Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Xsara Break - Acelera sozinho e não só....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Xsara Break - Acelera sozinho e não só....

    Preciso de dicas...

    Estou com um problema no meu carro que já havia tido há uns 4 anos, mas que na altura era apenas a borracha do motor passo-a-passo que se finou, substituiu-se e ficou bom.

    O problema é o seguinte:

    - O carro acelera sozinho, como que com "bombadas" que oscilam, entre as 2.000rpm e as 2.500rpm sem que eu faça nada;
    - Quando não está às "bpombadas", mantém o relanti acima das 2.000rpm;
    - Quando o desligo e volto a ligar, volta na volta ele manda-se para as 4.000rpm assim do nada...

    Já foram vistos TODOS os sensores, o da temperatura do motor (chamam-lhe válvula azul) foi trocado, pois parecia que ao desligar a ficha desse sensor, o carro regularizava (a trabalhar parado em testes obviamente), a sonda lambda foi toda limpa, aparentemente está a funcionar, o sensor de pressão da injecção foi trocado por um novo.

    Se desligarmos e ligarmos a ficha do sensor de pressão da injecção, ele temporariamente volta ao normal, isto é, não se acelera, o relanti mantém-se nas 900rpm, e o comportamento é normal, mas depois varia... daí termos comprado um sensor novo, mas parece que está tudo na mesma...

    Já de há muitos anos que a centralina do meu carro não se deixa conectar com o computador, já não é de agora, ela sempre teve este problema, não se consegue conectar ao computador, mas nunca deu qq tipo de problema.

    Trocar a centralina foi o que nos foi sugerido, mas já 2 mecânicos, um de muita confiança, nos disse que quase de certeza não era problema da centralina, se esta avariasse não funcionaria de vez em quando, a electrónica não funciona assim...

    Alguém tem mais sugestões????

    Obrigado

    #2
    E o motor passo a passo, já foi revisto ?

    Comentário


      #3
      Sim, foi trocado mas tudo na mesma... E está a funcionar e a vedar correctamente.

      Comentário


        #4
        Há fuga de vácuo(entra ar a mais).

        Sensor ralenti/posição da borboleta marado.

        Acelerador preso

        Centralina funciona sempre ou nunca. On/off.... Não é quando lhe apetece. Nesse caso seria algum fio que liga a ela

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Há fuga de vácuo(entra ar a mais). - Onde? Na injecção?

          Sensor ralenti/posição da borboleta marado. - Essa peça (o sensor da posição da borboleta) foi substituída para despistar precisamente isso.

          Acelerador preso - Não, isso não está! O acelerador move-se sem problemas ;)

          Centralina funciona sempre ou nunca. On/off.... Não é quando lhe apetece. Nesse caso seria algum fio que liga a ela
          A tua última opção é o que nós desconfiamos, um fio partido, mas não conseguimos perceber onde ou qual, talvez seja o da sonda da temperatura (válvula azul), mas é missão impossível perceber se é...

          Hoje depois de substituir o sensor de pressão, ele variou um bocado, mas depois estabilizou, ainda fomos andar um bocado para tentar provocar a avaria para se poder mexer no fio da válvula da temperatura e despistar o fio partido, mas o gajo portou-se bem, o relanti manteve-se nas 900rpm, liguei e desliguei várias vezes o carro para ver se ele se mandava outra vez para as 4.000rpm, e o sacana portou-se bem... Também desligámos e ligámos a ficha da centralina, só para ver como era, e népia, tudo normal... não conseguimos provocar a avaria, agora só amanhã de manhã é que vamos poder testar.
          Será que a centralina demora a "reconhecer" o sensor novo e a ler as infos por ele enviadas e só então depois é que tudo fica normal??

          Que não é a centralina já nós tínhamos percebido e desconfiado, esta ou funciona ou não funciona, não há intermitências...

          Não sei o que fazer....

          Comentário


            #6
            Estes PSAs... O 106 1.1 da Maria andou com o mesmo problema, mas parece ter ficado resolvido com a troca do sensor de rotação...

            Comentário


              #7
              O problema acontece a frio e nunca a quente?

              Basta saber o que é cada fio que sai da centralina e testar com um multimetro a continuidade de cada um. É fácil.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                O problema acontece a frio e nunca a quente?

                Basta saber o que é cada fio que sai da centralina e testar com um multimetro a continuidade de cada um. É fácil.
                Eu sei que é testanto a continuidade do fio com um multímetro, mas chegar ao fio descarnado o suficiente para colocar a ponta de prova e depois, eventualmente, substituí-lo, é o cabo dos trabalhos...

                O problema acontece a frio ou a quente, é igual

                Comentário


                  #9
                  Boas. faz como o LinoMarques diz, tenta verificar o sensor de rotação (sensor da cambota). Esse sensor envia informação para a centralina sobre o preciso momento em que tem de ser feita a injeção de combustivel e o tempo de duração dessa mesma injeção. Esse sensor avariado ou muitas vezes somente sujo provoca um trabalhar do motor descordenado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                    Eu sei que é testanto a continuidade do fio com um multímetro, mas chegar ao fio descarnado o suficiente para colocar a ponta de prova e depois, eventualmente, substituí-lo, é o cabo dos trabalhos...

                    O problema acontece a frio ou a quente, é igual
                    Basta usar uma agulha e encosta-se a pinça do multimetro.

                    Vira-te para sensores na admissão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                      Boas. faz como o LinoMarques diz, tenta verificar o sensor de rotação (sensor da cambota). Esse sensor envia informação para a centralina sobre o preciso momento em que tem de ser feita a injeção de combustivel e o tempo de duração dessa mesma injeção. Esse sensor avariado ou muitas vezes somente sujo provoca um trabalhar do motor descordenado.
                      Este já é um sensor "novo" Tenho de ir à procura dele, vou falar com o nosso mecânico para ele me dizer onde está.

