Anúncio

Collapse
No announcement yet.

perda de potencia em magane 1.9 DTI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    perda de potencia em magane 1.9 DTI

    Boas caros amigos ainda sou novo nestas andaças do forum, mas vou expor o meu problema. Entao e o sguinte : tenho um megane 1.9 DTI de 2001 e um certo dia de repente acendeu a luz das avarias do motor e o carro deixo de puxar indo só no maximo com o acelerador a fundo ate aos 110 kmh. Fui a oficina e la disseram que tinha a EGR com carvao e disseram me para adicionar um aditivo no combustivel que iria resultar, e resultou durante uma semana, so que o problema comessou a agravar se, agora o carro apesar de pegar bem fica uns segundos a trabalhar com a rotaçao do motor muito em baixo, foi entao que fui a boshe car service e deram um diagnostico de bomba injetora e um orsamento de 1000€ para reparar a minha bomba, eu entao optei por um soluçao mais barata que foi uma bomba usada. Bomba usada no sitio carro a trabalhar mas tudo na mesma o problema presiste, entao surgiu a ideia que podia ser o turbo avariado e entao la fomos nos testar o turbo, o turbo esta a debitar 1.2 bar de perçao portanto turbo nao é. Depois testou se a compreçao do motor e novamente esta tudo bem, por ultimo trocamos a MAF e a EGR e o problema continua o carro nao puxa... peço entao a vossa ajuda para ver se encontramos a origem de tal encrenca lol
    Editado pela última vez por jolob; 15 May 2014, 21:27.

    #2
    O carro é de 2001... Mas compraste novo? Ou seja, andas com esse carro há 13 anos?

    Se é usado em que ano o compraste e quantos kms tinha na altura?

    Quantos kms tem agora?

    O filtro do ar e do gasoleo são recentes e de boa qualidade e estão bem colocados?

    O óleo do motor e respectivo filtro estão em dia e são os adequados?

    Deviam desmontar e ver ao vivo em que estado é que está a válvula EGR. A mim xeira-me que é essa válvula que tá entupida.

    Deita fumarada pelo escape? Os consumos estão normais?

    Deitaste oleo vegetal (do supermercado para fazer fritos) para dentro do deposito do gasoleo?

    Os abastecimentos de combustivel têm sido sempre nos locais habituais ou foste a alguma bomba diferente e que pudesse ser duvidosa?

    Há muitas variaveis e o melhor é começar pelas coisas baratas como os filtros e ver ao vivo o estado da válvula EGR (fazendo a sua desmontagem).

    Se a EGR tiver entupida existem uns sprays proprios para efectuar a limpeza (axo que são da liqui moly).

    Sugestão: expõe o teu problema no topico das revisões porque pode ser que lá tenha mais visibilidade e haja pessoal que te possa dar mais dicas.

    http://forum.autohoje.com/boxes/3-re...o-etc-172.html

    boa sorte com isso

    Comentário


      #3
      E não aparece um erro especifico na máquina de leitura OBD? Se a luz de avaria acende deve aparecer um código concreto.

      Comentário


        #4
        Vocsa: Os erros que apareciam na maquina eram erros que em nada tinham a ver com perda de potencia, o erro que dava era sensor da temperatura do motor e outro erro que neste momento nao me lembro mas sei que tinha a ver com a climatização do carro por tanto em nada tinha a ver com o problema da grande falta de potencia...

        Comentário


          #5
          O sensor de temperatura influencia o desempenho do motor...

