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Uma dúvida àcerca das embraiagens

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    Uma dúvida àcerca das embraiagens

    tenho esta dúvida há algum tempo: por exemplo, em semáforos ou numa fila, se eu tiver o costume de esperar pelo verde/andamento com a embraiagem em baixo, desgasto-a? ou seja, o melhor será, sempre que possível (como no meu exemplo, em esperas), não usar a embraiagem? ou não faz comichão nenhum?

    #2
    pelo que percebi, estas a fazer ponto de embraiagem para parar o carro , seja num semáforo ou no transito ? se for isso +é o pior que podes fazer ! o procedimento correcto é por o carro em ponto morto, só depois que o semáforo fica verde é que pões a primeira e arrancas.

    Comentário


      #3
      não, não é o ponto de embraiagem. é com a embraiagem em baixo, «engatada».

      Comentário


        #4
        É preferível teres o carro em ponto morto.

        PS: escreve-se acerca e não *àcerca

        Comentário


          #5
          Boas
          Não se deve estar a pressionar o pedal da embraiagem quando estamos em fila ou parados nos semáforos porque estás a utilizar a bomba hidráulica ou cabo da embraiagem mais o rolamento de encosto e outros sem necessidade.
          Mas é conveniente pressionarmos o pedal da embraiagem quando colocamos o motor a funcionar......

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por veterano Ver Post
            Mas é conveniente pressionarmos o pedal da embraiagem quando colocamos o motor a funcionar......
            A sério? Quando damos à chave?

            Comentário


              #7
              shaki
              Á marcas que o motor só funciona quando pressionamos o pedal da embraiagem este sistema tem vários anos; para os que não têm este sistema é aconselhável
              pressionar o pedal da embraiagem para dar ao arranque penso que está escrito em alguns manuais do condutor de algumas marcas.

              Comentário


                #8
                Existem marcas já há vários anos em que o motor só começa a funcionar quando pressionamos o pedal da embraiagem, quando damos à chave.
                Para os que têm carros sem este sistema é aconselhável que façam o mesmo e pressionem o pedal da embraiagem.
                Este procedimento até está descrito em alguns manuais de carros de algumas marcas.

                Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                shaki
                Á marcas que o motor só funciona quando pressionamos o pedal da embraiagem este sistema tem vários anos; para os que não têm este sistema é aconselhável
                pressionar o pedal da embraiagem para dar ao arranque penso que está escrito em alguns manuais do condutor de algumas marcas.

                Comentário


                  #9
                  Não fazia a mínima ideia, mas curiosamente é uma coisa que faço sem pensar - dá jeito pressionar a embraiagem quando dou à chave.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por shaki Ver Post
                    Não fazia a mínima ideia, mas curiosamente é uma coisa que faço sem pensar - dá jeito pressionar a embraiagem quando dou à chave.
                    O que eu penso é que pressionar o pedal de embraiagem na hora de ligar o carro faz com que o motor de arranque se esforce menos pois não precisa de rodar os carretos (?) da caixa de velocidades.

                    Não tenho a certeza devido aos meus conhecimentos mecânicos (muitos poucos), mas deve ser alguma coisa relacionada com isso

                    Comentário


                      #11
                      Isso de se iniciar o motor com embraiagem carregada, é mais como um acto de fé.
                      Há quem faça e há quem nunca faça.

                      Nunca carreguei nem carrego na embraiagem para iniciar o motor, nunca estraguei nada nem veio daí nenhum problema.
                      E olhem que já tive carros em que a embraiagem era um pouco melindrosas a uso.

                      Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.

                      Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Isso de se iniciar o motor com embraiagem carregada, é mais como um acto de fé.
                        Há quem faça e há quem nunca faça.

                        Nunca carreguei nem carrego na embraiagem para iniciar o motor, nunca estraguei nada nem veio daí nenhum problema.
                        E olhem que já tive carros em que a embraiagem era um pouco melindrosas a uso.