                      Obrigado.

                      Hoje o carro está com a avaria mais "intermitente", isto é, deu-lhe a travadinha das aceleradelas, mas ao embraiar e desembraiar ele estabilizou a rotação, embora alta (1.500) mas lentamente a reduzir tipo de 200 em 200... E outra coisa que ele fez foi ao embraiar para passar a caixa, em vez de baixar a rotação como naturalmente deveria fazer quando se carrega no pedal da embraiagem, ele faz tipo aumentar umas 200rpm ou 400rpm e só depois baixa, parece que ao embraiar lhe damos uma aceleradela como se fossemos meter uma "dupla"... Será mesmo do sensor de rotação? São também estes os sintomas? (raios parta os carros velhos...

                      Comentário


                        #12
                        Já pulverizaram o motor com um liquido inflamável em busca de fugas de vácuo?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Já pulverizaram o motor com um liquido inflamável em busca de fugas de vácuo?
                          Não...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                            Boas. faz como o LinoMarques diz, tenta verificar o sensor de rotação (sensor da cambota). Esse sensor envia informação para a centralina sobre o preciso momento em que tem de ser feita a injeção de combustivel e o tempo de duração dessa mesma injeção. Esse sensor avariado ou muitas vezes somente sujo provoca um trabalhar do motor descordenado.
                            Sabes onde estará mais ou menos esse sensor?? Estará algures ao pé da correia da distribuição???

                            Comentário


                              #15
                              Esse sensor não é na injecção?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Já pulverizaram o motor com um liquido inflamável em busca de fugas de vácuo?
                                Explica lá isso...

                                A ideia é que o motor aspire o líquido inflamável pelo possível sítio da fuga e com isso aumente a rotação?

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas. O Sensor pode estar na zona da correia de distribuição mas o mais comum é estar junto á caixa de velocidades no volante do motor onde acopla a embraiagem.
                                  Aquilo é um sensor pequeno apertado com 2 parafusos e com uma cablagem electrica muito simples (tipo 2 fios). É facil de descobrir porque se desligares a cablagem desse sensor e de seguida tentares por o motor a trabalhar, o motor vai girar com o motor de arranque mas não pega. É quase como se não tivesse combustivel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Explica lá isso...

                                    A ideia é que o motor aspire o líquido inflamável pelo possível sítio da fuga e com isso aumente a rotação?

                                    Sim é isso mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                      Boas. O Sensor pode estar na zona da correia de distribuição mas o mais comum é estar junto á caixa de velocidades no volante do motor onde acopla a embraiagem.
                                      Aquilo é um sensor pequeno apertado com 2 parafusos e com uma cablagem electrica muito simples (tipo 2 fios). É facil de descobrir porque se desligares a cablagem desse sensor e de seguida tentares por o motor a trabalhar, o motor vai girar com o motor de arranque mas não pega. É quase como se não tivesse combustivel.
                                      Fogo... tinha de estar no sítio de difícil acesso.... Isso não é aquele que está logo por baixo do passo-a-passo pois não???
                                      os meus conhecimentos de mecânica não são assim tão bons... desculpem lá as perguntas parvas, mas como "gaija" que sou, isto de andar à pesca de um problema no motor tem que se lhe diga....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Sim é isso mesmo.

                                        Nem sei como se faz isso

                                        Comentário


                                          #22


                                          Se for o 1.4 75Cv.. É no ponto está o S da palavra Sensor ^
                                          Ficheiros anexados

                                          Comentário


                                            #23
                                            Aaahhh já sei qual é, é verde e está ao lado do sensor azul da temperatura

                                            Muito obrigado!! Vou ver ;)
                                            Editado pela última vez por Texuga; 16 April 2014, 15:37.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Já vi, este sensor não é em nada semelhante ao da foto que pus mais acima Este que eu vi, pelo menos é o que me parece pela foto, é igual ao da temperatura, tem uma ponta acobreada e está em contacto com a água

                                              Comentário


                                                #25
                                                Esquece tudo o que escrevi, já vi onde é o sensor, está agrapado à embraiagem, amanhã tiro-o...
                                                Editado pela última vez por Texuga; 16 April 2014, 16:59.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Basta limpar a ponta(se tiver) e ajustar(se permitir) a distância ao volante do motor.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Basta limpar a ponta(se tiver) e ajustar(se permitir) a distância ao volante do motor.
                                                    Ok, obrigado!

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Já tirámos e já limpámos, estava efectivamente suja com uma fuligem negra (ferodo?) Quando voltámos a ligar o carro, ele acelerou-se, mas depois estabilizou sozinho. Fui testá-lo e ele portou-se lindamente, mas depois desliguei e liguei e voltou a acelerar... Verificámos outra vez o sensor que está à frente do passo-a-passo (não sei o nome), e está a funcionar, medimos com um multímetro... Fui testá-lo, portou-se bem à excepção do relanti um pouco alto (a subir e não estável lá em cima), desligámos e ligámos o carro e o relanti não descia das 1.500rpm...
                                                      Ou seja, está efectivamente melhor, mas ainda não está a 100% e estamos a esgotar as possibilidades.... Acho que só falta mesmo a centralina, mas ainda não acredito que tenha alguma influência...

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        tive de sair e aproveitei para o testar... continua com as aceleradelas... que raio de bruxedo catano...

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Ninguém tem mais ideias???

                                                          Novo dado: ligo o carro, ele acelera às 4.000rpm, engato a 1ª velocidade e travo, largo a embraiagem até o mandar abaixo, ligo o carro e ele está normal... Não se mantém normal assim que arranco, mas com este "truque" ele regula o relanti... isto ajuda em algum diagnóstico??

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X