          Comentário


            #6
            boas RickyP, desde já obrigado pelo comentário... Não, não comprei o carro novo alias é o meu primeiro carro foi me oferecido pelos meus pais lol... Tenho o carro há 4 anos tinha cerca de 180000 km agora tem 245000 e uns trocados... até à data nunca deu qualquer problema sempre bem estimado e totalmente de origem sou bastante cuidadoso com o combustível costumo abastecer sempre nas bombas REPSOL ou Bp e nunca tive qualquer problema, quanto a manutenção, faço mudas de óleo de 10 em 10000 e uso o castrol magnetc 10w 40 com respectivas mudanças de filtro, ar, gasóleo, e óleo inclusive na ultima revisão foi também mudado os óleos dos travões, motor e caixa, quero com isto dizer que o carro é bastante estimando sempre com tudo a bastante tempo e horas... Quanto à qualidade dos materiais e dos filtros que são utilizados tenho usado como filtro de óleo da marca mahle... os restantes não me lembro das marcas... dai ninguém compreender bem qual será o problema do carro.
            O carro esta agora na oficina para testar os valores de debito da bomba injetora já que já levou novo e de origem medidor de massa de ar e válvula EGR portanto o problema de ser estes dispositivos esta excluído, devem depois lá na oficina testar também a admissão do motor...

            Comentário


              #7
              Aposto no sensor de temperatura avariado.

              Há uns tempos, avariou o sensor de temperatura ao Skoda cá de casa, ou seja, custava a pegar, ralenti, por vezes, muito baixo, outras vezes, muito alto... Ficava mesmo "marado". Algumas vezes até chegava mesmo a ir a baixo depois de se ligar e a andar sentia que não tinha o mesmo desempenho... Depois de mudado, nunca mais deu esses problemas.

              Comentário


                #8
                eblase: onde fica o dito sensor de temperatura do motor? para que serve?

                Comentário


                  #9
                  xLeGaLiiZe: mas perdeu muito desempenho no caso do SKoda? É que no DTI perdeu totalmente a força custa mesmo bastante a chegar aos 100 km/h...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jolob Ver Post
                    eblase: onde fica o dito sensor de temperatura do motor? para que serve?
                    Basicamente serve para informar a temperatura do motor. Informa a ECU sobre como fazer a gestão do motor nos diversos "estados" do motor (quando está frio, temperatura ideal, etc).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jolob Ver Post
                      xLeGaLiiZe: mas perdeu muito desempenho no caso do SKoda? É que no DTI perdeu totalmente a força custa mesmo bastante a chegar aos 100 km/h...
                      Notava perda de eficiência, pois como o sensor estava avariado o carro nunca "sabia" a que temperatura circulava o motor. Logo, por vezes o ralenti ficava alto (1.100/1.200rpm) como se estivesse o motor frio. Outra vezes o ralenti baixava mesmo bastante e oscilava, e ainda chegava ao ponto de ir a baixo quando o ligava pela primeira vez (isto por vezes).
                      Confesso que senti uma perda de eficiência, mas não muita (também resolvi o problema quase de imediato).
                      Repara se o indicador da temperatura do óleo se mexe, ou seja, se se mantém sempre nos ~50ºC mesmo depois de teres andando bastante com ele (tempo suficiente para ficar à temperatura ideal, ~90º), ou se por vezes se mexe e outras não se mexe.
                      De qualquer modo, um sensor é uma coisa barata, começava por aí

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jolob Ver Post
                        eblase: onde fica o dito sensor de temperatura do motor? para que serve?
                        Lado direito do motor perto do termostato. Tem uma ficha com 3/4 fios.

                        Comentário


                          #13
                          Sim vou falar com o mecânico e ver se realmente é do sensor visto que há pouco tempo levou um termostato novo com as mexidelas podem de alguma maneira ter danificado o sensor... vou dando noticias e novidades do caso

                          Comentário


                            #14
                            Vou falar com o mecânico e antes de fazer mais alguma coisa vou manda-lo ver bem o sensor se realmente está a funcionar correctamente ou não... vou dando desenvolvimentos... obrigado a todos pelas sugestões...

                            Comentário


                              #15
                              renault_megane_1.9_dTi.jpg
                              Editado pela última vez por jolob; 22 May 2014, 13:46.

                              Comentário


                                #16
                                Novos desenvolvimentos...

