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Mistura Pobre ou Rica, Prós e Contras.

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    Mistura Pobre ou Rica, Prós e Contras.

    Boas,

    Gostava de saber as vossas opiniões sobre os prós e contras de ter o carro a trabalhar com mistura pobre ou mistura rica.

    O que se ganha e perde com mistura pobre em termos de andamento, gasto de combustível e fiabilidade, e a mesma situação para mistura rica.


    Abraços

    #2
    É simples, com mistura pobre podes perder um motor.

    Mistura pobre (fora dos limites para os quais o motor foi projectado para trabalhar) aumenta a temperatura da combustão para níveis que limpam tudo, válvulas, juntas, o que vier.

    As misturas devem ser estequeométricas. Deverão ser enriquecidas em situações especificas de temperatura ou carga do motor.

    (não confundir com os motores em "lean burn", falo de "too lean", passo a expressão)

    Posso comparar com o que acontecia com os antigos sistemas GPL, os aspirados. Aquilo era afinado a olhometro, tipo carburador. Depois a malta queria consumos baixos e andava muitas vezes com misturas pobres. Depois o GPL ganhou fama de queimar motores... até colectores iam à vida. Felizmente hoje os sistemas são estequeométricos, se o instalador for minimamente bom, ficam sempre no ponto.
    Editado pela última vez por Vocsa; 10 July 2014, 15:46.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
      É simples, com mistura pobre podes perder um motor.

      Mistura pobre (fora dos limites para os quais o motor foi projectado para trabalhar) aumenta a temperatura da combustão para níveis que limpam tudo, válvulas, juntas, o que vier.

      As misturas devem ser estequeométricas. Deverão ser enriquecidas em situações especificas de temperatura ou carga do motor.

      (não confundir com os motores em "lean burn", falo de "too lean", passo a expressão)
      Mistura demasiado rica também não interessa: maior consumo, gasolina por queimar, velas isoladas e catalisador nas couves...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Mistura demasiado rica também não interessa: maior consumo, gasolina por queimar, velas isoladas e catalisador nas couves...
        É isso. Mistura rica só em casos pontuais...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Mistura demasiado rica também não interessa: maior consumo, gasolina por queimar, velas isoladas e catalisador nas couves...
          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
          É isso. Mistura rica só em casos pontuais...
          E rateres, mas isso até há quem goste...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Mistura demasiado rica também não interessa: maior consumo, gasolina por queimar, velas isoladas e catalisador nas couves...
            E muito fumo preto (caso dos diesel)

            Comentário


              #7
              hmmm... tópico giro lol...

              Em 1942 na batalha de Midway o almirante Nimitz mandou usar mistura pobre nos caças-torpedeiros. A mistura pobre de facto danifica os motores, mas como consome menos, o raio de ação ficou maior do que o os caças japoneses. Assim conseguiu lançar o seu ataque mais cedo e apanhar os japoneses antes deles descolarem.

              Os convés dos porta-aviões japoneses estavam atafulhado de aviões prontos a descolar, gasolina e torpedos. E como nestas coisas basta um avião ficar empancado para nenhum mais conseguir largar voo, foi um massacre. Em 10 minutos os 4 porta-aviões principais do Mikado estavam no fundo do mar.

              Foi o ponto de viragem na guerra do pacífico.

              Comentário


                #8
                Muito interessante essa da guerra.

                Repare-se que quando se fala em desgaste do motor, é a curto - médio prazo. Tanto pode berrar em 10 mil km como em 50 mil, dependendo de diversos factores, nomeadamente do proprio motor e do seu estado.

                Numa situação dessas, foi uma excelente ideia.

                Comentário


                  #9
                  Não há vantagem nenhuma em andar com mistura rica ou pobre. Os motores (a gasolina) devem ser controlados em mistura estequeométrica. Julgo que os motores de injecção directa mais recentes são controlados com uma mistura muito ligeiramente rica...

