Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perca de agua e soluços/quebras de potencia somente em subidas (Prob e Fotos pag 2)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Perca de agua e soluços/quebras de potencia somente em subidas (Prob e Fotos pag 2)

    Mais uma volta mais uns problemas no Xsara (1.4 TU3JP).

    Primeiro problema - perca de agua sem qualquer fuga. Ja inspecionei tudo, ja foi verificada a bomba de agua, tubagens, o radiador e termostato sao novos e seja a frio ou a quente, nao ha vazamento pelo menos visivel (ainda nao fiz o teste de pressao do sistema). Mas a agua continua a desaparecer, numa semana para a outro, se nao tivesse atençao com os fluidos estava tramado porque quando fui ver o vaso esta quase seco, mal tinha agua.

    Segundo problema - soluçao e quebras em subidas, o ponteiro da rotaçao começa a oscilar o motor a tremer imenso e ha mesmo perca de potencia, ate que um soluço grande faz com que volte tudo ao normal, isto acontece durante poucos segundos. Ja fiz o teste em rectas, tanto levar o carro as 900rpm e acelerador a fundo e normal, levei o motor praticamente ao corte e tudo normal. Mas mal se faz um subida, basta um bocado de aceleração para ele começar a falhar. Bobine, velas, filtro de gasolina, termostato, sensor de temperatura e borboleta - tudo revisto mudado/limpo.

    O ralenti tambem esta instavel, mas como somente o ralenti é que tinha problemas, julgo que seja o sensor do ralenti ou sujo ou mesmo avariado. Ou este sensor pode causar falhas no funcionamento do motor?

    Juntando os 2 problemas, podera ser... junta?

    Ele nao gasta oleo, o mesmo esta cor de caramelo e com viscosidade normal, nao ha pasta na tampa de oleo na cabeça do motor, nao ha bolhas na agua e nao noto qualquer cheiro adocicado vindo do escape, assim como o carro nunca passa dos 90º.

    Ideias?

    #2
    Os dois problemas podem estar relacionados, pode até ser a junta sem ter os sintomas todos, depende de onde for a passagem, mas vamos pensar que não... não começar pelo pior, pode ser muita coisa.

    Sobre esse problema do soluço já verificaste o sensor da borboleta? Tive um problema semelhante e estava com a ficha partida. Pensava que o carro nem andava sem isso... mas andava. Tinha era problemas de aceleração a baixa rotação, fazia um fosso no principio da aceleração e depois dava um soluço e andava normal. Mas aparecia erro na maquina OBD... foi assim que fui lá ver e estava mesmo desligado. (isto é uma cena rara atenção).
    No fundo pode ser um simples sensor...

    Atenção que não estás livre de ter uma bobine, vela avariada apesar de nova. Já me aconteceu.

    Sobre a água, podes ter uma microfissura e só aparecer a quente ou sobre pressão. Aliás pode nem chegar a aparecer água em lado nenhum, depende de onde está a sair.

    Esses motores são sensíveis a maus refrigerantes. Então aqueles artistas que metem água del cano, é tiro e queda nos TU
    Editado pela última vez por Vocsa; 24 June 2014, 16:16.

    Comentário


      #3
      Como está o estado da água?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
        Segundo problema - soluçao e quebras em subidas, o ponteiro da rotaçao começa a oscilar o motor a tremer imenso e ha mesmo perca de potencia, ate que um soluço grande faz com que volte tudo ao normal, isto acontece durante poucos segundos. Ja fiz o teste em rectas, tanto levar o carro as 900rpm e acelerador a fundo e normal, levei o motor praticamente ao corte e tudo normal. Mas mal se faz um subida, basta um bocado de aceleração para ele começar a falhar. Bobine, velas, filtro de gasolina, termostato, sensor de temperatura e borboleta - tudo revisto mudado/limpo.
        Estado da bomba e do filtro de combustível ?