                                O carro continua na oficina, foi revisto e substituído o sensor de temperatura mas sem qualquer resultado na mesma coisa foi então que se decidiu que se iria partir para retirar novamente a bomba injectara que tinha comprado na sucata e manda-la para uma banca de ensaio juntamente com os injectores isto num representante da Bosch, foi então que concluíram que tanto os injectores como a bomba estavam em pleno e bom funcionamento pelo que a bomba levou apenas um kit de reparação que engloba orringues novos e pouco mais coisa de 40 euros os injectores foram apenas limpos. voltaram a por a bomba no carro mas o mesmo continua exactamente na mesma, já nem o mecânico sabe onde terá de mexer para resolver o maldito problema, a mim ja me passou pela cabeça que seja sujidade nos tubos do gasóleo ou a bomba de combustível no deposito avariada

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jolob Ver Post
                                  Novos desenvolvimentos...

                                  O carro continua na oficina, foi revisto e substituído o sensor de temperatura mas sem qualquer resultado na mesma coisa foi então que se decidiu que se iria partir para retirar novamente a bomba injectara que tinha comprado na sucata e manda-la para uma banca de ensaio juntamente com os injectores isto num representante da Bosch, foi então que concluíram que tanto os injectores como a bomba estavam em pleno e bom funcionamento pelo que a bomba levou apenas um kit de reparação que engloba orringues novos e pouco mais coisa de 40 euros os injectores foram apenas limpos. voltaram a por a bomba no carro mas o mesmo continua exactamente na mesma, já nem o mecânico sabe onde terá de mexer para resolver o maldito problema, a mim ja me passou pela cabeça que seja sujidade nos tubos do gasóleo ou a bomba de combustível no deposito avariada
                                  Já mediram a compressão dos cilindros para ver se os resultados estão dentro do normal?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RickyP Ver Post
                                    Já mediram a compressão dos cilindros para ver se os resultados estão dentro do normal?
                                    Esquece a pergunta que fiz anteriormente pq entretanto lembrei-me que no ínicio já tinhas dito que a compressão do motor tinha sido testada e que estava boa.

                                    Boa sorte com isso. Vai dando novidades. Se eu entretanto me lembrar de alguma dica que te possa ser util logo digo qq coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Realmente isso é mesmo esquisito, também tenho um dti de 98 e já por duas vezes que me aconteceu a centralina entrar em safe mode(as rotações não passam das 3000). Da primeira vez era uma ficha que liga no 1º injector que estava desconectada. Na segunda foi o medidor de massa do ar. Espero que tudo se resolva.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas pessoal, obrigado pelos comentários e pela preciosa ajuda, trago então novos desenvolvimentos. Como após a montagem da bomba o carro ficou na mesma eu decidi ir pessoalmente a Bosch para voltar a afinar a bomba injectora foi então que viram que estava demasiadamente atrasada pelo que não debitava gasóleo suficiente. O carro entao ficou muito melhor mas o problema ainda persiste o carro não passa de 150km/h!.
                                        Agora vou voltar a oficina para mandar rever os injetores porque os injetores de origem nao eram bem iguais aos que o carro tem agora os de origem dizia (240-360 bar) e os que foram la colocados e mandados rever dizia (160-360 bar) nao sei se terá alguma a coisa a ver com a perda de velocidade em alta rotação dai também este tópico a invocar novamente a vossa sabedoria...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas o carro não trabalhou já bem com esses injectores?

                                          Quando trocaste a EGR e a MAF, foram peças novas ou fizeste como na bomba, vieram da sucata?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esse magane não quer andar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa tarde,