                  Também quando estão frios, a centralina desses motores enriquece um pouco a mistura. Parecido com o que se fazia nas viaturas a carburador, em que se "fechava o ar".

                  Os motores diesel, por outro lado, trabalham sempre com excesso de ar, devido aos mecanismos de combustão intrínsecos.

                  Comentário


                    #10
                    Parece que voltamos aos 80´s

                    E platinados? Tenho ainda umas lâminas e apalpa folgas na garagem.

                    Quanto à mistura, está bem explicado pelos users acima.

                    CumpS

                    Comentário


                      #11
                      Platinados!! ó tempo que não ouvia isso

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        Platinados!! ó tempo que não ouvia isso
                        Há umas semanas atrás estive a afinar o platinado do Corsa A do meu pai

                        Comentário


                          #13
                          No meu fiat 127 quando é para aquece o motor a mistura fica mais rica, quando fecho ar fica mais pobre, nunca ando com o ar aberto dps disso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Platinados!! ó tempo que não ouvia isso
                            E o condensador...

                            Ainda bem que isso faz parte dos clássicos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                              E muito fumo preto (caso dos diesel)
                              Gasóleo por queimar. Pode estar mal distribuído (mal pulverizado) ou estar mesmo em excesso ou com falta de ar para a quantidade de gasóleo injectada (filtro de ar, pressão do turbo...).

                              Comentário


                                #16
                                É sempre preferível uma rica a uma pobre.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas falas da mistura?

                                  Comentário


                                    #18
                                    corrigir

                                    A potência máxima de um motor não é limitada pela quantidade de combustivel fornecido mas sim pela quantidade de ar aspirado ou seja 15kl de ar e 1kl de gasolina ; existem motores que vão para 17/1... misturas ricas dá consumo exagerado de gasolina por faltar oxigénio para queimar a gasolina. Nos carros atuais isso está controlado pelo Modulo de Controle Eletrónico que recebe informações dos sensores, transmitem aos atuadores a mistura estequiométrica que varia ...
                                    Editado pela última vez por veterano; 12 July 2014, 10:46.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Obrigado a todos pelas respostas.

                                      Portanto pelas resposta consegui perceber que é sempre melhor a mistura estar rica do que pobre, e que nos carros mais modernos têm sensores que acertam a mistura constantemente para a manterem equilibrada.

                                      Isto num carro que esteja a GPL funciona da mesma maneira?

                                      É que o carro agora a GPL têm mais binário, sinto que o carro mais disponível e com muito mais força do que quando andava a gasolina. Isto aconteceu nesta ultima afinação aos 500km com GPL, onde me foi dito que a mistura de GPL estava fraca.

                                      Abraco

                                      Comentário


                                        #20
                                        Num carro a GPL o mapeamento é (quase sempre) fixo e é feito de modo a copiar instantaneamente a ECU da gasolina (não fixo). Portanto a ECU da gasolina calcula a mistura a partir dos sensores e a do GPL copia e adapta através de um mapa próprio adequado à estequeometria do gás.

                                        Ao fim de 500 km é natural que existam parametros que mudem ligeiramente no carro, como o facto do gpl descarbonizar certas partes do motor. É uma boa altura para verificar a adaptação e reverificar a afinação.

                                        Bons km, aproveita os preços baixos do GPL para passear, ainda ontem meti a 63 cents...

                                        (o consumo a GPL deverá ser entre 20 a 30% maior que era a gasolina. Se isso não ocorrer algo estará mal na mistura)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Realmente o consumo pouco se alterou, gastava 7,5 e passou para 8,1 a GPL, e sentia falta de força, agora que sinto que o carro tem mais força estou com medo que aos mistura esteja rica demais e estrague qualque coisa.
                                          Ainda não sei o consumo deste deposito.

                                          Obrigado e abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Deves contar com consumos acima dos 9.

                                            Mas tens de fazer muitos depósitos para aferires um consumo estabilizado.

                                            Comentário

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