar o motor nem nada do género, sempre fomos muito cuidadosos com o carro. Houve um ou dois dias que puxei um bocadinho mais pelo "bicho", mesmo ele não estando habituado a andar a tantas rotações. Passado uns dias comecei a ouvir uns barulhos estranhos no motor, mas não liguei pois era algo muito ligeiro e as pessoas diziam-me que era só impressão minha. O que acontece é que isto tem vindo a agravar ao longo do tempo, e tenho notado que o carro também tem aquecido muito mesmo em viagens curtas e sem puxar.

                              O motor parece que está a bater por todo o lado... Antes era só a partir de X rotações mas agora até se dá conta mesmo só a por o carro a trabalhar. Só não faz barulho ao relanti...

                              Pode ser um sintoma de junta queimada? O carro pega, anda sem problemas, sebem que tenho notado uma grande perda de rendimento, parece que perdeu a "energia" que tinha. Notei que na tampa do óleo existe uma espécie de líquido viscoso nas paredes da entrada e mesmo no tubo em si, há possibilidade de se ter misturado água no circuito de óleo? Quais é que são as consequências? Tou mesmo ás cegas nisto. Sinceramente até tenho medo de tirar o carro do sítio...

                              O motor tem 160.000km, é relativamente novo para um carro com 21 anos...

                              Para terem uma ideia melhor do que se trata, fiz um vídeo a retratar o "bater" do motor:

                              https://www.youtube.com/watch?v=J4-TlhVFpUE

                              Alguém tem alguma ideia do que se trata?

                              Desde já, agradeço a vossa atenção.
                              Boas
                              Voltei a ouvir o vídeo e mantenho a mesma opinião quando aceleras o motor bate são os bronzes das bielas ou os bronzes de apoio da cambota procura um técnico com experiência pra ouvir o motor não deves andar com o carro se eu estiver errado ainda bem para ti.
                              Editado pela última vez por veterano; 28 March 2014, 11:17.

                              Comentário


                                #16
                                Desculpa o aproveitamento do tópico, mas no meu manco também o motor faz um barulho do camandro (parado então nota-se por demais ) e parece que vai saltar do capot para fora, disseram-me que era normal nestes motores e nunca foi detectado nada nas revisões, será assim mesmo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por KNI Ver Post
                                  Desculpa o aproveitamento do tópico, mas no meu manco também o motor faz um barulho do camandro (parado então nota-se por demais ) e parece que vai saltar do capot para fora, disseram-me que era normal nestes motores e nunca foi detectado nada nas revisões, será assim mesmo?
                                  Boas
                                  Chamas manco ao motor de 3 cilindros ? seria bom saber a marca do carro o ano e os kilometros e fazeres um vídeo como o (autor user) deste tópico...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, é um Ibiza 6L 2006 148 000 KM ... Vou tratar disso então

                                    Comentário


                                      #19
                                      Comprei-o com 120 mil km e sempre fez isto

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem-vindo ao mundo maravilhoso do 1.4 TDI 3 cilindros . Não é defeito, é feitio .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas mais uma vez pessoal.

                                          Veio cá ontem um mecânico e teve exactamente a mesma opinião de vocês ao ouvir o motor ao vivo e a cores, disse mesmo que o motor já era e que o motor não tem óleo nenhum, está a água pois a junta já está completamente desfeita...
                                          No entanto, o meu pai insistiu para ele levar o carro para a oficina e que queria ver se não havia mesmo reparação possível pois já não tem valor comercial nenhum por ser do ano que é e ainda por cima a gasolina...

                                          Ele levou o carro até à oficina e quando chegou teve uma opinião diferente, disse que pode ainda haver uma hipótese de salvação pois viu como é que ele se portou em andamento... Agora estamos a espera de uma resposta. Ele disse que vai tirar o motor e desmanchar aquilo tudo para desvendar o mistério.

                                          Mais uma vez obrigado pelas respostas pessoal, depois dou novidades assim que souber de alguma coisa.

                                          KNI, estás a vontade ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Dá sempre para reconstruir esse motor... (não tem nada partido, pelo que o ruído deixa antever) e sempre será de maior confiança que um usado numa sucata que até pode vir ainda pior que esse... (e os reconstruídos, se houver! também não serão nenhuma pechincha).

                                            Comentário

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