Anúncio

Collapse
No announcement yet.

" ofereceram-me " um matiz !!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    " ofereceram-me " um matiz !!

    boas ! tinha a venda na net um telemovel , no anuncio coloquei que eventualmente poderia trocar por carro, passados uns dias tive uma proposta de 100 euros mais o tlm por um matiz, como gosto de carros fiz o negocio , neste carro quero fazer tudo eu , tipo hobbie de fim de semana , embora meus conhecimentos mecanicos são muito limitados , mas neste carro é de mecanica muito simples, o carro é um matiz ano 98 com alguns problemas :

    correia dos acessório desfiada , oleo vencido e no radiador tinha agua que ja esta como lama, o carro esteve parado uns meses numa garagem , achei que podia aprender alguma coisa de mecanica neste carro.
    O que eu queria fazer , começar pelo mais importante era mudar a correia ( atenção não é a correia da distribuição ) , gostaria de algumas dicas , aquilo é so afrouxar tirar e por uma nova ? tem algum tensor ?

    tambem queria tirar toda aquela agua limpar o circuito e por liquido refrigerante novo, como se faz para sangrar o sistema ?

    obg.

    #2
    Antes de mais, muita mas muita boa sorte.

    Lama no circuito de refrigeração é pessimo.
    Significa que o motor está a apodrecer por dentro e igualmente poderá existir contaminação por óleo do motor.

    A correia desfiada depende se actua apenas ao alternador ou a mais algum acessório.

    Para teu bem, que não tenhas um carro cuja reparação dê cabo do teu hobbie. €€€€€

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
      boas ! tinha a venda na net um telemovel , no anuncio coloquei que eventualmente poderia trocar por carro, passados uns dias tive uma proposta de 100 euros mais o tlm por um matiz, como gosto de carros fiz o negocio , neste carro quero fazer tudo eu , tipo hobbie de fim de semana , embora meus conhecimentos mecanicos são muito limitados , mas neste carro é de mecanica muito simples, o carro é um matiz ano 98 com alguns problemas :

      correia dos acessório desfiada , oleo vencido e no radiador tinha agua que ja esta como lama, o carro esteve parado uns meses numa garagem , achei que podia aprender alguma coisa de mecanica neste carro.
      O que eu queria fazer , começar pelo mais importante era mudar a correia ( atenção não é a correia da distribuição ) , gostaria de algumas dicas , aquilo é so afrouxar tirar e por uma nova ? tem algum tensor ?

      tambem queria tirar toda aquela agua limpar o circuito e por liquido refrigerante novo, como se faz para sangrar o sistema ?

      obg.
      Boa tarde,

      Parabéns pela aquisição e ainda bem que gostas de mecânica...

      Da experiência que tenho, (mas neste caso num Renault Laguna), para sangrar o sistema, foi assim por alto e não faço ideia se será semelhante.

      Com o motor a frio:

      - retiras todo o líquido anticongelante antigo;
      - (pode ser necessário ligares a sofagem para todo o líquido antigo sair);

      - deves ter (em princípio), 1, 2 ou mais parafusos plásticos nos tubos do circuito de refrig. à vista;
      - podem estar perto do termostato, do topo do radiador, do bloco do motor, do vaso de expansão, ou em qualquer outro sítio;
      - vais acrescentando lentamente pelo vaso de expansão, o respectivo anticongelante, ou mistura anticongelante / água destilada com os ditos parafusos desapertados;

      - (eventualmente podes ouvir o ar circular pelo circuito à medida que acrescentas líquido);
      - vais olhando com atenção para os orifícios onde estavam os parafusos, quando vires o respectivo líquido começar a sair por cada um, apertas imediatamente esse parafuso, até fechares todos;
      - depois repões mais líquido se necessário, até atingir o nível certo no vaso de expansão ou radiador e fechas bem a tampa;

      - deixa o carro ao ralenti uns minutos e vai controlando o manómetro da temperatura frequentemente; vê se a ventoinha dispara muito cedo ou não;
      - poderás ter que acrescentar mais líquido quando utilizares a sofagem etc.

