Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chegou a minha vez direção assistida eletrica Fiat punto.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chegou a minha vez direção assistida eletrica Fiat punto.

    ... Na sexta passada ia muito bem no meu punto 1.2 8v 2003, quando de repente perco a direção, ficou dura e para virar a andar é uma carga de trabalhos.
    Cheguei onde tinha de ir, mas á volta vim devagar, curiosamente quando liguei o carro a direção já estava boa de novo, acabando por a perder de novo já perto de casa.
    Ontem fui ao café, aconteceu o mesmo tanto para lá como para voltar a casa.
    Hoje levantei-me cedo, peguei na caixa das ferramentas e comecei a desmontar aquilo tudo, quando cheguei ao motor, marquei com uma caneta de feltro a posição do veio em relação á armadura e no volante tambem marquei a posição relativamente a um ponto da coluna de direção.
    Após isto, desenrosquei os três parafusos que fixavam o motor á coluna, desliguei as duas fichas e fui desenroscar os parafusos da placa onde supostamente deveriam estar os relés.
    Foi uma carga de trabalhos para desenroscar os parafusos pequenos, pois não tinha chaves daquelas, desenrasquei-me convertendo os parafusos para chave de fenda, com a ajuda de um mini berbequim e um mini disco fiz um corte preciso em todos os parafusos de modo a podê-los desapertar com chave de fendas.
    Lá consegui desapertar os parafusos pequenos da placa, levantei a placa e.....
    Onde raios estão os relés?
    Pois é este motor não tem relés nenhuns, olhei para as soldaduras, nos outros motores custumam ter seis fios o meu tem apenas cinco, não vi soldadura nenhuma estalada ou partida, mesmo assim eu dei um toque nelas, meti flux, aqueci o ferro de soldar, meti um pouco de solda no bico e reforcei todos os pontos de solda.
    Voltei a montar tudo, limpei o veio, meti massa consistente nova na parte dentada e aparafusei o motor no seu lugar, tendo sempre atenção para que os pontos de referencia que marquei, estavam todos certos, voltei no fim a ligar as tomadas.
    Depois foi o teste, liguei a chave para a primeira posição e logo aí o simbolo do volante no painel de instrumentos apagou, como devia, liguei o carro deixei-o aquecer e de vez em quando dava umas voltas para um lado e para o outro, para ver se estava tudo a funcionar, á partida sim parece que ficou a funcionar, arranquei fui dar uma volta e não desligou, parece que ficou bom, embora me custe a acreditar que apenas dar uns pontos de solda nova seja razão para agora estar bom.
    Agora nos proximos tempos é que se vai ver se o arranjo é para durar ou não.

    Eu com isto tudo, estou inclinado a mandar meter uma direção mecanica, se isto não se resolver é o que farei.
    Editado pela última vez por m4nn1pul0; 06 April 2014, 23:20.

    #2
    Greetings!

    Depois de uma noite a descansar verifica se a bateria tem pelo menos 12,6v com um multímetro (custa 5€ nos chineses).
    Se estiver com menos o problema é com a bateria. Pode estar boa em tudo o resto mas parece que a direcção eléctrica é mais gulosa.
    Metes uma nova e o problema fica resolvido. No Leclerc fica-te por uns 40€.
    É a forma mais simples de resolver o problema com a direcção nos fiats.

    É algo muito conhecido. Já tive esse problema e bateria nova curou de vez.
    Muito falado nos fórums Fiat Uk e etc.

    Se estiver com 12,5v ou similiar vê se está com pouca água na bateria e atesta (destilada 0.89€ 5lt).
    Mesmo as que parecem fechadas por vezes conseguem-se abrir.
    Talvez ainda dure mais tempo, principalmente agora que vai começar a ficar mais calor.

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Eu já tinha conhecimento desse pormenor.
      Isso foi uma das primeiras coisas a ir ver, de vez em quando uma ou outra vez por ano a direção dava sinal e fui logo ver, a bateria é praticamente nova tem poucos meses e tem carga certa.
      Vou ver agora com tempo se a mexida que fiz no motor adiantou alguma coisa.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
        ... embora me custe a acreditar que apenas dar uns pontos de solda nova seja razão para agora estar bom...
        Sendo a minha profissão a electrónica, digo-te já que isto resulta muitas e muitas vezes nos mais variados equipamentos. Às vezes as soldaduras não parecem estaladas mas de facto estão. O funcionamento errático e inconstante pode ser explicado por isso - umas vezes faz contacto, outras não. Uma pequena deformação causada por aquecimento pode provocar esse efeito, o que parece ter sido o teu caso.

        Comentário


          #5
          Aliás além destes problemas no motor da direcção no fiat, também os tive, é muito comum problemas nas soldas.
          Outro caso que conheço são as centralinas dos astra. P
          Por vezes um pouco de pesquisa e tudo se resolve.

          jbarbosa

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Sendo a minha profissão a electrónica, digo-te já que isto resulta muitas e muitas vezes nos mais variados equipamentos. Às vezes as soldaduras não parecem estaladas mas de facto estão. O funcionamento errático e inconstante pode ser explicado por isso - umas vezes faz contacto, outras não. Uma pequena deformação causada por aquecimento pode provocar esse efeito, o que parece ter sido o teu caso.

            Foi mais essa razão a soldagem deficiente e o problema dos relés que me levaram a desmontar aquilo, como não tenho problemas com soldar, se visse alguma coisa anormal, retificava, vi montes de explicações, mas quando desmontei o motor deparei-me com outro problema, este motor tem menos fios e não possui relés na placa, aliás a placa até a poderia retirar de dentro do motor e metê-la noutro lugar qualquer externo, não tem nenhuma ligação com o motor, não há contactos de fora do motor para a placa, nem o contrário.
            Os unicos fios que saem do motor é a malha do shielding e massa, um + e um negativo, penso eu.
            Visto não existirem relés para verificar, apenas tive a opção de refazer as soldaduras.

            Todos os videos que vi foram com os motores que possuiam relés soldados na placa, no meu caso não tive de dessoldar nada para tirar a placa, nos outros pareceu-me que é preciso essa operação.

            A ver como isto se comporta agora.

            Um conselho ao remontar, troquem os parafusos para serem usadas chaves normais, eu não o fiz, mas arranjei outra solução que me serve na mesma... lol
            Malditos parafusos, da placa têm uma cabeça em estrela interior cinco ou seis pontas, experimentei todas as adaptações que tinha em casa, nenhuma servia, tive de inventar... lol

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
              Malditos parafusos, da placa têm uma cabeça em estrela interior cinco ou seis pontas, experimentei todas as adaptações que tinha em casa, nenhuma servia, tive de inventar... lol



              Torx?

              Já são comuns há muitos anos, especialmente na indústria auto.
              Eu costumo usar uma chave com ponteiras (embora nem sempre cheguem a todo o lado).

              Comentário


                #8
                Esses mesmo.

                Eu dei-lhes o torx... lol
                Com um mini disco montado no dremel, transformei aquilo em parafuso para chave de fendas... lol

                Comentário


                  #9
                  Também passei por isso quando tive um punto desses, só que eu vendio com medo, só mais tarde tive conhecimento dos probelmas das réles do motor da direção assitida

                  Comentário


                    #10
                    Soldaduras frias, e condensadores electrolítico, as duas maiores causas de avarias da electrónica hoje em dia :s componentes dos chineses.... loool ainda bem está resolvido.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X