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mini r50 1.4d 75cv - barulho motor "toc-toc" intenso

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    mini r50 1.4d 75cv - barulho motor "toc-toc" intenso

    Preciso de sugestões para tentar resolver um problema que parece sério num mini one d r50 1.4 de 75cv (motor toyota). O carro tem 150 mil km e o motor começou a fazer um toc-toc ruidoso, cuja intensidade aumenta com as rpm. Faz a frio e a quente. Faz no ralenti tambem. O barulho sente-se que vem mesmo do motor...

    Primeira tentativa apontada aos injectores. Limpeza de 3 injectores e bico novo num 4º, calibragem... Colocados de novo no sitio, o "toc-toc" atenuou no ralenti, mas intensifica quando se carrega no acelerador!

    Alguém sabe se isto é um problema tipico do 1.4 d de origem toyota ou pode ser somente algo que afecta este carro em particular? A ideia é direccionar a pesquisa da origem do problema... Obrigado

    #2
    Isso não será corrente? Que óleo tem sido usado? Falando por mim que tenho um Yaris com o 1.4 montado, com 200k KM's ainda não ouvi toc toc nenhum. Tem sido fazer a manutenção regular, meter gasóleo e andar.
    Cumps

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por euler Ver Post
      Preciso de sugestões para tentar resolver um problema que parece sério num mini one d r50 1.4 de 75cv (motor toyota). O carro tem 150 mil km e o motor começou a fazer um toc-toc ruidoso, cuja intensidade aumenta com as rpm. Faz a frio e a quente. Faz no ralenti tambem. O barulho sente-se que vem mesmo do motor...

      Primeira tentativa apontada aos injectores. Limpeza de 3 injectores e bico novo num 4º, calibragem... Colocados de novo no sitio, o "toc-toc" atenuou no ralenti, mas intensifica quando se carrega no acelerador!

      Alguém sabe se isto é um problema tipico do 1.4 d de origem toyota ou pode ser somente algo que afecta este carro em particular? A ideia é direccionar a pesquisa da origem do problema... Obrigado



      De facto e como referido, será que não é mesmo da corrente de distribuição?

      O carro tem usado o óleo a respeitar a norma da marca?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        De facto e como referido, será que não é mesmo da corrente de distribuição?

        O carro tem usado o óleo a respeitar a norma da marca?
        O toc toc é um matraquear metalico que vem mesmo do interior do motor. Este vai ser tirado fora para aceder a bielas, bronzes, valvulas,etc.

        O oleo que traz é um Shell Ultra 5w30 que penso respeitar a norma da BMW/Mini...

        Se fosse algum problema mais usual seria mais facil o diagnostico... Nao sendo tem de se ver tudo...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por euler Ver Post
          O toc toc é um matraquear metalico que vem mesmo do interior do motor. Este vai ser tirado fora para aceder a bielas, bronzes, valvulas,etc.

          O oleo que traz é um Shell Ultra 5w30 que penso respeitar a norma da BMW/Mini...

          Se fosse algum problema mais usual seria mais facil o diagnostico... Nao sendo tem de se ver tudo...
          Se se vai abrir despista-se de facto todos os problemas, mas eu apontaria de facto para a corrente de distribuição...
          Julgo que não deverás usar um óleo que cumpra as normas bmw/mini se o motor é da toyota, mas isto já sou eu a atirar um bitaite para o ar.
          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por StNC Ver Post
            Se se vai abrir despista-se de facto todos os problemas, mas eu apontaria de facto para a corrente de distribuição...
            Julgo que não deverás usar um óleo que cumpra as normas bmw/mini se o motor é da toyota, mas isto já sou eu a atirar um bitaite para o ar.
            Cumps


            Mesmo o motor sendo de origem TOYOTA, a BMW aconselha certa e determinada norma para o motor montado no MINI.

            Se o óleo estiver a cumprir a norma BMW/MINI, não deveria ser por aí.

            Comentário


              #7
              Vou para bielas.....a bomba de óleo deve ter berrado.

              Comentário


                #8
                Bielas!!!! quase de certeza, isso acontece quando se tem o pé pesado ou faz reduções!!!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                  Bielas!!!! quase de certeza, isso acontece quando se tem o pé pesado ou faz reduções!!!!!

                  o motor comecou a fazer aquele barulho numa viagem e nao sei o estilo de conducao da pessoa que o conduzia... mas o mal ja la devia estar e acabou por acontecer naquela viagem...
                  para ja estao duas hipoteses mais provaveis:
                  1) bielas
                  2) pistão furado, porque um dos injectores nao estava bem, tinha bico com rachadela e podia ter "mijado" combustivel em vez de pulverizado

                  O cenario menos mau seria bronzes lixados... Os cenarios de "bielas" ou "pistao furado" se calhar vao levar a que se compre outro motor nao compensando andar a reconstruir este...

