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Sensor de temperatura?

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    Sensor de temperatura?

    Ha 3 semanas, troquei no Xsara o termostato, ja que o carro so atingia os 90º em para-arranca ou parado. Como foi verificado uma fuga no radiador, o mesmo tambem foi trocado, assim como o liquido de referigeraçao e feita uma limpeza ao sistema.

    O carro desde que foi trocado o termostato, que atinge os 90º sem grandes problemas, contudo:

    - Em AE (velocidades acima dos 80) a temperatura desce bastante mas momentaneamente, porque passado algum tempo a temperatura volta a subir para os 90º e mantem-se la.
    - Ja por 3 vezes que o carro simplesmente nao atinge os 90º, mesmo em transito ou parado, ele mantem-se consideravelmente abaixo dos 90º, mas de um momento para o outro a temperatura dispara para os 90º muito rapidamente. Este caso nao acontece sempre, por agora, so aconteceu 3 vezes.

    No segundo caso, o motor fica bastante irregular, ralenti bastante alterado, e quando carrego na embraiagem em 2ª ou 3ª, a rotaçao cai bastante (casa das 100-200rpm) voltando a acelerar sozinho para as 110rpm e voltando a cair estabilizando nas 900rpm, e em muitos casos, ele nao segura o ralenti e chega a desligar-se quando se embraia em 2ª ou 3ª.

    Motor Passo-a-Passo foi limpo assim como a borboleta de admissao, o carro nao acusa nenhum erro quando ligado à maquina, quando ele atinge os 90º como é suposto, o motor funciona muito bem, so quando nao atinge, é que se nota a tal instabilidade que falei.

    Com isto, sensor de temperatura?

    PS: O motor em questao é o 1.4 8v TU3JP.

    #2
    No Passat já tive o sensor de temperatura avariado e acontecia um dos sintomas que tu relatas. Ora está a 90º, ora deixava de esta, como de um momento para o outro voltava a ficar outra vez a 90º...

    O sensor de temperatura é mais barato do que o termostato, experimenta a trocar isso.

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      #3
      Acho que faz sentido trocares o sensor da temperatura, antes de mais nada.

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        #4
        Esta semana ja vou tratar de o comprar e mudar. Depois digo se houve melhorias.

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          #5
          1ª duvida:
          Mas o termostato que compraste não trouxe um sensor já incorporado?

          comprei um sensor para o GP, porque tenho esses sintomas tb, mas ainda não o troquei.
          O meu ponteiro de temp oscila bastante...em descidas a temperatura desce e só volta quase à sua posição normal em transito.
          Tenho que mandar vir tb um tubo de refrigeração, pois tenho um em mt mau estado e é uma das lacunas dos 199a2000 cdti.

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            #6
            Um termostato é de certa forma um sensor de temperatura mas que abre ou fecha um orifício pelo qual passa a água do radiador para arrefecer o motor.

            Quando a temperatura passa os +- 90ºC (depende do fabricante) o termostato abre deixando a água circular e arrefecer o motor, quando baixa dessa temperatura, ele fecha. Quando está na temperatura ieal, ele fica semi-aberto. O termostato não envia nenhuma informação sobre o seu estado ao motor. Isso fica a cargo do sensor de temperatura.

            Sintoma de termostato avariado: "em descidas a temperatura desce e só volta quase à sua posição normal em transito." (tiagomania)
            Sintoma de sensor de temperatura avariado: " nao atinge os 90º, mesmo em transito ou parado, ele mantem-se consideravelmente abaixo dos 90º, mas de um momento para o outro a temperatura dispara para os 90º muito rapidamente." Drifter

            Já substitui o termostato 2 vezes devido aos sintomas respetivos.

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              #7
              obrigado pelo esclarecimento.
              mas nao é mania (d)o tiago....é tiagomaia LOOOOOOL

              mas vou começar pelo mais barato....depois passa-se para o termostato.

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                #8
                Eh pá! Desculpa o lapso.

                Já agora, um termostato para um golf 4 ronda os 40 € (original)... No teu caso parece ser o mesmo problema.

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                  #9
                  Bem, quase 20 dias depois dar aqui um update:

                  Sensor mudado, mudei eu, aquilo é bastante facil e com um acesso impecavel.

                  Neste momento, as irregularidades do motor desapareceram, o ralenti ficou mais estavel (apesar de ainda nao estar estabilizado, mas isso ja é o passo-a-passo que foi deixar andar assim mais uns tempos que este Xsara é problemas quase todas as semanas ) e quando embraiado a rotaçao cai normalmente sem qualquer sinal de quer ir abaixo.

                  Apesar de tudo, quando se liga o AC ou se mete o carro em AE, a temperatura cai para +/- 75º, pelo que agora ja deve ser a bomba de agua a precisar de reforma. Vou deixar ja isso para Novembro antes da inspecçao ja que ele nao faz muita AE, ja que mexo na distribuiçao quero fazer uma revisao à mesma e aproveitar que a distribuiçao esta fora, para abrir a tampa das valvulas e ver como esta o estado da cabeça a nivel de borras e afinar as valvulas.

                  Comentário


                    #10
                    O que descreves, nada tem a ver com a bomba de água.

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