        Comentário


          #5
          Esse colector de admissão é arrefecido por água (ANTICONGELANTE)? Em caso afirmativo, poderá estar a entrar água por essa junta para o motor.

          Mas nunca se perde em fazer o teste de pressão.

          Não há uma maneira infalível de detectar fugas pela junta da cabeça porque elas podem ser de várias formas, com vários sintomas: AGCO Automotive Repair Service - Baton Rouge, LA - Detailed Auto Topics - Symptoms of a Blown Head Gasket

          Portanto o aditivo químico que reage com os hidrocarbonetos da combustão nem sempre permite retirar conclusões, caso dê um resultado negativo.
          Editado pela última vez por CL; 24 June 2014, 18:33.

          Comentário


            #6
            Bem, um update à coisa:

            Hoje à tarde levei ao meu mecanico habitual, e a unica coisa de util que ele fez foi ligar o carro à maquina e dizer que nao ha qualquer erro. De resto... vontade para resolver o problema era nenhum, tive de ser eu a disparar hipotese que por ele podia ser tudo, e so dizia que resolver o problema ia sair muito carro para andar com o carro assim. Na questao da agua disse que podia ser devido ao AC. Enfim...

            Ja tinha percebido que ele gosta de montar peças, mas agora tenho certezas que diagnosticos nao é a sua praia. Mas... nao ha erros registados. A unica coisa que ele falava muito era cabos de velas (que realmente, nao foram mudados na troca da bobine e velas), mas como dizia ''pode ser dos cabos, nao sei'' fiquei na mesma.



            Vosca - sem duvida que a agua pode ser uma fuga, mas perder à volta de 2.5L de liquido em tao pouco tempo (1 semana se tanto) acho uma grande quantidade. E por acaso este carro deve ter feito a maior parte dos seus 121.000km com agua, o vaso de expansao nota-se alguma ferrugem acumulada no fundo.

            Movyk - Normal, quando reparei que o liquido estava no minimo nao consegui ver o seu estado, pelo vaso estava com a coloraçao normal mas nao sei mais que isso. Meti depois agua desmineralizada que era a unica coisa que tinha à mao, hoje depois de 30 km, perdeu um bocado de agua mas pouco (meti muito ligeiramente acima do maximo, esta agora literalmente na marca do maximo) e nao vi nada que indicasse óleo. Vou tentar arranjar algo para tirar um bocado da agua e ver o seu estado melhor.

            DêCêI - Filtro de combustivel mudado em Setembro do ano passado assim como as 4 velas, em Julho do ano passado levou a bobine. A bomba tenho suspeitas dela, ele de vez em quando tem dificuldade em pegar a frio (principalmente na primeira vez do dia que se liga o motor).

            CL - Nao sei se o colector de admissao é arrefecido a agua. Bom link, e por acaso ja me ocorreu que a junta tenha apodrecido, se o vaso ja se nota acumulaçao de ferrugem no fundo... mas espero que nao seja a junta.

            Comentário


              #7
              Eiiiiaa.. 2,5 litros é muito. Quantos km fizeste nessa semana para desaparecer essa água?

              Olha os cabos de vela é sempre de trocar se estão velhos. Só tens a ganhar. Mais faísca, menos consumos, velas e bobine sem esforço... E sim o motor pode embrulhar todo só por causa disso, já me aconteceu também. Metia pé a fundo e engasgava, esticões, etc.
              (Aliás a mim já me aconteceu quase tudo, muito km, muito carro... muito charuto = doutoramento em mecânica-auto, à Relvas.)

              Sobre a junta. Os TU são propensos a problemas com a idade. Não tanto como os Rover K. Se levou água del cano, é uma questão de tempo. Mas há muitos carros que é uma questão de tempo, e é das maiores chatices de ter um carro mais antigo, porque há muitas juntas que apodrecem, não há muito a fazer, nem com bons refrigerantes. Até os Mercedes C180, como motores à prova de bala sofrem disso.

