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Como resolver zumbido conta-km Astra H

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    Como resolver zumbido conta-km Astra H


    Em relação ás fotos para desmontar o quadrante do conta-km, tirei umas fotos com o tlm que devem ajudar, apesar de escuras..ca vai:




    Primeiro destaca-se esta tampa que envolve o canhão da ignição, é só puxar, pois é só de encaixe.



    Depois é preciso retirar estas 2 tampinhas que estão por trás do volante. É só puxar com a unha...debaixo delas, estão 2 parafusos que é preciso desapertar. Depois de desapertados e retirados os parafusos, a tampa superior já se pode retirar. para isso basta puxá-la para cima, pois é de encaixe. Esta tampa está presa por uma lona ao quadrante, pelo que para a desencaixar completamente, é preciso pressionar 2 patilhas na zona onde esta tal lona se une ao quadrante...embora não seja estritamente necessário desencaixá-las e separar a lona do quadrante.



    Depois é necessário desapertar o parafuso que fixa a tampa que está sob o volante...trata-se apenas de um único parafuso. Os restantes parafusos que fixam esta tampa (julgo que são 2, no máximo 3) encontram-se no sentido das setas na imagem seguinte...são fáceis de identificar, pois a tampa superior já foi removida antes e estão à vista (são cromados).



    Nesta parte, a tampa inferior que cobre o volante já se encontra removida e a tampa superior já está solta, pelo que já podemos desapertar os 2 parafusos que fixam o quadrante. Esses 2 parafusos (pretos) que fixam o quadrante, encontram-se no sentido das setas da imagem seguinte e podem ser desapertados, levantando a tal lona (caso não a tenhamos retirado) e desapertando-os por baixo dela.



    Após os tais parafusos terem sido desapertados, o quadrante encontra-se solto, pelo que é só puxar um pouco para trás e ele cai (não é preciso desligar as fichas)...a fixação da parte superior do quadrante é fixa por encaixe e é desse encaixe que provém o tal ruído de que nos queixamos. Depois de já termos à vista a parte superior do quadrante que encaixa no tablier, basta colocarmos por cima desse encaixe um material esponjoso ou semelhante (eu no meu caso pus uma tira adesiva daquelas borrachas de calfetar janelas). Ao montar novamente, esta borracha eliminará a possível folga desse encaixe e eliminará o tal barulho que notamos nas rotações de maior vibração.
    De seguida basta montar tudo novamente e está feito...como os encaixes são bons e as fixações também, no final nem se nota que alguma vez foi desmontado. O meu carro nunca mais voltou a fazer qualquer vestígio de barulho.
    Na prática, este processo é muito mais fácil do que parece (a explicação é longa, pois só tenho fotos de tudo já terminado). No meu caso demorei 15 minutos e nunca o tinha feito antes nem sabia exactamente como se fazia.



    Um abraço.






    #2
    Boa explicação! ;)

    Gosto muito destes posts de DIY.

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