                        Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.

                        Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
                        nos carros do grupo vw só arranca o motor, quando embraiado

                        por outro lado sempre tive carros auto em que era preciso carregar no travão para ligar, e agora tenho um (cx auto) que é tudo à vontadinha, é só rodar a chave nada de pé no travão

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                          Isso de se iniciar o motor com embraiagem carregada, é mais como um acto de fé.
                          Há quem faça e há quem nunca faça.

                          Nunca carreguei nem carrego na embraiagem para iniciar o motor, nunca estraguei nada nem veio daí nenhum problema.
                          E olhem que já tive carros em que a embraiagem era um pouco melindrosas a uso.

                          Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.

                          Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
                          Costumo mexer num 33 em que a trocar as mudanças arranha quase sempre... até apanhar o jeito. Mas acho que é do casquilho da manete à caixa que está largo.. acho.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por veterano Ver Post
                            Boas
                            Não se deve estar a pressionar o pedal da embraiagem quando estamos em fila ou parados nos semáforos porque estás a utilizar a bomba hidráulica ou cabo da embraiagem mais o rolamento de encosto e outros sem necessidade.
                            Mas é conveniente pressionarmos o pedal da embraiagem quando colocamos o motor a funcionar......
                            o Toyota Yaris que conduzi na escola de condução, é engraçado, precisava de encostar a embraiagem no fundo para o ligar. já o meu, nunca carrego para o ligar e nunca tive problemas relacionados. obrigado pela dica.

                            Comentário


                              #15
                              Boas
                              Amigo user ato de fé só na igreja.... ao pressionares o pedal da embraiagem quando poes o motor a funcionar tens as seguintes vantagens; menos esforço para a bateria e para o motor de arranque principalmente de inverno....mais motivos consulta teu técnico.
                              abraço
                              bom fim de semana

                              Comentário


                                #16
                                Eu pressiono sempre o pedal da embraiagem quando ligo e desligo o motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pressionar o pedal de embraiagem quando ligamos o motor não só faz com que o motor de arranque se esforce menos, por não necessitar de colocar em rotação o trem de engrenagens da caixa, mas também, e mais importante que tudo, por uma questão de segurança, para que não haja o perigo de nos esquecermos de uma mudança engrenada. Já aconteceram muitos acidentes assim...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Pressionar o pedal de embraiagem quando ligamos o motor não só faz com que o motor de arranque se esforce menos, por não necessitar de colocar em rotação o trem de engrenagens da caixa, mas também, e mais importante que tudo, por uma questão de segurança, para que não haja o perigo de nos esquecermos de uma mudança engrenada. Já aconteceram muitos acidentes assim...
                                    EM 99% das vezes que estaciono o carro deixo-o sempre em ponto morto. Só deixo o carro engatado quando estaciono em sitios com declive, coisa que é rara de acontecer.

                                    De qualquer maneira, se ele está engatado a primeira coisa que faço quando me sento é meter em ponto morto com a mão direita e puxar o cinto com a esquerda .

                                    Também ligo sempre o carro a carregar na embraiagem. Ele também pega sem problemas se eu não carregar na embraiagem, mas são pequenos hábitos que se vão criando e não tem nada de mal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver Post
                                      EM 99% das vezes que estaciono o carro deixo-o sempre em ponto morto. Só deixo o carro engatado quando estaciono em sitios com declive, coisa que é rara de acontecer.

                                      De qualquer maneira, se ele está engatado a primeira coisa que faço quando me sento é meter em ponto morto com a mão direita e puxar o cinto com a esquerda .

                                      Também ligo sempre o carro a carregar na embraiagem. Ele também pega sem problemas se eu não carregar na embraiagem, mas são pequenos hábitos que se vão criando e não tem nada de mal.
                                      Os carros devem ficar estacionados engatados, não só em sítios com declive.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                        Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.

