Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perda de refrigerante do motor, sem fugas visíveis [Honda]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perda de refrigerante do motor, sem fugas visíveis [Honda]

    Bom dia

    O Civic ma8 d14a2 tem perdido o liquido refrigerante, a cada duas semanas tenho que voltar a atestar o reservatório da marca mínima para o máximo.

    Não há líquido no óleo do motor, nem me cheira a anti congelante quando abro o capô do carro depois de uma viagem.

    A bomba de água foi mudada a cerca de 10 mil km's quando mudei a correia de distribuição.


    Como tenho o Civic em Paris gostava de saber mais acerca de eventuais problemas antes de o levar a um mecânico.

    Obrigado por qualquer contributo

    Sérgio

    #2
    Acrescento que nunca registei aumento da temperatura - o sensor mantém-se sempre a meio do indicador.

    O que poderá ser:

    - fuga na bomba da água

    - cabeça do motor desgastada (fuga pelo sistema de escape?)

    - outro?

    Comentário


      #3
      Ve se o nível do óleo aumentou e se a tampa das válvulas tem uma pasta amarela. Se sim tens a junta da colaça estragada e há passagem da água para o óleo.

      Comentário


        #4
        o motor nunca consumiu óleo - o nível continua no máximo.

        a tampa julgo que não tem pasta amarela mas quando voltar a Paris verifico isso melhor.

        Se calhar pode ser uma simples fuga pela tampa do radiador [dedos cruzados].

        Comentário


          #5
          Verifica no interior do carro na zona dos pés de ambos os lado, se notas algo molhado.

          Poderá ser o radiador da sofagem que está com fuga. Fica por trás do tablier e costuma causar essas perdas de anticongelante

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            Verifica no interior do carro na zona dos pés de ambos os lado, se notas algo molhado.

            Poderá ser o radiador da sofagem que está com fuga. Fica por trás do tablier e costuma causar essas perdas de anticongelante
            Julgo que está seco - o interior do carro não tem cheiros desagradáveis, acho que se estivesse molhado iria começar a cheirar a mofo. Mas obrigado, vou juntar essa sugestão à lista de verificações que vou fazer para a semana que vem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
              Julgo que está seco - o interior do carro não tem cheiros desagradáveis, acho que se estivesse molhado iria começar a cheirar a mofo. Mas obrigado, vou juntar essa sugestão à lista de verificações que vou fazer para a semana que vem.
              o carro da minha mulher tava com fuga no radiador da sofagem e nao cheirava a mofo..

              se passasses a mão no radiador, ficava com a mão com anticongelante. A fuga era pequena mas acaba por todos os meses andar a acrescentar

              Comentário


                #8
                No meu antigo A4 tive problemas com o nível do liquido e era uma das relas do motor a que fica entre o motor e a caixa de velocidade que "desencaixou" (palavras do mecânico) e deixava perder liquido, mas nesse caso aparecia liquido no chão sensivelmente a meio do capot por baixo da blindagem inferior.

                Comentário


                  #9
                  Boas
                  Bomba nova... (cor de café com leite) no tampão de óleo também não existe... no interior do carro também não á humidades... assim sendo acho que deves procurar um técnico para colocar o sistema de refrigeração sobre pressão para ver onde está a fuga ....poderá ver se o tampão do depósito suplementar está
                  100% estanque .......

                  Comentário


                    #10
                    A fuga apareceu após a mudança da bomba de água ou já a tinha?

                    Pode ter ficado com fuga por aí e evaporar com a temperatura do motor (pode manifestar-se só em quente).

                    Talvez o teste de pressão dê para ver isso.

                    Comentário


                      #11
                      O meu 206 também sofre do mesmo mal,de tempos a tempos lá tenho que acrescentar liquido de refrigeração. Houve já quem me dissesse que era do sistema do AC!! Em termos de temperatura está sempre impecável. Até que ponto é que a tampa do vaso de expanção pode perder água?

                      Comentário


                        #12
                        Pode perder pela tampa mas normalmente, se for utilizado anticongelante corado (e são quase todos), notam-se traços do escorrimento/salpicos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                          A fuga apareceu após a mudança da bomba de água ou já a tinha?

                          Pode ter ficado com fuga por aí e evaporar com a temperatura do motor (pode manifestar-se só em quente).

                          Talvez o teste de pressão dê para ver isso.
                          A fuga só se manifestou após troca de bomba de água. Nunca antes levou uma gota sequer de líquido refrigerante.

                          Comentário


                            #14
                            Nesse caso poderá ser uma qualquer falha ou na montagem ou numa junção (verifica se perto da bomba não tens nenhuma fissura - há bombas que ficam presas pela idade e ao tentarem tira-las com chave de fendas e martelo ficam marcas).

                            Estou a perder líquido há cerca de um ano e não consigo dar com o "bicho": óleo sempre a nível e sem contaminação, o sistema já esteve 2 dias (sim 2 dias seguidos) à pressão e nada! Por vezes noto a meio da carenagem inferior que fica por baixo do motor umas pequenas "poças" (2/3 cm) de líquido, mas tudo o que está por cima está completamente seco!
                            O carro é uma cordoba vario com o motor 1.6sr - ninguém tem conhecimento de casos semelhantes?
                            Editado pela última vez por bernardoR; 21 April 2014, 20:47.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bernardoR Ver Post
                              Nesse caso poderá ser uma qualquer falha ou na montagem ou numa junção (verifica se perto da bomba não tens nenhuma fissura - há bombas que ficam presas pela idade e ao tentarem tira-las com chave de fendas e martelo ficam marcas).

