... Na sexta passada ia muito bem no meu punto 1.2 8v 2003, quando de repente perco a direção, ficou dura e para virar a andar é uma carga de trabalhos.
Cheguei onde tinha de ir, mas á volta vim devagar, curiosamente quando liguei o carro a direção já estava boa de novo, acabando por a perder de novo já perto de casa.
Ontem fui ao café, aconteceu o mesmo tanto para lá como para voltar a casa.
Hoje levantei-me cedo, peguei na caixa das ferramentas e comecei a desmontar aquilo tudo, quando cheguei ao motor, marquei com uma caneta de feltro a posição do veio em relação á armadura e no volante tambem marquei a posição relativamente a um ponto da coluna de direção.
Após isto, desenrosquei os três parafusos que fixavam o motor á coluna, desliguei as duas fichas e fui desenroscar os parafusos da placa onde supostamente deveriam estar os relés.
Foi uma carga de trabalhos para desenroscar os parafusos pequenos, pois não tinha chaves daquelas, desenrasquei-me convertendo os parafusos para chave de fenda, com a ajuda de um mini berbequim e um mini disco fiz um corte preciso em todos os parafusos de modo a podê-los desapertar com chave de fendas.
Lá consegui desapertar os parafusos pequenos da placa, levantei a placa e.....
Onde raios estão os relés?
Pois é este motor não tem relés nenhuns, olhei para as soldaduras, nos outros motores custumam ter seis fios o meu tem apenas cinco, não vi soldadura nenhuma estalada ou partida, mesmo assim eu dei um toque nelas, meti flux, aqueci o ferro de soldar, meti um pouco de solda no bico e reforcei todos os pontos de solda.
Voltei a montar tudo, limpei o veio, meti massa consistente nova na parte dentada e aparafusei o motor no seu lugar, tendo sempre atenção para que os pontos de referencia que marquei, estavam todos certos, voltei no fim a ligar as tomadas.
Depois foi o teste, liguei a chave para a primeira posição e logo aí o simbolo do volante no painel de instrumentos apagou, como devia, liguei o carro deixei-o aquecer e de vez em quando dava umas voltas para um lado e para o outro, para ver se estava tudo a funcionar, á partida sim parece que ficou a funcionar, arranquei fui dar uma volta e não desligou, parece que ficou bom, embora me custe a acreditar que apenas dar uns pontos de solda nova seja razão para agora estar bom.
Agora nos proximos tempos é que se vai ver se o arranjo é para durar ou não.
Eu com isto tudo, estou inclinado a mandar meter uma direção mecanica, se isto não se resolver é o que farei.
Cheguei onde tinha de ir, mas á volta vim devagar, curiosamente quando liguei o carro a direção já estava boa de novo, acabando por a perder de novo já perto de casa.
Ontem fui ao café, aconteceu o mesmo tanto para lá como para voltar a casa.
Hoje levantei-me cedo, peguei na caixa das ferramentas e comecei a desmontar aquilo tudo, quando cheguei ao motor, marquei com uma caneta de feltro a posição do veio em relação á armadura e no volante tambem marquei a posição relativamente a um ponto da coluna de direção.
Após isto, desenrosquei os três parafusos que fixavam o motor á coluna, desliguei as duas fichas e fui desenroscar os parafusos da placa onde supostamente deveriam estar os relés.
Foi uma carga de trabalhos para desenroscar os parafusos pequenos, pois não tinha chaves daquelas, desenrasquei-me convertendo os parafusos para chave de fenda, com a ajuda de um mini berbequim e um mini disco fiz um corte preciso em todos os parafusos de modo a podê-los desapertar com chave de fendas.
Lá consegui desapertar os parafusos pequenos da placa, levantei a placa e.....
Onde raios estão os relés?
Pois é este motor não tem relés nenhuns, olhei para as soldaduras, nos outros motores custumam ter seis fios o meu tem apenas cinco, não vi soldadura nenhuma estalada ou partida, mesmo assim eu dei um toque nelas, meti flux, aqueci o ferro de soldar, meti um pouco de solda no bico e reforcei todos os pontos de solda.
Voltei a montar tudo, limpei o veio, meti massa consistente nova na parte dentada e aparafusei o motor no seu lugar, tendo sempre atenção para que os pontos de referencia que marquei, estavam todos certos, voltei no fim a ligar as tomadas.
Depois foi o teste, liguei a chave para a primeira posição e logo aí o simbolo do volante no painel de instrumentos apagou, como devia, liguei o carro deixei-o aquecer e de vez em quando dava umas voltas para um lado e para o outro, para ver se estava tudo a funcionar, á partida sim parece que ficou a funcionar, arranquei fui dar uma volta e não desligou, parece que ficou bom, embora me custe a acreditar que apenas dar uns pontos de solda nova seja razão para agora estar bom.
Agora nos proximos tempos é que se vai ver se o arranjo é para durar ou não.
Eu com isto tudo, estou inclinado a mandar meter uma direção mecanica, se isto não se resolver é o que farei.
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