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Ford Transit 125 T 350 – Perda de Potência

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    Ford Transit 125 T 350 – Perda de Potência

    Boa tarde,

    Como já referi noutros tópicos, tenho uma autocaravana com Mecânica Base Ford Transit com o motor duratorq 2.4 de 125 Cavalos, o veículo é 2003. Trata-se de um veiculo de rodado duplo traseiro, com mais de 7 m de comprimento, sendo que normalmente circula nunca abaixo dos 3.500 kg de peso. De referir ainda que o veiculo tem cerca de 3 metros de altura, não sendo mesmo nada aerodinâmica. Acrescento ainda que tem nesta altura aproximadamente 119.000 km.
    Contudo sempre me surpreendeu pela agilidade demonstrada principalmente em subidas, sendo capaz de as fazer quase todas sem ou com pouca redução de velocidade.
    Contudo ultimamente (nos últimos 20.000/25.000 km), parece-me que aos poucos tem perdido um pouco dessa agilidade. Se bem que não estava 100% certo, e pensava por vezes que era impressão minha. Este último Domingo fiquei de facto com a certeza, que o veículo já não é o que era.
    Fiz a subida do IC16 (aquela que vai da CRIL até ao nó de BELAS da CREL, passando em frente ao DOLCE VITA Tejo), sendo que já não fazia esta subida com ela talvez há 2 anos, e tenho a certeza que ela a fazia em 4ª velocidade entre os 80 e os 85 km, o que para o peso do veiculo e a inclinação que tem, era muito bom, desta vez só chegou aos 80 na parte inicial, e acabou por morrer até menos dos 70 km/h à chegada ao topo, e tive a sensação que se não tivesse acabado a subida teria tido necessidade de engrenar a 3ª velocidade, coisa que antigamente de certeza que não acontecia.
    Pergunto alguém tem experiencia com este veiculo, ou quem tenha conhecimento deste tipo de acontecimento com este motor? Qual poderá ser a causa? De referir que não tenho qualquer tipo de luz de anomalia. Estava a querer evitar ir à Ford (cada vez que lá vai levam-me o coro e o cabelo), para ler eventuais anomalias registadas. Haverá algo que eu possa verificar/validar antes de avançar para uma ida à marca? A válvula EGR entupida poderá causar a perda de potência? De referir que o veiculo continua a pegar e a trabalhar bem, sem consumo de óleo visível (as mudanças são feitas anualmente com quilometragem entre os 8.000 km e os 10.000 km), a única alteração visível, para além deste ligeiro menor fulgor é a presença de algum fumo branco, no primeiro instante após o arranque em frio (dura no máximo o primeiro km), o que antigamente não fazia. A quente o comportamento continua na mesma.

    #2
    Pelos sintomas pode ser apenas a perda de pressão por alguma tubagem ligada ao turbo ou intercooler.

    Podes exprimentar acelarar com a carinha parada de modo a ouvires essa possivel fuga, se for isso o barulho é um genero de sopro.

    Se isso estiver tudo bem podes sempre dar uma vista de olhos no turbo a ver se está tudo nos conformes

    Comentário


      #3
      pode não estar relacionado, mas a embraiagem ainda é de origem?

      Comentário


        #4
        Como referido, tenta ver tubagens que se possam ter soltado.

        Há quantos quilómetros foi trocado o filtro de ar?

        A EGR alguma vez foi limpa?

        Na eventualidade, a MAF poderá já não estar a 100%...

        Pneus estarão à pressão correcta?..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Rhacing Ver Post
          Pelossintomas pode ser apenas a perda de pressão por alguma tubagem ligada ao turboou intercooler.

          Podes exprimentar acelarar com a carinha parada de modo a ouvires essa possivelfuga, se for isso o barulho é um genero de sopro.

          Se isso estiver tudo bem podes sempre dar uma vista de olhos no turbo a ver seestá tudo nos conformes



          Bom dia,

          Obrigado pela dica, vou verificarisso assim que tiver um tempinho disponível (agora nas próximas semanas, estoucompletamente ocupado com umas obras da casa).


          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
          pode nãoestar relacionado, mas a embraiagem ainda é de origem?


          Sim a embraiagem ainda é a de origem, sempre ouvi falar emproblemas que ocorriam na embraiagem destes veículos o que levou a Ford aalterar a relação de diferencial de 4,63 para 5,13 (a minha tem esta última),de modo a poupar a embraiagem nos arranque com o veículo carregado. A minha oúnico problema que teve com isso, foi a bomba da embraiagem que levou com cercade 60.000 km, por sinal a peça até nem é cara (menos de 50€), nessa circunstânciao pedal não recuava todo o que levava o respetivo sensor a considerar que a embraiagemestava pressionada e impedia o motor de passar das 3.000 rpm.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Como referido, tenta ver tubagens que se possam ter soltado.

