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BMW N47 engoliu parte das borboletas da admissão

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    BMW N47 engoliu parte das borboletas da admissão

    Definitivamente, este ano 2014 só me tem dado porcaria.

    No fim de semana passado, ao puxar um pouco 3ª mudança (pelas 25000rpm) senti como que um corta correntes por 2 segundos. Até pensei que tinha sido o control de tracção a actuar devido a alguma areia no pavimento e não liguei mais.

    Dias depois, a carrinha começa-me a fazer de vez em quando uns engulhos mais pronunciados e os consumos a disparar (está com 9.7). Ontem (passados 200km do 1º sintoma) tinha momentos de trabalhar como um trator (tipo em 3 cilindros) e levei-a de imediato para a oficina.

    Hoje, toca de desmontar e... Eixo das borboletas partido, parte dele desapareceu e duas borboletas estão encravadas literalmente no colector de admissão. Têm de desmontar a cabeça e perceber se injectores, pistons e cilindros apanharam alguma coisa... Estou foxxxx (pensei eu)...

    Estava completamente convencido que este era um problema dos anteriores 2.0 mas afinal o N47, não só sofre da famosa distribuição (mudei-a à pouco mais de 5k km) como ainda dá raia neste campo também.

    Fica o alerta, quem tiver N47´s com 150k km, ou mais (avisaram-me agora na oficina) deve mudar "preventivamente" o colector de admissão.

    Quando souber de mais desenvolvimentos virei aqui partilhar convosco.

    Nota: 520d de fins de 2007, com aproximadamente 240k km e um reloginho até à dias atrás.

    #2
    Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
    Definitivamente, este ano 2014 só me tem dado porcaria.

    No fim de semana passado, ao puxar um pouco 3ª mudança (pelas 25000rpm) senti como que um corta correntes por 2 segundos. Até pensei que tinha sido o control de tracção a actuar devido a alguma areia no pavimento e não liguei mais.

    Dias depois, a carrinha começa-me a fazer de vez em quando uns engulhos mais pronunciados e os consumos a disparar (está com 9.7). Ontem (passados 200km do 1º sintoma) tinha momentos de trabalhar como um trator (tipo em 3 cilindros) e levei-a de imediato para a oficina.

    Hoje, toca de desmontar e... Eixo das borboletas partido, parte dele desapareceu e duas borboletas estão encravadas literalmente no colector de admissão. Têm de desmontar a cabeça e perceber se injectores, pistons e cilindros apanharam alguma coisa... Estou foxxxx (pensei eu)...

    Estava completamente convencido que este era um problema dos anteriores 2.0 mas afinal o N47, não só sofre da famosa distribuição (mudei-a à pouco mais de 5k km) como ainda dá raia neste campo também.

    Fica o alerta, quem tiver N47´s com 150k km, ou mais (avisaram-me agora na oficina) deve mudar "preventivamente" o colector de admissão.

    Quando souber de mais desenvolvimentos virei aqui partilhar convosco.

    Nota: 520d de fins de 2007, com aproximadamente 240k km e um reloginho até à dias atrás.



    Bem, com essas rotações, tens sorte de o motor não ter estoirado... (joking)

    De facto é uma situação bastante ingrata, acontecer isso.

    No caso, é a primeiro relato da questão das borboletas nesse motor.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
      Definitivamente, este ano 2014 só me tem dado porcaria.

      No fim de semana passado, ao puxar um pouco 3ª mudança (pelas 25000rpm) senti como que um corta correntes por 2 segundos. Até pensei que tinha sido o control de tracção a actuar devido a alguma areia no pavimento e não liguei mais.

      Dias depois, a carrinha começa-me a fazer de vez em quando uns engulhos mais pronunciados e os consumos a disparar (está com 9.7). Ontem (passados 200km do 1º sintoma) tinha momentos de trabalhar como um trator (tipo em 3 cilindros) e levei-a de imediato para a oficina.

      Hoje, toca de desmontar e... Eixo das borboletas partido, parte dele desapareceu e duas borboletas estão encravadas literalmente no colector de admissão. Têm de desmontar a cabeça e perceber se injectores, pistons e cilindros apanharam alguma coisa... Estou foxxxx (pensei eu)...

      Estava completamente convencido que este era um problema dos anteriores 2.0 mas afinal o N47, não só sofre da famosa distribuição (mudei-a à pouco mais de 5k km) como ainda dá raia neste campo também.

      Fica o alerta, quem tiver N47´s com 150k km, ou mais (avisaram-me agora na oficina) deve mudar "preventivamente" o colector de admissão.

      Quando souber de mais desenvolvimentos virei aqui partilhar convosco.

