Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 206 sw - Barulho Marcha Atrás

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 206 sw - Barulho Marcha Atrás

    Boas.

    O meu 206 Sw faz um barulho estranho quando ando em marcha-atrás. O melhor exemplo que encontrei no Youtube é este, o som agudo é muito similar:



    O mecânico disse-me que isso podia ser da "valvolina" e que tinha tratado disso, mas hoje recebi o carro e faz exactamente o mesmo barulho.

    O que me dizem vocês? Como posso confirmar se realmente levou a dita ou se o sacana se esqueceu? :-)

    Obrigado.

    #2
    Alguma ideia antes de levar isto novamente ao mecânico?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por shaki Ver Post
      Alguma ideia antes de levar isto novamente ao mecânico?

      É um barulho normal, porque o carreto é direito.

      Comentário


        #4
        normalmente os carros em marcha atras fazem barulho tipo zumbido de segurança , para alertar que há um vehiculo em marcha atras , no entanto nesse carro não parece ser o tipico soar dum zumbido.

        Comentário


          #5
          Obrigado a ambos.

          E a tal questão da valvolina, alguém sabe como verificar os níveis da mesma no motor do pug 206 sw? Eu sei que dá para verificar e queria mesmo confirmar se o mecânico realmente pôs valvolina ou não.

          Comentário


            #6
            Salvo erro a única maneira de veres o nível da valvolina é abrir o bujão de atesto da caixa e espreitar ou meter o dedo, o nível é basicamente até deitar fora. Se não vires ai óleo é porque tem pouco.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
              Salvo erro a única maneira de veres o nível da valvolina é abrir o bujão de atesto da caixa e espreitar ou meter o dedo, o nível é basicamente até deitar fora. Se não vires ai óleo é porque tem pouco.
              Obrigado.

              Seguindo este vídeo, achas que consigo ver isso sozinho, ou tenho que ir a uma oficina?

              Dr CARRO Dica 206 óleo Cambio Peugeot - YouTube

              Comentário


                #8
                Olá viva,

                em muitos carros a melhor forma de acesso ao nível da caixa é por baixo... logo, com elevador.

                Não te preocupes muito com esse ruído, é uma característica da marcha atrás de boa parte dos carros. Aliás dantes quase todos faziam. Agora é que os mais sofisticados já colmatam esse ruído. Tem a ver com o dentado do "carreto" que é mais "simples" (direito em vez de inclinado).

                Se o barulho te fizer muita confusão leva-o ao dentista

                (já agora, quantos km tem o teu peugeot?)

                Comentário


                  #9
                  É uma jovem com 125.000 :-)

                  Já estou mais descansado com o barulho. Ainda bem que não é grave.

                  P.S. - Neste modelo penso ser possível verificar o nivel da valvolina por cima. Não que eu saiba como se faz...

                  Comentário


                    #10
                    Com o devido respeito, mas se esse mecânico não conhece esse barulho tão característico da marcha-atrás, é altamente aconselhável mudar de profissão.

                    Esse barulho é mais que normalíssimo, devido aos carretos da dita cuja serem direitos, e não helicoidais como as marchas "à frente".

                    Tenho ideia que de 2006/7 em diante o barulho foi desaparecendo, mas antes disso era normal, e creio que o 206 fazia esse barulho em qualquer motorização. Então quem tiver um carro dos 90's, como eu, é fatal: o barulho é garantido (que eu adoro, diga-se de passagem).

                    Se fosse problema de valvulina, a caixa custaria a engrenar qualquer mudança. Se está a engrenar bem, ainda podes descansar com isso mais uns km's.

                    Comentário


                      #11
                      Sem stress, acho que eu também fiz confusão com a explicação disto.

                      Ou seja, o tal barulho do vídeo, o tal vvvrrrrrrrrrrrrrr da rotação, já percebi que é mesmo normal.

                      Mas a marcha-atrás engrena sempre com um "crrrrr" muito curto. É muito similar ao barulho que faz quando fica uma mudança mal metida - mas em menor escala. Faz um crrrr mais curto.

                      Não é suposto a valvolina nova eliminar este barulho ao engrenar a marcha-atras?

                      Comentário


                        #12
                        Esse crrrr mais curto que dizes, em muitos casos também se pode considerar normal, desde que não seja um crrrr em excesso.

