Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar no circuito de gasóleo - Astra 1.7 TDS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ar no circuito de gasóleo - Astra 1.7 TDS

    Pois bem, hoje tive de vir para casa no reboque porque a minha Astra começou com falta de força á mínima subida e acabava por se desligar. Assim que consegui encostar numa área de serviço, abri o capot e reparei que o circuito de gasóleo estava cheio de bolhas de ar. Tentei sangrar o circuito com o motor ao ralenti, mas não resolveu nada, passado minutos tinha novamente ar no circuito.

    Alguém já teve um problema destes? Se tiveram, qual a causa e como resolveram?
    Estes carros têm alguma bomba manual para poder sangrar bem o circuito?

    #2
    Não terás a junta da cabeça queimada/apodrecida?

    Comentário


      #3
      Tem ar antes ou depois da bomba injectora?

      Comentário


        #4
        O mais provável é ter algo estalado numa parte "movel" geralmente na zona do filtro de gasoleo ou mesmo na caixa do filtro do gasoleo, verifica nessa zona.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Não terás a junta da cabeça queimada/apodrecida?
          É o circuito de gasóleo, não é o circuito de refrigeração.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Tem ar antes ou depois da bomba injectora?
            Não consigo dizer com certeza, mas penso que o ar já vem antes de chegar á bomba, pelo simples facto de que quando abro o parafuso de purga no filtro não sai gasóleo nenhum.
            Vejo que tem ar no circuito porque o tubo de retorno é transparente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
              É o circuito de gasóleo, não é o circuito de refrigeração.
              Acabei de ver isso no título e já vinha cá dizer que tinha metido água

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                O mais provável é ter algo estalado numa parte "movel" geralmente na zona do filtro de gasoleo ou mesmo na caixa do filtro do gasoleo, verifica nessa zona.
                Já me falaram que poderia ser um O-ring danificado/podre no suporte do filtro de gasóleo. Vou trocar o filtro e o-ring a ver se o problema não será dalí.


                PS: É a Bomba-injectora que puxa o gasóleo do depósito, certo? Ou estes carros têm alguma bomba separada?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                  Já me falaram que poderia ser um O-ring danificado/podre no suporte do filtro de gasóleo. Vou trocar o filtro e o-ring a ver se o problema não será dalí.


                  PS: É a Bomba-injectora que puxa o gasóleo do depósito, certo? Ou estes carros têm alguma bomba separada?
                  Sim e quanto mais abres esse parafuso mais ar entra no circuito...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                    Já me falaram que poderia ser um O-ring danificado/podre no suporte do filtro de gasóleo. Vou trocar o filtro e o-ring a ver se o problema não será dalí.


                    PS: É a Bomba-injectora que puxa o gasóleo do depósito, certo? Ou estes carros têm alguma bomba separada?
                    E não pinga gasóleo em lado nenhum? Eu tive esse problema com o Punto e era uma uma fuga na bomba injectora, 10 euros foram mudados o-rings e problema resolvido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
                      E não pinga gasóleo em lado nenhum? Eu tive esse problema com o Punto e era uma uma fuga na bomba injectora, 10 euros foram mudados o-rings e problema resolvido.
                      Que eu tenha reparado não tem fugas por lado nenhum, mas tenho de ver se não será algum tubo fissurado ou picado.
                      Por acaso lembrei-me agora do tubo que vai do filtro á bomba, não está danificado, mas está demasiado esticado e parece-me estar a fazer esforço no "racord" que liga na parte de cima do filtro. Não sei até que ponto aquilo não poderá andar a entrar ar por alí.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                        Sim e quanto mais abres esse parafuso mais ar entra no circuito...
                        Há umas três semanas estava com os mesmos sintomas de hoje embora ainda desse para circular, e a maneira como resolvi o problema foi mesmo abrir um pouco esse parafuso com o motor ao ralenti e as bolhas de ar começaram a desaparecer. Quando ficou tudo "limpo", fechei o parafuso e melhorou bastante, embora notasse que estaria com menos força do que deveria. Ando bem até hoje, quando voltou a acontecer o mesmo, mas desta vez não conseguia trabalhar bem mais do que um minuto, começando logo a falhar até que desligava mesmo.
                        Lá fiquei eu nas bombas da A5 com aquele imbróglio nas mãos, e ainda tinha que trazer a carrinha até á margem sul. Tá bem tá...