      É MESMO imperativo que o circuito fique bem purgado de ar - caso contrário poderá aquecer demasiado o motor e danificá-lo.

      Tenta procurar na net quantos locais de purga tem esse carro - o que eu mencionei, foi num Laguna, no teu, não asseguro que seja igual.

      Se queres mesmo ser tu a fazer essa operação, convém teres contigo algum conhecido que perceba e já o tenha feito.

      Cumprimentos.
      Editado pela última vez por BoraLaMarina; 01 May 2014, 19:41.

      Comentário


        #4
        100€ e o telemovel ? Acho que perdeste dinheiro

        Comentário


          #5
          Lama no radiador? Em vez de mudares a correia muda logo o motor todo

          Comentário


            #6
            Talvez ajude:

            How to: Matiz Coolant Flush

            Replacing the coolant with his own hands



            Podias fazer um DIY em português e postar aqui no fórum.

            Comentário


              #7
              O Matiz dessa altura, há relatos de problemas a nível da junta da culassa e também de problemas de caixa de velocidades.

              No teu caso e atendendo ao que referes no circuito de refrigeração... não sei se já não estará com os problemas da junta.....

              Comentário


                #8
                Acho que esse modelo tem manutenção simples.

                Comentário


                  #9
                  viva ! lama é uma analogia, esta bastante suja a agua ( cor de barro ) mas ainda esta "liquida " e flui por todo o circuito , de momento tenho prioridade em mudar a correia porque sem ela não posso por o carro a trabalhar , estou na duvida se é só plug & play , ou tenho que fazer mais alguma coisa ??
                  obg.

                  p.s. não é a correia da distribuição , mas sim a dos acessórios, em breve coloco fotos.

                  Comentário


                    #10
                    A correia é como mudar numa máquina de lavar roupa. Certamente terás de aliviar os parafusos de suporte para retirar a velha e meter a nova, depois é esticar um pouco e apertar os parafusos. É capaz de haver dados de fábrica sobre a tensão a que deve ficar a correia e qual o binário de aperto dos parafusos (mas um pouco antes de partirem está bom...)

                    Fizeste uma boa troca! Tens aí hobby pra meia vida!

                    Comentário


                      #11
                      boas ! esta é a correia .

                      Ficheiros anexados

                      Comentário


                        #12
                        Olha eu acho que fizeste muito bem!
                        Quando gostamos e queremos aprender e mexer, acho que sim. Só não fiquei com um Peugeot 106 de 1994 porque não tinha espaço para o ter nem para fazer a manutenção. Gostava de ter mudado também a junta da cabeça, distribuição e essa correia, a do alternador.

                        Onde trabalho existe um colega já com alguma idade que faz a manutenção à carrinha dele, uma Passat de 98, mudou-lhe a distribuição e disse-me que não tem cá manuais com os apertos. É antes de partir, diz ele. Fiquei mesmo Mas ela lá anda.
                        E um carro assim velhote e simples para se mexer é o melhor. Força aí.

                        Comentário


                          #13
                          encontrei este site , embora esteja em espanhol, percebesse bem.

                          neste caso como mostra o diagrama , é so desapertar o tubo que esta em vermelho e ao mesmo tempo ir metendo agua , ate sair limpa, depois é que começo a meter liquido refrigerante , quando começar a sair liquido pelo tubo, ai coloco outra vez e aperto a abraçadeira, ponho calefacção no máximo e vou acrescentando liquido refrigerante , sempre com o motor a trabalhar, gostaria de saber se não tem algum sitio / válvula para ir sangrando ??

                          Cambio de refrigerante de motor

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post

                            Onde trabalho existe um colega já com alguma idade que faz a manutenção à carrinha dele, uma Passat de 98, mudou-lhe a distribuição e disse-me que não tem cá manuais com os apertos. É antes de partir, diz ele.