              O facto de te aparecer a tal coloração férrea não implica por si problemas de junta. Num dos carros usados que tive sempre apareceram esses "barros" e até em suspensão na água apareciam. Fez cerca de 100 mil km à espera que queimasse. Vendi-o com garantia (que iria berrar) a um familiar e ainda hoje lá anda, sem problemas, leva mais 50 mil, está quase nos 300. Mas era um mitsubishi dos 90's. Mais dificil de matar que o Keith Richards. Eu que o diga, fiz-lhe 30 por uma linha.

              Portanto essa cor por si não chega para ser a junta, a perda de água também não, nem o embrulhanço. Mas tudo junto até pode ser. É sempre um diagnóstico dificil mas tens sempre de tentar ver tudo o resto, abrir é sempre a opção final.

              O link do CL é muito porreiro.

              Meter isso sobre pressão é mesmo necessário. Se perde tanta água, se for no circuito vai aparecer.

              ah... e a bomba do combustivel, sim, quando vais a subir precisas de maior carga no motor, mais pinga... pode não estar a responder suficientemente... mas isso também se aplica à faísca, logo os cabos...
              Editado pela última vez por Vocsa; 25 June 2014, 08:40.

              Comentário


                #8
                2,5 litros em menos de um mês... depende se fazes 10 mil km/mês!

                É um exagero! Seja para fora ou para dentro dos cilindros.

                Mais importante é nunca o deixar aquecer demasiado e manter sempre algum líquido no reservatório. A partir de agora pode ser apenas água destilada porque isso é tudo para ser retirado fora e revisto. O teste de pressão pode ajudar ou ser inconclusivo, mas 2,5 litros... é capaz de dar para tomar duche com o teste de pressão!

                Comentário


                  #9
                  O melhor é usar anti-congelante rasca, que esse ao menos deixa rasto por onde foge. Menos se foge para dentro do motor.

                  Comentário


                    #10
                    Acho que é água a mais para estar a fugir toda para dentro dos cilindros... alguém devia dar conta de algum vapor de água no escape, depois de quente...

                    Portanto... se não foge para dentro, foge para fora! La Palisse...

                    Tira as velas e vê se estão as 4 com a mesma coloração. E pressão nisso! Pressão!

                    Comentário


                      #11
                      É muita água para o motor comer mas também é muita água para não se dar conta... não haver marcas da cor do anti-congelante algures... no chão, nas tubagens...

                      Comentário


                        #12
                        Li na transversal e pergunto eu se já verificaste as relas?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                          Li na transversal e pergunto eu se já verificaste as relas?
                          Bem visto. Nunca me lembro da existência desses anfíbios.

                          Provavelmente porque foi das poucas coisas que nunca tive de mexer nos meus carros

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Bem visto. Nunca me lembro da existência desses anfíbios.

                            Provavelmente porque foi das poucas coisas que nunca tive de mexer nos meus carros
                            Pois eu aprendi isso quando me faltou a 'água' e eu sabia que tinha tubos,bomba de água e radiador novos.

                            Comentário


                              #15
                              Relas... até me esqueci que há motores com essas tampinhas marotas... mas se ele não vê marcas de água... mas é um ponto a ter atenção, para tal quantidade de fuga!

                              Já agora que falei nas velas... quando as tiveres cá fora, põe os terminais dos cabos junto ao bloco e pede a alguém para dar à ignição (tipo um teste de compressão mas com os 4 buracos abertos). Se saltar de lá água... é mau sinal.

                              Não pegues nos cabos porque podem estar velhos e ter alguma passagem e fica o braço todo a tremer... é desagradável.

                              Comentário


                                #16
                                CL, o user já afirmou que tem os cabos velhos mesmo.

                                O teste que recomendas faz todo o sentido, mas pode levar a um esticão bem maior que um braço a tremer... algum cuidado com isso!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Cabos velhos já lá nem deviam estar... era menos uma fonte de problemas e são coisas geralmente muito baratas, então se se procurar no ebay... ainda se traz uma bobine nova agarrada ao cabo novo pelo preço que pedem em Portugal só pelo cabo!

