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Carro a tremer ao curvar à direita

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    Carro a tremer ao curvar à direita

    Viva,
    6 meses após comprar a Spacestar (de 11 de 2000), chega o primeiro problema
    Fui com a "Maria" de fim-de-semana prolongado para a Serra e em algumas curvas apertadas, a subir e sempre ao curvar para a direita, o carro vibra/treme (sente-se no próprio volante), efetuando um barulho estranho... um barulho como se estivesse em Auto-Estrada e pisasse aquela faixa da direita que tem relevo.
    Em curvas apertadas à esquerda, tudo ok, sem problemas.
    Voltando à cidade, o problema "desaparece" já que curvas apertadas daquele tipo são escassas, mas numa mais apertada forcei o raio de viragem e novamente senti/ouvi o barulho...
    Penso que a hipótese de ser pneus é nula... foram colocados novos em Dezembro, os 4 e alinhados nessa altura...

    Alguém já teve algo semelhante? Que pensam que possa ser?
    Agradeço desde já toda a possível ajuda.

    #2
    Talvez a ponteira da transmissão

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
      Talvez a ponteira da transmissão
      Isso é a mesma coisa que o cardan? (acho que é assim que se escreve)
      Ou é outra peça ligada à roda - peço desculpa pela ignorância

      Comentário


        #4
        Provavelmente será um rolamento. Quando o carro curva sujeita o mesmo a um esforço e provoca esse barulho.

        Comentário


          #5
          pelo barulho é claramente rolamento da roda direita que já viu dias melhores.. e o barulho fica mais intenso com a velocidade.

          e é fácil de confirmar isso, mete o carro num elevador e gira a roda em questão com a mão.

          Comentário


            #6
            Não tenho a certeza se um rolamento provoca vibração. Já troquei 3 rolamentos no meu antigo carro, 1 à frente, e apenas senti o barulho.

            De qualquer forma é fácil de confirmar, com a roda no ar se for o rolamento nota-se ao rodar. Se for transmissão provavelmente só em esforço se nota, visto que ao circular também só se nota ao curvar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
              pelo barulho é claramente rolamento da roda direita que já viu dias melhores.. e o barulho fica mais intenso com a velocidade.

              e é fácil de confirmar isso, mete o carro num elevador e gira a roda em questão com a mão.
              Assim só para ter uma ideia (e preparar a carteira) um rolamento é coisa para que €€? E se for a ponteira da transmissão, a "pecinha" também anda porque preços??

              Imagino que sendo Mitsubishi não seja fácil encontrar em 2ª mão (sucata)... ou pelo menos não será recomendável, certo?

              Muito obrigado pela vossa ajuda.
              Editado pela última vez por Turistapt; 28 April 2014, 13:17.

              Comentário


                #8
                O meu quando era o rolamento, não fazia o barulho descrito pelo Turistapt, fazia sim uma "zuada", que aumentava com a velocidade.
                Já não me recordo do preço do rolamento, já vão uns anos, mas devia rondar os 30-40€.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
                  O meu quando era o rolamento, não fazia o barulho descrito pelo Turistapt, fazia sim uma "zuada", que aumentava com a velocidade.
                  Já não me recordo do preço do rolamento, já vão uns anos, mas devia rondar os 30-40€.
                  Se for o rolamento e esses preços, menos mau...
                  Já o nome "ponteira da transmissão" tem "ar" de ser algo caro, ou nem por isso?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Turistapt Ver Post
                    Assim só para ter uma ideia (e preparar a carteira) um rolamento é coisa para que €€? E se for a ponteira da transmissão, a "pecinha" também anda porque preços??

                    Imagino que sendo Mitsubishi não seja fácil encontrar em 2ª mão (sucata)... ou pelo menos não será recomendável, certo?

                    Muito obrigado pela vossa ajuda.
                    Se for só rolamento não fica muito caro, agora se é daqueles carros que tem de levar cubo completo já é pior.
                    E este tipo de material nunca, mas nunca, se mete em segunda mão sempre material de qualidade, SKF ou de outra marca com reputação.

                    Originalmente Colocado por Turistapt Ver Post
                    Se for o rolamento e esses preços, menos mau...
                    Já o nome "ponteira da transmissão" tem "ar" de ser algo caro, ou nem por isso?
                    Os rolamentos não são muito caros. Já um cardan sim, é coisa para 100 e tal euros fora MO.

                    Mas pelos sintomas que indicas não deve ser cardan.. quando é disso começas a ouvir um "tac tac tac tac" e não uma zoada contínua que aumenta com a velocidade.
                    Editado pela última vez por ravager; 28 April 2014, 14:46.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                      Se for só rolamento não fica muito caro, agora se é daqueles carros que tem de levar cubo completo já é pior.
                      E este tipo de material nunca, mas nunca, se mete em segunda mão sempre material de qualidade, SKF ou de outra marca com reputação.



                      Os rolamentos não são muito caros. Já um cardan sim, é coisa para 100 e tal euros fora MO.

                      Mas pelos sintomas que indicas não deve ser cardan.. quando é disso começas a ouvir um "tac tac tac tac" e não uma zoada contínua que aumenta com a velocidade.
                      Cardan e ponteira de transmissão é o mesmo?
                      Andava a ver na net preços para ter uma ideia... quais os nomes técnicos em lojas como a Mister Auto? Alguém sabe?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Turistapt Ver Post
                        Cardan e ponteira de transmissão é o mesmo?
                        Andava a ver na net preços para ter uma ideia... quais os nomes técnicos em lojas como a Mister Auto? Alguém sabe?
                        O nome correcto é mesmo ponteira de transmissão, mas há quem lhes chame cardans.