            Há quantos quilómetros foi trocado o filtro de ar?

            A EGR alguma vez foi limpa?

            Na eventualidade, a MAF poderá já não estar a 100%...

            Pneus estarão à pressão correcta?..
            O filtro de ar e o de gasóleo, foram trocados por mim há menos de 1 ano (cerca de 9.000 km atrás), da marca Bosch e Mahle respetivamente.

            Em relação à EGR, segundo a Ford foi vista aos 85.000km, nessa altura acendeu-se a luz da resistência, o qual segundo eles estava relacionada com a válvula de EGR, nunca percebi se a limparam ou alteraram algum parâmetro na centralina, o ano passado tentei limpar eu mesmo a EGR, até mandei vir a junta para colocar na ligação entre a EGR e o coletor de admissão. Só que andei de volta da cabeça lixada de um parafuso torx que segura o resguardo que impede o acesso completo à EGR, como não consegui, suspendi temporariamente esta tarefa, estava a avaliar se haveria de usar o berbequim para conseguir tirar o parafuso ou usar uma serra para fazer uma fenda na cabeça do parafuso, o facto deste parafuso estar encostado ao alternador faz-me ter algum receio de danificar o alternador a tentar tirar o parafuso. Pelo que estava seriamente a pensar quando encomendar o óleo na Texoleo para efetuar a mudança, mandar vir o produto da Liqui Molly para limpeza da EGR.

            Assim que puder, vou efetuar a verificação da estanquecidade do tubo que vem do turbo ao intercooler e deste à EGR, e efetuar também a limpeza da EGR e ver se isso muda alguma coisa, depois comunico os resultados.

            Em relação aos pneus, eles de fato estão à pressão correta.

            Obrigado a todos pelas dicas já dadas.

            Comentário


              #7
              Falas em fumo branco...como está o estado do líquido de refrigeração? Nível e cor...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Falas em fumo branco...como está o estado do líquido de refrigeração? Nível e cor...
                Boa tarde,

                Está a nível e nunca perdeu. O ano passado quando lhe mudei o óleo (coloquei Ford Formula F) e respetivo filtro, filtro de ar e filtro de gasóleo, mudei integralmente o liquido de refrigeração, apesar de estar ainda com bom aspeto com os seus 10 anos. Coloquei este (cor rosa), o qual responde às normas da Ford (FORD WSS-M97B44D), e continua a nível como o deixei, e a cor está como se estivesse ainda na embalagem:

                IADA · Productos

                Comentário


                  #9
                  Acho que poderá ter alguma coisa a ver com o Turbo...alguma tubagem rota ou o próprio turbo com pás danificadas ou geometria presa (se for de geometria variável...)

                  Comentário


                    #10
                    Boa tarde,

                    Repescando o tópico para atualizar, que isto não pode ser só vir pedir ajuda e depois não dar feedbak das intervenções, e da respetiva evolução.

                    Quando tive disponibilidade andei com calma a investigar os tubos, o que vem do turbo para o intercooler e deste para a EGR/Coletor de admissão, não tendo detetado qualquer fuga nos tubos, nem tão pouco problema de estanquecidade nas ligações. Também no escape não me apercebi de qualquer fuga.

                    Acabei por a colocar numa oficina de um conhecido meu de longa data, o qual também não detetou nada a este nível, só detetando a origem de outros barulhos que eu me queixei, esses eram da polie da combota que aciona a correia de acessórios e dos rolamentos do alternador, ficando de facto com um trabalhar mais bonito e suave.
                    Eles ligaram a autocaravana ao computador, e a única anomalia registada era antiga e era na EGR (isto foi tratado em 2010 na Ford, pelos vistos não limparam a anomalia), estando atualmente a EGR a funcionar corretamente.
                    Estiveram a falar comigo, e o que de fato eles achavam é que pode estar a haver alguma anomalia a nível de injeção, esta questão estava apoiada no facto deitar algum fumo branco (a frio e nem sempre) de forma um pouco exagerada.
                    Aconselharam-me a andar mais km com ela e a usar um aditivo para o diesel nos próximos depósitos, aditivo esse que eles próprios me deram, para ver se resolvia o problema e, evitar assim o ter de ir a uma oficina especializada em bombas injetoras, disseram-me ainda (não sei se certo ou não), que o sistema de injeção daquele motor era muito sensível à qualidade do gasóleo, sendo certo que em tempos usei em exclusivo o Galp Gforce, ou o BP Ultimate tendo deixado de o fazer, quando começaram os estudos e as noticias que a diferença seria só o preço (mas tarde com mais eco ainda no estudo da DECO), passando a usar qualquer um (quando mais barato melhor): Jumbo, Prio, intermarché, Pingo Doce, etc., nesta altura nem me consigo lembrar, se a degradação progressiva de performance não terá começado na mesma altura.
                    O certo é que passados cerca de 100 km, não notando ainda qualquer melhoria no rendimento (o qual é bom, mas acho que podia ser melhor), a nível de barulhos a situação ficou alterada para melhor, talvez principalmente pela questão dos rolamentos do alternador/polie da combota, mas também a última vez que a coloquei a trabalhar a frio não ocorreu o fenómeno do fumo branco, situação que quero confirmar das próximas vezes, se foi por acaso, ou estará mesmo melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Bom dia,

