Após uns 250 km de viagem, e vindo eu todo contente com as forras novas das portas do carro, não é que vejo 3! luzes acesas no painel?
A da bateria, a do ABS e a dos travões?
Eu sei que tenho as pastilhas da frente nas últimas, ainda podia ser o avisador de desgaste... mas nada disso implica com o ABS e muito menos ainda com a bateria ou alternador, portanto não era das pastilhas... ainda!
Comecei a reduzir a velocidade até quase chegar ao ralenti:
E passados uns segundos reparo que o ponteiro da temperatura está acima do normal... talvez vocês não reparem mas, quem tem um Rover, sabe que esta indicação é completamente anormal! Está uns bons 2-3 mm acima do normal, que é 1 mm abaixo do meio.
Portanto... obviamente que era a junta queimada! Só não percebi a luz da bateria nem do ABS... mas temperatura num Rover quer dizer junta queimada. Ponto final parágrafo!
Ah! As luzes do ABS e dos travões são um bocado intermitentes! Ora estão lá, ora desaparecem se travo ou desaparecem quando querem e voltam quando lhes apetece! ;)
Ora como esta junta da cabeça foi mudada aos 100.500 km e ele tem agora 167.700 km, comecei a fazer contas... e durou apenas 67.200 km. FDP! Eu bem lhes disse para mudarem o oil rail e os parafusos mais resistentes, mas eles disseram "ah! você não percebe nada disto! a gente já mudou mais juntas do que vezes você falou em juntas lá no seu fórum! vá-se mas é embora e deixe-nos trabalhar que não andamos cá a dormir nem a perder tempo em fóruns!"
Portanto fiz-lhe o filme... eu vou reparar o carro! Com oil rail e parafusos novos! Mas daqui a 33.600 km vou pô-lo à venda! É só ele fazer 201 mil km e a mim já não me lixa outra vez! Passo a batata quente a outro incauto!
Como ainda me faltavam uns 110 km para chegar a casa e estava com medo que, depois de parar, a bateria já não quisesse colaborar... lá vim andando quase ao ralenti e em plena AE!!!
A cada 20 minutos ligava a ventilação para o quente para ver se ainda teria uns restos de anticongelante já cheios da borra do óleo... e sempre deitava ar muito quente! O que é muito bom sinal!!!
Porto à vista (até me perdi na 1ª saída e nem a vi! vim depois para a 2ª que, se calhar, não será pior...), filas e filas e o ponteiro lá nos 3 mm a mais, nem aquecia nem arrefecia... e eu a ligar a ventilação para o quente para ver se ainda teria lá 3 gotas de anticongelante dentro mais a nanha do óleo... e ele sempre com ar bem quente... Bom sinal! Pelo menos ainda não fundiu a cabeça nem o bloco... foi só a junta!
Uns 4 cigarros depois, com o coração a 150 bpm, lá chegámos ao destino, nem sei como!
Parei o carro à porta de casa, desliguei e fui ver o que se passava ali pela frente... Capot pra cima... e anticongelante rosinha a meio do depósito (talvez 2 mm acima porque estava quente de 380 km, alguns deles não pode vir mais rápido porque o acelerador não ia mais para baixo sem furar o fundo do carro...).
Do mal o menos! Não fundi nada! Mas que fumo é este???
A bateria estava a fumar (literalmente!!!) por um respirador virado para o borne positivo... Nunca na minha vida tinha visto nada disto e já tenho carros há uma boa meia dúzia de anos... talvez algumas dúzias... e sempre utilizei baterias desde Tudor, Autosil até às mais ranhosas que se podem comprar no mais ranhoso dos supermercados. Quando acabavam... acabavam! O carro não pegava, e pronto! A gente sabia, pelo tempo de vida delas, o que significava o carro não querer pegar de um minuto para o outro. Agora entrar em curto-circuito? Foi a 1ª vez nas minhas mãos...
Com medo que aquilo pegasse fogo às forras das portas novas, vim a casa buscar as ferramentas de roquete da Powerfix do LIDL e ainda olhei para o terminal positivo para o desligar... mas tive medo daquele vapor todo ácido e desliguei o negativo!
Uma meia hora depois lá fui mais a Maria ao Modelo comprar umas bifanas e mais umas cenas que precisávamos cá pra casa e mais uma bateria, é claro!
Voltei a ligar o negativo e lá fomos! Mais luzinhas menos luzinhas ele colaborou... nem tugiu nem mugiu...
Entretanto já lhe tinha tirado o tampão do vaso de expansão... just in case! Mas não havia pressão nenhuma especial, nem calor em especial, nem muito menos maionese no anticongelante! Portanto estou com um erro de simpatia...
Já lhe mudei a bateria, tive que comprar uma TS de 44Ah e apenas 360A porque custou 55€ e as da Tudor devem vir forradas internamente a ouro porque custam 115€... posso comprar duas destas TS. Já agora... não faço ideia se o TS virá de Tarado Sexual, ou de Tomás dos Santos, ou quê... mas já é a 3ª vez na minha vida que me lembro de comprar desta marca e nunca nenhuma se esfumaçou como esta bendita Motrio... só podia ser daqueles lados que a gente sabe...
Só que continuo com as mesmas luzinhas acesas... bateria/alternador, ABS e travões. Será que o curto na bateria velha me fecundou a ECU? Suspeito bem que sim...
Será que foi o alternador/regulador à vida? E logo agora que não tenho aqui nenhum multímetro... tenho 3 na outra casa!
Amanhã de manhã ainda vou ao chinês comprar mais um multímetro para ver se o alternador funciona ou se fecundei a ECU...
O alternador/regulador de tensão repara-se na boa... mas a ECU complica-s€ muito mais...