                              Estou a perder líquido há cerca de um ano e não consigo dar com o "bicho": óleo sempre a nível e sem contaminação, o sistema já esteve 2 dias (sim 2 dias seguidos) à pressão e nada! Por vezes noto a meio da carenagem inferior que fica por baixo do motor umas pequenas "poças" (2/3 cm) de líquido, mas tudo o que está por cima está completamente seco!
                              O carro é uma cordoba vario com o motor 1.6sr - ninguém tem conhecimento de casos semelhantes?
                              Presumo que já tenhas trocado a bomba de água.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                                A fuga só se manifestou após troca de bomba de água. Nunca antes levou uma gota sequer de líquido refrigerante.

                                Tens aí a resposta à fuga.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Tens aí a resposta à fuga.
                                  é uma evidência forte.

                                  Se for da bomba mal instalada quais são os sinais visíveis para confirmar (julgo que não deve verter se estiver com o carro desligado e com o carro ligado a pequena fuga deve evaporar-se com o calor).

                                  Para a semana já devo ter novidades.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                    Presumo que já tenhas trocado a bomba de água.
                                    Foi trocada aos 90.000 (na troca da distribuição), conforme o plano, pelo antigo dono. Tenho-a desde os 129k e tem neste momento 164.000.
                                    Estranho é que já foi tudo varrido a pente fino e mesmo estando à pressão não se dá com a zona onde perde! (não há zonas "molhadas", e isto notava-se bem porque tenho o motor sempre num nível razoável de limpeza) Apenas noto essas pequenas manchas no plástico inferior.

                                    Comentário


                                      #19
                                      não há manchas cor de café com leite na tampa das válvulas, não há marcas de escorrimento na tampa do radiador. Durante o tempo que esteve parado (15 dias) perdeu algum liquido.
                                      Provavelmente devo voltar a Portugal com ele pois já tenho o Colt da Maria aqui. Ao voltar vai para o mecânico ver o que se passa. - provavelmente terei que parar regularmente para ver os níveis e repor se necessário.


                                      Obrigado pelos comentários mas continuo sem certezas sobre o k se passa. O que é certo é o problema só se manfestou após troca da bomba de água. Há alguma de me certificar que de facto o problema é esse?

                                      Comentário


                                        #20
                                        update:

                                        para já parece que aparentemente o problema está resolvido - pus fita branca de canalizações na tampa do vaso de expansão. Passaram três semanas e ainda não mexeu.


                                        [dedos cruzados]
                                        Espero que tenha resolvido o problema; caso contrário postarei novamente qualquer coisa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Com a idade, podem aparecer micro-fissuras no vaso de expansão, seja na zona da rosca seja um pouco mais abaixo. Nem sempre são detectáveis facilmente a olho nú...

                                          A tampa nova deve custar alguns 10€, sempre será mais seguro trocar essa velha por uma nova original.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Com a idade, podem aparecer micro-fissuras no vaso de expansão, seja na zona da rosca seja um pouco mais abaixo. Nem sempre são detectáveis facilmente a olho nú...

                                            A tampa nova deve custar alguns 10€, sempre será mais seguro trocar essa velha por uma nova original.
                                            Tenho de confirmar que de facto o problema é no vaso de expansão. Vou deixar andar mais umas semanas e ir verificando o nível de refrigerante. Caso seja daí o problema vou procurar soluções que poderão passar pela troca da peça.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não estou nada convencido que seja daí... já que não vês resíduos de líquido escorrido e evaporado, mas admito que essa tampa já possa ser velha e estar a perder pressão por aí e como são normalmente coisas tão baratas... não vale a pena o risco!

                                              Embora isso não resolva as fissuras no vaso, caso elas realmente existam (e como já fizeste um teste de pressão e não se detectou perda nenhuma, só sobra a tampa que não é testada).

                                              Desejo-te uma boa viagem, traz uma garrafa com água e vai parando de vez em quando para controlar a situação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                Não estou nada convencido que seja daí... já que não vês resíduos de líquido escorrido e evaporado, mas admito que essa tampa já possa ser velha e estar a perder pressão por aí e como são normalmente coisas tão baratas... não vale a pena o risco!

                                                Embora isso não resolva as fissuras no vaso, caso elas realmente existam (e como já fizeste um teste de pressão e não se detectou perda nenhuma, só sobra a tampa que não é testada).

                                                Desejo-te uma boa viagem, traz uma garrafa com água e vai parando de vez em quando para controlar a situação.
                                                Ainda não fiz teste com pressão. Trago sempre um bidão com liquido refrigerante na mala.

                                                Não tenho tido tempo para avaliar melhor a situação (fim de ano escolar - imensos testes para corrigir e reuniões) logo que possa irei dedicar-me para ver o que se passa em detalhe. Para já não tem perdido liquido, a ver se se mantém assim.

                                                Também reparei que a frio sai um bocado de vapor pelo escape mas julgo ser normal pois já antes o fazia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No news is good news:

                                                  Passou uma semana e continua com o nível no máximo. Já fez entretanto cerca de 300 km.

                                                  Tudo quer apontar que o problema não seja de fuga da bomba de água (o meu maior receio - pois só começou a perder água após a troca dela).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em casos muito complicados, pode usar-se um corante no anticongelante mas que só é visível com luz UV. Tens que arranjar uma lâmpada dessas e óculos de protecção...

                                                    Mas se a fuga for interna não se vê nada na mesma.


                                                    Isso vende-se em todo o lado, até no ebay.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X