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Borboleta suja com Oleo?!

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    Borboleta suja com Oleo?!

    Boas...

    hoje estive a fazer uma limpeza ao motor... e deparei-me com isto na parte de dentro do corpo da borboleta...

    é normal isto estar assim tão sujo? e com oleo? as paredes estavam demasiado húmidas e lá dentro cheirava a gasolina

    SUJO


    DEPOIS DE LIMPAR


    - o sensor MAP de pressão pareceu-me limpo, mas estava demasiado brilhante... ou seja molhado de óleo, ou gasolina... mas não estava com a dita goma de óleo da borboleta
    - a sonda lambda estava com algum pó de carvão nada de especial

    Photo 24-05-14, 15 25 40.jpg
    Photo 24-05-14, 21 01 34.jpg

    #2
    Normal quando o óleo não é de qualidade, ou anda tempo demais, ou faz pequenos trajectos ou tudo junto.

    Sensor map com gasolina? Muito pouco provável. Quanto muito húmido de óleo.

    Esse ralenti deve ter ficado melhor, não? Limpaste as paredes da borboleta? Aquele buraco onde está o sensor de ralenti? Limpaste o sensor de ralenti?

    Comentário


      #3
      Parece-me normal.

      Aquela reentrância junto à borboleta vai ter a que componente?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Parece-me normal.

        Aquela reentrância junto à borboleta vai ter a que componente?
        Sensor ralenti

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Normal quando o óleo não é de qualidade, ou anda tempo demais, ou faz pequenos trajectos ou tudo junto.

          Sensor map com gasolina? Muito pouco provável. Quanto muito húmido de óleo.

          Esse ralenti deve ter ficado melhor, não? Limpaste as paredes da borboleta? Aquele buraco onde está o sensor de ralenti? Limpaste o sensor de ralenti?
          É normal cheirar a gasolina?

          da borboleta limpei... o resto aseguir á borboleta não...
          o sensor do relenti... limpei o melhor possível... pk não o consegui desencaixar da borboleta, foi por o sprey lá para dentro...

          vou montar tudo agora... deixei cá fora desde ontem para ficar bem seco

          ah foi todo limpo com sprey de contactos e não pelo limpa carburadores
          Editado pela última vez por bellsb88; 25 May 2014, 10:48.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
            É normal cheirar a gasolina?

            da borboleta limpei... o resto aseguir á borboleta não...
            o sensor do relenti... limpei o melhor possível... pk não o consegui desencaixar da borboleta, foi por o sprey lá para dentro...

            vou montar tudo agora... deixei cá fora desde ontem para ficar bem seco

            ah foi todo limpo com sprey de contactos e não pelo limpa carburadores
            Pode cheirar alguma coisa.

            Comentário


              #7
              Nunca na minha vida vi nada tão lastimável... e já limpei algumas borboletas e MAP... Nem pode haver óleo nesses sítios!

              Isso tem EGR? E certamente um grande blow-by pelos segmentos!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                Nunca na minha vida vi nada tão lastimável... e já limpei algumas borboletas e MAP... Nem pode haver óleo nesses sítios!

                Isso tem EGR? E certamente um grande blow-by pelos segmentos!
                traduz-me por miudos o k é o "blow-by pelos segmentos"

                Comentário


                  #9
                  É a passagem de compressão para o cárter que aumenta a pressão "em baixo" e arrasta demasiados vapores de óleo e óleo mesmo para "cima".

                  Vê se isso tem um sistema EGR e limpa bem essa coisa. Não sou adepto de a eliminar, a menos que essa seja a única opção de evitar esse problema...

                  Mas a pressão continua a ser criada no cárter e há que mandá-la para fora (com um tubinho ladrão para o exterior do motor). Não recomendo! Apenas se faz... mas está mal! Se há sistemas de purificação de emissões há que utilizá-los nas suas perfeitas condições. Mas...

                  Comentário


                    #10
                    penso que não tem EGR... porque é um carro a gasolina é um Lancia lybra 1.6

                    onde e como posso ver esses sistemas de "tubinho ladrão"?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                      É a passagem de compressão para o cárter que aumenta a pressão "em baixo" e arrasta demasiados vapores de óleo e óleo mesmo para "cima".
                      Se o blow-by é a passagem dos gases para a região da cambota, como é que esses gases vão para a admissão? Não faz muito sentido...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                        Nunca na minha vida vi nada tão lastimável... e já limpei algumas borboletas e MAP... Nem pode haver óleo nesses sítios!

                        Isso tem EGR? E certamente um grande blow-by pelos segmentos!
                        Vê-se que nunca limpaste a admissão a um K-series da rover

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bellsb88 Ver Post
                          penso que não tem EGR... porque é um carro a gasolina é um Lancia lybra 1.6

                          onde e como posso ver esses sistemas de "tubinho ladrão"?
                          As EGR não são exclusivas dos motores a gasóleo...mas não sei se esse terá.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Vê-se que nunca limpaste a admissão a um K-series da rover
                            Tenho andado à tua espera há 20 e tal anos, mas como nunca apareceste... tive que ser eu a meter as mãos no que afinal estava limpo.