                      Complementando a informação do post anterior, o aditivo que me forneceram na oficina foi este: Aditivo Stanadyne Performance Formula 500ml, o qual dá para tratar 250 litros de gasóleo, não consegui encontrar o produto no site oficial, no entanto é este aqui:

                      http://www.malpasonline.co.uk/oem/42748/Stanadyne
                      http://v2.pt.sparex.com/ItemDetails/...mNumber=109637

                      Confesso que raramente usei aditivos, e os poucas vezes que usei eram da marca STP, não sei se alguém conhece este em particular e se tem conhecimento de resultados práticos.
                      Editado pela última vez por fluis2; 04 June 2014, 10:03. Razão: Correção ortográfica

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                        #12
                        Boa tarde,

                        Continuando a saga. Fui de férias para Normandia (França), tendo feito cerca de 5100 km. O estado foi-se deteriorando ao longo da viagem. Penso que com a ajuda do aditivo aconselhado, os primeiros depósitos ainda foi disfarçando, para o fim estava cada vez pior sendo a chegada um autentico suplicio, com perca clara de potência (subidas que eram feitas em quinta passou a ser necessário o recurso constante à 4 quando não à 3 mesmo) e o aumento do barulho semelhante a sopro sempre que em que situação de maior carga, surgindo também um novo elemento a emissão de enormes quantidades de fumo negro, o que nunca tinha visto antes. Como a oficina do meu amigo quando cheguei estava fechada para férias durante agosto, fui a outra oficina que me aconselharam, até porque estando o sopro mais audível pensei que conseguissem detetar a origem do mesmo com mais facilidade do que antes de ir de férias. Depois de um ensaio de estrada onde ouviram o sopro, e tendo verificado toda a tubagem turbo-intercooler-Coletor de admissão e não tendo encontrado qualquer fuga, tendo sido ligada à máquina e não tendo a mesma indicado qualquer anomalia, e atendendo ao local de onde se ouvia o sopro, levantaram a hipótese de desmontar a EGR para a verificar, já que seria das poucas possibilidades possíveis. Depois disso acabaram por concluir que não existia qualquer problema na EGR, tendo aventado a hipótese do problema se encontrar na embraiagem que estaria a patinar (esta possibilidade não me convenceu mesmo, já que penso que para isso teria que detetar o motor a mais rotação para a mesma velocidade)
                        Ontem à noite ouvi um barulho estranho, e pus-me debaixo da autocaravana para verificar de onde viria, tendo verificado que a panela (a 1ª das duas que tem) tinha uma parte solta, já hoje de manhã fui a uma oficina de escapes (e que também não me cobrou nada), tendo verificado que o problema era só na cobertura externa da panela (e retirou essa cobertura para não correr o risco de cair) tendo verificado toda a linha de escape e concluindo que não tinha qualquer fuga, pelo que a origem do sopro também não é o escape, parece-me lógico já que o sopro só é audível em situações em que se pede mais potencia nomeadamente a subir, ao acelerar com o carro parado não se houve qualquer sopro ou fuga.
                        Marquei para a semana num Bosch Car Service (Servidiesel em Sintra) para ver se finalmente alguém deteta o que se passa. Já que começa a haver poucas origens possíveis para esta situação. Lembrei-me se poderia ser um problema com os o-rings dos injetores, sendo assim com o carro parado as rotações sobem facilmente, mas já quando o carro precisa de toda a potencia, poderia estar a passar compressão pelos o-ring’s, ou eventualmente outro problema com os injetores, mas aí não tenho explicação para a origem do sopro. De qualquer modo para a semana conto atualizar a evolução.

                        Comentário


                          #13
                          Boa sorte com isso. Por acaso é uma máquina a que acho piada desde que conduzi uma, no caso, uma 140 T350. Um poço de força!