                                  Conjunto de 4 cabos: http://www.ebay.co.uk/itm/Tesla-Igni...item540a21d354

                                  Outra marca: http://www.ebay.co.uk/itm/Quinton-Ha...item258e35f878
                                  Editado pela última vez por CL; 25 June 2014, 15:59.

                                  Comentário


                                    #18
                                    As relas é bem visto, mas se tivessem algum problema nao tinha de notar-se agua no chao?

                                    Hoje tive de volta novamente do motor, e desta vez, levantei o carro e mesmo por baixo, nao vejo nada que indique fuga de agua, e hoje fiz 30km e a perca foi pequena mas perdeu. O mais estranho foi em Abril ter levado o radiador (tinha fuga no radiador) e o termostato, vou metido liquido novo, e o carro nao perdeu mais agua, de uma semana para a outra, bebeu o vaso de expansao praticamente todo, pouco depois começou os soluços em subidas (que ainda continua em subidas mais ingremes).

                                    Estou cada vez mais inclinado para a bomba de combustível no caso dos soluços, ele custa um bocado a pegar com o motor frio, e a quente, ele embrulha-se um bocado (ralenti baixo, começa a tremer, depois estabilizada, isto durante uns segundos e se acelerar ligeiramente fica logo normal).

                                    A agua, nao sei.

                                    (sim, estou a fugir da junta... se for a junta daqui a pouco ja gastei mais em reparações do que o preço do carro )

                                    Nao sei sabia que se encontravam assim cabos de velas tao baratos, eu ate via o seu estado, mas neste motor, salvo erro, é preciso tirar o coletor de admissao para chegar as velas, que estao por tras do motor, e isso ja é começa a complicar para mim
                                    Editado pela última vez por Drifter; 25 June 2014, 20:16.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Colector de admissão atrás? E soluça a subir...

                                      Cortava meio testículo se esse colector não fosse arrefecido... e é por lá que estás a f... lixar o motor.

                                      Mais uns milhares de km e tanto faz ser pela junta da cabeça como pela junta do colector porque entretanto já a cabeça (as sedes das válvulas) está f... lixada... e depois juntas mais o trabalho do torneiro.


                                      Fala-te um gajo que fez isso por uns bons 6 meses e 8 litros de anticongelante... não foi pela junta da cabeça! Mas o resultado final acabou por ser pior do que se tivesse logo mandado reparar ao fim de 1 mês ou 2... (30 mil km/ ano).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que está a entrar água no motor quando o metes em subidas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tirei umas fotos ao oleo:



                                          Ligeiramente abaixo do maximo e a tal cor de caramelo que falei.



                                          A tampa, como da para ver, nao tem pastas nem nada do genero.

                                          O estado do ralenti a frio:

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                            Colector de admissão atrás? E soluça a subir...

                                            Cortava meio testículo se esse colector não fosse arrefecido... e é por lá que estás a f... lixar o motor.

                                            Mais uns milhares de km e tanto faz ser pela junta da cabeça como pela junta do colector porque entretanto já a cabeça (as sedes das válvulas) está f... lixada... e depois juntas mais o trabalho do torneiro.


                                            Fala-te um gajo que fez isso por uns bons 6 meses e 8 litros de anticongelante... não foi pela junta da cabeça! Mas o resultado final acabou por ser pior do que se tivesse logo mandado reparar ao fim de 1 mês ou 2... (30 mil km/ ano).
                                            Se for arrefecido a agua a entrada da mesma faz-se onde? O unico tubo que vejo ligado ao colector esta antes da borboleta:



                                            Aquele que esta quase na ligaçao do tubo do filtro de ar para a borboleta.

                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Eu acho que está a entrar água no motor quando o metes em subidas...
                                            Mas nao devia de falhar sempre?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tambem ando com problemas com uns soluços no meu civic e deve ser da bomba tambem .