                            Como é que passa para a admissão? Vê lá bem o circuito das EGR ou das PCV em geral...

                            Basicamente qualquer sistema de reposição de pressões funciona neste esquema:



                            Depois é ver o diâmetro que sai do cárter, arranjar um tubo metálico adequado (o cobre é mais dúctil...) e pegar num alicate. Fazer um primeiro restringimento onde se colocará um filtro sinterizado (talvez de bronze, mas não interessa!), outra amolgadela no tubo para fixar o filtro (tipo aqueles que estão dentro dos injectores mas com um diâmetro bem maior) e depois há duas opções:

                            - Ou se manda tudo para o ambiente, o que é muito mau!

                            - Ou se faz um T e parte vai para a admissão e parte vai para fora (e pode meter-se mais um filtro sinterizado no ramal que vai poluir o ambiente)


                            E sobra ainda aquela opção que é fazer o que está certo e pôr a recirculação de gases a funcionar (bem!) como veio feita de fábrica.

                            Depende da consciência de cada um...
                            Editado pela última vez por CL; 25 May 2014, 17:34.

                            Comentário


                              #15
                              e na inspecção não chumbam se virem o "tubo ladrão"? ou melhor, qual é a melhor maneira para ficar discreto ao IPO?

                              o carro não tem EGR... já confirmei

                              o óleo na admissão não aumenta o consumo do carro?
                              Editado pela última vez por bellsb88; 25 May 2014, 17:57.

                              Comentário


                                #16
                                Depende das IPOs... normalmente eles sabem mais disto a dormir do que nós acordados! Se passa ou não... depende dos critérios. Se eu fosse inspector, chumbava!

                                O óleo só por si não aumenta o consumo, mas isso indicia um mau funcionamento do motor... esse óleo e os resíduos dele vão atafulhar o corpo de admissão, as paredes que nem sequer consegues ver vão estar cheias dessa nanha, aumenta as perdas de carga na admissão, essa nanha vai estar nas válvulas de admissão, a mistura será menos homogénea, o fluxo de ar será tudo menos o ideal, essa nanha acaba por entrar para os cilindros...

                                O óleo em si, directamente, não aumenta o consumo, mas indirectamente vai dar muito menos rendimento e aumentar o consumo, para além da perda de potência. Portanto, não, mas sim!

                                Já foste até à borboleta nos 2 lados, coisa que muita gente nunca fez! Achas muito trabalhoso tirar o colector de admissão para fora (precisas de junta nova entre o colector e cabeça...) e limpar isso? Só para te acreditares que estará cheio de nanha.

                                Mas tem que se ver essa PCV ou essa recirculação de gases do cárter...

                                Comentário


                                  #17
                                  trabalho para quem já fez a 1ª vez não é nada... para a primeira vez é qualquer coisa... ter as ferramentas todas ajuda muito claro
                                  a gasolina não vai limpando aquilo, se lhe cortar os gases da cambota? vale mais que estar a trocar a junta...

                                  eu dei-me ao trabalho, pk o ponteiro das rotações ás vezes ficava maluco para cima e para baixo tipo 6000RMP e 500RPM e 0RPM em questão de segundos... em andamento mas o motor trabalhava normalmente... a ver se era... mas n sei...

                                  o carro também liberta muito carvão no escape... queria que deixa-se de libertar... a limpeza era para ver se estes sintomas desapareciam...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se é carvão, é dos andamentos a baixas rotações ou ainda as consequências do termostato anterior.

                                    Comentário


                                      #19
                                      a junta deve-te custar uns 15€, deixa de ser calinas! Quanto gastas a mais em gasolina?

                                      Ok... talvez 2h de trabalho entre começar e acabar o trabalho... acho que já perdeste mais tempo que isso...

                                      Mas isso é para veres que está tudo contaminado até às válvulas de admissão! O problema vem de baixo! Mas isso tem de ser tudo limpo...

                                      Não há limpezas milagrosas com aditivos nem gasolinas de avião... é à manapla... com o belo do papel das batatas e qualquer solvente para ajudar (petróleo é barato! e bom!)

                                      Mas o problema continua a manter-se! Vem de baixo! Seja da válvula PCV seja dos segmentos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Se é carvão, é dos andamentos a baixas rotações ou ainda as consequências do termostato anterior.
                                        só dos andamentos a baixas rotações?

                                        opah o termostato fez gastar bem menos... e o carro parece mais "afinado", quando acelero á bruta ele já não vai aos solavancos... e os cheiros a gazes praticamente que acabaram... agora faço mais 10km´s a cada 160km antes era 150km

                                        mas de vez em quando os cheiros a gazes voltam mas suaves...



                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                        a junta deve-te custar uns 15€, deixa de ser calinas! Quanto gastas a mais em gasolina?