                          Já agora, só por curiosidade, foi comprada nova? É que gostava de saber onde se arranjam caravanas Ford novas, suponho que seja feita por um carroçador, certo?
                          Editado pela última vez por DeathWish; 13 August 2014, 19:43.

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                            #14
                            Bom dia,

                            Sim foi comprada nova em 2003. Conta nesta altura após as férias com cerca de 126.000 km.
                            Este mercado funciona mais ou menos assim, o construtor de autocaravanas e não o construtor de chassis é que vende o veículo completo aliás a marca que consta do livrete (no meu caso, não sei se em todas será assim) é da autocaravana e não do chassis, nas observações aparece escrito: “Veiculo base marca Ford”, o número de chassis que está no livrete reporta ao da mecânica.
                            Os concessionários que vendem são os das autocaravanas e, não as das marcas automóveis. A garantia é mista, da mecânica é da respetiva construtura, tudo o que é parte habitável é garantido pela firma transformadora.
                            O chassis é escolhido pelo firma transformadora, em função de parcerias, e também pelo que ela considera o mais adaptado ao seu projeto. Este mercado é dominado pela Fiat Ducato, a última vez que vi números andava na casa dos 80/90 % do mercado, sendo que a Fiat há anos que tem soluções de chassis especialmente pensadas para as transformações.
                            Existem alguns pequenos construtores (em Portugal também existiam 2 ou 3), onde é possível efetuar uma transformação por medida ou seja levar o chassis e escolher configuração etc, mas trata-se de um mercado praticamente residual.

                            Comentário


                              #15
                              Ah, agora sim, entendi como funciona Muito obrigado pelo esclarecimento!

                              Comentário


                                #16
                                Boa tarde,

                                Bem a oficina onde está agora, descobriu a origem (espero que seja essa).
                                Se eles estiverem certos, a peça afetada fica para mim a tornar-se um problema crónico. Trata-se nada mais nada menos do que o coletor de admissão, o qual é construído em plástico e tem algumas junções que parecem ser soldadas no plástico. Tenho que aguardar já que a Ford leva 5/6 dias para fornecer a peça a qual não tem cá em stock.

                                Aqui fica o histórico de problemas e respetiva troca:

                                1. Em 2006 com 42.000 km
                                2. Em 2011 e 93.000 km (Fez 51.000 km para já um recorde)
                                3. Agora em 2014 e 126.000 km (Fez só 33.000 km)



                                A primeira vez fiquei apreensivo e aborrecido e ainda perguntei no fórum inglês dedicado à Ford Transit se tinham conhecimento de problemas com este coletor, ao que entre outras respostas um especialista, referiu que já tinha visto alguns (poucos) casos, e os que os principais motivos de quebra, era má construção (que tenha ficado com defeito na soldadura), ou então devido a um acidente.
                                Ora 2 semanas antes de ocorrer a avaria, tinha tido o azar de ela estar estacionada junto à minha residência e o camião tir do gás que abastece o deposito da minha urbanização, ao fazer marcha-atrás embateu com alguma violência na autocaravana, dando cabo do para-choques da frente. Foi para oficina e eles pagaram o arranjo, passado 2 semanas fui ao porto e no regresso o coletor de admissão entregou a alma ao criador, como ficou espaçado no tempo e não foi detetado na altura do acidente não consegui relacionar e atribuir culpas.

                                A Segunda vez que avariou, fiquei convencido que tinha sido mau manuseamento por parte dos mecânicos no concessionário Ford, já que isso ocorreu cerca de 2.000 km, após uma avaria no solenoide da bomba injetora, a qual se encontra por debaixo do referido coletor, estando na fatura descriminado mesmo a mão-de-obra de retirar o coletor de admissão e os 8 oring’s para o coletor. Ora dessa vez a avaria foi mais ligeira, que a de agora e que a primeira, já que não havia qualquer perca de rendimento, mas sim só um ligeiro assobio em aceleração quando a rotações mais altas. Ainda tive alguns discussões com os responsáveis da Carfor (pouco depois extinta), mas não assumiram o erro e eu acabei por colocar o coletor de admissão noutra oficina.
                                Agora no terceiro já estive na oficina a ver por onde tem a fuga, já que já está desmontado, e fica mesmo escondida de quem está no capot, já que a referida fuga fica na parte de trás do motor (tração atrás motor montado longitudinalmente) já ficando quase encostado à chapa da cabina, e não é tão grande como a primeira, a qual para além de ser junto à abertura do capot era visível e audível com o veiculo parado bastando acelerar. Já esta não, acelerando com o veiculo parado, não se ouvia nada, só em andamento em esforço sobretudo nas subidas, também apesar de perder algum rendimento, não perdia tanto como a primeira vez, que essa aí como a fuga era grande o veiculo quase que não andava.
                                Tanto da primeira vez que aconteceu, como da segunda escrevi cartas para a Ford Portuguesa, Ford Alemã (penso que seja a sede da Ford na Europa), como a para Ford Italiana (foi quem importou e vendeu o chassis para a transformação), bem como para a firma transformadora (uma forma de pressão já que eles ainda compram algumas unidades anualmente), todas elas remeteram o assunto (escreveram mesmo) para a Ford Lusitana, enviando-me uma carta a lamentar o sucedido, mas que quem tinha que tratar do assunto era o centro de relações com clientes d a Ford Lusitana. Da Ford Lusitana não cheguei a ter uma palavra por escrito, telefonei várias vezes, sendo-me dito que estavam a ultimar uma resposta só que até hoje nada.