                                              Verifica bem todo o sistema de refrigeraçao ! Em andamento com o motor em rpms mais altas , bomba de agua a trabalhar mais , circulaçao maior , pode eventualmente com a dilataçao provocada pelo motor a agua "fugir" e logo evaporar-se !

                                              E depois paras o carro e nao ves nada pois já está seco

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não me parece que o colector seja arrefecido:




                                                Portanto será por outro lado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Dar um update à coisa:

                                                  O carro tem andado pouco, e assim vai continuar pelo menos no proximo mes, mes e meio, devido ao trabalho e deslocaçoes maiores que irei fazer, principalmente em AE, e fazer viagens de 400-500km no Xsara...

                                                  Nos ultimos tempos fez perto de 400km, o consumo de agua estabilizou, esta na marca do maximo e nao tem caido. Vou tirando umas gotas de agua de vez em quando, para ver o seu estado (com um conta-gotas daqueles Vibrocil para o nariz e tal ) e agua nao tem sinais de oleo. O oleo continua na mesma, nem consumo, nem aumento, nem mudança de cor ou viscosidade.

                                                  Os soluços continuam, outro dia fez uns soluços em recta com pouca aceleraçao, mas foi so uma vez e nunca mais repetiu. Puxando o motor, ele responde bem e sem qualquer quebra, recuperaçoes em baixas normais, so em subidas onde se precise mais aceleraçao é que... estou muito inclinado para a bomba de combustivel, ele vacila um bocado quando se liga a frio, ha um pequena dificuldade e depois de ligar parece que quer ir abaixo durante uns segundos e normaliza.

                                                  Agora, quando a ventilaçao ligada, vem um cheiro que me parece de liquido de referigeraçao para dentro do carro, o meu pai diz que é cheiro a gasolina. Ainda nao verifiquei o chao do lado do passageiro, mas nao me admirava que fosse algum problema com o radiador da chauffage, entupimento ou fuga.

                                                  Como vai andar pouco nos proximos tempos, vou ver se mais para finai de Agosto perco o meu grande amor aos € e faço uma revisao como deve de ser, limpeza do circuito de referigeraçao, bomba de agua, correias (verificação que elas foram mudadas aos 94.000km), mudança de oleo e filtros, verificaçao da igniçao, e ver os soluços e resolver o ralenti (90% que é o sensor de ralenti).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois parece que essa bomba de combustível está a pedir reforma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                                      Pois parece que essa bomba de combustível está a pedir reforma.
                                                      É o que me parece ser o problema.

                                                      Se for mesmo da bomba, ver se arranjo um electrista para ver se ela tem reparaçao, se nao, tento usada. Nova, com MO, deve rondar os 300€.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vê lá se é este o modelo: CITROEN XSARA MK2 & PICASSO 1.4 1.6 1.8 2.0 16V PETROL FUEL PUMP & SENDER UNIT | eBay

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                          Nao faço ideia qual a bomba que o carro traz, ou se ainda é a original. Mas deve dar, no Mister Auto elas andam entre os 120-160€.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                            Eiiiiaa.. 2,5 litros é muito. Quantos km fizeste nessa semana para desaparecer essa água?

                                                            Olha os cabos de vela é sempre de trocar se estão velhos. Só tens a ganhar. Mais faísca, menos consumos, velas e bobine sem esforço... E sim o motor pode embrulhar todo só por causa disso, já me aconteceu também. Metia pé a fundo e engasgava, esticões, etc.
                                                            (Aliás a mim já me aconteceu quase tudo, muito km, muito carro... muito charuto = doutoramento em mecânica-auto, à Relvas.)

                                                            ...
                                                            Epá, vocês também questionam tudo...

                                                            Mas acho que o homem é mesmo doutorado em Eng. Mecânica, parece que mudou uma vez um pneu furado a meio de uma viagem, e deram-lhe equivalência...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X