Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reparar rosca parafuso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reparar rosca parafuso

    Boas, precisa de umas dicas de como reparar uma rosca externa de um parafuso que está soldado ao chassi (onde encaixa o amortecedor traseiro) que perdeu praticamente todos os fios de roscas onde aperta a porca.
    Qual a melhor solução para arranjar aquilo?

    (o local onde está o parafuso tem bom acesso)

    #2
    Onde trabalho utilizamos roscas postiças tipo isto....

    https://eshop.wurth.pt/MediaData//31...ages/01827.pdf

    Spark Plug Rethread Kit

    Agora tambem depende se consegues encontrar para a medida do parafuso e se esse sitio tem espessura suficiente para poder aplicar um.
    Caso optes por este tipo de reparaçao convem aplicar cola de roscas para fixar isso e nao desapertar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
      Onde trabalho utilizamos roscas postiças tipo isto....

      https://eshop.wurth.pt/MediaData//31...ages/01827.pdf

      Spark Plug Rethread Kit

      Agora tambem depende se consegues encontrar para a medida do parafuso e se esse sitio tem espessura suficiente para poder aplicar um.
      Caso optes por este tipo de reparaçao convem aplicar cola de roscas para fixar isso e nao desapertar.
      Mas isso é para roscas internas, no meu caso é rosca externa.

      Comentário


        #4
        Xiiii mesmo cheio de sono, nao li isso direito...
        Nessa situaçao e como tem espaço secalhar seria recorrer a um bom serralheiro para cortar e soldar outro parafuso igual para ficar uma coisa em condiçoes.

        Comentário


          #5
          se tem bom acesso, cortar e soldar um novo

          speccy

          Comentário


            #6
            Obrigado pela ajuda, a solução ideal é mesmo essa, cortar e soldar outra rosca.

            No entanto hoje foi com a carrinha a uma casa de molas, onde arranjaram outra porca com uma medida de rosca diferente e por sorte a mesma abri o "casa" e apertou bem.

            No entanto como nem tudo são rosas e como andaram primeiro a ver com umas anilhas de forma a fazer enchimento e apanhar rosca, erradamente trocaram uma das aninhas "de origem" por outra (maior) quando se fez o aperto da tal porca. Por azar a anilha fica a 2mm do fundo do amortecedor, o mecânico de lá disse que não havia problema, que mesmo que toque não ia ser nada de especial e que para desapertar ia existir uma grande possibilidade de não conseguir colocar a porca de novo.

            Na minha opinião havia de despertar aquilo para trocar a anilha de origem de forma a ficar bem feito o trabalho, mas se realmente não apertar de novo estou lixado.

            Que acham?
            Editado pela última vez por DragonH; 12 April 2014, 23:31.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
              Obrigado pela ajuda, a solução ideal é mesmo essa, cortar e soldar outra rosca.

              No entanto hoje foi com a carrinha a uma casa de molas onde a firma onde trabalho vai com os camiões e lá arranjaram outra porca com uma medida de rosca diferente e enroscaram e por sorte ele abrio casa e apertou bem.

              No entanto como nem tudo são rosas e como se andavam primeiro a ver com umas anilhas para encher e apanhar rosca acabou por trocar uma das aninhas de origem por outra (maior) do teste quando se fez o aperto da tal porca, e por azar a anilha fica a 2mm do fundo do amortecedor, o homem disse me que não havia problema que mesmo que toque não ia ser grande coisa e para mais se desaperta-se a porca o mais certo é que não ia conseguir colocar de novo.

              Havia de despertar e trocar a anilha de origem para ficar bom mas se aquilo não aperta fico na mão outra vez.

              Que acham?

              Com todo o respeito, acho que devias de melhorar a tua gramática e/ou ortografia.
              Editado pela última vez por AfonsoAlbufeira; 12 April 2014, 22:05.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AfonsoAlbufeira Ver Post
                Com todo o respeito, acho que devias de melhorar a tua gramática e/ou ortografia.
                Feito.

                Comentário


                  #9
                  Boas, hoje ganhei coragem e desenrosquei a porca. E como era e esperar fiquei sem qualquer hipótese de a voltar a colocar... já desmontei o eixo de molas e mandei a peça para torneio e assim resolvo o problema de vez.
                  Obrigado pela ajuda.