                                Acresce dizer que estava longe de pensar que seria novamente o coletor de admissão, assim sendo, sempre que acontecer qualquer coisa fico a pensar que é daí (desta vez não houve nem toques nem nada que levasse a mexer no coletor), e tenho que assumir que o mesmo para este modelo da transit é uma peça de desgaste, não sendo nada barata (cerca de 300 € + iva + 3 horas de mão de obra). Acrescento ainda que as 3 quebras foram sempre em locais diferentes do coletor o que não deixa de ser curioso.

                                Para a semana quando me entregarem o veículo, já confirmo que a origem do problema era mesmo esta. Podem ver aqui uma imagem do primeiro coletor que avariou:
                                OldSpare.jpg

                                Comentário


                                  #17
                                  E isso não tem reparação? Aplicar resina ou outra massa que solidofique..?

                                  Abre sempre no mesmo sitio? Tem alguma fonte de calor próxima?


                                  Obrigado pelo relato.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não conheço a arquitectura do motor, mas eu pensaria seriamente em colocar umas folhas de alumínio ou lã de vidro para dissipar o calor dessa zona.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bom dia,

                                      Obrigado aos dois pelos comentários.

                                      Na zona do coletor não tem propriamente nenhuma fonte especial de calor. O intercooler fica longe (por baixo do radiador), o radiador também, o coletor de escape fica do lado oposto do motor.
                                      Já as três quebras ocorreram sempre em sítios diferentes, a primeira foi precisamente onde na foto que coloquei está o circulo vermelho, esta última foi no canto oposto, ou seja do canto superior direito para o canto inferior esquerdo.
                                      A intermédia que não causou perda de rendimento mas sim só um assobio (não quer dizer que mais dúzias de km não abrisse o resto), foi precisamente mais ou memos a meio (a meio caminho entre as outras 2 quebras).
                                      Já agora completando melhor a história, aquando da anomalia aos 92.000 km, levei-a para a oficina da Ford, como espécie de reclamação de após a troca do solenoide da bomba injetora, ter ficado com o referido assobio em aceleração. Eles acabaram por concluir, que era do coletor e quando me avisaram já o mesmo estava retirado. Eu entrei numa espécie de braço de ferro com eles, porque era o segundo coletor e das 2 uma, ou, a Ford assumia que tinha um problema crónico com o coletor, ou eles assumiam que o tinham danificado aquando da substituição do solenoide.
                                      Não tendo conseguido nada, acabei por lhes dizer, para me montarem o coletor velho, que eu iria tentar soldar o primeiro coletor (o dano no primeiro apesar de mais extenso parecia-me mais fácil e direto de intervir), e iria a outra oficina para montar, ao que eles para tentarem não perder o cliente acabaram por dizer que aguardavam e que em vez de meter o coletor que causava o assobio, colocavam o que fosse reparar, já que a mão-de-obra que eu iria pagar-lhes seria a mesma.
                                      Resultado, andei a tentar encontrar casas que trabalhavam em plástico, e acabei por ir uma casa que me aconselharam e que entre coisas reparava os para-choques partidos. Mostrei-lhe a peça e respetivo dano, e para que se destinava, e ele disse-me que com a intervenção aquilo ficava mais robusto que novo. Levou-me 15 ou 20 € pelo arranjo, eu fui busca-lo entreguei-o na Ford a uma quinta-feira, e fui levantar a autocaravana no dia seguinte, sexta-feira. Fui até casa feliz da vida (3/4 km no máximo), no dia seguinte 20 km depois vou a dar gás a subir, e até se houviu o sopro do coletor a abrir de novo, fiquei lixado paguei pelo trabalho, e ficava com o veiculo pior, porque o coletor abriu todo na mesma costura e a autocaravana perdeu todo o rendimento, resultado tive de ir colocar o coletor novo, mas já não fui à Ford. Fulo da vida fui dar conta do sucedido a quem me reparou o coletor, o qual se prontificou: se quiser devolvo-lhe os 15 €. Só que de fato o meu maior prejuízo nem era esse, era ter gasto os €€€ e estar na mesma. Com isto a ideia de reparar esta peça em vez de colocar nova, esfriou-se completamente.
                                      Segundo esta última oficina onde está agora e, eu concordo, trata-se de um “Bad Design”, já que a mesma é em plástico (aparentemente feita em 2 peças depois ligadas), e se pensarmos que está sempre a levar com a pressão do turbocompressor, vai acabar por ceder.

