Boa tarde,
Como já referi noutros tópicos, tenho uma autocaravana com Mecânica Base Ford Transit com o motor duratorq 2.4 de 125 Cavalos, o veículo é 2003. Trata-se de um veiculo de rodado duplo traseiro, com mais de 7 m de comprimento, sendo que normalmente circula nunca abaixo dos 3.500 kg de peso. De referir ainda que o veiculo tem cerca de 3 metros de altura, não sendo mesmo nada aerodinâmica. Acrescento ainda que tem nesta altura aproximadamente 119.000 km.
Contudo sempre me surpreendeu pela agilidade demonstrada principalmente em subidas, sendo capaz de as fazer quase todas sem ou com pouca redução de velocidade.
Contudo ultimamente (nos últimos 20.000/25.000 km), parece-me que aos poucos tem perdido um pouco dessa agilidade. Se bem que não estava 100% certo, e pensava por vezes que era impressão minha. Este último Domingo fiquei de facto com a certeza, que o veículo já não é o que era.
Fiz a subida do IC16 (aquela que vai da CRIL até ao nó de BELAS da CREL, passando em frente ao DOLCE VITA Tejo), sendo que já não fazia esta subida com ela talvez há 2 anos, e tenho a certeza que ela a fazia em 4ª velocidade entre os 80 e os 85 km, o que para o peso do veiculo e a inclinação que tem, era muito bom, desta vez só chegou aos 80 na parte inicial, e acabou por morrer até menos dos 70 km/h à chegada ao topo, e tive a sensação que se não tivesse acabado a subida teria tido necessidade de engrenar a 3ª velocidade, coisa que antigamente de certeza que não acontecia.
Pergunto alguém tem experiencia com este veiculo, ou quem tenha conhecimento deste tipo de acontecimento com este motor? Qual poderá ser a causa? De referir que não tenho qualquer tipo de luz de anomalia. Estava a querer evitar ir à Ford (cada vez que lá vai levam-me o coro e o cabelo), para ler eventuais anomalias registadas. Haverá algo que eu possa verificar/validar antes de avançar para uma ida à marca? A válvula EGR entupida poderá causar a perda de potência? De referir que o veiculo continua a pegar e a trabalhar bem, sem consumo de óleo visível (as mudanças são feitas anualmente com quilometragem entre os 8.000 km e os 10.000 km), a única alteração visível, para além deste ligeiro menor fulgor é a presença de algum fumo branco, no primeiro instante após o arranque em frio (dura no máximo o primeiro km), o que antigamente não fazia. A quente o comportamento continua na mesma.
Como já referi noutros tópicos, tenho uma autocaravana com Mecânica Base Ford Transit com o motor duratorq 2.4 de 125 Cavalos, o veículo é 2003. Trata-se de um veiculo de rodado duplo traseiro, com mais de 7 m de comprimento, sendo que normalmente circula nunca abaixo dos 3.500 kg de peso. De referir ainda que o veiculo tem cerca de 3 metros de altura, não sendo mesmo nada aerodinâmica. Acrescento ainda que tem nesta altura aproximadamente 119.000 km.
Contudo sempre me surpreendeu pela agilidade demonstrada principalmente em subidas, sendo capaz de as fazer quase todas sem ou com pouca redução de velocidade.
Contudo ultimamente (nos últimos 20.000/25.000 km), parece-me que aos poucos tem perdido um pouco dessa agilidade. Se bem que não estava 100% certo, e pensava por vezes que era impressão minha. Este último Domingo fiquei de facto com a certeza, que o veículo já não é o que era.
Fiz a subida do IC16 (aquela que vai da CRIL até ao nó de BELAS da CREL, passando em frente ao DOLCE VITA Tejo), sendo que já não fazia esta subida com ela talvez há 2 anos, e tenho a certeza que ela a fazia em 4ª velocidade entre os 80 e os 85 km, o que para o peso do veiculo e a inclinação que tem, era muito bom, desta vez só chegou aos 80 na parte inicial, e acabou por morrer até menos dos 70 km/h à chegada ao topo, e tive a sensação que se não tivesse acabado a subida teria tido necessidade de engrenar a 3ª velocidade, coisa que antigamente de certeza que não acontecia.
Pergunto alguém tem experiencia com este veiculo, ou quem tenha conhecimento deste tipo de acontecimento com este motor? Qual poderá ser a causa? De referir que não tenho qualquer tipo de luz de anomalia. Estava a querer evitar ir à Ford (cada vez que lá vai levam-me o coro e o cabelo), para ler eventuais anomalias registadas. Haverá algo que eu possa verificar/validar antes de avançar para uma ida à marca? A válvula EGR entupida poderá causar a perda de potência? De referir que o veiculo continua a pegar e a trabalhar bem, sem consumo de óleo visível (as mudanças são feitas anualmente com quilometragem entre os 8.000 km e os 10.000 km), a única alteração visível, para além deste ligeiro menor fulgor é a presença de algum fumo branco, no primeiro instante após o arranque em frio (dura no máximo o primeiro km), o que antigamente não fazia. A quente o comportamento continua na mesma.
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