      Nota: 520d de fins de 2007, com aproximadamente 240k km e um reloginho até à dias atrás.

      Quando mudas-te a distribuição não tratas-te disso?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
        Quando mudas-te a distribuição não tratas-te disso?
        Ninguém deu por nada nem se aperceberam de qualquer problema com este elemento...

        Comentário


          #5
          Que grande azar, ainda por cima depois de tratar o caso da corrente há pouco.

          Esta para mim é nova.

          Infelizmente o N47 assume-se cada vez mais como um motor demasiado caro de ter.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            Que grande azar, ainda por cima depois de tratar o caso da corrente há pouco.

            Esta para mim é nova.

            Infelizmente o N47 assume-se cada vez mais como um motor demasiado caro de ter.
            só para um colector de admissão novo serão 600€ +/- (peça em si)... Vamos ver o que aí vem mais.

            Comentário


              #7
              Gosto muito do e60. Cada vez que leio um relato destes fico menos triste por em boa hora ter sido vendido o do meu pai...

              Steinmetz, espero que tenhas melhor sorte daqui em diante


              Cump.
              Editado pela última vez por ice; 20 June 2014, 16:18.

              Comentário


                #8
                Companheiro

                Poderá ter sido um problema pontual e não crónico (como o outro).

                Podes ter tido simplesmente um azar.

                Boa sorte

                Um abraço

                ny12xx

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                  Ninguém deu por nada nem se aperceberam de qualquer problema com este elemento...
                  Pois......respondi à pressa e nem sequer associei o problema ao N47.

                  Ou foi azar ou é mais uma para nos moer a mona.

                  Mas se não conseguem resolver o problema das borboletas, como é que vão conseguir resolver o problema da distribuição

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
                    Pois......respondi à pressa e nem sequer associei o problema ao N47.

                    Ou foi azar ou é mais uma para nos moer a mona.

                    Mas se não conseguem resolver o problema das borboletas, como é que vão conseguir resolver o problema da distribuição
                    O que me disse o responsável da oficina é que mais uma vez constatava a teoria dele, ou seja, a partir dos 150k km, deve trocar-se preventivamente o colector de admissão. Sim BlackxxBird, é mais uma para moer a mona dos proprietários de N47´s...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                      Companheiro

                      Poderá ter sido um problema pontual e não crónico (como o outro).

                      Podes ter tido simplesmente um azar.

                      Boa sorte

                      Um abraço

                      ny12xx

                      É bem visto.

                      Não há nenhum componente num carro que não possa avariar aleatoriamente. Isso não torna o caso crónico.

                      O pessoal já anda é de pé atrás com o N47...

                      edit: mas por outro lado na BM aconselham a troca aos 150 mil... hum...

                      Comentário


                        #12
                        obg pela dica

                        lá vou ter de tirar mais umas com chave de fendas

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                          obg pela dica

                          lá vou ter de tirar mais umas com chave de fendas
                          Se eu soubesse desta acredita que também já lá não estavam...

                          Comentário


                            #14
                            "Quando mudaste a distribuição não trataste disso?"
                            O ùnico caso que conheço com problema foi um e46, motor de 150cv. E se não me engano a marca não assumiu nada, mesmo tendo as revisões sido feitas numa oficina oficial. Jà agora, o carro tinha cerca de 200000 km.

                            Originalmente Colocado por BlackxxBird Ver Post
                            Quando mudas-te a distribuição não tratas-te disso?

                            Comentário


                              #15
                              2.500rpm, é quase o relenti em frio de um gasolina lá de casa...

                              Comentário


                                #16
                                E remover as borboletas de todo?

                                Não é opção?

                                A propósito, a função das ditas cujas é qual ao certo? Menos vibração ao desligar?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                                  Se eu soubesse desta acredita que também já lá não estavam...
                                  Se não me engano a marca aconselha a troca das borboletas a cada 100kkm... Mas na minha opinião retirava e ponto final, mas é lamentável uma marca com tanto prestígio ainda não ter resolvido este problema

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mantém o mesmo colector, basta removeres as borboletas, só vais sentir menos o efeito "travão motor" sem elas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                                      Mantém o mesmo colector, basta removeres as borboletas, só vais sentir menos o efeito "travão motor" sem elas.
                                      E mesmo isso é muito pouco perceptível, há vários anos tirei-as num E46 150cv e quando o fui buscar à oficina confesso que não notava qualquer diferença perceptivel no carro, é caso para dizer que peça mais inútil

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                        E mesmo isso é muito pouco perceptível, há vários anos tirei-as num E46 150cv e quando o fui buscar à oficina confesso que não notava qualquer diferença perceptivel no carro, é caso para dizer que peça mais inútil
                                        Se lá estão e para alguma coisa nem que seja para partir só o motor xD
                                        Mas não notaste um mínimo aumento de consumos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          está a falar das 'swirl flaps'?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Conheço um serie 7 com o motor 3L 6 cilindros que também engoliu as borboletas,engasgou-se e morreu!
                                            A sorte é que ainda estava na garantia!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tambem as tirei no meu 530 e não senti nada

                                              Saltaram fora um dia depois de comprar o carro

                                              Estas imagens para mim foram o suficiente para me convencer






                                              Creio que as borboletas do n47 são de plastico. Provavelmente até sejam esmagadas dentro cilindro se bem que duvido que não deixe algumas mazelas.