                  Que vos parece? Encontrarei um motor usado com relativa facilidade? Este motor do one d tem o mesmo bloco dos Toyota 1.4 d4d mas nao é necessariamente igual, pois nao? Terei mesmo de arranjar um motor de um Mini...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por euler Ver Post
                    o motor comecou a fazer aquele barulho numa viagem e nao sei o estilo de conducao da pessoa que o conduzia... mas o mal ja la devia estar e acabou por acontecer naquela viagem...
                    para ja estao duas hipoteses mais provaveis:
                    1) bielas
                    2) pistão furado, porque um dos injectores nao estava bem, tinha bico com rachadela e podia ter "mijado" combustivel em vez de pulverizado

                    O cenario menos mau seria bronzes lixados... Os cenarios de "bielas" ou "pistao furado" se calhar vao levar a que se compre outro motor nao compensando andar a reconstruir este...

                    Que vos parece? Encontrarei um motor usado com relativa facilidade? Este motor do one d tem o mesmo bloco dos Toyota 1.4 d4d mas nao é necessariamente igual, pois nao? Terei mesmo de arranjar um motor de um Mini...
                    Sim, pelo que dizes parece ser um desses ponto que mencionastes....
                    Quando ao pistão furado ou então rachado, tem logica!!!
                    Nas sucatas não falta motores igual aos teus......
                    Mas leva o carro ao teu mecânico não andes assim com ele......

                    Comentário


                      #11
                      Olha que nas sucatas já não é tão fácil encontrar peças como imaginamos. Anda tudo ao mesmo! Já dizia o saudoso Vasquinho!

                      Comentário


                        #12
                        Descobri um video de um Mini que faz um matraquear semelhante. Nesse vídeo referem bielas... Noutros videos/foruns falava-se em casquilhos de bielas ou bronzes...
                        Descobri tambem que o oleo 5w30 que tinha era o Shell Helix Ultra Extra e nao o Helix Ultra... O oleo que tinha era BMW-LL04 e não BMW-LL01 apesar de cumprir as mesmas normas ACEA.. O Extra é mais indicado para carros com filtros de particulas... Acham que este óleo nao lubrificou de forma conveniente e poderá ter levado ao desgaste dos bronzes (oleo com 10 meses e 9 mil km)?

                        Editado pela última vez por euler; 24 May 2014, 18:31.

                        Comentário


                          #13
                          Não sei se o ponto da bomba injectora terá algo a ver...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por euler Ver Post
                            Descobri um video de um Mini que faz um matraquear semelhante. Nesse vídeo referem bielas... Noutros videos/foruns falava-se em casquilhos de bielas ou bronzes...
                            Descobri tambem que o oleo 5w30 que tinha era o Shell Helix Ultra Extra e nao o Helix Ultra... O oleo que tinha era BMW-LL04 e não BMW-LL01 apesar de cumprir as mesmas normas ACEA.. O Extra é mais indicado para carros com filtros de particulas... Acham que este óleo nao lubrificou de forma conveniente e poderá ter levado ao desgaste dos bronzes (oleo com 10 meses e 9 mil km)?




                            A norma BMW-LL04 suplante e substitui a norma BMW-LL01, portanto não será por aí.

                            Comentário


                              #15
                              Exactamente, do óleo não é.

                              Quanto muito será a bomba de óleo que berrou, ou alguma linha de óleo entupida ou.... Andou sem óleo.

                              Se foi mesmo esse colocado...

                              Comentário


                                #16
                                Estes óleos 5W30 para os bronzes...........por isso é que não os quero usar a não ser que a isso seja mesmo obrigado e se o for nunca por muito tempo.

                                Agora é rezar para que a cambota não esteja empenada. É difícil mas pode ser que te safes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                  Estes óleos 5W30 para os bronzes...........por isso é que não os quero usar a não ser que a isso seja mesmo obrigado e se o for nunca por muito tempo.

                                  Agora é rezar para que a cambota não esteja empenada. É difícil mas pode ser que te safes.
                                  Qual é o problema do óleo 5W30 para os bronzes?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                    Estes óleos 5W30 para os bronzes...........por isso é que não os quero usar a não ser que a isso seja mesmo obrigado e se o for nunca por muito tempo.

                                    Agora é rezar para que a cambota não esteja empenada. É difícil mas pode ser que te safes.

                                    Como é que é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que eu descobri em termos de óleos:

                                      O óleo que a Shell recomenda (no site) e o que o carro tinha é o Helix Ultra ECT (extra) 5W30 que satisfaz ACEA A3/B4 e BMW LL04! Mas a propria Shell tem um Helix Ultra 0W40 que satisfaz ACEA A3/B3, A3/B4 e BMW LL01... E porque falo deste? Porque para este Mini o índice recomendado pela Mobil e pela Castrol é precisamente 0W40: Mobil 1 New Life 0W40 satisfazendo ACEA A3/B4 e BMW LL01 e o Castrol Edge FST 0W40 satisfazendo ACEA A3/B3, A3/B4 e BMW LL01...

