tenho esta dúvida há algum tempo: por exemplo, em semáforos ou numa fila, se eu tiver o costume de esperar pelo verde/andamento com a embraiagem em baixo, desgasto-a? ou seja, o melhor será, sempre que possível (como no meu exemplo, em esperas), não usar a embraiagem? ou não faz comichão nenhum?
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Uma dúvida àcerca das embraiagens
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Boas
Não se deve estar a pressionar o pedal da embraiagem quando estamos em fila ou parados nos semáforos porque estás a utilizar a bomba hidráulica ou cabo da embraiagem mais o rolamento de encosto e outros sem necessidade.
Mas é conveniente pressionarmos o pedal da embraiagem quando colocamos o motor a funcionar......
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Existem marcas já há vários anos em que o motor só começa a funcionar quando pressionamos o pedal da embraiagem, quando damos à chave.
Para os que têm carros sem este sistema é aconselhável que façam o mesmo e pressionem o pedal da embraiagem.
Este procedimento até está descrito em alguns manuais de carros de algumas marcas.
Originalmente Colocado por veterano Ver Postshaki
Á marcas que o motor só funciona quando pressionamos o pedal da embraiagem este sistema tem vários anos; para os que não têm este sistema é aconselhável
pressionar o pedal da embraiagem para dar ao arranque penso que está escrito em alguns manuais do condutor de algumas marcas.
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Originalmente Colocado por shaki Ver PostNão fazia a mínima ideia, mas curiosamente é uma coisa que faço sem pensar - dá jeito pressionar a embraiagem quando dou à chave.
Não tenho a certeza devido aos meus conhecimentos mecânicos (muitos poucos), mas deve ser alguma coisa relacionada com isso
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Isso de se iniciar o motor com embraiagem carregada, é mais como um acto de fé.
Há quem faça e há quem nunca faça.
Nunca carreguei nem carrego na embraiagem para iniciar o motor, nunca estraguei nada nem veio daí nenhum problema.
E olhem que já tive carros em que a embraiagem era um pouco melindrosas a uso.
Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.
Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostIsso de se iniciar o motor com embraiagem carregada, é mais como um acto de fé.
Há quem faça e há quem nunca faça.
Nunca carreguei nem carrego na embraiagem para iniciar o motor, nunca estraguei nada nem veio daí nenhum problema.
E olhem que já tive carros em que a embraiagem era um pouco melindrosas a uso.
Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.
Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
por outro lado sempre tive carros auto em que era preciso carregar no travão para ligar, e agora tenho um (cx auto) que é tudo à vontadinha, é só rodar a chave nada de pé no travão
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostIsso de se iniciar o motor com embraiagem carregada, é mais como um acto de fé.
Há quem faça e há quem nunca faça.
Nunca carreguei nem carrego na embraiagem para iniciar o motor, nunca estraguei nada nem veio daí nenhum problema.
E olhem que já tive carros em que a embraiagem era um pouco melindrosas a uso.
Tipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.
Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
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Originalmente Colocado por veterano Ver PostBoas
Não se deve estar a pressionar o pedal da embraiagem quando estamos em fila ou parados nos semáforos porque estás a utilizar a bomba hidráulica ou cabo da embraiagem mais o rolamento de encosto e outros sem necessidade.
Mas é conveniente pressionarmos o pedal da embraiagem quando colocamos o motor a funcionar......
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Pressionar o pedal de embraiagem quando ligamos o motor não só faz com que o motor de arranque se esforce menos, por não necessitar de colocar em rotação o trem de engrenagens da caixa, mas também, e mais importante que tudo, por uma questão de segurança, para que não haja o perigo de nos esquecermos de uma mudança engrenada. Já aconteceram muitos acidentes assim...
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostPressionar o pedal de embraiagem quando ligamos o motor não só faz com que o motor de arranque se esforce menos, por não necessitar de colocar em rotação o trem de engrenagens da caixa, mas também, e mais importante que tudo, por uma questão de segurança, para que não haja o perigo de nos esquecermos de uma mudança engrenada. Já aconteceram muitos acidentes assim...
De qualquer maneira, se ele está engatado a primeira coisa que faço quando me sento é meter em ponto morto com a mão direita e puxar o cinto com a esquerda .
Também ligo sempre o carro a carregar na embraiagem. Ele também pega sem problemas se eu não carregar na embraiagem, mas são pequenos hábitos que se vão criando e não tem nada de mal.
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Originalmente Colocado por TheWolfMan Ver PostEM 99% das vezes que estaciono o carro deixo-o sempre em ponto morto. Só deixo o carro engatado quando estaciono em sitios com declive, coisa que é rara de acontecer.
De qualquer maneira, se ele está engatado a primeira coisa que faço quando me sento é meter em ponto morto com a mão direita e puxar o cinto com a esquerda .
Também ligo sempre o carro a carregar na embraiagem. Ele também pega sem problemas se eu não carregar na embraiagem, mas são pequenos hábitos que se vão criando e não tem nada de mal.
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Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver PostTipo os Alfas em que quando me pediram para experimentar, eu expliquei como a embraiagem funcionava e eles pensavam que aquilo era sempre a aviar e depois ouvia-se grrrr... e os chicos espertos quando saiam ainda tinham o descaramento de dizer, epah este carro tem um problema qualquer.
Curioso quando era eu ou quem já conhecia os modelos, as mudanças entravam sempre bem sem qualquer sobressalto.
E esse grrr não é não saber conduzir. Os Alfa fazem grrrr porque de facto têm uns sincoronizadores melindrosos.
Eu não arranho no meu porque com o tempo passei a saber como conduzir, no entanto tenho noção que a minha forma de embraiar não é igual, descontraida ou automática como noutros carros "normais"
Seja de que forma for, deve-se sim carregar na embraiagem ao ligar o motor.
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bem por acaso já aconteceu eu tambem nunca deixo engatado na garagem porque está a directo e é mais pratico...mas a minha caio eu dou á chave e pimba no da frente...mas mesmo assim acho que é proteção de mais qualquer dia vão meter o pedal do acelerador com bloqueio para crianças???
Mas obrigado pela explicação
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Originalmente Colocado por DCGTI Ver Postbem por acaso já aconteceu eu tambem nunca deixo engatado na garagem porque está a directo e é mais pratico...mas a minha caio eu dou á chave e pimba no da frente...mas mesmo assim acho que é proteção de mais qualquer dia vão meter o pedal do acelerador com bloqueio para crianças???
Mas obrigado pela explicação
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostOs carros devem ficar estacionados engatados, não só em sítios com declive.
E não o faço porque as pessoas gostam imenso de andar ás pancadas nos carros alheios e mete-me um celeuma do catano saber que encostam ao meu carro com ele engatado, e com as cosnequências - psicologicas admito - inerentes ao esforlo na transmissão e motor.
Só em declives mesmo.
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Por norma piso a embraiagem, pois um dos meus carros tem-se que pisar a embraiagem ou travão. Optei pela embraiagem. E deixo os carros engatados. O ano passado o meu acabou por servir de barreira, senão o carro de uma senhora teria ido parar à ribeira. Decerteza que essa senhora passou a deixar o carro sempre engatado
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