                                      Agora começo a estar seriamente tentado, a trazer esta peça para juntar à outra que lá tenho em casa, e ir investigar a questão da resina (onde se vende e como se aplica?), ou eventualmente passar vibra de vidro em volta de toda a junção dos 2 coletores (se alguém me souber qual das 2 soluções poderá ficar mais sólida agradeço), e quando voltar a acontecer eu mesmo compro os 8 oring’s e tento aplicar.
                                      Editado pela última vez por fluis2; 22 August 2014, 12:41. Razão: Correções ortograficas

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                                        #20
                                        Gosto sempre de ler por aqui uma resolução de um problema de forma tão simples e concisa. Muitas vezes pedem-nos ajuda e depois não dão mais feedback.

                                        Se me permite, gostaria de dar uma sugestão. Porque não pesquisar casas de tuning (não é xuning.....é casas de preparações a sério, seja corridas ou rally) e pedir para criarem ou adaptarem um colector em alumínio ou outra liga qualquer? É que normalmente essas casas fazem ou têm onde fazer esse tipo de material e assim era garantido que nunca mais tinha problemas.

                                        Pelo menos era o que eu tentaria fazer se fosse comigo.

                                        Cumprimentos.

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                                          #21
                                          Boa tarde,

                                          Obrigado ciber007, pela sugestão vou tentar investigar. De fato, tirando o solenoide da bomba injetora, não tenho tido grandes problemas ...

                                          ... Tirando claro esta sucessão do coletor de admissão...

                                          Resolvendo este problema de vez, talvez possa respirar descansado.

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                                            #22
                                            Boa tarde,

                                            Para terminar este tópico, só dar a novidade que a peça demorou menos tempo e chegar que o inicialmente previsto, tendo ido à 2 horas levantar a autocaravana. Levei-a para casa, o trajeto é curto, mas apanhava 2 subidas que conheço bem, o que deu para comparar, pelo que consegui concluir que ela já ficou bem, o problema era mesmo causado pelo coletor de admissão.
                                            Lembrei-me que o irmão de uma amiga minha, tem uma pequena firma de reparação de barcos, nomeadamente de reparação em fibra de vidro, pelo que agora calmamente vou tentar perceber se ele consegue-me reforçar este 2 coletores velhos que eu tenho comigo, para estar preparado para uma próxima vez (espero que não seja preciso e que seja como o proverbio "À terceira é de vez".) que acontecer.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                                              Boa tarde,

                                              Bem a oficina onde está agora, descobriu a origem (espero que seja essa).
                                              Se eles estiverem certos, a peça afetada fica para mim a tornar-se um problema crónico. Trata-se nada mais nada menos do que o coletor de admissão, o qual é construído em plástico e tem algumas junções que parecem ser soldadas no plástico. Tenho que aguardar já que a Ford leva 5/6 dias para fornecer a peça a qual não tem cá em stock.

                                              Aqui fica o histórico de problemas e respetiva troca:

                                              1. Em 2006 com 42.000 km
                                              2. Em 2011 e 93.000 km (Fez 51.000 km para já um recorde)
                                              3. Agora em 2014 e 126.000 km (Fez só 33.000 km)



                                              A primeira vez fiquei apreensivo e aborrecido e ainda perguntei no fórum inglês dedicado à Ford Transit se tinham conhecimento de problemas com este coletor, ao que entre outras respostas um especialista, referiu que já tinha visto alguns (poucos) casos, e os que os principais motivos de quebra, era má construção (que tenha ficado com defeito na soldadura), ou então devido a um acidente.
                                              Ora 2 semanas antes de ocorrer a avaria, tinha tido o azar de ela estar estacionada junto à minha residência e o camião tir do gás que abastece o deposito da minha urbanização, ao fazer marcha-atrás embateu com alguma violência na autocaravana, dando cabo do para-choques da frente. Foi para oficina e eles pagaram o arranjo, passado 2 semanas fui ao porto e no regresso o coletor de admissão entregou a alma ao criador, como ficou espaçado no tempo e não foi detetado na altura do acidente não consegui relacionar e atribuir culpas.