                                        Ok... talvez 2h de trabalho entre começar e acabar o trabalho... acho que já perdeste mais tempo que isso...

                                        Mas isso é para veres que está tudo contaminado até às válvulas de admissão! O problema vem de baixo! Mas isso tem de ser tudo limpo...

                                        Não há limpezas milagrosas com aditivos nem gasolinas de avião... é à manapla... com o belo do papel das batatas e qualquer solvente para ajudar (petróleo é barato! e bom!)

                                        Mas o problema continua a manter-se! Vem de baixo! Seja da válvula PCV seja dos segmentos...

                                        opah em condução urbana consumo 10l mas a poupar ao máximo, em normal 12/13l
                                        em AE a poupar ao maximo fasso 7.5l, em normal facilmente chega a 8.75/9l

                                        Comentário


                                          #21
                                          3ª ou 4ª vou pra baixo. Vou a Coimbra para negociar uns forros de portas, queres vir comigo pra Lisboa?

                                          Acho que sei de uns gajos que te reviram isso do avesso...

                                          Isso são consumos de Maserati! A andar na broa!


                                          (PS: Os gajos em que estou a pensar andam lá às voltas com uma junta de cabeça num Mazda MX-5 mas certamente te fazem uma perninha nesse... )

                                          Comentário


                                            #22
                                            A minha Nissan também bebe como gente grande em cidade. Em AE faz 6.5 sem dificuldades.

                                            Geral vai em 8.1L.

                                            Mas como anda a GPL...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Talvez fosses gajo para te dedicares, um dia que não tivesses nada que fazer nem fosse bom dia de praia..., a deslindar este caso...


                                              Era isso e meteres a tua coisa da compressão a trabalhar... não sei... digo eu!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                3ª ou 4ª vou pra baixo. Vou a Coimbra para negociar uns forros de portas, queres vir comigo pra Lisboa?

                                                Acho que sei de uns gajos que te reviram isso do avesso...

                                                Isso são consumos de Maserati! A andar na broa!


                                                (PS: Os gajos em que estou a pensar andam lá às voltas com uma junta de cabeça num Mazda MX-5 mas certamente te fazem uma perninha nesse... )
                                                È assim tanto consumo para um 1600cc? :O

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Talvez fosses gajo para te dedicares, um dia que não tivesses nada que fazer nem fosse bom dia de praia..., a deslindar este caso...


                                                  Era isso e meteres a tua coisa da compressão a trabalhar... não sei... digo eu!
                                                  epah... explica lá melhor o que devo fazer para deslindar o caso... que agora perdi-me todo...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    A minha Nissan também bebe como gente grande em cidade. Em AE faz 6.5 sem dificuldades.

                                                    Geral vai em 8.1L.

                                                    Mas como anda a GPL...
                                                    qual é o teu carro? para comparar os consumos de referencia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O consumo urbano parece-me muito, mas mesmo muito, acima...

                                                      estrada e AE vai de cada um... para mim tudo é normal desde que a GNR não me multe.

                                                      O meu é uma mreda de um Rover 45 1.4 e não baixo dos 8 nem subo dos 9, anda ali naquele morre que não vive...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        ham... os consumos que disse que fazia é o mínimo que consigo... como é óbvio é difícil ser multado por excesso de velocidade a não ser em zonas de limite de 30 ou 50KM/h

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não tenho dúvida nenhuma que isso está MUITO (foi mesmo em maiúsculas!) mal e que pode ficar um bocado mais melhor bom... falta-te ir ao sítio certo ou falar com as pessoas certas que conheçam esses motores.

                                                          Aqueles que sabem de todos os motores... (não escrevas o que vou dizer a seguir!), nem sempre são especialistas neles todos, se é que... enfim... acho que me entendeste.

                                                          Mas conheço 2 ou 3 na zona de Lisboa, Cacém e Amadora... Num quase que ponho as mãos no lume, noutro também, e o 3º se quiser que se manifeste!
                                                          Editado pela última vez por CL; 25 May 2014, 23:42.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esses consumos estão bem altinhos! A minha cordoba (1.6 também) anda nos 7.5 em cidade, fazendo o mesmo em AE (a +/- 140. Se andar para consumos, ali nos 100/110 faz por volta de 6/6.5 dependendo do percurso)

                                                            Quanto à solução que te deram do respiro dos gases de escape, existe mais uma possibilidade: pôr a verter para um recipiente. Basicamente em vez de teres a tubagem a conduzir os gases/residuos do carter para a admissão e sujar isso tudo, fica a "despejar" tudo para um recipiente. Só tens de ter o cuidado de ir controlando e ir esvaziando (de um modo amigo do ambiente, porque se for para ir esvaziar e deitar cano abaixo/rua/terra, é o mesmo que teres directo para a atmosfera...).

                                                            Mas de qualquer maneira, é uma solução para manter o motor no melhor estado de limpeza face a um problema que deves tratar de ver.
                                                            Não me leves a mal, mas usas um óleo adequado/trocas dentro do recomendado?

                                                            Comentário

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