                            Mais precisamente: meia volta antes de partir!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                              ponho calefacção no máximo e vou acrescentando liquido refrigerante

                              Põe o aquecimento no máximo logo desde o princípio, ainda antes de começares a retirar abraçadeiras. É para garantir que todo esse líquido velho sai desse circuito e que toda a água nova vai também passar por lá e ajudar a limpar. Deixa-o ficar permanentemente no máximo mesmo depois nos testes em estrada para teres a certeza que sai ar quente por lá, sinal de que a água/líquido está a circular por todo o circuito e sem (demasiadas) bolhas.

                              Não sei se esse motor tem alguns pontos de purga de ar... não vi com atenção o esquema... há motores que têm um, dois ou nenhum ponto especial...

                              Mas, até fazeres isso, há tempo para ver e ler com mais atenção.


                              Não gastes já muito dinheiro em anticongelantes bons porque isso é capaz de necessitar de várias lavagens e purgas, onde terás de utilizar uma, duas, três vezes um aditivo desengordurante (não são os removedores de ferrugem! pela lama que dizes é capaz de ser mistura de óleo... portanto mantém no subconsciente que é capaz de estar a haver passagem pela junta da cabeça ou, pior ainda, que a junta esteja queimada, que é totalmente diferente de passagem pela junta!).

                              Portanto a velha água del cano é do melhor e mais barato para lá estar dentro na 1ª e 2ª semana... depois podes passar a água destilada e mais tarde a anticongelante bom (30-40-50%) quando houver a certeza de que não há misturas de óleos nem aquecimentos anormais.



                              http://www.faher.pt/products/LR-Limp...dor-250ml.html

                              Sei que há outros mais baratos e até a menos de metade do preço... é uma questão de fé! Há uns 7-8 anos usei um da Redex ou Restore??? e funcionou à 1ª vez, talvez porque não fosse um caso muito bicudo. Era mais ferrugem e não tanto "lama" de óleos misturados.

                              Se quiseres ler, para ver como costumo fazer: http://forum.autohoje.com/boxes/3162...ongelante.html


                              Este foi o tal que precisou do aditivo de limpeza, mas que, como verás, acabou por ficar impecável (após ter mudado um tubo metálico, outro de borracha, o radiador e o termostato...): http://forum.autohoje.com/boxes/2151...cogelante.html
                              Editado pela última vez por CL; 04 May 2014, 17:16.

                              Comentário


                                #16
                                viva ! hoje vou dedicar o dia a mudar o liquido refrigerante , pulir os farois e tratar de endireitar um toque que tinha a frente , ja comprei algumas peças , o que vale que para este carro é tudo de 20 euros para abaixo, o carro esta assim.
                                Ficheiros anexados

                                Comentário


                                  #17
                                  Ainda andas a mudar a água ao bacalhau?

                                  Comentário


                                    #18
                                    viva ! ja mudei o liquido refrigerante e limpei o vaso de expansão que estava um nojo , verifiquei a temperatura e dispara como estava dantes, ficou bem , mas como eu não posso ficar quieto antes de ontem tirei umas fotos e meti no olx , fiz-lhe uma proposta a um fulano de um saxo , para entregar o matiz com mais algum, resultado ; Tenho agora um saxo 1.5 D .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                      viva ! ja mudei o liquido refrigerante e limpei o vaso de expansão que estava um nojo , verifiquei a temperatura e dispara como estava dantes, ficou bem , mas como eu não posso ficar quieto antes de ontem tirei umas fotos e meti no olx , fiz-lhe uma proposta a um fulano de um saxo , para entregar o matiz com mais algum, resultado ; Tenho agora um saxo 1.5 D .
                                      Boa troca!!! Mas o Matiz não estava batido de frente?

                                      Comentário


                                        #20
                                        sim, tava , mas desta vez em vez de dar um tlm a troca tive que dar dinheiro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          PauloFVF 2 ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora que telemovel era? Fiquei curioso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mas o saxo também faz chamadas?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X