Digam-me coisas... boas ou más... Mas boas de preferência!!!
A da bateria, a do ABS e a dos travões?
Eu sei que tenho as pastilhas da frente nas últimas, ainda podia ser o avisador de desgaste... mas nada disso implica com o ABS e muito menos ainda com a bateria ou alternador, portanto não era das pastilhas... ainda!
Comecei a reduzir a velocidade até quase chegar ao ralenti:
E passados uns segundos reparo que o ponteiro da temperatura está acima do normal... talvez vocês não reparem mas, quem tem um Rover, sabe que esta indicação é completamente anormal! Está uns bons 2-3 mm acima do normal, que é 1 mm abaixo do meio.
Portanto... obviamente que era a junta queimada! Só não percebi a luz da bateria nem do ABS... mas temperatura num Rover quer dizer junta queimada. Ponto final parágrafo!
Ah! As luzes do ABS e dos travões são um bocado intermitentes! Ora estão lá, ora desaparecem se travo ou desaparecem quando querem e voltam quando lhes apetece! ;)
Ora como esta junta da cabeça foi mudada aos 100.500 km e ele tem agora 167.700 km, comecei a fazer contas... e durou apenas 67.200 km. FDP! Eu bem lhes disse para mudarem o oil rail e os parafusos mais resistentes, mas eles disseram "ah! você não percebe nada disto! a gente já mudou mais juntas do que vezes você falou em juntas lá no seu fórum! vá-se mas é embora e deixe-nos trabalhar que não andamos cá a dormir nem a perder tempo em fóruns!"
Portanto fiz-lhe o filme... eu vou reparar o carro! Com oil rail e parafusos novos! Mas daqui a 33.600 km vou pô-lo à venda! É só ele fazer 201 mil km e a mim já não me lixa outra vez! Passo a batata quente a outro incauto!
Como ainda me faltavam uns 110 km para chegar a casa e estava com medo que, depois de parar, a bateria já não quisesse colaborar... lá vim andando quase ao ralenti e em plena AE!!!
A cada 20 minutos ligava a ventilação para o quente para ver se ainda teria uns restos de anticongelante já cheios da borra do óleo... e sempre deitava ar muito quente! O que é muito bom sinal!!!
Porto à vista (até me perdi na 1ª saída e nem a vi! vim depois para a 2ª que, se calhar, não será pior...), filas e filas e o ponteiro lá nos 3 mm a mais, nem aquecia nem arrefecia... e eu a ligar a ventilação para o quente para ver se ainda teria lá 3 gotas de anticongelante dentro mais a nanha do óleo... e ele sempre com ar bem quente... Bom sinal! Pelo menos ainda não fundiu a cabeça nem o bloco... foi só a junta!
Uns 4 cigarros depois, com o coração a 150 bpm, lá chegámos ao destino, nem sei como!
Parei o carro à porta de casa, desliguei e fui ver o que se passava ali pela frente... Capot pra cima... e anticongelante rosinha a meio do depósito (talvez 2 mm acima porque estava quente de 380 km, alguns deles não pode vir mais rápido porque o acelerador não ia mais para baixo sem furar o fundo do carro...).
Do mal o menos! Não fundi nada! Mas que fumo é este???
A bateria estava a fumar (literalmente!!!) por um respirador virado para o borne positivo... Nunca na minha vida tinha visto nada disto e já tenho carros há uma boa meia dúzia de anos... talvez algumas dúzias... e sempre utilizei baterias desde Tudor, Autosil até às mais ranhosas que se podem comprar no mais ranhoso dos supermercados. Quando acabavam... acabavam! O carro não pegava, e pronto! A gente sabia, pelo tempo de vida delas, o que significava o carro não querer pegar de um minuto para o outro. Agora entrar em curto-circuito? Foi a 1ª vez nas minhas mãos...
Com medo que aquilo pegasse fogo às forras das portas novas, vim a casa buscar as ferramentas de roquete da Powerfix do LIDL e ainda olhei para o terminal positivo para o desligar... mas tive medo daquele vapor todo ácido e desliguei o negativo!
Uma meia hora depois lá fui mais a Maria ao Modelo comprar umas bifanas e mais umas cenas que precisávamos cá pra casa e mais uma bateria, é claro!
Voltei a ligar o negativo e lá fomos! Mais luzinhas menos luzinhas ele colaborou... nem tugiu nem mugiu...
Entretanto já lhe tinha tirado o tampão do vaso de expansão... just in case! Mas não havia pressão nenhuma especial, nem calor em especial, nem muito menos maionese no anticongelante! Portanto estou com um erro de simpatia...
Já lhe mudei a bateria, tive que comprar uma TS de 44Ah e apenas 360A porque custou 55€ e as da Tudor devem vir forradas internamente a ouro porque custam 115€... posso comprar duas destas TS. Já agora... não faço ideia se o TS virá de Tarado Sexual, ou de Tomás dos Santos, ou quê... mas já é a 3ª vez na minha vida que me lembro de comprar desta marca e nunca nenhuma se esfumaçou como esta bendita Motrio... só podia ser daqueles lados que a gente sabe...
Só que continuo com as mesmas luzinhas acesas... bateria/alternador, ABS e travões. Será que o curto na bateria velha me fecundou a ECU? Suspeito bem que sim...
Será que foi o alternador/regulador à vida? E logo agora que não tenho aqui nenhum multímetro... tenho 3 na outra casa!
Amanhã de manhã ainda vou ao chinês comprar mais um multímetro para ver se o alternador funciona ou se fecundei a ECU...
O alternador/regulador de tensão repara-se na boa... mas a ECU complica-s€ muito mais...
Digam-me coisas... boas ou más... Mas boas de preferência!!!
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