                                              Tenho uma scenic 1.9 dti de 98 com cerca de 310.000 km, e que se mantêm com o mesmo comportamento a nível de potência de quando novo.
                                              Tive um problema em garantia quase a fazer 1 ano e com apenas cerca de 20.000 km, teve de levar o modulo eletrónico de controle de injeção, acendia a luz de avaria, e não passava das 1.500 rpm por minuto, algum vez foi esse o teu sintoma?
                                              A bomba injetora, a única coisa que necessitou foi de levar vedantes novos há cerca de 4 meses atrás (cerca de 90 € de reparação), já que se encontrava com fuga. Já a nível de injetores, EGR e MAF, nunca levou qualquer intervenção.
                                              Não estou de fato a encontrar explicação nem paralelismo entre o que está a ocorrer no teu carro, e a minha experiência pessoal.
                                              Disseste que colocaste uma bomba usada, era mesmo a certa para o teu motor? Atenção que me parece que o dti, usava 2 modelos diferentes uma da Bosch e outro da Lucas/CAV, sendo que o da minha é da Bosch, será que não foi colocada a errada no teu carro?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não os injectores foram colocados juntamente com a bomba e antes da bomba ser revista e arranjada na Bosch o carro nunca andou como devia, agora apesar de já estar melhor continua sem ter força em 5ª. A bomba está como nova por isso só pode ser dos injectores que não debitam a pressão necessária para o motor, penso eu...

                                                Não tanto a EGR como a MAF foram novos e de origem...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  fluis2, não esse sintoma nunca tive não deve ser o mesmo problema que tiveste na tua scenic, em geral sim o motor tem sido muito fiável e económico, só que agora este problema insiste em se manter .
                                                  A minha bomba também é da Bosch e é igual à que o carro trazia de origem apenas os injetores nao são, os bares de pressão são diferentes como já tinha dito os de origem eram (240/360 bar) e os que foram postos agora são (160/360 bar) penso que seja isto que está a faltar para resolver o problema de vez, visto que agora o carro ja esta bastante melhor já tem força em baixas rotações o que não acontecia antes só que em velocidade por exemplo em AE no máximo da 145/150 km/h e tem que se aproveitar mesmo bem a estrada!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jolob Ver Post
                                                    Não os injectores foram colocados juntamente com a bomba e antes da bomba ser revista e arranjada na Bosch o carro nunca andou como devia, agora apesar de já estar melhor continua sem ter força em 5ª. A bomba está como nova por isso só pode ser dos injectores que não debitam a pressão necessária para o motor, penso eu...

                                                    Não tanto a EGR como a MAF foram novos e de origem...
                                                    Porque é que a troca da bomba injectora obrigou à substituição dos injectores?...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas Movyk, os injectores foram trocados porque apos a mudança da bomba o carro continuou igual dai a troca do injectores só que não consegui encontrar iguais os que foram colocados eram de um megane DTI de 1999 dai não serem iguais aos meus que eram de 2001 a minha duvida é se será mesmo disso que o carro não responde ainda como devia apesar de já estar bastante melhor...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Verifica o sistema do ar... tubos do gasóleo que podem ter uma passagem de ar ou mesmo estarem entupidos por algum motivo (basta tirar e soprar com um compressor mas a colação de novos o'ringues é obrigatória logo a seguir o que leva a algum investimento MAS apenas se tiveres a certeza se o problema andar nos tubos)
                                                        Digo isto porque o meu às vezes fica marado por causa disso e vou tratar disso no próximo sábado e depois actualizo um tópico que criei para dar uma solução ao meu problema.

                                                        Notas se o relantim fica instável ? Vês o ponteiro a subir e descer ligeiramente ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          sim, no inicio antes da bomba ter sido reparada o relantim ficava instavel uns segundos até normalizar fica com as rotações muito baixas e mesmo que acelerasse não tinha qualquer efeito, simplesmente não acelerava. Mas agora no fim do arranjo da bomba injetora esse problema desapareceu apenas o desempenho é que ainda não está como antes...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas pessoal, finalmente problema resolvido!!!! o problema como suspeitava eram dos injetores que eram de pressão inferior à que devia por isso é que o carro perdia a força a partir de determinada velocidade porque não havia gasóleo suficiente a entrar para a câmara de combustão. A partir do momento que foram colocados os injetores de origem novamente o carro parecia outro alias parecia novo

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X