                        Comentário


                          #13
                          Não é a bomba de transferência que leva o gasóleo à bomba injectora?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                            Não é a bomba de transferência que leva o gasóleo à bomba injectora?
                            Também me dava jeito saber o que puxa o gasóleo do depósito, se é a própria bomba-injectora ou se tem alguma bomba á parte?
                            Estes carros têm alguma bomba manual para sangrar o circuito?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                              Também me dava jeito saber o que puxa o gasóleo do depósito, se é a própria bomba-injectora ou se tem alguma bomba á parte?
                              Estes carros têm alguma bomba manual para sangrar o circuito?
                              Costumam ter a bomba do gasóleo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                                Também me dava jeito saber o que puxa o gasóleo do depósito, se é a própria bomba-injectora ou se tem alguma bomba á parte?
                                Estes carros têm alguma bomba manual para sangrar o circuito?
                                Há uma bomba de transferência ou pré-alimentação que leva o gasóleo até à bomba injectora
                                Editado pela última vez por nuno42; 01 May 2014, 20:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  Penso que já descobri o problema.

                                  Tentei ferrar o circuito, mas acaba por ganhar ar na mesma. Verifiquei individualmente se há fugas pela bomba-injectora e pelo suporte do filtro, sendo que ali não há qualquer entrada de ar.
                                  Hoje de manhã fiz uma experiência de pôr o motor a trabalhar com um depósito improvisado á parte, neste caso uma garrafa de 1.5l e um bocado de tubo. O motor portou-se bem e não houve entrada de ar no circuito. Assim sendo, o problema será do filtro de gasóleo para trás.
                                  Experimentei soprar no tubo de aspiração de gasóleo e verifiquei que o mesmo não tem qualquer valvula anti-retorno, já que o ar está a saír pelo depósito.

                                  A minha "teoria" é que como não há anti-retorno no tubo de alimentação, o gasóleo acaba por retornar ao depósito e o ar acaba por tomar o seu lugar nas tubagens e assim desferra. O motor funciona perfeitamente até o gasóleo no filtro acabar e começa a apanhar ar das tubagens.
                                  Não descarto também a hipotese de haver uma entrada de ar por alguma ligação, mas tenho de verificar bem toda a tubagem debaixo do carro á procura de possíveis sítios onde isto possa ocorrer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu ia mais para um problema no filtro ou ligaçoes de aperto.
                                    Do deposito até ao filtro nao existe nenhuma bomba apenas um tubo directo e se nao houver uma entrada de ar nunca desferrra.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muitos testes feitos e até agora não consegui chegar a uma conclusão acerca da origem do problema.
                                      Hoje montei um tubo transparente antes do filtro e verifiquei que o gasóleo chega mas logo começa a aparecer bolhas de ar.
                                      Foi testado a trabalhar com gasóleo de um depósito á parte colocado no chão para simular a posição do depósito do carro e não apareceu ar.
                                      Neste momento só falta colocar uma linha de combustível paralela á original e ver se o problema se resolve.
                                      O meu avô, antigo mecânico naval, diz que o problema poderá ser da bomba-injectora que não tem poder suficiente para puxar o gasóleo e acaba por deixar entrar ar na linha de combustível. Eu estranho que possa ser daí dado que as bolsas de ar deslocam-se do lado do depósito em direcção á bomba e não o contrário. Além disso testámos a bomba, tapando a ponta do tubo de entrada de gasóleo e a mesma fez vacuo suficiente para deixar os dedos agarrados ao tubo sem descolar.

                                      O que acham? Pode a bomba-injectora ser a responsável pelo problema, mesmo fazendo vacuo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se conseguires faz directo sem passar no filtro de gasoleo, ou seja o tubo que chega ao filtro liga directo á bomba.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X