                  Comentário


                    #10
                    Eu mandava fazer nova rosca ou em alternativa, alisava o pouco fio que restava e substituia por parafuso/porca de aço galvanizados.
                    Mas a fazer uma ou outra, fazia nos dois sitios de ancoragem de ambos os amortecedores.
                    Por vezes os parafusos originais soldam e ao retirar partem-se ou mesmo acontece como no teu caso, ficam tão frageis que acabam por raspar o fio.
                    Ainda há tempos vi a retirarem esses parafusos e o mecanico banhou aquilo com oleo penetrante foi lá com a chave, acho que até meteu um desancador e o parafuso não saia de modo nenhum, no fim, teve de meter o maçarico, deu-lhe um aquecimento e retirou-o.
                    Ele até disse que queria evitar meter o maçarico e andar a fazer tanta força como fez, pois o parafuso parecia-lhe tão fragil, que poderia partir.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                      Eu mandava fazer nova rosca ou em alternativa, alisava o pouco fio que restava e substituia por parafuso/porca de aço galvanizados.
                      Mas a fazer uma ou outra, fazia nos dois sitios de ancoragem de ambos os amortecedores.
                      Por vezes os parafusos originais soldam e ao retirar partem-se ou mesmo acontece como no teu caso, ficam tão frageis que acabam por raspar o fio.
                      Ainda há tempos vi a retirarem esses parafusos e o mecanico banhou aquilo com oleo penetrante foi lá com a chave, acho que até meteu um desancador e o parafuso não saia de modo nenhum, no fim, teve de meter o maçarico, deu-lhe um aquecimento e retirou-o.
                      Ele até disse que queria evitar meter o maçarico e andar a fazer tanta força como fez, pois o parafuso parecia-lhe tão fragil, que poderia partir.
                      Já tem uma rosca nova.

                      O erro foi meu, apertei os parafusos com força a mais porque pensava que aquilo era para apertar a serio, mas afinal é só mesmo aconchegar o parafuso (36NM chegam perfeitamente), tanto que a borracha apenas fica aconchegada quando a anilha metálica bate no batente. Da primeira vez não dei por isso e destruí a rosca, tenho ideia que os restantes parafuso estão apertados em demasia e provavelmente a rosca na próxima vez que for desapertada vai se estragar.
                      Editado pela última vez por DragonH; 15 April 2014, 13:24.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        Já tem uma rosca nova.

                        O erro foi meu, apertei os parafusos com força a mais porque pensava que aquilo era para apertar a serio, mas afinal é só mesmo aconchegar o parafuso (36NM chegam perfeitamente), tanto que a borracha apenas fica aconchegada quando a anilha metálica bate no batente. Da primeira vez não dei por isso e destruí a rosca, tenho ideia que os restantes parafuso estão apertados em demasia e provavelmente a rosca na próxima vez que for desapertada vai se estragar.

                        Pois é isso dos amortecedores os fabricantes arranjam esquemas manhosos para os fixar á carroçaria.
                        No meu estive a ver para quando fôr substituir os meus e usam uns olhais com sinobloco interior, ou seja tenho os amortecedores bons, mas os sinoblocos interiores onde aperta o amortecedor á carroçaria tenho um a rasgar, para piorar a situação aqueles sinoblocos podem ser substituidos no amortecedor, mas são metidos á pressão e quando os inventaram não os fizeram para encher completamente o olhal, daí eles começarem a rasgar com a idade.
                        Não vou dar uma pipa de massa para trocar um sinobloco deviam cobrar mais por isso do que o proprio amortecedor e tendo o amortecedor ainda bom, vou encher os espaços vazios entre o olhal e o sinobloco com silicone e meto uma anilha de cada lado de modo a fazer parede e assim reforço o sinobloco, deixa de estar em falso e dura até o amortecedor rebentar de vez.
                        Aproveito e faço no outro que ainda tem o sinobloco bom, mas tambem vai acabar por ir pelo mesmo caminho.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Pois é isso dos amortecedores os fabricantes arranjam esquemas manhosos para os fixar á carroçaria.
                          No meu estive a ver para quando fôr substituir os meus e usam uns olhais com sinobloco interior, ou seja tenho os amortecedores bons, mas os sinoblocos interiores onde aperta o amortecedor á carroçaria tenho um a rasgar, para piorar a situação aqueles sinoblocos podem ser substituidos no amortecedor, mas são metidos á pressão e quando os inventaram não os fizeram para encher completamente o olhal, daí eles começarem a rasgar com a idade.
                          Não vou dar uma pipa de massa para trocar um sinobloco deviam cobrar mais por isso do que o proprio amortecedor e tendo o amortecedor ainda bom, vou encher os espaços vazios entre o olhal e o sinobloco com silicone e meto uma anilha de cada lado de modo a fazer parede e assim reforço o sinobloco, deixa de estar em falso e dura até o amortecedor rebentar de vez.
                          Aproveito e faço no outro que ainda tem o sinobloco bom, mas tambem vai acabar por ir pelo mesmo caminho.
                          Na concorrência pode ser que encontres as borrachas divididas em 2 partes (entra uma de cada lado) para fazeres a substituição dessas digamos "vulcanizadas".

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X