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Toyota Avensis 2.0 D4D - Excesso de pressão no circuito de arrefecimento.

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    Toyota Avensis 2.0 D4D - Excesso de pressão no circuito de arrefecimento.

    Olá a todos!
    Venho aqui ouvir algumas opiniões relativamente a este problema que surgiu na carrinha do meu sogro sendo que se trata do motor de 126cv
    com 137 000Kms do ano 2007.
    A carrinha ultimamente tem perdido todo o fluido de refrigeração do vaso com apenas 3/4 dias de utilização sendo necessário reatestar, isto tem vindo acontecer de há um mês para cá e como a carrinha é de trabalho só anteontem foi possível levá-la ao mecânico.
    O feedback do mecânico é de que o circuito não tem fugas e que existe excesso de pressão no mesmo levando a que o fluido saia pela tampa do vaso...
    Foi colocada a hipótese de a junta da cabeça ter uma passagem e daí vir o excesso de pressão.
    Fica aqui o resumo da situação e gostaria que me dessem algumas opiniões relativamente a isto pois gostaria de saber se existem outros problemas que possam originar esta situação.

    Obrigado.

    #2
    Termostato avariado na posição fechada! Troca antes que o motor aqueça em excesso..

    Comentário


      #3
      E nunca aqueceu? O ponteiro da temperatura não subiu ligeiramente? (espero que tenha ponteiro, há cada modernice hoje...)

      As ventoinhas não disparam mais frequentemente?

      Comentário


        #4
        Relativamente a temperatura sempre esteve dentro dos valores habituais, sem qualquer leitura anormal.
        Sempre foi um carro muito fiável, nunca levou um parafuso que fosse... e agora isto

        Comentário


          #5
          Companheiro, se for de facto o termostato... é simples e barato.

          Convém é tratar disso.

          Comentário


            #6
            Boas
            eu verificava o tampão do depósito suplementar porque pressão existe sempre enquanto o termostato está fechado a ventoinha só funciona quando a temperatura atinge 98 graus +/- e a pressão deixa de existir... depois via o termostato pode estar numa posição de quase fechado....vê o tampão do óleo do motor se tem uma cor tipo (café com leite) ver o Radiador da Sofagem se tem fuga..... o teu mecanico tem que colocar o sistema sobre pressão para ver se é a junta da cabeça ....mas deve-se começar sempre pelo mais fácil antes de ires para a junta da cabeça.
            Editado pela última vez por veterano; 20 July 2014, 11:00.

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              #7
              E já trocaram a tampa do vaso de expansão?

              Comentário


                #8
                O teste realizado pelo mecânico foi precisamente o de colocar o circuito sob pressão e como já disse anteriormente não existem fugas no circuito, o fluido saí pela tampa do vaso devido a um excesso de pressão no sistema.
                Não quero acreditar que o problema seja da junta da cabeça... mas se for a coisa vai ficar dispendiosa...

                Comentário


                  #9
                  Mas a tampa está boa? Foi testada?

                  Se a tampa está boa... não há muito mais hipóteses... é assim! Os sistemas funcionam a uma determinada pressão! A tampa está projectada para deixar passar pressão um bocado acima disso. Ou a tampa está boa e a junta ou cabeça estão más, ou a tampa está má e o resto está bom.

                  A tampa costuma ser barata...

                  Comentário


                    #10
                    E sera que o mecanico nao esta a meter pressao a mais no teste? Ja vi acontecer.

                    Comentário


                      #11
                      Radiador entupido?

                      Comentário


                        #12
                        E prontos confirma-se que o problema é da junta... Ouve uma série destes motores de 2006 a 2008 com este problema sendo que a maior parte deles até davam problemas com quilometragem bem mais baixa...
                        Resta agora tentar a sorte de colocar a carrinha na marca e ver se eles se responsabilizam, ouve uma extensão da garantia sobre a junta para 7 anos ou 150.000Km por causa desta situação.
                        O orçamento para a reparação são uns irrisórios 3000€!

