Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reparação da barra de comando das borboletas nos motores CDTI. Faça você mesmo.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reparação da barra de comando das borboletas nos motores CDTI. Faça você mesmo.

    Os motores CDTI têm borboletas no colector de admissão (swirl flaps) que são comandadas por uma barra que quase sempre acaba por ceder.
    Para quem tem 1.9 CDTIs este é um problema que mais tarde ou mais cedo se irá manifestar.

    No meu caso com de cerca 280K.

    O problema não é a barra propriamente dita mas os contactos/charneira às borboletas. No meu caso, aquando de uma inspecção de rotina ao motor, deparei-me com a barra a ceder mais ainda a funcionar. Passado pouco mais de uma semana, depois de encomendar as peças, encontrei-a já caída.




    Os culpados, na imagem podem ver o desgaste presente que chegou ao ponto de fazer perder o contacto com as borboletas, tendo então a barra caído em cima do colector de admissão.









    As peças que precisava, comprei no sítio do costume, ou seja ebay.uk. (Basta pesquisarem no ebay por: CDTI swirl flap repair kit)





    Aspecto das peças:






    Aspecto interior com a anilha de retenção visível.







    Tendo já à barra caído ou estando prestes a cair, terão de a retirar. Para isso terão de sacar os cachimbos das velas 1 e 3 para dar espaço para que esta possa ser retirada. Depois de retirada, convém limpar toda essa zona e em particular as zonas onde as borboletas rodam com spray de limpeza de motores, por exemplo.











    Iniciamos depois o trabalho de remoção das peças plásticas e colocação das novas peças charneira em latão (no meu caso) ou alumínio.

    Pegam então na barra e com um martelo e alicate, partem as peças plásticas, com o devido cuidado para não danificar ou empenar a barra.







    Aqui já desembaraçada das peças plásticas. As peças que comprei, de latão, permitem o encaixe na barra através de parafuso.

    No meu caso e apesar de publicitarem que é só encaixar e montar, tive de alargar um pouco os buracos na barra para entrarem os parafusos e o no nº 3 (aquele em cima da borboleta que comanda a barra) tive de aprofundar o sulco para conseguir caber a cabeça do parafuso.







    Montei tudo, tendo o cuidado de colocar cola para parafusos aquando da montagem das peças.


    Aspecto da barra com as peças montadas.





    E já montada no sítio,






    A operação é relativamente simples.
    No meu caso tive problemas com uma porca teimosa que teimava em não sair e gastei também tempo QB a acertar a barra com as borboletas. Sugiro também que depois de montadas as peças, coloquem a barra numa superfície plana, com as peças para baixo, para se certificarem que estão as quatro niveladas.


    Qualquer dúvida apitem. Bom trabalho.


    CumpS

    #2
    Excelente DIY! Tenho um Astra comercial com esse motor e vou já dar uma vista de olhos pra ver se não tenho a minha com o mesmo problema!
    Um muito obrigado desse já por partilhares isto com o pessoal!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por VNSF91 Ver Post
      Excelente DIY! Tenho um Astra comercial com esse motor e vou já dar uma vista de olhos pra ver se não tenho a minha com o mesmo problema!
      Um muito obrigado desse já por partilhares isto com o pessoal!

      Uma certa folga é aceitável. Se a barra já "dança" isto é, se consegues rodar a barra sobre os eixos das borboletas no sentido "grelha frontal - para-brisas" mais do que meio centímetro, na minha opinião, já era...


      CumpS

      Comentário


        #4
        Perdoa a minha ignorância mas... quais as consequências directas da perda dessa peça?



        (Em relação à PM que me mandaste, não está esquecido. Entretanto digo-te alguma coisa e depois irás perceber o porquê. )

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Perdoa a minha ignorância mas... quais as consequências directas da perda dessa peça?



          (Em relação à PM que me mandaste, não está esquecido. Entretanto digo-te alguma coisa e depois irás perceber o porquê. )

          Consequências há quem diga que não há nenhumas.


          Elas existem para criar uma turbulência/espiral de ar a baixas rotações para optimizar a combustão, daí advindo melhores consumos, mais rendimento do motor e menos emissões poluentes, pelo menos é isso que a Pierburg afirma. http://download.ms-motor-service.com...019_en_web.pdf


          Perder a função deverá acarretar consequências inversas às vantagens que enumerei acima.


          CumpS

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Perdoa a minha ignorância mas... quais as consequências directas da perda dessa peça?



            (Em relação à PM que me mandaste, não está esquecido. Entretanto digo-te alguma coisa e depois irás perceber o porquê. )

            1.9 conheço bem, já passaram por aqui varios com esse sintoma.

            O resultado é ficares sem força em baixas, depois das 2000 rpm o motor, que até ai era completamente amorfo, dispara repentinamente.

            Há muita gente que prefere anular esse sistema e ficar com o carro sempre assim, só a puxar a partir das 2000 rpm, ha quem dga que sem a régua o motor fica mais forte em altas, mas isso duvido, daí a fama destes motores serem fracos em baixas, porque anda muita gente assim, que de certa forma é errado, pois o motor de origem até é bastante linear a puxar desde as baixas.

            Comentário


              #7
              Posso garantir que falta de baixas este motor não tem, é possível rolar perfeitamente usando apenas as primeiras 500rpm do motor.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X