                                              Se fossem de metal como as anteriores o teu motor já tinha ido á vida.
                                              Editado pela última vez por Viriauto; 22 June 2014, 19:50.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boa tarde,

                                                Volta e meia vejo o tópico da correntes dos N47 e também já conhecia este das borboletas.
                                                De facto a BMW está a falhar muito, face ao que era no passado.

                                                Mas alguém me explica se faz favor:

                                                Se as borboletas de admissão forem removidas, como é que se controla a quantidade de ar que entra no motor ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                  Se as borboletas de admissão forem removidas, como é que se controla a quantidade de ar que entra no motor ?
                                                  Não são essas borboletas do corpo de borboleta... porque essas são bem feitas e nunca se desmontam (a menos que alguém, nalguma fase de manutenção se esqueça de apertar os 4 ou 6 parafusos...)

                                                  São outras mariquices que acharam bem em fazer em determinada fase da vida deles quando acharam que já tudo estaria inventado.

                                                  Fuderam-se... afinal ainda faltava inventar os veículos eléctricos com 450 km de autonomia! Mas eles estavam demasiado ocupados em encontrar novas formas de sacar ainda mais dinheiro dos fiéis clientes.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                    Se as borboletas de admissão forem removidas, como é que se controla a quantidade de ar que entra no motor ?
                                                    Não é preciso controlar, entra aquele que puder entrar e quanto mais ar, melhor...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Loghonox Ver Post
                                                      Se lá estão e para alguma coisa nem que seja para partir só o motor xD
                                                      Mas não notaste um mínimo aumento de consumos?
                                                      Confesso que na oficina me falaram disso, de que o efeito travão motor podia diminuir e que aumentaria muito ligeiramente os consumos

                                                      Não reparei em nada do travão motor e nunca notei absolutamente nada nos consumos, não notei qualquer diferença no carro (eu também não ando a anotar os consumos à mão nem nada do género pelo que pode ter sido disso)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É pa grande chatisse, mas não foi no 2º semestre de 2007 que surgiu a versão de 177cvs que dava esse problema?

                                                        TInha a ideia que até então havia o de 163cvs que não tinha esse problema, e algures ali em Setembro/Outubro surge o N47 com 143 ou 177cvs (com ED) e ai vem também o problema, ou é só relativo ao caso da corrente?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por draper Ver Post
                                                          está a falar das 'swirl flaps'?
                                                          Exacto Draper... Como se costuma dizer, um mal nunca vem só

                                                          Primeiro fui brindado com a distribuição e agora as borboletas. Amanha já devo saber a dimensão do problema. Ao desmontarem o colector viu-se que faltavam peças e então dei ordem para sacar a cabeça fora de modo a analisarem ao pormenor o que caiu para o(s) cilindro(s). Sinceramente já estou à espera de ter de meter um motor usado ou recondicionado.... É revoltante ter um veículo que nos enche as medidas e que depois nos brinde com este tipo de problemas de concepção. Já fiz milhares de Km´s em diversas marcas/motores, alguns a levarem malha todos os dias e nunca tive nada com o motor. Este, que é o mais bem tratado, já é a 2ª vez que me deixa mal... Já se me foi a pica toda por esta marca....

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                                                            #30
                                                            Primeiro lamento o transtorno que isto causa ao dono, ninguém precisa de avarias e muito menos graves. Boa sorte com a solução do problema.

                                                            segundo, nao se compreende, ou ate sim, a necessidade de alguns estarem ja a tentar extrapolar um caso pontual para inventarem novos erros de concepção. Os N47 nao têm tido problemas com as borboletas, basta ver nestes anos todos os casos que por aqui passaram. Penso que é o primeiro. Todas as marcas têm avarias, e ate parece que nas outras todos os carros fazem 200/300 mil kms sem darem problemas nenhuns. E claramente um caso isolado, e ninguém em nenhuma marca esta livre de ter problemas muito aborrecidos, mas por este forum muitos ate se espumam todos com qualquer relato de problemas em BMW.

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