                        Comentário


                          #13
                          É o que dá ter um Rover.

                          Ah, perdão, é um Toyota. Confirma-se que não há "vacas sagradas" e que problemas todos têm. Mas pelo menos diga-se que essa extensão de garantia é, no mínimo, bastante respeitosa. É de aplaudir e de sublinhar.

                          Tenta pelo menos negociar (se não assumirem a globalidade) uma parte do valor. Em certos países e em casos em que a marca reconhece o problema, é habito que paguem uma percentagem do valor, quando não todo. Se o concessionário não for receptivo tenta falar com o importador invocando que o problema é conhecido e que já foi comparticipado noutros casos.

                          Acredito que tenhas sorte e que, pelo menos, não pagues a totalidade.

                          Boa sorte com o processo.

                          Comentário


                            #14
                            Fada-se... 3 mil oricos?

                            E ainda vejo por aqui quem rectifique motores diesel com tudo novo, consoante as necessidades, por esse mesmo valor... algo não bate certo!

                            Comentário


                              #15
                              De que mês é a carrinha?

                              Se for posterior a Junho de 2007 está englobado nessa extensão, caso contrário já passou. No pior cenário possível negociar não custa nada, mais não seja a marca assumir as peças e tu a mão-de-obra.

                              Comentário


                                #16
                                Em relação ao valor apresentado para reparação estamos a falar de a operação feita cá fora porque na Toyota nem quero imaginar! O valor é assustador devido ao preço do material, não há nada da concorrência para fazer o trabalho...
                                Apesar do azar a carrinha só faz anos em Agosto!
                                Editado pela última vez por VNSF91; 22 July 2014, 18:01.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas são 3 mil € para trocar a junta da cabeça, ou para isto e mais alguma intervenção?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cá fora?? 3000 euros?

                                    Bem, o ideal é ir mesmo à marca e ver o feedback deles...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VNSF91 Ver Post
                                      E prontos confirma-se que o problema é da junta... Ouve uma série destes motores de 2006 a 2008 com este problema sendo que a maior parte deles até davam problemas com quilometragem bem mais baixa...
                                      Resta agora tentar a sorte de colocar a carrinha na marca e ver se eles se responsabilizam, ouve uma extensão da garantia sobre a junta para 7 anos ou 150.000Km por causa desta situação.
                                      O orçamento para a reparação são uns irrisórios 3000€!
                                      Quem é que te falou em 3000€?

                                      O meu tio já pagou 3000€ e qualquer coisa na VW para mudar uma cabeça de motor na VW. Esta quantia também inclui a mudança de 2 pneus (que por acaso tiveram um preço muito bom) e não sei se teve mais alguma coisa extra à mudança da cabeça. Só a cabeça foram 1000 e tal €'s + IVA. Pos isso esse valor é estupidamente exagerado para a mudança apenas da junta da cabeça fora da marca.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu paguei quase 2000€ num Corolla 1.4d4d de finais de 2009, os preços das peças são bastante elevadas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                          Eu paguei quase 2000€ num Corolla 1.4d4d de finais de 2009, os preços das peças são bastante elevadas.
                                          E por curiosidade, o que foi contemplado?

                                          Junta, parafusos e facetamento da cabeça?

                                          A distribuição levou nova?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando o mecânico deu esse orçamento ficamos na duvida e falamos com um vizinho que foi mecânico na Salvador Caetano até a pouco tempo pois esta na pré-reforma neste momento, e ele contactou alguém conhecido dele e expôs a situação confirmando-se o que já referi acima relativamente a extensão da garantia sobre a junta e também o preço que nos foi apresentado pelo mecânico...
                                            Foi um carro fantástico até a esta data, sem qualquer tipo de problema e agora apareceu isto! Os carros hoje em dia...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Meu caro, problemas sempre houve, sempre há e sempre haverá.