                                              A Segunda vez que avariou, fiquei convencido que tinha sido mau manuseamento por parte dos mecânicos no concessionário Ford, já que isso ocorreu cerca de 2.000 km, após uma avaria no solenoide da bomba injetora, a qual se encontra por debaixo do referido coletor, estando na fatura descriminado mesmo a mão-de-obra de retirar o coletor de admissão e os 8 oring’s para o coletor. Ora dessa vez a avaria foi mais ligeira, que a de agora e que a primeira, já que não havia qualquer perca de rendimento, mas sim só um ligeiro assobio em aceleração quando a rotações mais altas. Ainda tive alguns discussões com os responsáveis da Carfor (pouco depois extinta), mas não assumiram o erro e eu acabei por colocar o coletor de admissão noutra oficina.
                                              Agora no terceiro já estive na oficina a ver por onde tem a fuga, já que já está desmontado, e fica mesmo escondida de quem está no capot, já que a referida fuga fica na parte de trás do motor (tração atrás motor montado longitudinalmente) já ficando quase encostado à chapa da cabina, e não é tão grande como a primeira, a qual para além de ser junto à abertura do capot era visível e audível com o veiculo parado bastando acelerar. Já esta não, acelerando com o veiculo parado, não se ouvia nada, só em andamento em esforço sobretudo nas subidas, também apesar de perder algum rendimento, não perdia tanto como a primeira vez, que essa aí como a fuga era grande o veiculo quase que não andava.
                                              Tanto da primeira vez que aconteceu, como da segunda escrevi cartas para a Ford Portuguesa, Ford Alemã (penso que seja a sede da Ford na Europa), como a para Ford Italiana (foi quem importou e vendeu o chassis para a transformação), bem como para a firma transformadora (uma forma de pressão já que eles ainda compram algumas unidades anualmente), todas elas remeteram o assunto (escreveram mesmo) para a Ford Lusitana, enviando-me uma carta a lamentar o sucedido, mas que quem tinha que tratar do assunto era o centro de relações com clientes d a Ford Lusitana. Da Ford Lusitana não cheguei a ter uma palavra por escrito, telefonei várias vezes, sendo-me dito que estavam a ultimar uma resposta só que até hoje nada.

                                              Acresce dizer que estava longe de pensar que seria novamente o coletor de admissão, assim sendo, sempre que acontecer qualquer coisa fico a pensar que é daí (desta vez não houve nem toques nem nada que levasse a mexer no coletor), e tenho que assumir que o mesmo para este modelo da transit é uma peça de desgaste, não sendo nada barata (cerca de 300 € + iva + 3 horas de mão de obra). Acrescento ainda que as 3 quebras foram sempre em locais diferentes do coletor o que não deixa de ser curioso.

                                              Para a semana quando me entregarem o veículo, já confirmo que a origem do problema era mesmo esta. Podem ver aqui uma imagem do primeiro coletor que avariou:
                                              [ATTACH=CONFIG]124657[/ATTACH]
                                              Uma chapa de inox a ligar as duas partes e fixada com uns rebites talvez resolvesse o problema.

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                                                #24
                                                Boa tarde,

                                                Aproveitando o tópico, quero colocar só mais duas questões.
                                                • Alguém sabe onde posso comprar uma junta cega para colocar na EGR e anula-la? Será necessário colocar alguma espécie de vedante nesta junta?
                                                  Os 2 coletores usados que tenho comigo, estão bastante sujos da pasta formada pela mistura do óleo com os resíduos de escape, agora que tenho um novo, estava a pensar em fazer esta operação antes que o novo coletor fique sujo como os anteriores.
                                                • Gostava também de proteger a panela de escape já que como referi, o revestimento exterior estava solto e foi retirado, haverá alguma tinta/revestimento próprio que possa eu mesmo aplicar que suporte as altas temperaturas e proteja o escape do inverno que irá vir?

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
                                                  Boa tarde,