                                      Aquele Shell não terá sido mesmo boa escolha? No futuro deverei optar por um dos 0W40? Deverei optar pelo Castrol recomendado pela Mini?

                                      Comentário


                                        #20
                                        1.4d 75cv admite o 5W30 - A3/B3

                                        Mas já sabes o que se passou ao certo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por euler Ver Post
                                          O que eu descobri em termos de óleos:

                                          O óleo que a Shell recomenda (no site) e o que o carro tinha é o Helix Ultra ECT (extra) 5W30 que satisfaz ACEA A3/B4 e BMW LL04! Mas a propria Shell tem um Helix Ultra 0W40 que satisfaz ACEA A3/B3, A3/B4 e BMW LL01... E porque falo deste? Porque para este Mini o índice recomendado pela Mobil e pela Castrol é precisamente 0W40: Mobil 1 New Life 0W40 satisfazendo ACEA A3/B4 e BMW LL01 e o Castrol Edge FST 0W40 satisfazendo ACEA A3/B3, A3/B4 e BMW LL01...

                                          Aquele Shell não terá sido mesmo boa escolha? No futuro deverei optar por um dos 0W40? Deverei optar pelo Castrol recomendado pela Mini?



                                          Como já foi referido, não será por aí, porque a norma LL04 supera e suplanta a norma LL01.

                                          Quanto aos que os sítios das petrolíferas recomendam, basta por vezes comparar sítios de países diferenes (mas da mesma petrolífera) e já recomendam outro óleo/viscosidade.

                                          Mas independentemente dos sítios que posas verificar, os óleos que recomendam, é sempre um que respeite a norma.

                                          Caso queira, passa pelo tópico dos óleos, que tal é-te bem explicado.


                                          http://forum.autohoje.com/boxes/335-...oleos-497.html

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            1.4d 75cv admite o 5W30 - A3/B3

                                            Mas já sabes o que se passou ao certo?

                                            Ainda não... só amanhã ou 3ª feira...

                                            Porque será que a Castrol e a Mobil recomendam 0W40 a respeitar A3/B3, A3/B4 e BMW LL-01?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por euler Ver Post
                                              Ainda não... só amanhã ou 3ª feira...

                                              Porque será que a Castrol e a Mobil recomendam 0W40 a respeitar A3/B3, A3/B4 e BMW LL-01?


                                              Porque essa graduação é uma das possíveis para esse motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas. Esse motor não é só Toyota tem muito mais de Peugeot por sinal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                  Boas. Esse motor não é só Toyota tem muito mais de Peugeot por sinal.



                                                  Errado...

                                                  O motor diesel presente no MINI, oriundo da PSA, surgiu na ª geração do MINI, ou seja no R55/56... que saiu em 2007.

                                                  Neste caso, é um motor oriundo de facto da TOYOTA.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Posso estar enganado mas o motor toyota 1.4D é basicamente o motor 1.4hdi do grupo Psa. A Ford tambem usa esse motor no Fiesta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                      Posso estar enganado mas o motor toyota 1.4D é basicamente o motor 1.4hdi do grupo Psa. A Ford tambem usa esse motor no Fiesta.
                                                      Não!Estás enganado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                        Posso estar enganado mas o motor toyota 1.4D é basicamente o motor 1.4hdi do grupo Psa. A Ford tambem usa esse motor no Fiesta.


                                                        Estás errado.

                                                        O motor TOYOTA nada tem haver com o PSA/FORD.

                                                        E já agora, a FORD E PSA desenvolveram em partes iguais e em conjunto, os motores a diesel. Sendo que depois, cada marca produz os motores nas suas fábricas e os distribui, pelas suas marcas.

                                                        No caso, a FORD fornece à FORD, como à MAZDA, RANGE/LAND ROVER, VOLVO, JAGUAR...

                                                        A PSA, fornece à PEUGEOT e CITROEN, mas também servia à BMW/MINI...



                                                        O 1.4 que a TOYOTA usava, era na cooperação dos trigemeos 107/C1/Aygo, em que o 1.4 diesel que os mesmos tinham, eram o motor fornecido pela PSA.... sendo que os motores a gasolina, eram fornecidos pela TOYOTA.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ok. O motor do Yaris a gasolina 1.0 de 3 cilindros tambem não é o mesmo que o grupo Psa usa nos seus modelos? O motor Ford 1.0 gasolina Ecoboost não é tambem basicamente o mesmo motor com algumas alterações?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                                            Ok. O motor do Yaris a gasolina 1.0 de 3 cilindros tambem não é o mesmo que o grupo Psa usa nos seus modelos? O motor Ford 1.0 gasolina Ecoboost não é tambem basicamente o mesmo motor com algumas alterações?


                                                            O motor FORD é exclusivamente FORD.

                                                            O motor 1.0 tricilindrico da TOYOTA e como referi acima, está somente presente nos trigemeos 108/C1/AYGO (antes 107 também)

                                                            Comentário

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