                        Passo a explicar: na grande maioria dos casos, ao contrário das marchas à frente, a marcha-atrás não é sincronizada, o que quer dizer que não tem lá nada a igualar as rotações dos veios da caixa. Ou seja, caixa em porto morto, embraiagem em cima, o veio primário está em rotação enquanto que o secundário está quieto. Quando se pressiona a embraiagem, o veio primário ainda está em rotação, se bem que a diminuir. Engrenando a marcha-atrás mal se desembraie, isto é, enquanto o veio primário ainda está em rotação, as engrenagens da gaja colidem, porque uma está a rodar e a outra não, fazendo esse ruído, lá está, por não ter sincronizadores a igualar as rotações destes veios.

                        Não vou mais longe: o manual de instruções do meu carro aconselha mesmo a aguardar uns segundos quando desembraio, antes de a engrenar, e já o confirmei. Tá bem que a posição de engreno é diferente (ao lado da 1ª, ao passo que no 206 é abaixo da 5ª), mas na sua génese o procedimento é o mesmo.

                        A melhor maneira de garantir que esse crrr não acontece é ter os dois veios da caixa completamente parados. Por exemplo, quando estou em andamento em 2ª e a travar, em vez de colocar a caixa em ponto morto (possibilitando que o veio primário diminua de rotação mais lentamente que o secundário porque vou a travar), imobilizo o carro ainda com a 2ª engatada. Assim tenho a certeza que os veios da caixa estão parados e que posso engatar a marcha-atrás sem espiga.

                        Fiz-me entender ou fui demasiado complexo? Qualquer coisa que não entendas disto diz.

                        E não, nem a melhor valvulina do mundo elimina este barulho. Agora pode acontecer é haver caixas cuja engrenagem da marcha-atrás, por si só, anula o barulho de engreno, e o outro barulho de andamento.

                        Comentário


                          #13
                          Crrrrr... como uma mudança mal metida?...
                          Pode ser o selector da caixa a dar o berro, ou estar mal encaixado.
                          A maneta das mudanças está firme, ou tem folgas?

                          Comentário


                            #14
                            Santos, bastante esclarecedor, obrigado. Deu para perceber melhor o funcionamento da caixa.

                            Nuno, a manete das mudanças está normal, penso eu.

                            Uma pequena nota: a minha esposa disse-me agora que ao engrenar a 1º também fez aquele CRRRR, ainda esta manhã lhe aconteceu. Ela não tem precisão se acontece sempre, mas esta manhã aconteceu.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por shaki Ver Post
                              Santos, bastante esclarecedor, obrigado. Deu para perceber melhor o funcionamento da caixa.

                              Nuno, a manete das mudanças está normal, penso eu.

                              Uma pequena nota: a minha esposa disse-me agora que ao engrenar a 1º também fez aquele CRRRR, ainda esta manhã lhe aconteceu. Ela não tem precisão se acontece sempre, mas esta manhã aconteceu.
                              Isso parece-me mesmo que as mudanças estão a engrenar mal.
                              Se a maneta está firme, pode ser qualquer coisa a impedir o
                              correcto funcionamento do selector. É uma questão de ir ver se
                              está tudo bem montado e se não há nada a travar o movimento
                              do mecanismo desde a maneta das mudanças até à caixa.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado Nuno.

                                Esta tarde vou andar com o carro e logo testo, porque isto de ouvir a esposa a tentar explicar é um bocado complexo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por shaki Ver Post
                                  Obrigado.

                                  Seguindo este vídeo, achas que consigo ver isso sozinho, ou tenho que ir a uma oficina?

                                  Dr CARRO Dica 206 óleo Cambio Peugeot - YouTube
                                  Nesse vídeo a coisa parece-me muito desimpedida... salvo erro, falta ali a caixa do filtro de ar e a bateria...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nesse vídeo a coisa parece-me muito desimpedida... salvo erro, falta ali a caixa do filtro de ar e a bateria... - See more at: http://forum.autohoje.com/boxes/1301....NGkbsZHR.dpuf

                                    Nesse vídeo a coisa parece-me muito desimpedida... salvo erro, falta ali a caixa do filtro de ar e a bateria.
                                    Penso que sim, porque quando abro o capot, aquilo tem material à frente :-) Desculpa não ser mais específico, mas pouco percebo (ainda) disto.

                                    Bem, lá andei com o carro e de facto a caixa parece um pouco "rija" na 1ª e na marcha-atrás. Nas outras passagens de caixa não noto nada de especial. Na semana que vem vai à oficina.

                                    Obrigado a todos!

                                    P.S. - entretanto já me disseram que a caixa da peugeot é mais "barulhenta" que a da VW, a que estou habituado.
                                    Editado pela última vez por shaki; 13 August 2014, 18:39.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X