                                                  Aproveitando o tópico, quero colocar só mais duas questões.
                                                  • Alguém sabe onde posso comprar uma junta cega para colocar na EGR e anula-la? Será necessário colocar alguma espécie de vedante nesta junta?
                                                    Os 2 coletores usados que tenho comigo, estão bastante sujos da pasta formada pela mistura do óleo com os resíduos de escape, agora que tenho um novo, estava a pensar em fazer esta operação antes que o novo coletor fique sujo como os anteriores.
                                                  • Gostava também de proteger a panela de escape já que como referi, o revestimento exterior estava solto e foi retirado, haverá alguma tinta/revestimento próprio que possa eu mesmo aplicar que suporte as altas temperaturas e proteja o escape do inverno que irá vir?
                                                  Boas fluis2, em relação á dita junta cega que referiu eu já fiz e sem efeitos secundários, cortar o fundo e topo a uma lata de bebida que depois de espalmada lhe cubra o diametro do EGR aproveitar um dos lados de dobra (para que seja apenas uma peça de duas faces).
                                                  aplicar massa consistente na face da união para poder criar um desenho da dita junta, recortar a lata na configuração, furar os respectivos buracos de fixação, ensaiar e após estar no sitio está feito.
                                                  Em relação á falha do colector de admissão a minha opínião é que os estudos do material usado na concepção do colector não tiveram em consideração a resistência ao esforço real do componente devido a 3 factores variaveis e que nunca mencionou pelo menos um deles no seu tópico, os quais são: temperatura de funcionamento + pessão atmosférica + tempo de esforço + ar quente que é transferido do EGR para dentro do colector adicionando uma temperatura extra no componente que dependendo da quantidade e tempo de esforço vai sempre criar stress de liga, pois é plástico.

                                                  Conselho; a dica do Cyber007 é decerto uma linha lógica a seguir se voltar a suceder.

                                                  Obrigado pela informação e bom camping.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bom dia,

                                                    Trata-se de desenterrar o tópico passado que está um ano da ocorrência, mas pode ser que alguém me possa dar uma dica. O Problema maior de perca de potência ficou resolvido e até agora não volta. Tenho contudo, alguma intermitência ligeira de rendimento. Passo a explicar, para além do sentir ao longo da viagem, tenho uma subida que faço sempre quando estou quase a chegar a casa, em que entra no acesso e vai desenvolvendo, numas vezes desenvolve até aos 120 e depois quando inclina mais morre até 105/110 velocidade a que acaba a subida, outras não vai a mais de 100 km, e morre depois quando inclina mais até aos 90/95 km/h. Este comportamento é completamente diferente de quando estava com o problema o ano passado, porque aí ela chegava cá acima penosamente a 65 km/h no máximo.

                                                    Ora quando eu andava de volta de tentar descobrir o problema o ano passado, uma das coisas que fiz eu mesmo foi tirar a MAF para fora e dar-lhe com um pouco de spray de limpeza, depois do arranjo do coletor não pensei mais nisso, mas lembro-me que nessa altura ela ficou com o fulgor de nova, tendo eu atribuído isso ao facto de a EGR e o coletor estarem limpos.

                                                    Ma será que estas ligeiras variações de humor podem estar relacionados com a MAF, é possível uma avaria/sujidade neste componente ocasionarem estas variações?
                                                    Haverá alguma maneira de eu confirmar isso, é que comprar uma MAF nova sem certezas é um pouco arriscado já que não é propriamente barato comprar para depois não ser daí.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa tarde,

                                                      Pode ser um contrassenso, estar a desenterrar este tópico passado 7 anos, e, ainda me arrisco a levar a pá de ouro.
                                                      Aproveito só porque aqui está um pouco o histórico da minha autocaravana.
                                                      Passados que estão 7 anos não ocorreu mais o problema do clolector, nem mais nenhum tem sido só gasóleo, óleo e andar...
                                                      ... Até agora, em que ocorreu um problema grave, que foi a caixa de velocidades que entregou a alma ao criador.
                                                      Depois de pensar um pouco, vou investir em arranja-la, levando uma caixa reconstruída. Eu não tenho condições para fazer eu mesmo o trabalho, pelo que a questão de comprar o material e fazer eu mesmo não se coloca, para além de que ela está na única oficina, de onde tinha referência (referência através de pessoa conhecida há 20 anos), tinha outras oficinas que preferia, mas uma não tinha disponibilidade, outra as instalações não tinha altura suficiente, para subir a autocaravana e trabalhar por baixo.
                                                      A questão que quero colocar tem a ver com as opções de kit de embraiagem (incluindo o Bimassa), que esta oficina me deu:
                                                      • A original da Ford
                                                      • A da LUK.

                                                      Existe uma diferença de preço ainda grande entre os dois kit, o da LUK é menos 252,15 (iva incluido) que o da Ford.
                                                      O que queria mesmo saber é se a Luk é de qualidade ou mais vale optar pelo da Ford?

                                                      Obrigado antecipadamente a quem me puder dar uma opinião.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Luk
                                                        Sachs
                                                        Valeo

                                                        Tudo bom.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          Luk
                                                          Sachs
                                                          Valeo

                                                          Tudo bom.
                                                          Muito obrigado pelo feedback eblase, então vou certamente avançar para o kit da Luk.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como referido, é tudo marcas de qualidade e que até surgem OEM, portanto não há que recear.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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