Tenho um ford escort de 94 1.3 a carburador, desde algum tempo atras que o ponteiro da temperatura mal se mexia, demorava muito tempo para subir, entao substitui o termostato, pus anticongelante novo,e agora depois disto o carro comecou a aquecer. dexei arrefecer e fui dar uma volta com ele na estrada, reparei que em andamento o ponteiro mantem-se um bocadinho acima do meio(dentro do normal),as quando deixo o carro parado ao ralenti o ponteiro da temperatura começa a subir lentamente até ao vermelho e quando está mesmo quase a chegar ao vermelho eque dispara a ventoinha, depois da ventoinha disparar o nao desce quase nada,o liquido de refrigeração está a nivel e duvido que seja problemas na junta. a minha pegunta é se a ventoinha está a disparar tarde demais ou se o termostato está a abri pois é novo e quando abri-se devia arrefecer motor baixando o ponteiro. já pensei se o problema nao esta nalgum sensor de temperatura, secalhar vou experimentar montar o termostato velho para ver se ele se mantem igual ou não.
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Problema Temperatura
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Testa em casa o novo termostato. Mete-o a aquecer num tacho ou coisa do género (mergulhado em água) e arranja um termómetro que possa ir até aos 100ºC (ou um termopar ligado a um multímetro ou coisa do género).
Vai controlando a temperatura e vendo se ele vai abrindo.
Tirando isso e se o termostato é o adequado para esse motor e se não mexeste em mais nada... tens a certeza de o circuito estar bem sangrado?
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