                                              Não faltam aqui pelo fórum casos "complexos" por assim dizer.
                                              Peço-te que continues aqui a relatar o desenvolvimento da tua experiência. Pode ser que ajudes um próximo. E fico curioso de saber que parte da despesa a marca assumirá. Porque lá está, todas as marcas têm problemas, mas umas assobiam para o lado, outras tapam os ouvidos e negam, e algumas comparticipam e assumem os erros. A ver vamos como corre este caso.

                                              Boa sorte com a resolução do problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ora boas a todos mais uma vez!
                                                Venho aqui ar feedback relativamente a toda esta situação, semana passado dia 4 fomos a uma reunião na Salvador Caetano para se poder averiguar se o problema da junta ainda estaria ao abrigo da tal extensão de garantia... A carrinha foi analisada pelos mecânicos no local e a resposta quanto ao estado do motor tendo em conta o problema foi de que haviam vestígios de alumínio no óleo proveniente da junta! A solução para esta situação seria colocar uma unidade completamente nova pois a integridade do motor poda estar comprometida! Foi nos dito depois pelo responsável das garantias que a situação ia ser colocada a casa mãe e que no prazo máximo de uma semana davam uma resposta...
                                                Foi logo no final da tarde do dia seguinte que tivemos a tao esperada resposta... A decisão foi favorável, motor 0 Km lá para dentro!!!!
                                                A nova unidade chegou na passada sexta-feira e já la está a carrinha também! Fica pronta no dia 14!
                                                Até fizeram questão de mostrar o motor, vinha apertado num cavalete de aço e só não tirei fotos porque me esqueci do telefone no carro
                                                É de enaltecer a forma como a Toyota resolveu esta situação pois se para mim já era um grande construtor agora é melhor ainda! Uma marca tem de saber quando errou e salvaguardar o cliente como foi o caso. Para o bem e para o mal ficou a nota positiva para este construtor!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                  Fada-se... 3 mil oricos?

                                                  E ainda vejo por aqui quem rectifique motores diesel com tudo novo, consoante as necessidades, por esse mesmo valor... algo não bate certo!
                                                  É isto. Digam-me se tou enganado, mas nao é apenas colocar isto Head Gasket Set Toyota Corolla/Avensis ADT362141 | eBay ??

                                                  Ora para tal nao é apenas remover a cabeça do motor (tirar uns parafusos, desligar uns cabos), trocar a velha e por a nova e fechar???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                    É isto. Digam-me se tou enganado, mas nao é apenas colocar isto Head Gasket Set Toyota Corolla/Avensis ADT362141 | eBay ??

                                                    Ora para tal nao é apenas remover a cabeça do motor (tirar uns parafusos, desligar uns cabos), trocar a velha e por a nova e fechar???
                                                    Isso já não sei, mas que foi esse o valor apresentado foi! Mas no final tudo correu pelo melhor!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VNSF91 Ver Post
                                                      Isso já não sei, mas que foi esse o valor apresentado foi! Mas no final tudo correu pelo melhor!
                                                      Ora nem mais, o importante é que acabou tudo em bem e a Toyota fez o que de fato devía ter feito, nem outra coisa se esperava... pena que nem todas as marcas são assim...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só tenho a dizer bem de todos os envolvidos no processo, fomos bem atendidos e apesar do carro já não ser assistido no concessionário oficial a Toyota assumiu o erro que vinha de fábrica. Tenho lido inúmeros relatos de situações semelhantes noutras marcas com um desfecho muito diferente...Espero que mais nenhum user seja alvo de um problema destes mas como disse anteriormente para o bem e para o mal fiquei com a ideia que a Toyota é sem duvida um grande construtor!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Que cena pá, ficaste com um motor novo, num carro de 7 anos. Tens aí carro para "outra vida" agora

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tiveste sorte! Apesar de não teres feito as revisões na marca e trocam o motor da carrinha!

                                                            Comentário

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