                        No que toca ao rolamento, o material à partida é este: Rolamento de roda para o seu MITSUBISHI SPACE STAR (DG0) 1.9 DI-D (102Cv), agora resta-te ver se é da roda da frente ou traseira. O teu mecânico que meta o carro no elevador que ficas logo a saber.

                        As ponteiras de transmissão completas é que não as vejo no mister-auto, só mesmo os foles.. mas de qualquer das formas, como já te disse, não me acredito que tenhas aí um problema com elas.

                        Comentário


                          #13
                          Tecnicamente são coisas diferentes, encontrei este post de um colega cá do forum.

                          http://forum.autohoje.com/boxes/1171...post1067194607

                          Comentário


                            #14
                            Já agendei para 4ª feira de manhã no mecânico.
                            Depois coloco aqui qual o problema, pode sempre vir a ser útil para outros
                            Agora é "rezar" para não ficar com um grande rombo na carteira

                            Comentário


                              #15
                              Deves ter o fole da ponteira de transmissão (ou junta homocinética) roto, o que gripa a ponteira. Podes pedir para mudar só o fole, ou mudar a ponteira toda.

                              O mecânico provavelmente vai querer trocar tudo...

                              Já agora, dificilmente isto é um rolamento gripado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Deves ter o fole da ponteira de transmissão (ou junta homocinética) roto, o que gripa a ponteira. Podes pedir para mudar só o fole, ou mudar a ponteira toda.

                                O mecânico provavelmente vai querer trocar tudo...

                                Já agora, dificilmente isto é um rolamento gripado.
                                Penso que se for mesmo da transmissão, a homocinética aqui vai ter de sair fora, porque se chegou ao ponto de fazer tanto barulho e de forma audível já não deve estar nas melhores condições.

                                Outra coisa para o Turistapt: se efectivamente é da transmissão e for preciso mexer nela, a primeira coisa que deves obrigatoriamente fazer mal o carro saia da oficina é ir a uma qualquer casa de pneus alinhar a direcção

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                  Penso que se for mesmo da transmissão, a homocinética aqui vai ter de sair fora, porque se chegou ao ponto de fazer tanto barulho e de forma audível já não deve estar nas melhores condições.

                                  Outra coisa para o Turistapt: se efectivamente é da transmissão e for preciso mexer nela, a primeira coisa que deves obrigatoriamente fazer mal o carro saia da oficina é ir a uma qualquer casa de pneus alinhar a direcção
                                  Isto aconteceu no meu carro há uns 30.000 km...a junta já fazia barulho mesmo a andar em frente. Troquei o fole e ficou bom.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Deves ter o fole da ponteira de transmissão (ou junta homocinética) roto, o que gripa a ponteira. Podes pedir para mudar só o fole, ou mudar a ponteira toda.

                                    O mecânico provavelmente vai querer trocar tudo...

                                    Já agora, dificilmente isto é um rolamento gripado.
                                    Movyk atento como de costume.
                                    Estava a ver que não havia ninguém que dissesse que isto de rolamento gripado não tem absolutamente nada.

                                    Custa-me entender como existe quem dê diagnósticos errados mas ao mesmo tempo parece falar com todo o conhecimento de causa.

                                    Até pode nem ser a junta homocinética - mas tudo aponta que sim - agora, rolamento não é certamente.
                                    Não há nenhum indicio que o evidencie.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Viva,
                                      ontem fui ao mecânico, e o diagnóstico foi que a ponteira da transmissão já viu melhores dias...
                                      Todavia, ele testou o carro elevando o mesmo (um dos lados de cada vez) e rodando o volante e como o carro só vibra quando o volante está quase todo virado para a direita, tendo em conta o meu tipo de condução, aconselhou-me a andar mais um tempo com o carro como está pois não terei problema.
                                      Em todo o caso ligou para o fornecedor de peças e a tal ponteira da esquerda, custa cerca de 55€ + iva.
                                      Foi um tipo impecável (aliás mudei de mecânico desde que troquei de carro pois o anterior era do tipo "qualquer coisa muda-se já e siga" e penso que algumas vezes o trabalho não era o melhor) e sinceramente estou mais descansado.

                                      Só me fez confusão (provavelmente faltei a umas aulas de física...) que sendo o tremer quando o carro vir para a direita, a peça que está estragada seja do lado esquerdo... pensava que a haver algum problema seria do lado direito

                                      Abraço a todos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os foles não estavam rotos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Os foles não estavam rotos?
                                          Segundo ele o fole da esquerda apresenta desgaste. Mas ele diz que é mesmo a ponteira completa... que supostamente pelo que entendi traz o fole novo.
                                          Só continuo sem perceber bem como é que ao fazer o ruído em curva à direita, o problema é da ponteira da esquerda... alguém tem alguma explicação?
                                          (como disse, devem-me ter faltado algumas aulas de física para entender )

                                          Comentário


                                            #22
                                            Talvez porque ao curvar para a direita, coloca mais peso na roda esquerda, o que aumenta o esforço naquela ponteira.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EyesOnly Ver Post
                                              Talvez porque ao curvar para a direita, coloca mais peso na roda esquerda, o que aumenta o esforço naquela ponteira.
                                              Pois... pode ser isso (digo eu)...
                                              Este fim-de-semana, fiz vários Km´s, mas nada de serra e curvas apertadas e o "tremer" não apareceu

                                              Comentário

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