                                        Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
                                        Não entendo o que é que o grrr tem que ver com carregar na embraiagem ao ligar o carro.
                                        E esse grrr não é não saber conduzir. Os Alfa fazem grrrr porque de facto têm uns sincoronizadores melindrosos.
                                        Eu não arranho no meu porque com o tempo passei a saber como conduzir, no entanto tenho noção que a minha forma de embraiar não é igual, descontraida ou automática como noutros carros "normais"

                                        Seja de que forma for, deve-se sim carregar na embraiagem ao ligar o motor.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Os carros devem ficar estacionados engatados, não só em sítios com declive.
                                          Dá muito trabalho, o travão de mão chega

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                                            #22
                                            Podes querer MadDragon! aguem me explica qual a necessidade de esticar o pé logo de manha para ligar o carro???Os camiões é a mesma treta

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DCGTI Ver Post
                                              Podes querer MadDragon! aguem me explica qual a necessidade de esticar o pé logo de manha para ligar o carro???Os camiões é a mesma treta

                                              É para que os distraídos que tenham o carro engatado não dêem cabo da cx.
                                              Eu em 20 anos de carta nunca deixo os carros de cx manual engatados, é natural que se entrar num carro que esteja engatado possa dar asneira

                                              Comentário


                                                #24
                                                bem por acaso já aconteceu eu tambem nunca deixo engatado na garagem porque está a directo e é mais pratico...mas a minha caio eu dou á chave e pimba no da frente...mas mesmo assim acho que é proteção de mais qualquer dia vão meter o pedal do acelerador com bloqueio para crianças???

                                                Mas obrigado pela explicação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DCGTI Ver Post
                                                  bem por acaso já aconteceu eu tambem nunca deixo engatado na garagem porque está a directo e é mais pratico...mas a minha caio eu dou á chave e pimba no da frente...mas mesmo assim acho que é proteção de mais qualquer dia vão meter o pedal do acelerador com bloqueio para crianças???

                                                  Mas obrigado pela explicação
                                                  Eu na garagem deixo sempre o carro engatado e destravado. Evita que os calços fiquem encostados e todo o sistema do travão em esforço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Colocar um motor a trabalhar com o pedal da embraiagem pressionado só poupa material.

                                                    Poupa o motor de arranque, sobretudo. E por consequente a bateria.

                                                    Por tempo frio ou muito frio, é deveras aconselhável pois ainda facilita mais o arranque do motor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Os carros devem ficar estacionados engatados, não só em sítios com declive.
                                                      Não o faço se a estrada for a direito.
                                                      E não o faço porque as pessoas gostam imenso de andar ás pancadas nos carros alheios e mete-me um celeuma do catano saber que encostam ao meu carro com ele engatado, e com as cosnequências - psicologicas admito - inerentes ao esforlo na transmissão e motor.
                                                      Só em declives mesmo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DCGTI Ver Post
                                                        Podes querer MadDragon! aguem me explica qual a necessidade de esticar o pé logo de manha para ligar o carro???Os camiões é a mesma treta
                                                        Já te disseram o porquê.
                                                        Se não acreditas deves pensar de outra forma: que problema tens em colocar o pé na embraiagem?
                                                        Não te vais cansar mais por isso e, acredites-te ou não, vais poupar a mecânica.
                                                        Estamos a falar de cagagésimos de poupança, mas poupa-se.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mas não gosto, só meto caixa é sítios inclinados mesmo...e no gti é sempre com um calço de cada lado da roda não forço nei caixa nei cabo de travão..é o meu pensamento errado ou não

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                                                            #30
                                                            Por norma piso a embraiagem, pois um dos meus carros tem-se que pisar a embraiagem ou travão. Optei pela embraiagem. E deixo os carros engatados. O ano passado o meu acabou por servir de barreira, senão o carro de uma senhora teria ido parar à ribeira. Decerteza que essa senhora passou a deixar o carro sempre engatado

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